Menu
Brasil / Listas

Para Onde Viajar no Brasil em Maio: 13 Destinos

Atualizado em: 28 de dezembro de 2020

Para onde viajar no Brasil em maio inclui vários lugares no litoral e no interior, sendo esse um dos melhores meses para viajar pelo interior do país, conhecer locais únicos em várias regiões.

Além disso, nas cidades serranas já é possível sentir um friozinho e destinos de praia chuvosos no verão começam a ficar com clima melhor.

Veja nossa seleção de 13 lugares para viajar no Brasil em maio que agradam diversos público e entenda o porquê desse mês ser um dos melhores para turistar pelo nosso país.

13 Destinos para Viajar no Brasil em Maio

Cidades Históricas de Minas Gerais

Mariana. Fonte: Tripadvisor

Sem dúvida, para onde viajar no Brasil em maio inclui vários destinos em Minas Gerais, especialmente as cidades históricas.

Dá para fazer um roteiro de viagem perfeito incluindo pelo menos dois dias em Belo Horizonte, além de áreas com beleza natural.

BH tem ótimos museus, restaurantes para todos os gostos e a Pampulha, que é Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.

As cidades históricas que devem estar no roteiro são Ouro Preto (passeios para Mariana e Congonhas) e Tiradentes (passeio para São João del-Rei).

Diamantina fica mais distante dessas cidades. Se você tem tempo disponível, vale a pena incluí-la no roteiro juntamente como Serro, a capital do queijo no estado.

Nas cidades históricas mineira, há casarões que foram importantes no período da mineração, ricas igrejas barrocas adornadas principalmente por Aleijadinho e Mestre Ataíde e cenários antigos excelentes para fotografar.

Também é viável incluir cidades com natureza, como passar alguns dias em Conceição da Ibitipoca, porta de entrada para o Parque Estadual de Ibitipoca e suas trilhas e cachoeiras; assim como Capitólio para fazer passeios no Lago de Furnas; e até mesmo a tradicional Serra da Canastra.

Serra Gaúcha

13 Destinos para Viajar no Brasil em Maio
Le Jardin em Gramado

A Serra Gaúcha é um destino de viagem que pode ser visitado o ano todo. No final do ano, a região fica super bonita com a decoração de Natal e no verão acontece a colheita da uva.

Contudo, muitos viajantes querem mesmo é aproveitar o frio do inverno. Mas saiba que em maio o frio chega às serras espalhadas pelo Brasil, principalmente no Sul.

Além disso, maio é um dos meses que menos chuva na Serra Gaúcha, com mais chances de dias com sol e noites frias. Ou seja, um clima ideal para aproveitar as atrações ao ar livre e ainda curtir um friozinho.

Viajar em maio para Gramado e outros destinos na região garante preços das hospedagens medianos, não tão altos quanto no inverno.

Recomendamos que você leia nosso artigo sobre o que fazer em Gramado e Canela, porque há muitas dicas para aproveitar o melhor da região.

Aliás, confira também nossas dicas dos melhores hotéis e pousadas em Gramado que valem o dinheiro pago!

Chapada dos Veadeiros

Cachoeira de Santa Bárbara na Chapada dos Veadeiros. Fonte: Wikimedia

Maio é um mês excelente para visitar o estado de Goiás, com destaque para seu principal atrativo, a Chapada dos Veadeiros, um parque natural Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.

A porta de entrada é a cidade de Alto Paraíso de Goiás, local de saída dos passeios para fazer trilhas, visitar muitas cachoeiras e paredões de rocha belíssimos.

Uma das cachoeiras mais bonitas é a Catarata dos Couros, com bom volume de água e poço para nadar. Já a Cachoeira do Segredo tem a água bem clarinha. Não podemos deixar de mencionar o inusitado Vale da Lua.

Para completar a viagem, dá para incluir destinos com mais patrimônio histórico, sendo Pirenópolis uma das principais cidades antigas, muito procurada pelos moradores de Brasília e Goiânia.

Há também a Cidade de Goiás, antiga capital do estado e que tem arquitetura do século XVIII, sendo inclusive Patrimônio da Humanidade.

Veja nossas dicas de pousadas sobre onde ficar em Pirenópolis!

Litoral Norte de São Paulo

13 Destinos para Viajar no Brasil em Maio
Ilhabela. Fonte: Wikimedia

O Litoral Norte de São Paulo pode sim ser uma opção para viajar no Brasil em maio, já que nesse mês a quantidade de chuvas chega a menos da metade das que acontecem no verão.

Além disso, passados os meses do verão as praias ficam mais tranquilas e as hospedagens se tornam mais em conta.

Assim, dá para aproveitar destinos conhecidos e próximos à capital como o Guarujá, a Praia Grande e Bertioga.

Também há muitas praias com natureza preservada entre Ubatuba e São Sebastião, porém são locais com menos estrutura turística.

Praia como de Picinguaba e Itamambuca estão sendo cada vez mais procuradas, inclusive para alugar casas e passar as férias em família.

Nos nossos artigos sobre as melhores praias para se hospedar em Ubatuba e sobre onde ficar em São Sebastião, há mais dicas de praias tranquilas e familiares.

Da mesma forma, dá para curtir Ilhabela, repleta de pequenas enseadas charmosas com estrutura e praias desertas acessadas por trilhas ou de barco.

As hospedagens mais tranquilas estão mais distantes das praias, entre muita mata preservada, que valem mais a pena para quem busca por sossego total.

Veja também onde se hospedar em Ilhabela nas principais praias!

Jalapão

Dunas do Jalapão. Fonte: Flickr por Mtur

Maio é o primeiro mês mais seco no Jalapão, uma grande área de cerrado em Tocantins.

Apesar de ser possível visitar o Jalapão durante todo o ano, é em maio e junho que acontece a combinação de campos esverdeados, cachoeiras ainda volumosas e dias e noites sem chuva.

Por ter estradas de terra e areia, o melhor é contratar agências ou guias locais e alugar um carro 4×4. A maioria dos turistas prefere os pacotes das agências locais e há vários roteiros a escolher.

Os roteiros costumam incluir fervedouros (poços de água super fáceis de boiar envoltos em mata), cachoeiras, as Dunas do Jalapão e a trilha à Serra do Espírito Santo.

A Cachoeira da Velha é a maior da região, sendo ideal para tomar banho e também há a opção de rafting nos meses secos, como maio.

Muito menor é a Cachoeira do Formiga, mas a beleza da cor da água é imbatível. Aliás, águas claras também estão presentes nos fervedouros, como o Bela Vista, Buritizinho e do Ceiça.

Um dos cartões-postais e que não pode ficar de fora é assistir ao pôr do sol nas Dunas do Jalapão.

Espírito Santo

13 Destinos para Viajar no Brasil em Maio
Guarapari. Fonte: Tripadvisor

No estado do Espírito Santo ainda é possível aproveitar o calor e poucas chuvas em maio.

É claro que o roteiro de viagem deve incluir Vitória e Vila Velha. A capital tem como destaques as praias urbanizadas e ótimos restaurantes, como a bem estruturada Praia de Camburi e a região da Praia do Canto, com bares e restaurantes para curtir à noite.

Vila Velha é conhecida pelo Convento Nossa Senhora da Penha, que conta com ótimas vistas, além de ser um dos santuários religiosos mais antigos do Brasil, erguido em meados do século XVI.

Além disso, vale muito a pena fazer a trilha ao Morro do Moreno e curtir vistas ainda mais estonteantes em direção à Vitória.

Vila Velha ainda possui boas praias, com destaque para a Praia da Costa, é uma das melhores praias urbanas do Brasil, tendo muitas áreas para a prática de esportes e quiosques variados.

As férias no Espírito Santo só ficam completas com alguns dias dedicados para Guarapari, que tem desde praias grandes, como a Praia do Morro, até pequenas enseadas.

Saiba que as enseadas com águas muito claras, como a Praia dos Padres e as Três Praias, são a cereja do bolo de Guarapari.

Outro destino que pode estar no seu roteiro é o Parque Estadual de Pedra Azul, um dos principais cartões-postais capixabas, tendo trilhas e atividades radicais.

Veja onde se hospedar em Guarapari nas hospedagens que mais valem a pena!

Serra da Mantiqueira

Monte Verde. Fonte: Tripadvisor

A Serra da Mantiqueira é um dos principais destinos para curtir o frio no Sudeste, sendo maio um mês excelente, já que as chuvas diminuem muito e as noites ficam mais frias.

Dois destinos que se destacam na Serra da Mantiqueira são Campos do Jordão (SP) e Monte Verde (MG).

Campos do Jordão é famosa Brasil afora e conta com estrutura turística impecável, incluindo muitas atrações para famílias, como o Horto Florestal e os jardins do Amantikir.

Visitar Campos do Jordão em maio garante preços mais baixos do que no inverno.

Monte Verde é um local mais adequado para casais que buscam tranquilidade em boas pousadas e chalés confortáveis.

Mas saiba que também há trilhas e vistas belíssimas das montanhas. Dá para fazer muito ecoturismo em Monte Verde!

Veja nossas sugestões sobre onde se hospedar em Campos do Jordão e dicas de pousadas em Monte Verde!

Porto Seguro

13 Destinos para Viajar no Brasil em Maio
Casas no Quadrado de Trancoso. Fonte: Tripadvisor

A partir de maio, o litoral sul da Bahia se torna mais propício para visitar, porque as chuvas diminuem consideravelmente, o que é o ideal para o turismo na região, mais focado em praias e passeios ao ar livre.

Porto Seguro é a principal cidade no sul do estado, tendo várias vilas interessantes e muitas praias. Visitá-la em maio faz ainda mais sentido porque não é época de férias escolares.

Na vila principal de Porto Seguro, o destaque fica por conta do pequeno centro histórico na Cidade Alta, pelas praias badaladas e pela vida noturna.

Quem deseja uma viagem mais completa deve estar o passeio para Arraial d’Ajuda, que pode ser uma visita de um dia.

Trancoso é um destino para se hospedar, porque possui ótima estrutura turística e permite conhecer belas praias com mais facilidade, como a Praia do Espelho.

Para quem busca por tranquilidade, Caraíva é outro destino imperdível no litoral sul da Bahia.

Mais ao sul ainda há a cidade de Prado, com dezenas de quilômetros de praias para todos os gostos, principalmente locais tranquilos e familiares.

São Paulo Capital

Avenida Paulista. Fonte: Wikimedia

Passadas as chuvas do verão, São Paulo se torna um dos destinos para viajar no Brasil em maio, principalmente pelo patrimônio cultural, ótimos restaurantes e vida noturna que possui.

Em São Paulo estão ótimos museus de artes visuais, como a Pinacoteca do Estado e o MASP, além do Museu do Futebol no Estádio do Pacaembu.

O Parque Ibirapuera, a região da Liberdade e a Avenida Paulista são outros locais icônicos da capital.

Visitar São Paulo em um mês com menos chuvas garante um aproveitamento muito bom dos dias e ainda dá para fazer roteiros mais completo, seja incluindo a Serra da Mantiqueira, destinos no interior e até o litoral norte.

Veja também nossas dicas sobre onde ficar em São Paulo nos melhores bairros!

Chapada Diamantina

13 Destinos para Viajar no Brasil em Maio
Fonte: Pixabay

A Chapada Diamantina é um dos parques nacionais mais perfeitos para os amantes de ecoturismo e turismo de aventura. E viajar para lá em maio tem muitas vantagens, como menos chuva e paisagens ainda verdes.

O cartão-postal é o pôr do sol no Morro do Pai Inácio, uma das vistas mais espetaculares do Brasil.

Além disso, há muitas cachoeiras na Chapada Diamantina, como as mais conhecidas do Buracão e da Fumaça, mas há dezenas de opções acessíveis por trilhas.

Também há poços de água em cavernas com belos tons de azul quando o sol adentra. Exemplos são o Poço Azul e o Poço Encantado.

É claro que não faltam trilhas para os mais diversos condicionamentos físicos, normalmente passando por belas paisagens, cachoeiras, grutas e cavernas.

Sem dúvida, a Chapada Diamantina é o tipo destino impossível de se esgotar em apenas uma viagem e há muitas agências e guias para fazer os mais diversos passeios.

Veja também onde ficar na Chapada Diamantina nas diversas cidades e povoados!

Rio de Janeiro

Fonte: Pixabay

Para onde viajar no Brasil em maio inclui diversos destinos no Rio de Janeiro, incluindo a capital.

A cidade do Rio de Janeiro tem atrações para todos os gostos e em maio o tempo costuma ser ótimo para turistar.

Há vários pontos turísticos icônicos na Cidade Maravilhosa, como: ir ao Corcovado para estar aos pés do Cristo Redentor; fazer um passeio com vistas esplêndidas nos bondinhos do Pão de Açúcar; visitar o Jardim Botânico e o Maracanã.

Além disso, o Rio de Janeiro conta com muitas praias, como as famosas praias de Ipanema e da Barra da Tijuca.

Motivos para visitar o Rio de Janeiro não faltam. Além disso, maio é um mês excelente para continuar as férias em direção à Região dos Lagos.

As principais cidades na Região dos Lagos são Búzios, Arraial do Cabo e Cabo Frio, todas bem próximas umas das outras.

Cabo Frio é a maior cidade, com hospedagens econômicas e comércio variado. Em Cabo Frio, as praias possuem maior extensão, mas são igualmente bonitas e com águas claras.

Já Arraial do Cabo conta com pelo menos três praias que todos os viajantes colocam na lista das preferidas da vida. São as praias do Forno, Farol e as prainhas do Atalaia. A cor da água é super clara!

Armação de Búzios é a mais famosa e possui diversos tipos de praias na sua península, desde as mais urbanas até pequenas enseadas tranquilas.

Leia também nosso artigo especial sobre onde ficar em Arraial do Cabo nas melhores praias veja nossas dicas sobre onde se hospedar barato no Rio de Janeiro!

Pantanal

13 Destinos para Viajar no Brasil em Maio
Balneário Municipal em Bonito. Fonte: Wikimedia

Maio é mesmo o mês para visitar o interior do Brasil e poucos lugares são tão exuberantes quanto o Pantanal, localizado em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

É claro que quando se fala em Pantanal, a cidade de Bonito sempre entra nos roteiros, oferecendo grutas deslumbrantes, como a Gruta do Lago Azul, balneários de águas claras no Rio Formoso, cachoeiras e muitas flutuações (snorkel).

Porém, espalhadas pelo Pantanal Sul e Norte há fazendas com atrações variadas, ainda mais em maio, quando as chuvas terminaram há pouco, ainda está tudo muito verde e os animais ficam mais visíveis.

Nessas fazendas, há estrutura turística com muitos passeios, como: de barco; para ver aves no seu habitat natural; safári fotográfico, inclusive à noite, porque muitos animais têm hábitos noturnos.

Angra dos Reis e Paraty

Maio também é um mês muito bom para visitar o litoral sul do Rio de Janeiro, com destaque para Angra dos Reis e Paraty.

A quantidade de chuvas em maio corresponde a menos da metade das que acontecem no verão, e ainda conta com temperaturas agradáveis.

Paraty dispensa apresentações, sendo uma importante cidade histórica no litoral. Vale complementar o roteiro com as enseadas de Angra dos Reis.

Para quem gosta de muitas praias preservadas e trilhas, a Ilha Grande é um dos destinos a viajar no Brasil em maio, com destaque para as praias de Lopes Mendes e do Aventureiro, além das águas claras da Lagoa Azul.

Esperamos que as dicas sobre onde viajar no Brasil em maio tenham sido úteis! Veja também os melhores destinos para viajar no Brasil em abril!

Boa viagem!

Comparador de seguro viagem Seletor de hotéis

Teste o seletor de hotéis do Guia!

PLANEJAMENTO DE VIAGEM

Reserva de hotéis

RESERVA DE HOTÉIS

Utilize o nosso link do Booking para conseguir as melhores ofertas de hotéis, pousadas e albergues.

O Booking oferece muitas vantagens: preços baixos, cancelamento gratuito de reservas, não é cobrada taxa de reserva e geralmente o pagamento é realizado somente na hora do check-in ou do check-out, na acomodação.

Melhor localização

CHECAR LOCALIZAÇÃO

Encontrou um hotel, mas não tem certeza se ele é bem localizado? Tire a dúvida com esta ferramenta gratuita. Ela analisará a localização, de acordo com uma metodologia específica, e atribuirá uma nota.

Vale dizer que a melhor área possível para se hospedar é aquela área agradável, segura, com acesso ao transporte público, restaurantes e próxima aos principais pontos turísticos.

Melhores hotéis

SELETOR DE HOTÉIS

O Seletor de Hotéis é uma ferramenta online, totalmente gratuita, que seleciona os hotéis, hostels, apartamentos, pousadas e hotéis-fazenda mais adequados ao perfil do viajante. Por meio de um método matemático, o Seletor de Hotéis descobre os hotéis perfeitos para você em qualquer cidade do mundo.

A única coisa que o viajante deve fazer é elencar (de 1 a 5) suas prioridades em relação às características dos hotéis. Qual é a ordem de importância das características do hotel para o viajante? Por exemplo: melhor localização, menor preço, maior qualidade, mais reservado e tamanho do hotel.

Reserva de carros

ALUGUEL DE CARROS

O Rentcars é um comparador de preços para encontrar a melhor tarifa no aluguel de carros em mais de 140 países.

Há várias vantagens em utilizar o serviço: não há cobrança de IOF, você pode realizar parcelamento, são muitas locadoras comparadas e não há cobrança de taxa para emissão da sua reserva.

Além disso, por padrão estão inclusas nas diárias Rentcars: quilometragem livre, proteção básica e as taxas administrativas da locadora.

Melhores seguros viagem

SEGURO VIAGEM

Tá em dúvida sobre qual seguro viagem comprar? O SegurosPromo é um comparador de seguros viagem que te ajuda a encontrar os melhores preços das principais seguradoras.

Utilize o nosso link para conseguir os preços mais baixos, bem como o cupom de desconto NOMADEDIGITAL5 para ganhar 5% de desconto.

Podcast de viagem

GUIA DE VIAGEM

O Papo Viagem Podcast é um guia de viagem em áudio gratuito sobre vários destinos que conhecemos.

Nós contamos a nossa experiência nas cidades e passamos dicas sobre onde se hospedar, melhor época para viajar, atrações e muito mais.

Loja do viajante

LOJA DO VIAJANTE

Sabe quando você utiliza um check-list de viagem e descobre que faltam alguns itens para a sua bagagem?

Selecionamos produtos importantes que nós utilizamos e recomendamos você levar na sua viagem. Eles estão apresentados na Loja do Viajante

Sobre o autor

Internacionalista, jornalista e viajante apaixonada por cultura e história, todos os dias eu consigo unir minhas paixões escrevendo no Guia do Nômade Digital. Acredito que ler e se informar transformam as férias em uma experiência inesquecível. Já escrevi um guia de viagem sobre a Cidade do México e apresentei mais de 80 episódios do Papo Viagem Podcast.

Sem Comentários

    Deixe um Comentário

    error: Conteúdo protegido.