Menu
Brasil / Listas

Para Onde Viajar no Brasil em Fevereiro: 12 Destinos

Atualizado em: 21 de dezembro de 2020

O Brasil em fevereiro ferve nos principais destinos no litoral, principalmente por causa do Carnaval. Mas saiba que há lugares para viajar no Brasil em fevereiro para quem gosta de sossego, assim como para quem prefere muito agito.

Nós selecionamos 12 destinos para viajar em fevereiro, separados da seguinte maneira:

Para quem busca tranquilidade, nós priorizamos lugares com clima bom, para seu descanso ser perfeito!

Leia também nosso artigo especial sobre onde viajar no Brasil em março!

Para onde viajar no Brasil em fevereiro para fugir do Carnaval

Sergipe

Para Onde Viajar no Brasil em Fevereiro
Fonte: Flickr por MTur

Sergipe é um daqueles estados com clima perfeito no verão, tendo calor e poucas chuvas.

Além disso, por ser um estado pequeno em extensão territorial, dá para fazer um roteiro bem variado.

As atrações de Sergipe vão desde as praias de Aracaju e sua culinária típica até a foz do Rio São Francisco.

Outro destaque fica por conta de São Cristóvão, um ótimo passeio histórico de um dia saindo da capital.

São Cristóvão foi a primeira capital do estado e é uma das cidades mais antigas do Brasil, tendo a área da Praça São Francisco como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.

Nessa praça estão casonas coloniais, igrejas e antigos palácios da administração. Não faltam também quitutes e artesanatos típicos.

No sul do estado, a Praia do Saco e suas areias brancas também devem estar no roteiro.

Veja nossas sugestões sobre onde ficar em Aracaju nas melhores praias!

Serra Catarinense

Serra Catarinense
Morro da Igreja em Urubici. Fonte: Tripadvisor

A Serra Catarinense é um ótimo destino para fugir das multidões que vão ao litoral durante todo o verão, apesar de estar localizada apenas a 200 km de Florianópolis.

Sendo uma das serras mais frias do Brasil (temperaturas entre 20 e 25°C no verão), cidades como Urubici e Bom Jardim da Serra possuem ótimas pousadas e hotéis fazenda, com chalés charmosos e atividades em meio à natureza.

Se você quer realmente fugir do Carnaval, a Serra Catarinense é um dos melhores destinos para viajar no Brasil em fevereiro.

Dessa forma, a região é cada vez mais procurada por famílias e casais que não gostam do movimento excessivo no litoral, além de fugir do calor e entrar em contato com a natureza única da Mata das Araucárias.

Espírito Santo

Para Onde Viajar no Brasil em Fevereiro
Guarapari. Fonte: Tripadvisor

O estado do Espírito Santo é outro local com bom clima em fevereiro, ou seja, poucas chuvas. Há cidades mais movimentadas e outras mais tranquilas durante o mês.  

De qualquer maneira, Vitória e Vila Velha devem estar no roteiro. A capital conta com praias urbanizadas e dos bons restaurantes, como a Praia de Camburi e a Praia do Canto.

Vila Velha é bastante conhecida pelo Convento Nossa Senhora da Penha, um dos santuários religiosos mais antigos do Brasil, erguido em meados do século XVI.

A partir do Convento é possível curtir belas vistas, mas é no Morro do Moreno que se tem vistas ainda mais estonteantes em direção à Vitória.

Saiba que Vila Velha também tem boas praias, destacando-se principalmente a Praia da Costa, é uma das melhores praias urbanas do Brasil, com áreas para praticar esportes, além de quiosques.

Impossível não citar Guarapari, o principal destino de praia no estado, tendo praias longas, mas sendo as enseadas o diferencial, como a Praia dos Padres e as Três Praias.

Para quem quer tranquilidade total, vale a pena curtir um dos cartões-postais do estado, o Parque Estadual de Pedra Azul em Domingos Martins, tendo trilhas e atividades radicais.

Veja também onde ficar em Guarapari nas hospedagens que mais valem a pena!

São Miguel dos Milagres

São Miguel dos Milagres
São Miguel dos Milagres. Fonte: Wikimedia

Alagoas é um dos estados mais procurados para passar as férias de verão e em fevereiro não é diferente.

A questão é que além de destinos badalados, como a própria capital Maceió, Barra de São Miguel e a super famosa Praia do Francês, há um destino mais tranquilo no estado.

Recomendamos São Miguel dos Milagres e a Rota Ecológica, que incluem outras praias, são excelentes alternativas para aproveitar o litoral alagoano e descansar.

Localizada no litoral norte, a Rota Ecológica de São Miguel dos Milagres é formada por vilas de pescadores com pousadas bem pé na areia e muitas praias com natureza preservadas, inclusive com piscinas naturais na maré baixa.

Leia também nossas dicas onde ficar em Maceió nas melhores praias!

Gramado e o Vale dos Vinhedos

Para Onde Viajar no Brasil em Fevereiro
Le Jardin em Gramado

Com o fluxo de turistas se deslocando para o litoral e para as cidades históricas que tem festas de Carnaval, a Serra Gaúcha se torna um bom destino para viajar no Brasil em fevereiro.

A Serra Gaúcha tem atrações para o ano todo, mas fevereiro é interessante por ser baixa temporada (mais promoções nos melhores hotéis e pousadas) e ainda ser a época da colheita da uva no Vale dos Vinhedos.

Em fevereiro, as chuvas são medianas e ainda menores em volume do que no inverno.

O vantajoso dessa época é conhecer Gramado e Canela com menos muvuca e ainda participar da vindima (colher e pisar uvas, além de almoços típicos) em Bento Gonçalves.

Por ser um mês com temperaturas médias na casa dos 25°C, aproveite a capita nacional do espumante, Garibaldi, pertinho de Bento Gonçalves.

Leia nossos artigos sobre o que fazer em Gramado e Canela e dicas dos hotéis em Gramado que valem o dinheiro pago!

Rio Grande do Norte

Rio Grande do Norte
Baía Formosa. Fonte: Wikimedia

O Rio Grande do Norte é um excelente destino para viajar no Brasil em fevereiro, porque o clima é o ideal, quente e com pouca chuva.

É claro que Natal estará bem cheia, mas é totalmente possível fazer um roteiro de viagem ao Rio Grande do Norte que inclua praias mais sossegadas.

Por exemplo, ao sul de Pipa ficam dois locais tranquilos e com paisagens exuberantes, a Barra do Cunhaú e a Baía Formosa.

A Baía Formosa é o grande destaque do turismo na região, tendo muita mata atlântica preservada, belas praias e tranquilidade mesmo no verão.

Ao norte de Natal também há locais sossegados a visitar, com destaque para São Miguel do Gostoso. Perto fica a Praia de Tourinhos um lugar bem tranquilo, ótimo para banho e com um pôr de sol perfeito.

Petrópolis

Para Onde Viajar no Brasil em Fevereiro
Museu Imperial. Fonte: Tripadvisor

Petrópolis é um dos destinos mais conhecidos no estado do Rio de Janeiro quando a intenção é fugir do calor. Dom Pedro II, sua família e membros da corte já faziam o trajeto no século XIX e deixaram marcas na cidade.

O Museu Imperial e o Palácio de Cristal são atrações que devem estar no roteiro, assim como aproveitar a boa mesa local.

Outros destaques do turismo em Petrópolis são os tours pela Cervejaria Bohemia, o belo Palácio Quitandinha e a Casa-Museu de Santos Dumont.

Além disso, é totalmente possível fazer um roteiro misto, com atrações culturais e muitas trilhas no Parque Nacional da Serra dos Órgãos.

Apenas saiba que fevereiro é um mês no qual chove mais do que a média anual, mas não é tanta chuva quanto em janeiro e dezembro.

Veja nossas dicas sobre onde ficar em Petrópolis, inclusive em hospedagens na área rural, super sossegadas!

Para onde viajar no Brasil em fevereiro para curtir o Carnaval

São Luiz do Paraitinga

São Luiz do Paraitinga é uma pequena cidade no interior de São Paulo, perfeita para curtir um Carnaval econômico e com marchinhas feitas por compositores locais, como nos antigos carnavais.

Aliás, São Luiz do Paraitinga é perfeita para um Carnaval vintage, já que é repleta de casarões antigos, igrejas e locais que te transportarão para séculos atrás.

Por essas razões, a cidade recebe mais de 10 vezes sua população em número de foliões durante os dias de festa.

Os dias de folia se focam de sexta-feira até terça-feira, sendo que sábado e domingo os bloquinhos acontecem durante todo o dia.

Veja também outras sugestões de pontos turísticos em São Luiz do Paraitinga!

Pernambuco

Para Onde Viajar no Brasil em Fevereiro
Porto de Galinhas. Fonte: Tripadvisor

Visitar Pernambuco em fevereiro é indicado para quem gosta muito de Carnaval de rua, principalmente.

Não faltam blocos nas ruas do Recife Antigo e de Olinda, além do pequeno município de Bezerros.

Os ritmos que animam os foliões são os mais variados, desde os tradicionais Frevo e Maracatu até shows de artistas nacionais.

Vale a pena visitar Pernambuco em fevereiro também porque as chuvas são medianas e dá para unir a folia com passeios às praias.

Apenas a 1h de carro da capital fica Cabo de Santo Agostinho, com várias praias visitadas pelos próprios recifenses e patrimônio histórico.

Porto de Galinhas é o destino de praia mais famoso e há várias praias excelentes e piscinas naturais, tanto na vila quanto mais distantes, como a Praia do Muro Alto, uma das mais conhecidas.

A partir de Porto de Galinhas dá para conhecer uma das praias mais bonitas do Brasil, a Praia dos Carneiros em Tamandaré, que tem clima mais pé na areia e muita beleza natural.

Carnaval em Minas Gerais

Carnaval em Minas Gerais
Praça da Liberdade em Belo Horizonte. Fonte: Flickr

Os carnavais nas capitais estaduais vêm passando por um processo de revitalização e Belo Horizonte é uma das melhores provas disso.

Apesar de ter nascido com a cidade, no final do século XIX, o Carnaval de BH reviveu nos últimos e hoje está bem organizado, com muitos blocos de rua e também desfile de escolas de samba.

As cidades históricas de Minas Gerais são outros destinos bastante tradicionais sobre onde viajar no Brasil em fevereiro para curtir o Carnaval.

Ouro Preto é famosa por seu Carnaval que inclui as repúblicas de estudantes, que oferecem pacotes de festas e hospedagens. É claro que há muitos blocos pelas ladeiras com séculos de existência.

Já Tiradentes tem blocos focados nas famílias e crianças, assim como muitas marchinhas antigas e festas bem organizadas.

Leia também nosso artigo sobre as melhores pousadas em Tiradentes!

Salvador

Para Onde Viajar no Brasil em Fevereiro
Fonte: Wikimedia

Salvador dispensa comentários quando se fala em Carnaval. Até o clima ajuda, sendo fevereiro um mês com poucas chuvas na capital baiana.

Por ser muito procurado, o Carnaval de Salvador exige planejamento por parte dos viajantes, principalmente para quem vai comprar abadá ou camarotes.

A lotação é garantida nos vários circuitos espalhados pela capital, desde o longo Campo Grande, até o mais famoso Barra/Ondina ou o com programação mais familiar Batatinha (no Centro Histórico).

Depois de curtir a folia, o melhor é aproveitar para descansar nas praias do litoral norte, que tem clima muito melhor em fevereiro do que as praias do Sul da Bahia.

Há muitas opções no litoral norte, como:

  • Guarajuba, uma praia familiar, com piscinas naturais e perto de Salvador;
  • Barra do Jacuípe, uma praia com visual belíssimo e ideal para famílias;
  • Itacimirim também tem visual deslumbrante e muita natureza preservada;
  • Praia do Forte, super conhecida e ótima base para conhecer a região;
  • Mangue Seco, com dunas, rio e praia.

Florianópolis

Florianópolis
Praia do Matadeiro em Florianópolis

O Carnaval de Florianópolis agrada aos mais diversos públicos, desde os mais tradicionais blocos de rua, passando por desfiles de escola de samba até shows (música eletrônica e sertanejo) nos paradores nas praias e casas noturnas.

Bom humor faz parte do Carnaval do manezinho (pessoa nascida ou culturalmente vinculada a Floripa), iniciando com o Enterro da Tristeza no Centro. No mesmo bairro acontece o tradicional Berbigão do Boca, assim como o bloco de sujos.

Ainda há blocos nos bairros históricos de Santo Antônio de Lisboa e Ribeirão da Ilha. Aliás, dois ótimos lugares para comer peixes e frutos do mar.

É claro que não podemos deixar de mencionar a festa que é o concurso Pop Gay, premiando as melhores performances de drag queens e as festas LGBT espalhadas por várias casas noturnas.

Há de tudo um pouco no Carnaval de Florianópolis e vale a pena separar uns dias para aproveitar também os pontos turísticos de Floripa.

Leia também nosso artigo especial sobre onde se hospedar em Florianópolis nas melhores praias!

Esperamos que as sugestões de destinos para viajar no Brasil em fevereiro tenham sido úteis para planejar suas férias! Veja nossas dicas de lugares para viajar no Brasil em março e em janeiro!

Boa viagem!

Comparador de seguro viagem Seletor de hotéis

Teste o seletor de hotéis do Guia!

PLANEJAMENTO DE VIAGEM

Reserva de hotéis

RESERVA DE HOTÉIS

Utilize o nosso link do Booking para conseguir as melhores ofertas de hotéis, pousadas e albergues.

O Booking oferece muitas vantagens: preços baixos, cancelamento gratuito de reservas, não é cobrada taxa de reserva e geralmente o pagamento é realizado somente na hora do check-in ou do check-out, na acomodação.

Melhor localização

CHECAR LOCALIZAÇÃO

Encontrou um hotel, mas não tem certeza se ele é bem localizado? Tire a dúvida com esta ferramenta gratuita. Ela analisará a localização, de acordo com uma metodologia específica, e atribuirá uma nota.

Vale dizer que a melhor área possível para se hospedar é aquela área agradável, segura, com acesso ao transporte público, restaurantes e próxima aos principais pontos turísticos.

Melhores hotéis

SELETOR DE HOTÉIS

O Seletor de Hotéis é uma ferramenta online, totalmente gratuita, que seleciona os hotéis, hostels, apartamentos, pousadas e hotéis-fazenda mais adequados ao perfil do viajante. Por meio de um método matemático, o Seletor de Hotéis descobre os hotéis perfeitos para você em qualquer cidade do mundo.

A única coisa que o viajante deve fazer é elencar (de 1 a 5) suas prioridades em relação às características dos hotéis. Qual é a ordem de importância das características do hotel para o viajante? Por exemplo: melhor localização, menor preço, maior qualidade, mais reservado e tamanho do hotel.

Reserva de carros

ALUGUEL DE CARROS

O Rentcars é um comparador de preços para encontrar a melhor tarifa no aluguel de carros em mais de 140 países.

Há várias vantagens em utilizar o serviço: não há cobrança de IOF, você pode realizar parcelamento, são muitas locadoras comparadas e não há cobrança de taxa para emissão da sua reserva.

Além disso, por padrão estão inclusas nas diárias Rentcars: quilometragem livre, proteção básica e as taxas administrativas da locadora.

Melhores seguros viagem

SEGURO VIAGEM

Tá em dúvida sobre qual seguro viagem comprar? O SegurosPromo é um comparador de seguros viagem que te ajuda a encontrar os melhores preços das principais seguradoras.

Utilize o nosso link para conseguir os preços mais baixos, bem como o cupom de desconto NOMADEDIGITAL5 para ganhar 5% de desconto.

Podcast de viagem

GUIA DE VIAGEM

O Papo Viagem Podcast é um guia de viagem em áudio gratuito sobre vários destinos que conhecemos.

Nós contamos a nossa experiência nas cidades e passamos dicas sobre onde se hospedar, melhor época para viajar, atrações e muito mais.

Loja do viajante

LOJA DO VIAJANTE

Sabe quando você utiliza um check-list de viagem e descobre que faltam alguns itens para a sua bagagem?

Selecionamos produtos importantes que nós utilizamos e recomendamos você levar na sua viagem. Eles estão apresentados na Loja do Viajante

Sobre o autor

Internacionalista, jornalista e viajante apaixonada por cultura e história, todos os dias eu consigo unir minhas paixões escrevendo no Guia do Nômade Digital. Acredito que ler e se informar transformam as férias em uma experiência inesquecível. Já escrevi um guia de viagem sobre a Cidade do México e apresentei mais de 80 episódios do Papo Viagem Podcast.

Sem Comentários

    Deixe um Comentário

    error: Conteúdo protegido.