8 Principais Obras de Gaudí em Barcelona com Fotos

por Jade

Antoni Gaudí foi um dos arquitetos mais revolucionários do Modernismo Catalão. A chamada Art Nouveau revolucionou a arquitetura e Gaudí foi um dos responsáveis, por isso há muitas obras de Gaudí em Barcelona e elas são atrações turísticas da cidade.

A principal fonte de inspiração do artista era a natureza e, por isso, ele criou obras sinuosas, exuberantes e com formas diferentes das convencionais.

As obras de Gaudí em Barcelona merecem ser conhecidas por sua beleza e importância histórica. A seguir vamos apresentar as principais contribuições do arquiteto e que hoje são pontos turísticos. Algumas são desconhecidas do grande público!

Leia também nosso artigo completão sobre o que fazer em Barcelona, incluindo as obras de Gaudí e construções estonteantes de Lluís Domènech i Montaner, outro relevante arquiteto do Modernismo Catalão.

Principais obras de Gaudí em Barcelona – Art Nouveau

Sagrada Família

8 PRINCIPAIS OBRAS DE GAUDÍ EM BARCELONA COM FOTOS

A Sagrada Família é o ponto turístico mais famoso entre as obras de Gaudí em Barcelona, assim não poderia ficar fora deste artigo, sendo uma construção grandiosa e surpreendente.

O início das obras ocorreu em 1882, tendo como arquiteto principal Francisco de Paula del Villar. Logo depois, Gaudí assumiu a função e transformou completamente o projeto.

Atualmente, a Sagrada Família ainda está em construção. Estima-se que no primeiro terço do século XXI, ela deva ser finalizada.

Sua beleza atrai muitos turistas ansiosos, assim, você deve esperar por uma multidão na porta da Igreja.

Por isso, para visitá-la é necessário comprar o ingresso antecipado sem fila. Se você quer ter um passeio perfeito, há visitas guiadas à Sagrada Família.

Uma crítica que pode ser feita à visita à Sagrada Família é alto custo dos ingressos, que para famílias maiores pode até impedir o passeio.

La Pedrera – Casa Milà

Também conhecida como Casa Milà, em La Pedrera se encontra o museu mais interessante sobre Gaudí e, por isso, essa é uma das principais atrações turísticas de Barcelona.

A arquitetura de La Pedrera faz com que se pareça com uma escultura, pois o que ganha destaque são as formas na fachada, mais do que cores e mosaicos.

Por dentro, o prédio é aberto, fazendo a luz entrar e destacar os trabalhos em vidro e ferro. O terraço é um dos pontos altos, com as famosas chaminés modernistas.

Para visitar La Pedrera, o melhor é comprar o ticket antecipado sem fila e com o guia de áudio já incluso (há opção em português).

Casa Batlló

8 PRINCIPAIS OBRAS DE GAUDÍ EM BARCELONA COM FOTOS
Casa Batlló ao centro

Uma das obras de Gaudí em Barcelona mais espetaculares é a Casa Batlló.

A grande mistura de materiais e as sacadas em forma de caveira causaram repulsa à obra na época da construção,em 1904. Mas a Casa Batlló é fantástica!

Além disso, a Casa Batlló está localizada em uma esquina com outros prédios belíssimos que competem por atenção, região chamada de Manzana de la Discordia.

São quatro casas modernistas de arquitetos diferentes: Lluís Domènech i Montaner, Antoni Gaudí, Josep Puig i Cadafalch e Enric Sagnier.

Também é possível e recomendável adquirir antecipadamente o ingresso para visitar a Casa Batlló.

Casa Vicens

A primeira obra importante de Gaudí foi a construção da Casa Vicens, finalizada em 1888.

Essa construção não permitia visitação até poucos anos atrás, mas atualmente tem recebido visitantes. De qualquer modo, é excelente observar sua área externa.

A arquitetura com traços árabes e muitos azulejos se destacam. A combinação de verde e marrom é linda demais.

Como a Casa Vicens entrou no radar os viajantes, vale a pena comprar o ingresso antecipado.

Parc Güell

8 PRINCIPAIS OBRAS DE GAUDÍ EM BARCELONA COM FOTOS

O Parc Güell é conhecido pelos mosaicos e por sua famosa salamandra, mas ele é mais do que isso.

Na área monumental (paga), há obras de Gaudí e uma bela vista da cidade. O restante do parque (aberto ao público sem pagamento) também é interessante, além de ser gratuito.

Antecipe-se e compre pela internet a entrada para a área monumental, porque há muitos turistas.

Nós gostamos de visitar o Pac Güell, porém as visitas não são as mais bonitas (a partir do Montjuïc é melhor) e não há tanto o que fazer por lá, além de ficar afastado do centro.

Palau Güell

Fonte: Wikimedia

Próximo à movimentada La Rambla, está o Palau Güell. Esse edifício é um exemplo da arquitetura modernista aplicada à vida doméstica.

Essa residência foi encomendada pela Família Güell, que tinha como patriarca o mecenas de Gaudí.

Na fachada fica evidente o trabalho em ferro, típico do Modernismo Catalão, mas no terraço Gaudí deixou sua marca nas curiosas chaminés.

Farolas da Plaça Reial

8 PRINCIPAIS OBRAS DE GAUDÍ EM BARCELONA COM FOTOS
Fontes: Wikimedia e Flickr

Na Praça Reial (ou Plaça), localizada no Bairro Gótico, há uma série de farolas (postes antigos) desenhadas por Gaudí.

É uma obra simples, mas necessária à cidade e gratuita. Fique atento quando for passar pela Praça Reial.

Aliás, o Bairro Gótico deve estar no seu roteiro de viagem a Barcelona.

Cascata Monumental no Parc de la Ciutadella

Cascata Monumental

No belo Parque da Ciutadella (Parc de la Ciutadella), há uma fonte grandiosa, que dizem ter sido feita por Gaudí quando ele era um iniciante.

Essa também é uma atração gratuita de Barcelona e que vale a pena conhecer, até porque o Parque da Ciutadella fica perto do Bairro Gótico.

Veja abaixo outras opções de tours pelas obras de Gaudí:

Esperamos que as dicas sobre as 8 principais obras de Gaudí em Barcelona tenham sido úteis! Veja também nossas dicas dos 5 melhores bairros para se hospedar em Barcelona, inclusive em pousadas e hotéis econômicos!

Boa viagem!

Comparador de seguro viagem Seletor de hotéis

Teste o seletor de hotéis do Guia!

PLANEJAMENTO DE VIAGEM

Reserva de hotéis

RESERVA DE HOTÉIS

Utilize o nosso link do Booking para conseguir as melhores ofertas de hotéis, pousadas e albergues.

O Booking oferece muitas vantagens: preços baixos, cancelamento gratuito de reservas, não é cobrada taxa de reserva e geralmente o pagamento é realizado somente na hora do check-in ou do check-out, na acomodação.

Reserva de carros

ALUGUEL DE CARROS

O Rentcars é um comparador de preços para encontrar a melhor tarifa no aluguel de carros em mais de 140 países.

Há várias vantagens em utilizar o serviço: não há cobrança de IOF, você pode realizar parcelamento, são muitas locadoras comparadas e não há cobrança de taxa para emissão da sua reserva.

Além disso, por padrão estão inclusas nas diárias Rentcars: quilometragem livre, proteção básica e as taxas administrativas da locadora.

Melhores seguros viagem

SEGURO VIAGEM

Tá em dúvida sobre qual seguro viagem comprar? O Seguros Promo oferece um comparador de seguros viagem que te ajuda a encontrar os melhores preços das principais seguradoras.

Utilize o nosso link para conseguir os preços mais baixos e com desconto.

Loja do viajante

LOJA DO VIAJANTE

Sabe quando você utiliza um check-list de viagem e descobre que faltam alguns itens para a sua bagagem?

Selecionamos produtos importantes que nós utilizamos e recomendamos você levar na sua viagem. Eles estão apresentados na Loja do Viajante

Melhor localização

CHECAR LOCALIZAÇÃO

Encontrou um hotel, mas não tem certeza se ele é bem localizado? Tire a dúvida com esta ferramenta gratuita. Ela analisará a localização, de acordo com uma metodologia específica, e atribuirá uma nota.

Vale dizer que a melhor área possível para se hospedar é aquela área agradável, segura, com acesso ao transporte público, restaurantes e próxima aos principais pontos turísticos.

Melhores hotéis

SELETOR DE HOTÉIS

O Seletor de Hotéis é uma ferramenta online, totalmente gratuita, que seleciona os hotéis, hostels, apartamentos, pousadas e hotéis-fazenda mais adequados ao perfil do viajante. Por meio de um método matemático, o Seletor de Hotéis descobre os hotéis perfeitos para você em qualquer cidade do mundo.

A única coisa que o viajante deve fazer é elencar (de 1 a 5) suas prioridades em relação às características dos hotéis. Qual é a ordem de importância das características do hotel para o viajante? Por exemplo: melhor localização, menor preço, maior qualidade, mais reservado e tamanho do hotel.

Podcast de viagem

GUIA DE VIAGEM

O Papo Viagem Podcast é um guia de viagem em áudio gratuito sobre vários destinos que conhecemos.

Nós contamos a nossa experiência nas cidades e passamos dicas sobre onde se hospedar, melhor época para viajar, atrações e muito mais.

ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe um comentário

error: Conteúdo protegido.