Menu
Europa

Top Passeios a partir de Barcelona: 9 Cidades perto de Barcelona

Atualizado em: 31 de agosto de 2020

Barcelona é o principal destino de viagem na Catalunha, uma região autônoma na Espanha cheia de história e belas paisagens. Mas há ótimos passeios a partir de Barcelona para cidades próximas.

Como a capital da Catalunha possui muitas atrações turísticas, desde construções de Gaudí e bairros históricos até lugares para curtir a vida noturna, é necessário ter vários dias disponíveis nas férias para também conseguir visitar cidades perto de Barcelona.

No artigo O que fazer em Barcelona apresentamos roteiros de viagem de 1 a 5 dias inteiros. Já adiantamos que é melhor ficar 5 ou mais dias para poder conhecer a cidade com calma e ainda fazer passeios para cidades próximas a Barcelona.

Leia também nosso artigo especial sobre onde ficar em Barcelona nos 5 melhores bairros, inclusive com sugestões de pousadas e hotéis econômicos.

9 Passeios a partir de Barcelona para cidades próximas

Se você tiver vários dias em Barcelona, vale muito a pena fazer passeios de um dia para o interior da Catalunha, porque há cidades medievais cinematográficas, locais com praias e muitas paisagens exuberantes.

Nossa recomendação é alugar um carro e fazer um roteiro com mais de uma cidade, já que há locais pequenos facilmente visitados em meio dia. Assim, você conseguirá ir para várias cidades perto de Barcelona.

Saiba que os trens da Renfe conectam a maioria das cidades a Barcelona (não todas), mas o carro traz flexibilidade ideal para os passeios de bate-volta, como falamos no artigo sobre aluguel de carro na Espanha.

A seguir apresentamos os passeios a partir de Barcelona que mais valem a pena.

Girona

Girona
Fonte: Wikimedia

Girona é uma das cidades mais bonitas na Catalunha e ganhou ainda mais visitantes depois de ter sido cenário para as gravações da série da HBO Game of Thrones.

Realmente, o patrimônio histórico e arquitetônico da cidade é extremamente rico, com destaque para as fortes muralhas, que podem ser percorridas (de graça) pelos turistas.

Vale a pena visitar as ruas escuras, estreitas e muito antigas do bairro onde viviam os judeus na Idade Médica, chamado de Call.

Da mesma maneira, a Catedral de Girona e Basílica de Sant Feliu também valem a pena serem visitadas e muito fotografadas.

Quem gosta de fotografia deve deixar algumas horas só para caminhar sem rumo, aproveitando os locais super bonitos pelo caminho.

Já os fãs da mais famosa série da HBO podem optar pelo tour Game of Throne, que já conta com translado a partir de Barcelona.

Como você verá no mapa no final deste artigo, Girona é bem localizada, estando próxima a várias cidades imperdíveis. Por isso, muitos viajantes que gostam de arte agrupam a cidade com a visita a Figueres, onde fica o maior acervo de obras de Salvador Dalí.

Saiba que há tours para Girona e Figueres em apenas um dia, adequados para quem realmente tem pouco tempo.

Agora se você for viajar à Catalunha nos meses quentes, o que é bem provável, há os tours Girona e Costa Brava.

Porém, a viagem dos sonhos inclui se hospedar em Girona e a partir dela visitar Figueres e Cadaqués em um dia. Depois, o melhor é passar um dia tranquilo na praia em Tossa de Mar, assim como visitar as cidades medievais de Besalú e Vic.

Veja também quais são os melhores hotéis em Girona.

Como chegar a Girona?

A melhor maneira para chegar a Girona é alugar um carro e aproveitar para incluir outras cidades no roteiro.

Outra maneira confortável é usar os trens da Renfe, que podem levar de 40 min. a 1h20min. dependendo do tipo de trem. Os mais lentos são os regionais (só vendidos nas estações), mas que possuem preços promocionais.

O trem Barcelona Girona vendido pelo site da Renfe custa em média 12 euros por pessoa.

Figueres e Cadaqués

9 Passeios a partir de Barcelona para cidades próximas
Cadaqués e Figueres

Figueres é a cidade natal de Salvador Dalí, local onde ele viveu e foi enterrado. Visitar essa cidade é essencial para quem aprecia as pinturas, desenhos, esculturas e até joias (ele também fazia joias) criadas por ele.

O próprio artista plástico planejou o Teatro-Museu Dalí, que já impressiona pela fachada inusitada. A organização das obras de arte também foi pensada por ele.

O ideal é dedicar pelo menos 2h para visitar o Teatro-Museu Dalí, porém saiba que no verão europeu o local fica lotado, obrigando os viajantes a comprar o ingresso com antecedência.

Dedique também algumas horas para fotografar Figueres, sua Rambla famosa, suas igrejas e ruas.

Como chegar a Figueres pode ser de trem Renfe, custando entre 12 e 16 euros por pessoa, com tempo de deslocamento de 1h50min.

Se você for com carro alugado, vale a pena incluir Cadaqués entre os passeios a partir de Barcelona.

Foi lá que Salvador Dalí viveu durante décadas, trazendo fama às praias da região da Costa Brava. Inclusive, você pode e deve visitar a Casa de Dalí.

Além de várias praias pequenas e com águas claras, a beleza dos vilarejos à beira mar, todos pintados de branco, é demais.

Se você for viajar a Barcelona nos meses quentes e tem tempo disponível, dá para aproveitar várias praias da Costa Brava. Basta se hospedar nos bons hotéis em Cadaqués (veja aqui).

Tossa de Mar

Girona
Fonte: Wikimedia

Tossa de Mar é uma das cidadezinhas mais charmosas da Costa Brava, com praias de areia dourada e mar muito claro.

Recomendamos visitar em um dia de sol e com calor para aproveitar as praias, que apesar de serem pequenas, são belíssimas em termos de cor do mar (algo que os brasileiros amam!).

Tossa de Mar é especial porque não se resume às praias. Em um costão à beira mar está a Vila Vella com construções medievais e muralhas. Nas praias não faltam casas brancas, restaurantes e um clima praieiro irresistível.

Vale dizer que Tossa de Mar pode ser uma base para visitar a Costa Brava e até Girona. Veja quais são os melhores hotéis em Tossa de Mar.

É melhor visitar Tossa de Mar com carro alugado, porque não há trens, apenas os ônibus da empresa Sarfa, que não são baratos.

Montserrat

Girona
Fonte: Pixabay

Caso você tenha pouco tempo disponível, mas queira apreciar a natureza da Catalunha e ainda visitar um local histórico, a região de Montserrat pode ser uma opção, exatamente por ser um dos passeios a partir de Barcelona mais próximos.

Esse passeio reúne beleza paisagística e história no Monastério de Nossa Senhora do Montserrat, com mil anos de história, além da Basílica de mesmo nome.

O passeio a Montserrat pode incluir trilhas nas proximidades ao Monastério, dependendo do gosto e da condição física dos viajantes. Porém, também vale a pena usar os funiculares para ter vistas belíssimas sem se cansar.

Os viajantes mais interessados em história podem participar as excursões guiadas aos monumentos no Montserrat, sendo que há tours para Montserrat com vinícolas, já que existem várias na região, porém são excursões de qualidade altíssimas e, por isso, não são econômicas.

Como chegar a Montserrat?

Para visitar apenas Montserrat, é totalmente viável usar os trens que saem da estação de trem España, sendo necessário pegar a Linha R5 (sentido de Manresa).

A partir da estação de trem, você deve pegar outro transporte (como o trem cremalheira) para subir até o Monastério.

Besalú e Vic

9 Passeios a partir de Barcelona para cidades próximas
Besalú e Vic

Besalú é uma das cidades onde você se sentirá na Idade Média, porque o Centro Histórico é todo feito de pedra.

A Ponte de Besalú é o grande destaque e cartão-postal, mas também não faltam igrejas, ruas e diversas construções muito antigas e fotogênicas.

Em Besalú, o roteiro de viagem é livre, ou seja, caminhar, fotografar e entrar nos locais que te deixem curioso.

Vale a pena combinar Besalú com outras cidades ricas em história, seja Girona ou Vic. Há inclusive uma excelente excursão para Besalú que inclui Vic e mais dois povoados medievais.

Mas você também pode fazer o passeio a Besalú e Vic por conta própria (para isso faça o aluguel de carro na Espanha).

Vic também é uma cidade medieval, porém diferente de Besalú. As cores avermelhadas são as predominantes entre as construções antigas e dão o tom na Plaza Mayor, que é um dos locais mais bonitos da cidade.

Além disso, em Vic há um Templo Romano preservado, assim como igrejas e pequenos museus. Porém, o melhor da cidade é sua beleza arquitetônica diferenciada.

Se você quiser só visitar Vic, saiba que é possível ir de trem saindo de Barcelona. Já Besalú somente de ônibus.

Tarragona e Sitges

9 Passeios a partir de Barcelona para cidades próximas
Sitges e Tarragona

Tarragona é uma cidade com mais de 2 mil anos de existência, tendo sido uma das mais importantes cidades romanas na região.

Até hoje, o grande destaque turístico da cidade é o Anfiteatro Romano localizado à beira mar, formando um cenário exuberante.

Há outras ruínas romanas espalhadas pela cidade, mas o Anfiteatro é a mais bonita.

Vale ressaltar que a cidade ainda possui boas praias, assim como Sitges, que pode ser visitada em conjunto com Tarragona

Sitges é a cidade de veraneio mais famosa, porque está bastante próxima a Barcelona, sendo muito visitada também na época do Carnaval.

O melhor é evitar Sitges durante o verão, porque a região fica bem lotada de turistas, mas há vários meses quentes para aproveitar as praias, que verdadeiramente são as principais atrações de Sitges.

Tanto Sitges quanto Tarragona podem ser acessadas com os trens da Renfe, mas também há excursões que saem de Barcelona.

Porém, devido ao tipo de passeio (com muita praia), recomendamos alugar um carro para conhecer as duas cidades juntamente. Além disso, muitos viajantes se hospedam em Sitges para aproveitar os meses quentes.

Mapa das cidades perto de Barcelona para visitar

Confira no mapa a localização dos passeios a partir de Barcelona que mencionamos neste post. Como o “botão com seta” na parte superior do mapa, você consegue acessar a legenda.

Esperamos que as informações deste post tenham te ajudado! Leia também outro artigo super especial, com inúmeras atrações sobre o que visitar em Barcelona, inclusive pontos turísticos grátis e econômicos!

Boa viagem!

Comparador de seguro viagem Seletor de hotéis

Teste o seletor de hotéis do Guia!

PLANEJAMENTO DE VIAGEM

Reserva de hotéis

RESERVA DE HOTÉIS

Utilize o nosso link do Booking para conseguir as melhores ofertas de hotéis, pousadas e albergues.

O Booking oferece muitas vantagens: preços baixos, cancelamento gratuito de reservas, não é cobrada taxa de reserva e geralmente o pagamento é realizado somente na hora do check-in ou do check-out, na acomodação.

Melhor localização

CHECAR LOCALIZAÇÃO

Encontrou um hotel, mas não tem certeza se ele é bem localizado? Tire a dúvida com esta ferramenta gratuita. Ela analisará a localização, de acordo com uma metodologia específica, e atribuirá uma nota.

Vale dizer que a melhor área possível para se hospedar é aquela área agradável, segura, com acesso ao transporte público, restaurantes e próxima aos principais pontos turísticos.

Melhores hotéis

SELETOR DE HOTÉIS

O Seletor de Hotéis é uma ferramenta online, totalmente gratuita, que seleciona os hotéis, hostels, apartamentos, pousadas e hotéis-fazenda mais adequados ao perfil do viajante. Por meio de um método matemático, o Seletor de Hotéis descobre os hotéis perfeitos para você em qualquer cidade do mundo.

A única coisa que o viajante deve fazer é elencar (de 1 a 5) suas prioridades em relação às características dos hotéis. Qual é a ordem de importância das características do hotel para o viajante? Por exemplo: melhor localização, menor preço, maior qualidade, mais reservado e tamanho do hotel.

Reserva de carros

ALUGUEL DE CARROS

O Rentcars é um comparador de preços para encontrar a melhor tarifa no aluguel de carros em mais de 140 países.

Há várias vantagens em utilizar o serviço: não há cobrança de IOF, você pode realizar parcelamento, são muitas locadoras comparadas e não há cobrança de taxa para emissão da sua reserva.

Além disso, por padrão estão inclusas nas diárias Rentcars: quilometragem livre, proteção básica e as taxas administrativas da locadora.

Melhores seguros viagem

SEGURO VIAGEM

Tá em dúvida sobre qual seguro viagem comprar? O SegurosPromo é um comparador de seguros viagem que te ajuda a encontrar os melhores preços das principais seguradoras.

Utilize o nosso link para conseguir os preços mais baixos, bem como o cupom de desconto NOMADEDIGITAL5 para ganhar 5% de desconto.

Podcast de viagem

GUIA DE VIAGEM

O Papo Viagem Podcast é um guia de viagem em áudio gratuito sobre vários destinos que conhecemos.

Nós contamos a nossa experiência nas cidades e passamos dicas sobre onde se hospedar, melhor época para viajar, atrações e muito mais.

Loja do viajante

LOJA DO VIAJANTE

Sabe quando você utiliza um check-list de viagem e descobre que faltam alguns itens para a sua bagagem?

Selecionamos produtos importantes que nós utilizamos e recomendamos você levar na sua viagem. Eles estão apresentados na Loja do Viajante

Sobre o autor

Internacionalista, jornalista e viajante apaixonada por cultura e história, todos os dias eu consigo unir minhas paixões escrevendo no Guia do Nômade Digital. Acredito que ler e se informar transformam as férias em uma experiência inesquecível. Já escrevi um guia de viagem sobre a Cidade do México e apresentei mais de 80 episódios do Papo Viagem Podcast.

Sem Comentários

    Deixe um Comentário

    error: Conteúdo protegido.