A Espanha é um dos países mais visitados do mundo e um dos destinos mais procurados pelos brasileiros na Europa. Uma dúvida comum é se vale a pena fazer o aluguel de carro na Espanha.
A resposta para essa pergunta varia de acordo com o seu roteiro de viagem pela Espanha. A seguir vamos mostrar quando vale a pena e como economizar de verdade!
Vale a pena alugar carro na Espanha?
Se você vai visitar apenas os pontos turísticos principais das maiores cidades espanholas, como Madrid e Barcelona, verdadeiramente, não há necessidade de usar o carro para se deslocar.
Isso vale para todas as cidades grandes da Europa, que contam com ótimos sistemas de transporte público e não são nada agradáveis para dirigir, além da dificuldade e do alto custo em estacionar nessas grandes metrópoles.
Vale a pena fazer o aluguel de carro na Espanha quando o roteiro de viagem inclui visitar cidades pequenas, vilas e locais com acesso mais difícil, tanto no entorno das metrópoles quanto no interior do país.
Portanto, se você vai sair do roteiro tradicional das cidades maiores, vale muito a pena alugar um carro na Espanha, porque o carro facilita os deslocamentos e ainda economiza o precioso tempo das férias.
Esse é o caso para os viajantes que querem fazer vários passeios às cidades perto de Madrid, assim como na região da Andaluzia e Ilhas Baleares.
Então, analise o seu roteiro de viagem e veja como maximizar o seu tempo disponível e a quantidade de locais a visitar com o auxílio do carro.
Dicas para economizar no aluguel de carro na Espanha
Com o roteiro em mãos e os dias definidos para usar o carro, você deve tentar reservar o veículo com antecedência de pelo menos um mês. Se a sua viagem for no verão, vale a pena antecipar ainda mais.
Verdadeiramente, alugar o carro com antecedência garante uma melhor relação custo-benefício, com valores bem mais baixos do que quando se deixa para a última hora.
Vale mencionar que no verão e feriados podem faltar carros em destinos muito badalados, como para quem vai se hospedar em Ibiza, nas Ilhas Baleares.
Portanto, para reservar o carro meses antes da viagem utilize um bom site agregador e comparador de locadoras de veículos, como o Rentcars.
No Rentcars, há 78 (!) lojas de locadoras em Madrid, 57 em Barcelona e 27 em Ibiza. Quanto mais carros estiverem disponíveis, mais fácil será alugar um carro barato na Espanha.
Além disso, no Rentcars o pagamento é feito em Reais e, portanto, você não pagará IOF. Há também parcelamento em até 12 vezes e desconto no boleto bancário.
No caso da Espanha, procure no Rentcars carros menores, porque eles compensam financeiramente e também são adequados para as cidades históricas e estradas rurais.
Saiba que carros muito grandes podem ser um problema na hora de estacionar e também para dirigir.
É claro que carros pequenos são mais adequados para casais ou dois amigos que estão viajando juntos. Nós sempre incentivamos nossos leitores a tentar viajar leve, com menos bagagem. Você só terá benefícios ao viajar com menos malas.
A escolhe da locadora também é muito relevante. Se você já usou alguma das locadoras de veículos disponíveis, é mais fácil decidir. Para quem nunca alugou um carro fora do Brasil, é melhor optar pelas locadoras maiores, como a Europcar e Sixt.
De qualquer maneira, no Rentcars você poderá analisar os carros pelas notas deixadas pelos clientes, uma garantia a mais na hora da escolha.
Além de antecipar a reserva e usar o Rentcars, é fundamental pegar e devolver o carro na mesma cidade para conseguir alugar um carro na Espanha barato mesmo.
Por exemplo, no site do Rentcars há carros econômicos em Madrid por menos de R$ 150 por dia. Se você quiser devolver o carro em Barcelona, a diária sobe para R$ 260, um custo muito alto.
Quem vai fazer uma viagem de carro obrigatoriamente precisa de um sistema de navegação. A questão é que qualquer item extra, como um GPS, costuma pesar bastante no bolso.
O viajante tem a opção de baixar os mapas do google maps e melhor ainda é ter acesso a internet no país, por meio dos chips internacionais. Na realidade, é recomendado ter os mapas off-line do google maps e ter acesso a internet.
Os pedágios fazem parte das grandes rodovias espanholas. Elas são perfeitas para dirigir e quase impossíveis de se perder, por isso, dependendo do roteiro, pode valer a pena optar por essas estradas maiores.
Caso você queira economizar o dinheiro dos pedágios, utilize as estradas menores, que também podem ser interessantes no itinerário de viagem. O site Via Michelin mostra as rotas possíveis e o valor dos pedágios, o que ajuda bastante a planejar suas viagens.
Estacionar é algo que deve ser levado a sério quando se aluga um carro na Espanha. O melhor é reservar um hotel com estacionamento gratuito ou barato.
Os hotéis com estacionamento gratuito muito raramente estão localizado nos centros históricos, porque não há espaço disponível.
O site Parkopedia é muito bom para saber onde estão os estacionamentos e quanto eles custam.
Atenção! Muitas locadoras de veículos não aceitam cruzar a fronteira com outros países europeus sem ter que pagar uma taxa extra, que pode ser um seguro adicional ou outros tipos de taxas.
Não menos importante é ter um seguro do cartão de crédito para o carro alugado, o que garante mais economia e segurança.
Muitos veículos no Rentcars possuem proteção contra danos e contra terceiros já inclusos na diária.
Saiba também que é necessário possuir um seguro viagem à Europa!
Documentos para alugar carro na Espanha
Para fazer o aluguel de carro na Espanha você precisa dos seguintes documentos e requisitos:
- Cartão de crédito internacional e o titular do cartão ser o motorista. É possível incluir o segundo motorista pagando uma taxa;
- O motorista deve ter pelo menos 25 anos, para não ser cobrada outra taxa;
- CNH válida e passaporte. Pode ser pedida a Permissão Internacional para Dirigir, mas isso não é uma regra.
Esperamos que as dicas sobre aluguel de carro na Espanha tenham sido úteis! Veja a variedade de modelos e preços para alugar um carro no Rentcars!
Boa viagem, viajante!
Teste o seletor de hotéis do Guia!
PLANEJAMENTO DE VIAGEM
RESERVA DE HOTÉIS Utilize o nosso link do Booking para conseguir as melhores ofertas de hotéis, pousadas e albergues. O Booking oferece muitas vantagens: preços baixos, cancelamento gratuito de reservas, não é cobrada taxa de reserva e geralmente o pagamento é realizado somente na hora do check-in ou do check-out, na acomodação. |
|
ALUGUEL DE CARROS O Rentcars é um comparador de preços para encontrar a melhor tarifa no aluguel de carros em mais de 140 países. Há várias vantagens em utilizar o serviço: não há cobrança de IOF, você pode realizar parcelamento, são muitas locadoras comparadas e não há cobrança de taxa para emissão da sua reserva. Além disso, por padrão estão inclusas nas diárias Rentcars: quilometragem livre, proteção básica e as taxas administrativas da locadora. |
|
SEGURO VIAGEM Tá em dúvida sobre qual seguro viagem comprar? O Seguros Promo oferece um comparador de seguros viagem que te ajuda a encontrar os melhores preços das principais seguradoras. Utilize o nosso link para conseguir os preços mais baixos e com desconto. |
|
LOJA DO VIAJANTE Sabe quando você utiliza um check-list de viagem e descobre que faltam alguns itens para a sua bagagem? Selecionamos produtos importantes que nós utilizamos e recomendamos você levar na sua viagem. Eles estão apresentados na Loja do Viajante |
|
CHECAR LOCALIZAÇÃO Encontrou um hotel, mas não tem certeza se ele é bem localizado? Tire a dúvida com esta ferramenta gratuita. Ela analisará a localização, de acordo com uma metodologia específica, e atribuirá uma nota. Vale dizer que a melhor área possível para se hospedar é aquela área agradável, segura, com acesso ao transporte público, restaurantes e próxima aos principais pontos turísticos. |
|
SELETOR DE HOTÉIS O Seletor de Hotéis é uma ferramenta online, totalmente gratuita, que seleciona os hotéis, hostels, apartamentos, pousadas e hotéis-fazenda mais adequados ao perfil do viajante. Por meio de um método matemático, o Seletor de Hotéis descobre os hotéis perfeitos para você em qualquer cidade do mundo. A única coisa que o viajante deve fazer é elencar (de 1 a 5) suas prioridades em relação às características dos hotéis. Qual é a ordem de importância das características do hotel para o viajante? Por exemplo: melhor localização, menor preço, maior qualidade, mais reservado e tamanho do hotel. |
|
GUIA DE VIAGEM O Papo Viagem Podcast é um guia de viagem em áudio gratuito sobre vários destinos que conhecemos. Nós contamos a nossa experiência nas cidades e passamos dicas sobre onde se hospedar, melhor época para viajar, atrações e muito mais. |