Dicas para Fazer o Aluguel de Carro na Espanha: Vale a pena?

Confira se vale a pena fazer o aluguel de carro na Espanha e outras dicas essenciais!

A Espanha é um dos países mais visitados do mundo e um dos destinos mais procurados pelos brasileiros na Europa. Uma dúvida comum é se vale a pena fazer o aluguel de carro na Espanha.

A resposta varia de acordo com o roteiro de viagem. Para quem quer conhecer apenas os pontos turísticos principais das maiores cidades espanholas, como Madrid e Barcelona, verdadeiramente, não há necessidade de usar o carro para se deslocar.

Isso vale para todas as cidades grandes da Europa, que contam com ótimo sistema de transporte público e não são nada agradáveis para dirigir, além da dificuldade e do alto custo em estacionar nas grandes metrópoles.

Vale a pena fazer o aluguel de carro na Espanha quando o roteiro de viagem inclui visitar cidades pequenas, tanto no entorno das metrópoles quanto no interior do país.

Sair do roteiro tradicional das cidades maiores exige alugar um carro, porque facilita os deslocamentos e economiza tempo e dinheiro.

Então, analise o seu roteiro de viagem e veja como maximizar o tempo disponível e a quantidade de locais a visitar com o auxílio do carro.

A seguir há dicas essenciais para quem deseja alugar um carro na Espanha!

 

Dicas para fazer o aluguel de carro na Espanha

Dicas para Fazer o Aluguel de Carro na Espanha: Vale a pena?

Jardins e Palácio Real

  • Uma das atitudes mais importantes para alugar um carro na Espanha ou em qualquer país do mundo é se planejar. Alugar o carro com antecedência garante uma melhor relação custo-benefício, com valores bem mais baixos do que quando se deixa para a última hora.
  • Mas quanto tempo de antecedência é necessário? Em qualquer época do ano, pelo menos um mês antes da viagem deve ser feito o aluguel do carro. Quem vai viajar no verão europeu ou nos feriados (como a Páscoa), o melhor é antecipar em 3 meses ou mais, dependo de como está seu planejamento.
  • Vale mencionar que no verão e feriados podem faltar carros em destinos muito badalados, como nas Ilhas Baleares, onde fica Ibiza.
  • Na Espanha, assim como em Portugal e em outros países europeus, os carros menores compensam financeiramente e também são mais adequados para as cidades históricas. Carros muito grandes podem ser um problema na hora de estacionar e também para dirigir. É claro que carros pequenos são mais adequados para casais ou dois amigos que estão viajando juntos. Nós sempre incentivamos nossos leitores a tentar viajar leve, com menos bagagem, e vale muito a pena, como já comentamos em outros posts.
  • Os carros pequenos só perdem em potência, por isso quando o itinerário de viagem é muito longo, vale a pena pegar um carro mais robusto.
  • Faça as pesquisas online comparando carros semelhantes, incluindo os seguros essenciais e os itens extras que você necessita. O site Rentcars é um ótimo comparador de veículos, sendo parceiro do nosso site. O Rentcars se destaca pelo ótimo atendimento em português e pelas facilidades de pagamento, como poder pagar em reais, sem IOF, e até parcelamento.
  • Escolher a locadora é sempre importante. Se você já usou alguma das locadoras de veículos disponíveis, é mais fácil decidir. Para quem nunca alugou um carro fora do Brasil, é melhor optar pelas locadoras maiores, como a Europcar e Sixt.
  • Sempre leia muito bem o contrato com a locadora e sempre opte pelos seguros contra danos ao veículo e a terceiros. Normalmente, há também o seguro contra roubo. Fique atento ao valor da franquia e prefira os carros com quilômetro ilimitado, assim como a devolução do carro com tanque cheio.
  • Uma questão importantíssima é sobre onde pegar o carro. Normalmente, o viajante brasileiro chega a Madrid ou a Barcelona e fica 3 ou 4 pernoites nessas cidades, para só depois começar a fazer sua viagem de carro. Se esse é o seu caso, o melhor é não pegar o carro no aeroporto (que costuma ser mais caro), escolhendo alguma loja no centro da cidade. Para poder agir assim, todo o seu itinerário de viagem precisa estar planejado, para que você só pegue o carro quando ele for útil mesmo.
  • Quem vai fazer uma viagem de carro obrigatoriamente precisa de um sistema de navegação. A questão é que qualquer item extra, como um GPS, costuma pesar bastante no bolso. O viajante tem a opção de baixar os mapas do google maps e melhor ainda é ter acesso a internet no país, por meio dos chips internacionais. Na realidade, é recomendado ter os mapas off-line do google maps e ter acesso a internet.
  • Os pedágios fazem parte das grandes rodovias espanholas. Elas são perfeitas para dirigir e quase impossíveis de se perder, por isso, dependendo do roteiro, pode valer a pena optar por essas estradas maiores. Caso você queira economizar o dinheiro dos pedágios, utilize as estradas menores, que também podem ser interessantes no itinerário de viagem. O site Via Michelin mostra as rotas possíveis e o valor dos pedágios, o que ajuda bastante a planejar suas viagens.
  • Estacionar é algo que deve ser levado a sério quando se aluga um carro na Espanha. O melhor é reservar um hotel com estacionamento gratuito ou barato. Os hotéis com estacionamento gratuito muito raramente estão localizado nos centros históricos, porque não há espaço disponível. O site Parkopedia é muito bom para saber onde estão os estacionamentos e quanto eles custam.
  • Atenção! Muitas locadoras de veículos não aceitam cruzar a fronteira com outros países europeus sem ter que pagar uma taxa extra, que pode ser um seguro adicional ou outros tipos de taxas.

Veja também outras informações no nosso post especial e super completo sobre “Como fazer o aluguel de carro na Europa”. No post, há dicas gerais aplicáveis aos países da União Europeia, como a questão da carteira de motorista.

 

Esperamos que as dicas sobre aluguel de carro na Espanha tenham sido úteis!

Boa viagem, viajante!

PLANEJAMENTO DE VIAGEM
Reserva de hotéis
RESERVA DE HOTÉIS

Utilize o nosso link do Booking para conseguir as melhores ofertas de hotéis, pousadas e albergues.

O Booking oferece muitas vantagens: preços baixos, cancelamento gratuito de reservas, não é cobrada taxa de reserva e geralmente o pagamento é realizado somente na hora do check-in ou do check-out, na acomodação.

CHECAR LOCALIZAÇÃO

Encontrou um hotel, mas não tem certeza se ele é bem localizado? Tire a dúvida com esta ferramenta gratuita. Ela analisará a localização, de acordo com uma metodologia específica, e atribuirá uma nota.

Vale dizer que a melhor área possível para se hospedar é aquela área agradável, segura, com acesso ao transporte público, restaurantes e próxima aos principais pontos turísticos.

SELETOR DE HOTÉIS

O Seletor de Hotéis é uma ferramenta online, totalmente gratuita, que seleciona os hotéis, hostels, apartamentos, pousadas e hotéis-fazenda mais adequados ao perfil do viajante. Por meio de um método matemático, o Seletor de Hotéis descobre os hotéis perfeitos para você em qualquer cidade do mundo.

A única coisa que o viajante deve fazer é elencar (de 1 a 5) suas prioridades em relação às características dos hotéis. Qual é a ordem de importância das características do hotel para o viajante? Por exemplo: melhor localização, menor preço, maior qualidade, mais reservado e tamanho do hotel.

ALUGUEL DE CARROS

O Rentcars é um comparador de preços para encontrar a melhor tarifa no aluguel de carros em mais de 140 países.

Há várias vantagens em utilizar o serviço: não há cobrança de IOF, você pode realizar parcelamento, são muitas locadoras comparadas e não há cobrança de taxa para emissão da sua reserva.

Além disso, por padrão estão inclusas nas diárias Rentcars: quilometragem livre, proteção básica e as taxas administrativas da locadora.

SEGURO VIAGEM

Tá em dúvida sobre qual seguro viagem comprar? O SegurosPromo é um comparador de seguros viagem que te ajuda a encontrar os melhores preços das principais seguradoras.

Utilize o nosso link para conseguir os preços mais baixos, bem como o cupom de desconto NOMADEDIGITAL5 para ganhar 5% de desconto.

GUIA DE VIAGEM

O Papo Viagem Podcast é um guia de viagem em áudio gratuito sobre vários destinos que conhecemos.

Nós contamos a nossa experiência nas cidades e passamos dicas sobre onde se hospedar, melhor época para viajar, atrações e muito mais.

Posts que você deve ver também!

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

avatar
  Subscribe  
Receber notificações de
error: Conteúdo protegido.