Menu
América do Norte

Passeio a Izamal a partir de Mérida, México: Tudo Sobre

Atualizado em: 22 de janeiro de 2020

Mérida é uma ótima cidade para fazer passeios, como já contamos no post sobre Chichén Itzá. Outra atração próxima que vale a pena é o passeio a Izamal.

Izamal é uma cidade pequena com arquitetura colonial e ruínas maias, distante apenas 1h de carro do centro de Mérida.

Uma característica marcante de Izamal é o fato do Centro Histórico ser pintado de amarelo, por isso é chamado de pueblo amarillo.

Já deu para perceber que essa pequena cidade é uma joia da arquitetura mexicana, com calles e casonas super fotogênicas.

Depois de ler este artigo, confira nossas dicas especiais sobre onde ficar em Mérida nos hotéis que mais valem a pena!

O que ver no passeio a Izamal? Principais Pontos Turísticos

Átrio do Convento de San Antônio de Pádua em Izamal
Átrio do Convento de San Antônio de Pádua em Izamal

Além de fotografar todas as ruas amarelas que você encontrar pelo caminho, vale a pena começar o tour pelo Convento de San Antônio de Pádua.

Esse convento é o símbolo da cidade por possuir uma área interna enorme. O átrio do Convento só perde em tamanho à Praça de São Pedro no Vaticano, tendo ao seu redor 75 arcos.

O Convento de San Antônio de Pádua começou a ser construído em 1533 no início da Conquista Espanhola, porém foi finalizado em 1561.

Acredita-se que a Izamal maia era uma cidade muito importante para os nativos, por isso os espanhóis fizeram uma construção tão imponente para mostrar o seu poder à população local.

Convento de San Antônio de Pádua

Como você verá por lá, o Convento fica em um morrinho, onde os historiadores acreditam que estava uma pirâmide maia.

Afinal, ainda hoje a cidade possui ruínas de pirâmides construídas sobre pequenos morros artificiais.

Os principais destaques do Convento são a grandiosidade do átrio e seus arcos, assim como a igreja, uma construção simples dedicada à Virgem de Izamal, mas que merece ser visitada por seu retábulo de ouro.

Vale mencionar que o Convento de San Antônio de Pádua fica aberto todos os dias das 6h às 20h, sendo que a noite pode ocorrer um show de luzes pago.

Letreiro de Izamal
Letreiro de Izamal

Muito perto do convento fica o Parque Itzamna, uma das principais praças da cidade. É lá que você poderá tirar uma foto com o colorido letreiro de Izamal. Essa região é bastante fotogênica.

No Parque Itzamna, você encontrará charretes que fazem um passeio pelo Centro Histórico. As charretes são bem decoradas, o problema é que a maioria dos cavalos estava magra, o que acaba tirando a vontade de fazer o tour.

Pode acontecer do Parque Itzamna estar sendo usado para feiras livres, os chamados tianguis. Nesse caso, as fotos não ficaram tão boas, mas você pode aproveitar para comprar algo ou simplesmente observar o que os locais gostam de comprar nas feiras.

Outro local destinado a vender produtos (alimentícios em sua maioria) para os moradores é o Mercado Municipal, localizado na Calle 30, ao lado do Convento.

Depois de tirar uma foto no letreiro, vale a pena continuar o recorrido até a melhor pirâmide em Izamal, chamada de Kinich Kak-Mo (ou Kakmó).

Passeio a Izamal a partir de Mérida, México: Tudo Sobre
A Pirâmide de Kinich Kak-Mo foi construída sobre uma plataforma artificial

O sítio arqueológico Kinich Kak-Mo é o mais interessante, tanto porque os visitantes podem subir a pirâmide quanto por seus 34 metros de altura.

Primeiramente, você deve subir poucos degraus até alcançar a plataforma onde foi erguida a pirâmide principal.

Depois, deve-se caminhar poucos minutos até chegar à base de Kinich Kak-Mo. Em relação à subida, não é difícil, só é preciso ter mais cuidado na hora de descer.

As vistas no topo da pirâmide são bem bonitas e vale muito a pena subi-la.

Vista do topo da Pirâmide
Vista do topo da Pirâmide

Distante duas quadras dali fica a Pirâmide de Itzamatul, outra ruína maia com localização super central, porém cercada por construções coloniais.

Infelizmente, esse monumento é apenas para observação, mas vale a pena dar uma passada na Calle 26, onde está localizada essa construção maia.

Ainda no Centro Histórico, você pode visitar a Pirâmide de Habuk Izamal, pouco conhecida pelos estrangeiros.

Nesse sítio arqueológico sobraram poucas ruínas, hoje com muita vegetação. Mas as fotos ficam interessantes.

Capilla de Los Remedios
Capilla de Los Remedios

Vale destacar uma construção colonial simples, porém muito bela, a Capilla de Los Remedios, uma pequena igreja amarela do século VI super fotogênica.

No final da tarde e à noite, os moradores costumam se encontrar na bem cuidada praça na frente da igreja.

Para finalizar, você pode visitar o Centro Cultural y Artesenal, uma pequena loja com artesanatos locais, ideal para quem busca uma lembrança diferente da região. Até porque há muitos falsos artesanatos em Mérida.

Por que Izamal é toda amarela?

Ruas amarelas em Izamal
Ruas amarelas em Izamal

O Centro Histórico é quase todo amarelo mesmo. O motivo mais compartilhado é que os moradores pintaram as casas de amarelo em homenagem ao Papa João Paulo II, que visitou a cidade em 1993. O amarelo é a cor do Vaticano.

A segunda teoria diz respeito ao efeito das casas amarelas em espantar moscas e mosquitos transmissores de doença.

A terceira hipótese afirma que o amarelo é uma cor que representa o sagrado na Cosmovisão Maia.

Onde comer em Izamal? Restaurantes em Izamal

Restaurante Kinich El Sabor de Izamal
Restaurante Kinich El Sabor de Izamal

Como a cidade é pequena, não há muitos restaurantes, mas os poucos que existem são bons para você almoçar durante seu passeio a Izamal.

O mais conhecido e visitado pelos turistas é o Kinich El Sabor de Izamal, um restaurante com estrutura e focado em comidas típicas mexicanas de Yucatán.

Semelhante em estrutura e qualidade, há o Restaurante Zamna Izamal, localizado em uma bela casona típica.

Um restaurante que vem despontando na cidade é o Restaurante La Conquista, também focado em pratos típicos da culinária yucateca.

Mapa do passeio a Izamal com atrações

Confira no mapa a localização de todos os pontos turísticos sobre o que fazer em Izamal.

Clique no “botão com seta” para acessar a legenda do mapa.

Como chegar a Izamal a partir de Mérida?

Muitos turistas alugam carro em Mérida, porque há vários passeios a partir da cidade e o carro facilita demais. Contudo, para visitar Izamal é possível usar o transporte público.

A alternativa mais econômica e ideal para quem está sem carro é ir de van. As vans saem da Calle 65, entre as calles 54 e 52, perto de uma farmácia.

Essa área é bem centrão, mas não é perigosa, apenas movimentada.

A van custa 35 pesos por trajeto por pessoa. Para voltar, é só esperar na Calle 31 em Izamal, no edifício com arcos, no mesmo local que a van te deixou na ida.

Esperamos que as dicas sobre como fazer o passeio a Izamal tenham sido úteis! Leia também nossos artigos sobre pontos turísticos de Mérida e sobre onde se hospedar em Mérida!

Boa viagem!

PLANEJAMENTO DE VIAGEM

Reserva de hotéis

RESERVA DE HOTÉIS

Utilize o nosso link do Booking para conseguir as melhores ofertas de hotéis, pousadas e albergues.

O Booking oferece muitas vantagens: preços baixos, cancelamento gratuito de reservas, não é cobrada taxa de reserva e geralmente o pagamento é realizado somente na hora do check-in ou do check-out, na acomodação.

Melhor localização

CHECAR LOCALIZAÇÃO

Encontrou um hotel, mas não tem certeza se ele é bem localizado? Tire a dúvida com esta ferramenta gratuita. Ela analisará a localização, de acordo com uma metodologia específica, e atribuirá uma nota.

Vale dizer que a melhor área possível para se hospedar é aquela área agradável, segura, com acesso ao transporte público, restaurantes e próxima aos principais pontos turísticos.

Melhores hotéis

SELETOR DE HOTÉIS

O Seletor de Hotéis é uma ferramenta online, totalmente gratuita, que seleciona os hotéis, hostels, apartamentos, pousadas e hotéis-fazenda mais adequados ao perfil do viajante. Por meio de um método matemático, o Seletor de Hotéis descobre os hotéis perfeitos para você em qualquer cidade do mundo.

A única coisa que o viajante deve fazer é elencar (de 1 a 5) suas prioridades em relação às características dos hotéis. Qual é a ordem de importância das características do hotel para o viajante? Por exemplo: melhor localização, menor preço, maior qualidade, mais reservado e tamanho do hotel.

Reserva de carros

ALUGUEL DE CARROS

O Rentcars é um comparador de preços para encontrar a melhor tarifa no aluguel de carros em mais de 140 países.

Há várias vantagens em utilizar o serviço: não há cobrança de IOF, você pode realizar parcelamento, são muitas locadoras comparadas e não há cobrança de taxa para emissão da sua reserva.

Além disso, por padrão estão inclusas nas diárias Rentcars: quilometragem livre, proteção básica e as taxas administrativas da locadora.

Melhores seguros viagem

SEGURO VIAGEM

Tá em dúvida sobre qual seguro viagem comprar? O SegurosPromo é um comparador de seguros viagem que te ajuda a encontrar os melhores preços das principais seguradoras.

Utilize o nosso link para conseguir os preços mais baixos, bem como o cupom de desconto NOMADEDIGITAL5 para ganhar 5% de desconto.

Podcast de viagem

GUIA DE VIAGEM

O Papo Viagem Podcast é um guia de viagem em áudio gratuito sobre vários destinos que conhecemos.

Nós contamos a nossa experiência nas cidades e passamos dicas sobre onde se hospedar, melhor época para viajar, atrações e muito mais.

Loja do viajante

LOJA DO VIAJANTE

Sabe quando você utiliza um check-list de viagem e descobre que faltam alguns itens para a sua bagagem?

Selecionamos produtos importantes que nós utilizamos e recomendamos você levar na sua viagem. Eles estão apresentados na Loja do Viajante

Sobre o autor

Internacionalista, jornalista e viajante apaixonada por cultura e história, todos os dias eu consigo unir minhas paixões escrevendo no Guia do Nômade Digital. Acredito que ler e se informar transformam as férias em uma experiência inesquecível. Já escrevi um guia de viagem sobre a Cidade do México e apresentei mais de 80 episódios do Papo Viagem Podcast.

Sem Comentários

    Deixe um Comentário

    error: Conteúdo protegido.