O que fazer em Mérida, México? Pontos Turísticos de Mérida

por Jade

Mérida é uma das melhores cidades para fazer passeios às ruínas arqueológicas dos Maias. A cidade é grande, cheia de eventos, boa comida e animação. Então, há muito o que fazer em Mérida.

A seguir selecionamos as melhores atrações turísticas no Centro Histórico, assim como passeios, inclusive para Chichén Itzá, que fica apenas a 2h30min. de Mérida.

Este artigo está dividido da seguinte maneira:

O que fazer em Mérida, México? Atrações de Mérida

Pontos Turísticos de Mérida no Centro Histórico

O que fazer em Mérida, México
Calle 60 e um exemplo das belas casonas antigas que existem por lá

O Centro Histórico de Mérida é uma área com características peculiares. Há partes bem movimentadas e outras mais históricas e tranquilas.

O recorrido costuma começar pela Calle 60, a principal do bairro e que tem diversas atrações ao seu redor.

Na parte norte da Calle 60 fica o Parque de Santa Ana, com sua igrejinha amarela antiga, sendo um local tranquilo e, por isso, bastante procurado para se hospedar em Mérida.

Letreiro de Mérida na Plaza Grande
Letreiro de Mérida na Plaza Grande

Mais ao sul, o turista vai encontrar um dos locais mais agradáveis do Centro Histórico, o Parque de Santa Lucía.

Apesar de ser chamado de parque, ele é uma praça arborizada com vários restaurante, além das tradicionais cadeiras brancas símbolos da cidade.

No Parque de Santa Lucía, é comum ocorrerem eventos culturais durante a noite. Aliás, a maioria das apresentações nas praças de Mérida acontece à noite nos dias de semana. Nos finais de semana, há eventos também de dia.

Saiba que o calor em Mérida é extremo, por isso as noites são mais agradáveis do que os dias e vale a pena aproveitá-las.

Continuando pela Calle 60, o turista vai se deparar com vários prédios bonitos, como o antigo prédio da Universidade de Yucatán, o Teatro José Peón Contreras e a Iglesia El Jesus, Tercera Orden, austera por fora e dourada por dentro.

Ali perto, também pode ser visitada a Pinacoteca, focada em pintores mexicanos.

O que fazer em Mérida, México
Salón de la Historia no Palácio do Governo

O tour pela Calle 60 leva o turista ao coração do Centro Histórico, a Plaza Grande. Ao redor dela estão boas opções sobre o que fazer em Mérida.

A Plaza Grande realmente é grande, bem arborizada e frequentada pelos moradores, além dos turistas. Lá fica um dos letreiros da cidade. Nos finais de semana, há apresentações na frente do Palácio Municipal, sempre com barraquinhas de comida ao redor.

A atração que mais gostamos na Plaza Grande foi o Palácio do Governo, uma construção do final do século XIX, abundante em arte e beleza, além de ser uma atração gratuita.

O Palácio do Governo tem várias pinturas de Fernando Castro Pacheco (artisto plástico mexicano relevante que nasceu em Mérida), tanto no pátio central quanto no Salón de la Historia, na planta alta.

As pinturas do afrancesado Salón de la Historia mostram os principais acontecimento do estado de Yucatán e têm legendas realmente úteis..

O que fazer em Mérida, México
Museu Macay e a Catedral

Na Plaza Grande, você vai notar a Catedral de San Ildefonso, que foi a primeira catedral a ser finalizada na América, tendo sido completamente construída no século XVI.

A Catedral é monumental por fora e fica ainda mais fotogênica no final do dia, com a luz do pôr do sol, e com a iluminação à noite. O interior é sóbrio, porém impressiona pelo tamanho.

Na Plaza Grande, há dois museus que merecem ser visitados e são passeios rápidos. A Casa Museu de Montejo é um museu com mobiliário antigo, principalmente do século XIX, além de exposições temporárias de artistas locais.

Saiba que a construção é antiga, de meados do século XVI, local onde viveram os três Montejos, sendo o primeiro deles o conquistador de Yucatán. A Casa Museu de Montejo tem entrada gratuita.

O outro pequeno museu gratuito é o Museu Fernando Garcia Ponce (Museu Macay). O museu é focado em arte dos pintores locais e a exposição costuma mudar a cada 3 meses.

Museu de Arte Popular de Mérida
Museu de Arte Popular

A área ao sul da Plaza Grande é super movimentada, com muitas lojas de produtos populares. A região não é perigosa, apenas não é bonita nem tranquila. É centrão!

É lá que fica o Mercado Lucas de Galvéz, o maior da cidade, mas que não achamos muito atrativo aos turistas. De qualquer modo, compramos nossa prensa de tortilhas lá!

Perto do mercado, o viajante pode conhecer o Museu de la Ciudad, que visitamos de graça no domingo. O que mais gostamos foi a exposição do pintor yucateco Manuel Lizama, com quadros que retratam a Mérida do passado. As fotografias antigas também são interessantes.

Uma área agradável, que gostamos de conhecer, foi o Parque de la Mejorada, onde se encontra uma antiga igreja, hoje chamada de Iglesia de la Señora del Carmen, uma praça tranquila e o bom Museu de Arte Popular.

O Museu de Arte Popular está localizado em uma pequena casa histórica, tem uma boa coleção e ótimas explicações sobre os ricos artesanatos mexicanos, com destaques para os feitos na região.

Visitando o museu, o turista vai conseguir perceber a diferença entre o que é artesanato de verdade e o que é imitação.

No começo da visita, é apresentado um vídeo elucidativo sobre a preciosidade que são os trabalhos manuais mexicanos. Além disso, o museu é de graça.

Paseo de Montejo em Mérida

Paseo de Montejo em Mérida

O Paseo de Montejo é o grande boulevard de Mérida, indo do Centro Histórico até o norte da cidade. O Paseo foi nomeado assim por causa do fundador de Mérida, Francisco de Montejo y León (o moço).

Construído no final do século XIX, em uma clara referência aos boulevards franceses, o Paseo de Montejo foi o local escolhido pela elite de Mérida para construir suas mansões gigantescas. A riqueza vinha da exploração do sisal.

O Paseo de Montejo rende um bom passeio nos finais de semana, principalmente pela manhã ou à noite, quando o calor dá uma trégua.

Nas manhãs de domingo, o Paseo é fechado para os carros e há aluguel de bicicletas, além de atividades para as crianças.

O que fazer em Mérida, México
Palácio Cantón

No Paseo de Montejo, há alguns pontos turísticos de Mérida, como o Monumento a la Pátria, um dos símbolos da cidade. Já o belo Palácio Cantón hoje abriga o Museu de História e Arqueologia.

Não deixe de tirar fotos das Casas Gemelas, que são duas mansões iguaizinhas, além de serem cópias de mansões na França.

A Heladeria El Colón é muito procurada e, apesar de estar no endereço mais sofisticado da cidade, é uma sorveteria simples, com decoração vintage.

Outra atração conhecida é o Museu La Quinta Montes Molina, que era a mansão do governador da região na época do Porfiriato (final do século XIX e começo do século XX) e hoje é uma casa-museu.

Para visitá-la, é preciso reservar e pagar 100 pesos por pessoa.

Gran Museo del Mundo Maya

O que fazer em Mérida, México
Fonte: TripAdvisor

Localizado a 6 km do Centro Histórico, o Gran Museo del Mundo Maya é uma das opções sobre o que fazer em Mérida que vem se tornando muito procurada.

O Gran Museo del Mundo Maya é focado na arqueologia da Civilização Maia, contanto com cerca de mil peças arqueológicas. O edifício também é muito elogiado.

A entrada para o Gran Museo del Mundo Maya custa 150 pesos e o museu fecha às terças.

Mapa com os pontos turísticos de Mérida no Centro

Confira no mapa a localização das principais atrações turísticas de Mérida no Centro Histórico e áreas próximas.

Basta clicar no “botão com seta”, na barra superior, para acessar a legenda do mapa.

Passeio a Izamal a partir de Mérida

O que fazer em Mérida, México
Átrio e igreja do Convento

A partir de Mérida é possível fazer vários passeios interessantes, principalmente para sítios arqueológicos maias. Porém, há também um ótimo passeio de um dia para a cidade colonial de Izamal.

Conhecida como a cidade amarela de Yucatán, Izamal é famosa por seu enorme convento amarelo. O átrio do convento é realmente gigantesco, só perde em tamanho para a Praça de São Pedro no Vaticano.

A igreja do Convento de San Antônio de Pádua é simples em seu interior, mas os arcos do átrio são belíssimos. A entrada para o convento é gratuita.

Como o convento fica bem no centro da cidade, é fácil encontrar belas ruas amarelas para fotografar, assim como o letreiro da cidade.

O que fazer em Mérida, México
Convento, letreiro e ruínas maias

Também no centro, o viajante pode ir à ruína Kinich Kak-Mo.

O sítio arqueológico Kinich Kak-Mo é o melhor da cidade, com uma plataforma onde fica uma pirâmide que você pode subir de graça. As vistas são bonitas e não é difícil subir, basta ser cuidadoso.

Como ir de Mérida a Izamal?

A alternativa mais econômica e ideal para quem está sem carro é ir de van. As vans saem da Calle 65, entre as calles 54 e 52, perto de uma farmácia. Essa área é bem centrão, mas não é perigosa, apenas movimentada.

A van custa 35 pesos por trajeto por pessoa. Para voltar, é só esperar na Calle 31 em Izamal, no edifício com arcos.

Outra opção é participar da excursão a Izamal, que ainda inclui Valladolid.

Passeio a Chichen Itzá a partir de Mérida

Passeio a Chichen Itzá a partir de Mérida
Pirâmide de Kukulcán

Ir ao sítio arqueológico de Chichen Itzá é um passeio que o turista tem que fazer e a partir de Mérida é fácil, sem necessidade de contratar um tour. Basta usar os ônibus da ADO, que saem do terminal CAME.

É claro que há boas excursões a Chichén Itzá saindo de Mérida.

Desde 2007, Chichen Itzá é uma das Maravilhas do Mundo, além de Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.

Chichen Itzá foi um dos centros políticos e econômicos da Civilização Maia, com o apogeu no século XII. A cidade é um dos melhores exemplos da mescla entre a Cultura Maia e Tolteca.

A zona arqueológica é grande, o que exige pelo menos 2h para ver a maioria das construções.

A primeira edificação a ser vista é a Pirâmide de Kukulcán (serpente emplumada), símbolo do local. A pirâmide é simétrica e tem símbolos ligados à astronomia, como os 365 degraus que representam os dias do ano.

Ao redor da Pirâmide de Kukulcán há diversos templos e locais para visitar, como o Templo de los Guerreros; a Plaza de las Mil Columnas (são 200 ao total) e a Plataforma de los Cráneos.

Edifício de las Monjas
Uma das construções no Edifício de las Monjas

Em Chichen Itzá, você se surpreenderá com o El Gran Juego de Pelota, que é enorme, e o Observatório ou Caracol, que era um local de observação das estrelas e planetas.

O Edificio de las Monjas foi um dos nossos preferidos, por causa dos detalhes decorativos rebuscados.

Um passeio que pode complementar a ida a Chichen Itzá é parar no cenote Ik Kil, a 3 km da zona arqueológica, sendo um dos mais bonitos do país.

A zona arqueológica abre todos os dias das 8h às 17h. Domingo gratuito é para os mexicanos e residentes. O ticket adulto custa 497 pesos, 80 para o Instituto de Arqueologia (INAH) e 417 para o Governo de Yucatán. Aceitam cartão.

Nós gostamos muito de Chichen Itzá e, verdadeiramente, é um dos sítios arqueológicos mais impressionantes do México. Só o comércio deveria ser melhor controlado, porque há comercio demais dentro do sítio.

Outros passeios a partir de Mérida

Uxmal. Fonte: Flickr por Ted McGrath
Uxmal. Fonte: Flickr por Ted McGrath

Além de Chichen Itzá, um dos sítios maias mais procurados é a chamada Ruta Puuc, que inclui várias ruínas com o rebuscado estilo Puuc, que acredita-se tenham sido construídas entre 600 e 1100 d.C.

A Ruta Puuc completa inclui 5 sítios arqueológicos: Labna, Xlapak, Sayil, Kabah e Uxmal, ao longo quase 60 km. Todos esses locais são Patrimônio da Humanidade da UNESCO e proporcionam uma visita com menos turistas.

Em Labna, os destaques são um amplo palácio e um arco bastante rebuscado. Já Xlapak é bem pequeno e, por isso, gratuito. Sayil tem uma construção com três andares que impressiona.

Os dois mais impressionantes sítios arqueológicos são Kabah e Uxmal. Kabah tem ruínas conservadas, com detalhes decorativos bem perceptíveis.

Já Uxmal é uma cidade inteira em ruínas, com pirâmides grandes, sendo um dos mais importantes de toda a península de Yucatán.

Para visitar a Ruta Pucc há 3 alternativas. A melhor delas é alugar um carro e fazer o roteiro no seu ritmo. Porém, várias agências de turismo em Mérida vendem passeios, como essa excursão a Uxmal e Kabah.

Para os viajantes econômicos, há o ônibus aos domingos a partir das 6h da manhã, eles saem o terminal CAME.

Onde ficar em Mérida, México?

Acomodações do Viva Merida Hotel Boutique

Nós temos um post detalhado sobre onde se hospedar em Mérida bem localizado. Contudo, já quero adiantar que há bons hotéis e pousadas em Mérida, inclusive com preços atrativos.

Algumas hospedagens que recomendamos são:

  • Hotel & Hostal Boutique Casa Garza: cama em dormitório com diária a partir de US$ 18. Hotel & Hostal Boutique Casa Garza é uma opção sobre onde ficar em Mérida barato, mas perto do centro, em uma hospedagem bonita e com limpeza impecável. Sem dúvida, é um dos melhores hostels em Mérida.
  • Hotel Santa Ana: quarto duplo com diária a partir de US$ 30. Se você procura um hotel local com bons preços e boa localização, o Hotel Santa Ana tem uma das melhores relações custo-benefício. O hotel é simples, porém é limpo e econômico.
  • Hotel María Jose: quarto duplo com diária a partir de US$ 40. O Hotel María Jose tem uma das melhores relações custo-benefício nessa faixa de preço. O hotel tem decoração discreta e bom buffet de café da manhã. Sua localização é um dos pontos altos, a uma quadra do Parque de Santa Lucía.
  • Hotel La Piazzetta: quarto duplo com diária a partir de US$ 50. Localizado no charmoso Parque de la Mejorada, esse pequeno e bem decorado hotel é super elogiado, tendo atendimento perfeito e tranquilidade.
  • Hotel Boutique Casa Flor de Mayo: quarto duplo com diária a partir de US$ 60. O Hotel Boutique Casa Flor de Mayo está abrigado em uma casona histórica com decoração mexicana. A pousada é elogiada pelo atendimento, tamanho dos quartos e café da manhã.
  • Viva Merida Hotel Boutique: quarto duplo com diária a partir de US$ 70. O Viva Merida Hotel Boutique é um hotel localizado em uma bela mansão colonial, perto da área mais movimentada de Mérida. O hotel tem decoração tradicional, mas sem exagero.
  • Courtyard by Marriott Merida Downtown: quarto duplo com diária a partir de US$ 95. O Courtyard by Marriott Merida Downtown se destaca pela estrutura moderna, com piscina e bar no terraço. É uma opção diferente sobre onde ficar em Mérida.
  • Decu Downtown: quarto duplo com diária a partir de US$ 150. O Decu Downtown é um hotel boutique em Mérida no centro, com decoração minimalista sofisticada.

Esperamos que as dicas sobre o que fazer em Mérida tenham sido úteis! Leia todas as dicas sobre onde ficar em Mérida, inclusive com sugestões de hotéis baratos!

Boa viagem!

Comparador de seguro viagem Seletor de hotéis

Teste o seletor de hotéis do Guia!

PLANEJAMENTO DE VIAGEM

Reserva de hotéis

RESERVA DE HOTÉIS

Utilize o nosso link do Booking para conseguir as melhores ofertas de hotéis, pousadas e albergues.

O Booking oferece muitas vantagens: preços baixos, cancelamento gratuito de reservas, não é cobrada taxa de reserva e geralmente o pagamento é realizado somente na hora do check-in ou do check-out, na acomodação.

Reserva de carros

ALUGUEL DE CARROS

O Rentcars é um comparador de preços para encontrar a melhor tarifa no aluguel de carros em mais de 140 países.

Há várias vantagens em utilizar o serviço: não há cobrança de IOF, você pode realizar parcelamento, são muitas locadoras comparadas e não há cobrança de taxa para emissão da sua reserva.

Além disso, por padrão estão inclusas nas diárias Rentcars: quilometragem livre, proteção básica e as taxas administrativas da locadora.

Melhores seguros viagem

SEGURO VIAGEM

Tá em dúvida sobre qual seguro viagem comprar? O Seguros Promo oferece um comparador de seguros viagem que te ajuda a encontrar os melhores preços das principais seguradoras.

Utilize o nosso link para conseguir os preços mais baixos e com desconto.

Loja do viajante

LOJA DO VIAJANTE

Sabe quando você utiliza um check-list de viagem e descobre que faltam alguns itens para a sua bagagem?

Selecionamos produtos importantes que nós utilizamos e recomendamos você levar na sua viagem. Eles estão apresentados na Loja do Viajante

Melhor localização

CHECAR LOCALIZAÇÃO

Encontrou um hotel, mas não tem certeza se ele é bem localizado? Tire a dúvida com esta ferramenta gratuita. Ela analisará a localização, de acordo com uma metodologia específica, e atribuirá uma nota.

Vale dizer que a melhor área possível para se hospedar é aquela área agradável, segura, com acesso ao transporte público, restaurantes e próxima aos principais pontos turísticos.

Melhores hotéis

SELETOR DE HOTÉIS

O Seletor de Hotéis é uma ferramenta online, totalmente gratuita, que seleciona os hotéis, hostels, apartamentos, pousadas e hotéis-fazenda mais adequados ao perfil do viajante. Por meio de um método matemático, o Seletor de Hotéis descobre os hotéis perfeitos para você em qualquer cidade do mundo.

A única coisa que o viajante deve fazer é elencar (de 1 a 5) suas prioridades em relação às características dos hotéis. Qual é a ordem de importância das características do hotel para o viajante? Por exemplo: melhor localização, menor preço, maior qualidade, mais reservado e tamanho do hotel.

Podcast de viagem

GUIA DE VIAGEM

O Papo Viagem Podcast é um guia de viagem em áudio gratuito sobre vários destinos que conhecemos.

Nós contamos a nossa experiência nas cidades e passamos dicas sobre onde se hospedar, melhor época para viajar, atrações e muito mais.

ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe um comentário

error: Conteúdo protegido.