O que fazer em Mérida, México? Pontos Turísticos de Mérida

Mérida é a porta de entrada para conhecer as ruínas arqueológicas dos Maias. A cidade é grande, cheia de eventos e com bons passeios. Por isso, há muito o que fazer em Mérida, como você vai ver a seguir.

Confira também nosso artigo especial sobre onde ficar em Mérida!


O que fazer em Mérida, México?


Pontos Turísticos do Centro Histórico de Mérida

O que fazer em Mérida, México
Calle 60 e um exemplo das belas casonas antigas que existem por lá

O Centro Histórico é uma área com características diferentes. Há partes mais movimentadas e outras mais históricas e tranquilas.

O passeio costuma começar pela Calle 60, a principal do bairro e que tem muitas atrações a curta distância.

Na parte norte da Calle 60, fica o Parque de Santa Ana, com sua igrejinha amarela antiga, sendo um local mais tranquilo e, por isso, muito procurado para se hospedar em Mérida.

O que fazer em Mérida, México
Plaza Grande com a Catedral ao fundo

Um pouco mais ao sul, o turista vai encontrar um dos locais mais agradáveis do Centro Histórico, o Parque de Santa Lucía. Apesar de ser chamado de parque, é uma praça com vários restaurante e muitas árvores, além das tradicionais cadeiras brancas símbolos da cidade.

No Parque de Santa Lucía, é comum ter eventos culturais durante a noite. Aliás, a maioria das apresentações nas praças de Mérida acontece à noite nos dias de semana. Nos finais de semana, há eventos também de dia.

Saiba que o calor em Mérida é muito forte, por isso as noites são mais agradáveis do que os dias.

Continuando pela Calle 60, o turista vai se deparar com vários prédios bonitos, como o antigo prédio da Universidade de Yucatán, o Teatro José Peón Contreras e a belíssima Iglesia El Jesus,Tercera Orden. Ali perto, também pode ser visitada a Pinacoteca, focada em pintores mexicanos.

O que fazer em Mérida, México
Salón de la Historia no Palácio do Governo

O recorrido (tour) pela Calle 60 leva o turista ao coração do Centro Histórico, a Plaza Grande. Ao redor dela estão muitas opções sobre o que fazer em Mérida.

A Plaza Grande realmente é grande, bem arborizada e muito frequentada pelos moradores. Lá fica um dos letreiros da cidade. Nos finais de semana, não faltam apresentações na frente do Palácio Municipal. Há também muitas barraquinhas de comida.

A atração que mais gostamos na Plaza Grande foi o Palácio do Governo, uma construção não tão antiga (final do século XIX), mas com muita arte e beleza, além de ser uma atração gratuita.

O Palácio do Governo tem várias pinturas de Fernando Castro Pacheco, tanto no pátio central quanto no Salón de la Historia, na planta alta. As pinturas do afrancesado Salón de la Historia mostram os principais acontecimento do estado de Yucatán e têm excelentes legendas.

O que fazer em Mérida, México
Museu Macay e a Catedral

Na Plaza Grande, não dá para não notar a Catedral de San Ildefonso, que foi a primeira catedral a ser finalizada na América, tendo sido completamente construída no século XVI.

A Catedral é monumental por fora e fica belíssima no final do dia, com a luz do por do sol, e também com a iluminação à noite. O interior é bem sóbrio, mas impressiona pelo tamanho.

Na Plaza Grande, há dois museus que merecem ser visitados e são passeios rápidos. A Casa Museu de Montejo é um museu com mobiliário antigo, principalmente do século XIX, além de exposições temporárias de artistas locais.

Saiba que a construção é antiga, de meados do século XVI, local onde viveram os três Montejos, sendo o primeiro deles o conquistador de Yucatán. A Casa Museu de Montejo tem entrada gratuita.

O outro pequeno museu também é gratuito, o Museu Fernando Garcia Ponce (Museu Macay). O museu é focado em arte dos pintores locais e a exposição costuma mudar a cada 3 meses.

O que fazer em Mérida, México
Museu de Arte Popular

A área ao sul da Plaza Grande é super movimentada, com muitas lojas de produtos populares. A região não é perigosa, apenas não é bonita nem tranquila. É lá que fica o Mercado Lucas de Galvéz, o maior da cidade, mas que não achamos muito atrativo aos turistas.

Perto do mercado, o viajante pode conhecer o Museu de la Ciudad, que visitamos de graça no domingo. O que mais gostamos foi a exposição do pintor yucateco Manuel Lizama, com quadros que retratam a Mérida do passado. As fotografias antigas também são interessantes.

No Centro Histórico, há uma área bem agradável, que gostamos de conhecer. No Parque de la Mejorada fica uma antiga igreja, hoje chamada de Iglesia de la Señora del Carmen, uma praça tranquila e o bom Museu de Arte Popular.

O Museu de Arte Popular está localizado em uma pequena casa histórica, mas tem uma boa coleção e ótimas explicações sobre os ricos artesanatos mexicanos, com destaques para os feitos na região.

Visitando o museu, o turista vai conseguir perceber a diferença entre o que é artesanato de verdade e o que é imitação. No começo da visita, é apresentado um vídeo muito interessante sobre os trabalhos manuais mexicanos. Além disso, o museu é de graça.


Paseo de Montejo

O que fazer em Mérida, México
Paseo de Montejo em uma manhã de domingo

O Paseo de Montejo é o boulevard mais charmoso de Mérida, indo do Centro Histórico até o norte da cidade. O Paseo foi nomeado assim por causa do fundador de Mérida, Francisco de Montejo y León (o moço).

Construído no final do século XIX, em uma clara referência aos boulevards franceses, o Paseo de Montejo foi o local escolhido pela elite de Mérida para construir suas mansões gigantescas. A riqueza vinha da exploração do sisal.

O Paseo de Montejo rende um bom passeio nos finais de semana, principalmente pela manhã ou à noite, quando o calor dá uma trégua. Nas manhãs de domingo, o Paseo é fechado para os carros e há aluguel de bicicletas, além de atividades para as crianças.

O que fazer em Mérida, México
Palácio Cantón

No Paseo de Montejo, há alguns pontos turísticos de Mérida, como o Monumento a la Pátria, um dos símbolos da cidade. Já o belo Palácio Cantón hoje abriga o Museu de História e Arqueologia.

Não deixe de tirar fotos das Casas Gemelas, que são duas mansões iguaizinhas, além de serem cópias de mansões na França. A Heladeria El Colón é muito procurada e, apesar de estar no endereço mais sofisticado da cidade, é uma sorveteria simples, com decoração vintage.

Outra atração conhecida é o Museu La Quinta Montes Molina, que era a mansão do governador da região na época do Porfiriato (final do século XIX e começo do século XX) e hoje é uma casa-museu. Para visitá-la, é preciso reservar e pagar 85 pesos por pessoa.


Gran Museo del Mundo Maya

O que fazer em Mérida, México
Fonte: TripAdvisor

Localizado a 6 km do Centro Histórico, o Gran Museo del Mundo Maya é uma das opções sobre o que fazer em Mérida que vem se tornando muito procurada.

O Gran Museo del Mundo Maya é focado na arqueologia da Civilização Maia, contanto com cerca de mil peças arqueológicas. O edifício também é muito elogiado.

A entrada para o Gran Museo del Mundo Maya custa 150 pesos e o museu fecha às terças.


Passeio a Izamal

O que fazer em Mérida, México
Átrio e igreja do Convento

A partir de Mérida é possível fazer vários passeios interessantes, principalmente para sítios arqueológicos maias. Porém, há também um ótimo passeio de um dia para a cidade colonial de Izamal.

Conhecida como a cidade amarela de Yucatán, Izamal é famosa por seu grande convento amarelo super fotogênico. O átrio do convento é enorme, só perde em tamanho para a Praça de São Pedro no Vaticano.

A igreja do Convento de San Antônio de Pádua é simples em seu interior, mas os arcos do átrio são belíssimos. A entrada para o convento é gratuita.

Como o convento fica bem no centro da cidade, é fácil encontrar belas ruas amarelas para fotografar, assim como o letreiro da cidade. Também no centro, o viajante pode ir à ruína Kinich Kak-Mo.

O que fazer em Mérida, México
Convento, letreiro e ruínas maias

O sítio arqueológico Kinich Kak-Mo é o melhor da cidade, com uma plataforma onde fica uma pirâmide que você pode subir de graça. As vistas são bem bonitas e não é difícil subir, basta ter cuidado.

Como ir de Mérida a Izamal?

A alternativa mais econômica e ideal para quem está sem carro é ir de van. As vans saem da Calle 65, entre as calles 54 e 52, perto de uma farmácia. Essa área é bem centrão, mas não é perigosa, apenas movimentada.

A van custa 35 pesos por trajeto por pessoa. Para voltar, é só esperar na Calle 31 em Izamal, no edifício com arcos.


Passeio a Chichen Itzá

O que fazer em Mérida, México
Pirâmide de Kukulcán

Ir ao sítio arqueológico de Chichen Itzá é um passeio que o turista tem que fazer e a partir de Mérida é fácil, sem necessidade de contratar um tour caro. Basta usar os ônibus da ADO, que saem do terminal CAME.

Desde 2007, Chichen Itzá é uma das Maravilhas do Mundo, além de Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.

Chichen Itzá foi um dos centros políticos e econômicos da Civilização Maia, com o apogeu no século XII. A cidade é um dos melhores exemplos da mescla entre a Cultura Maia e Tolteca.

A zona arqueológica é grande, o que exige pelo menos 2h para ver a maioria das construções.

A primeira edificação a ser vista é a Pirâmide de Kukulcán (serpente emplumada), símbolo do local. A pirâmide é simétrica e tem vários elementos ligados à astronomia, como os 365 degraus que representam os dias do ano.

Ao redor da Pirâmide de Kukulcán há vários templos e locais para visitar, como o Templo de los Guerreros; a Plaza de las Mil Columnas (são 200 ao total) e a Plataforma de los Cráneos.

O que fazer em Mérida, México
Uma das construções no Edifício de las Monjas

Em Chichen Itzá, não dá para deixar de ir ver El Gran Juego de Pelota, que é enorme, e o Observatório ou Caracol, que era um local de observação das estrelas e planetas. O Edificio de las Monjas foi um dos nossos preferidos, por causa dos detalhes decorativos rebuscados.

Um passeio que pode complementar a ida a Chichen Itzá é parar no cenote Ik Kil, a 3 km da zona arqueológica, sendo um dos mais bonitos do país.

A zona arqueológica abre todos os dias das 8h às 17h. Domingo gratuito para os mexicanos e residentes. O ticket adulto custa 254 pesos, 70 para o Instituto de Arqueologia (INAH) e 184 para o Governo de Yucatán. Aceitam cartão.

Nós gostamos muito de Chichen Itzá e, verdadeiramente, é um dos sítios arqueológicos mais impressionantes do México. Só o comércio deveria ser melhor controlado.


Outros passeios a partir de Mérida

O que fazer em Mérida, México
Uxmal. Fonte: Flickr por Ted McGrath

Além de Chichen Itzá, um dos sítios maias mais procurados é a chamada Ruta Puuc, que inclui várias ruínas com o rebuscado estilo Puuc, que acredita-se tenham sido construídas entre 600 e 1100 d.C.

A Ruta Puuc completa inclui 5 sítios arqueológicos: Labna, Xlapak, Sayil, Kabah e Uxmal, ao longo quase 60 km. Todos esses locais são Patrimônio da Humanidade da UNESCO e proporcionam uma visita com menos turistas e muitas belas ruínas.

Em Labna, os destaques são um amplo palácio e um arco bastante rebuscado. Já Xlapak é bem pequeno e, por isso, gratuito. Sayil tem uma construção com três andares que impressiona.

Os dois mais impressionantes sítios arqueológicos são Kabah e Uxmal. Kabah tem ruínas muito conservadas, com detalhes decorativos ainda bem perceptíveis. Já Uxmal é uma cidade inteira em ruínas, com pirâmides grandes, sendo um dos mais importantes de toda a península de Yucatán.

Para visitar a Ruta Pucc há 3 alternativas. A melhor delas é alugar um carro e fazer o roteiro no seu ritmo. Várias agências de turismo em Mérida também vendem passeios. Para os viajantes econômicos, há o ônibus aos domingos a partir das 6h da manhã, eles saem o terminal CAME.

Esperamos que as dicas sobre o que fazer em Mérida tenham sido úteis! Não se esqueça de ver todas as dicas sobre onde ficar em Mérida, inclusive com sugestões de hotéis baratos!

Comparador de seguro viagem

Boa viagem, viajante!

PLANEJAMENTO DE VIAGEM
Reserva de hotéis
RESERVA DE HOTÉIS

Utilize o nosso link do Booking para conseguir as melhores ofertas de hotéis, pousadas e albergues.

O Booking oferece muitas vantagens: preços baixos, cancelamento gratuito de reservas, não é cobrada taxa de reserva e geralmente o pagamento é realizado somente na hora do check-in ou do check-out, na acomodação.

CHECAR LOCALIZAÇÃO

Encontrou um hotel, mas não tem certeza se ele é bem localizado? Tire a dúvida com esta ferramenta gratuita. Ela analisará a localização, de acordo com uma metodologia específica, e atribuirá uma nota.

Vale dizer que a melhor área possível para se hospedar é aquela área agradável, segura, com acesso ao transporte público, restaurantes e próxima aos principais pontos turísticos.

SELETOR DE HOTÉIS

O Seletor de Hotéis é uma ferramenta online, totalmente gratuita, que seleciona os hotéis, hostels, apartamentos, pousadas e hotéis-fazenda mais adequados ao perfil do viajante. Por meio de um método matemático, o Seletor de Hotéis descobre os hotéis perfeitos para você em qualquer cidade do mundo.

A única coisa que o viajante deve fazer é elencar (de 1 a 5) suas prioridades em relação às características dos hotéis. Qual é a ordem de importância das características do hotel para o viajante? Por exemplo: melhor localização, menor preço, maior qualidade, mais reservado e tamanho do hotel.

ALUGUEL DE CARROS

O Rentcars é um comparador de preços para encontrar a melhor tarifa no aluguel de carros em mais de 140 países.

Há várias vantagens em utilizar o serviço: não há cobrança de IOF, você pode realizar parcelamento, são muitas locadoras comparadas e não há cobrança de taxa para emissão da sua reserva.

Além disso, por padrão estão inclusas nas diárias Rentcars: quilometragem livre, proteção básica e as taxas administrativas da locadora.

SEGURO VIAGEM

Tá em dúvida sobre qual seguro viagem comprar? O SegurosPromo é um comparador de seguros viagem que te ajuda a encontrar os melhores preços das principais seguradoras.

Utilize o nosso link para conseguir os preços mais baixos, bem como o cupom de desconto NOMADEDIGITAL5 para ganhar 5% de desconto.

GUIA DE VIAGEM

O Papo Viagem Podcast é um guia de viagem em áudio gratuito sobre vários destinos que conhecemos.

Nós contamos a nossa experiência nas cidades e passamos dicas sobre onde se hospedar, melhor época para viajar, atrações e muito mais.

Posts que você deve ver também!

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Receber notificações de
error: Conteúdo protegido.