Menu
América do Norte

O que fazer em Tulum, México? Pontos Turísticos de Tulum

Atualizado em: 21 de agosto de 2020

Tulum é uma das cidades que mais cresce no México. O pequeno Pueblo com origens muito antigas é hoje uma cidade voltada ao turismo, com cada vez mais hospedagens e restaurantes. O que fazer em Tulum não falta, como vamos mostrar a seguir!

Leia também nosso artigo especial sobre onde ficar em Tulum bem localizado e em hospedagens que realmente valem a pena!

O que fazer em Tulum, México? Pontos turísticos de Tulum

O que fazer em Tulum, México? Pontos Turísticos de Tulum
Pueblo é a estrela amarela

Primeiro, temos que entender como é Tulum, sua organização geográfica. A cidade tem três áreas principais: Pueblo, Zona Hoteleira e Zona Arqueológica.

O Pueblo é a estrela amarela no mapa e está a 3 km da entrada da Zona Arqueológica (estrela rosa) e 3,5 km da Zona Hoteleira (área alaranjada).

O Pueblo é o local onde vivem os mexicanos e estão as hospedagens mais econômicas (e as que mais valem a pena) e restaurantes variados.

Já na Zona Hoteleira e também entre ela e a Zona Arqueológica ficam os resorts de frente para o mar e os restaurantes mais sofisticados.

No post “como chegar a Tulum” mostramos como se deslocar entre essas áreas usando o transporte público. Mas de maneira geral, o melhor é alugar uma bicicleta ou um carro, dependendo do seu orçamento.

Agora vamos descobrir o que fazer em Tulum em cada parte da cidade!

Ruínas Maias em Tulum

Ruínas Maias em Tulum
O templo conhecido popularmente como uma torre

A Zona Arqueológica também é conhecida como Ruínas Maias de Tulum e diferem de tantas outras existentes na Península de Yucatán por estarem em um penhasco à beira do mar.

A antiga Zamá (amanhecer ou manhã na língua maia) era uma das poucas cidades maias com função portuária e o único porto que chegou aos dias de hoje razoavelmente conservado.

Acredita-se que Zamá se tornou um importante porto no período pós-clássico, entre o século XIII e meados do século XV.

Aliás, o famoso El Castillo era um ponto de referência para as embarcações conseguirem ultrapassar a segunda maior barreira de corais do mundo.

Além disso, El Castillo é o ponto mais alto das ruínas e uma das maiores construções. Nele há referências ao deus descendente (que também aparece em outros templos) e a serpente emplumada (Kukulcán em maia).

O que mais gostamos nas Ruínas Maias de Tulum é o fato de ser uma cidade organizada, toda cercada por muros, com apenas 5 entradas. Dá para perceber como o local foi bem planejado.

O que fazer em Tulum, México? Pontos Turísticos de Tulum
El Castillo (foto vertical e canto inferior)

As ruínas não são grandes, em apenas 1h dá para ver tudo e tirar muitas fotos. Mas temos alguns destaques para mencionar:

  • Torre no penhasco: é o cartão-postal de Tulum e, aliás, não é uma torre, mas sim um local de adoração (templo). As verdadeiras torres de observação (são duas) estão nas extremidades da muralha viradas ao continente;
  • Templo Dios del Viento: é de onde se tem as melhores vistas do El Castillo com o mar;
  • Templo de Los Frescos: é um dos mais recentes e se destaca por ter murais internos restaurados;
  • Casa del Cenote: lá foi encontrada uma pequena piscina e uma tumba. A água doce e os cenotes tinham grande importância religiosa para os maias;
  • Templo del Dios Descendente: fica perto de El Castillo e tem a figura do deus mais adorado em Zamá.

Dicas para visitar as ruínas de Tulum

Dicas para visitar as ruínas de Tulum
Calçadas e templos

Nossa principal dica é chegar cedo, assim que a bilheteria abre (às 8h), porque a partir das 9h as ruínas ficam cheias de visitantes, muitos deles vêm de Playa del Carmen e Cancún.

Pela manhã, há o ponto positivo do sol iluminar praticamente todas as construções, com exceção de El Castillo.

Fique atento às vistas a partir das encostas, que são as melhores. Atrás do Castillo é possível tirar a foto icônica de Tulum.

Vale dizer que não é permitido subir ou chegar muito perto das construções, o que é essencial para preservá-las.

Para chegar às ruínas, você pode usar as vans que saem da Avenida Tulum ou ir de bicicleta. Inclusive há lugar para deixar as bikes.

A entrada das ruínas fica a 850 metros do estacionamento e da rodovia, mas há transporte de “trenzinho”, pago separadamente.

Há uma pequena praia nas ruínas, mas é pequena mesmo e costuma ficar lotada. De qualquer maneira, é bom ir com roupa de banho, porque há praias próximas excelentes. Leve também água, chapéu e protetor solar, porque o calor é muito forte.

A Zona Arqueológica fica aberta todos os dias das 8h às 17h. O ingresso adulto custa 80 pesos. Mais informações no site oficial do INAH (Instituto Nacional de Antropologia e História).

Nós temos um artigo específico sobre o passeio às Ruínas de Tulum!

Melhores praias em Tulum e cenotes

Playa Paraíso em Tulum
Playa Paraíso

As praias em Tulum se estendem por uma ampla faixa até terminarem na Reserva da Biosfera Sian Ka’na, que é uma área de difícil acesso.

Na nossa opinião, as melhores praias em Tulum se localizam logo após as ruínas, com destaque para a Playa Santa Fé e a Playa Paraíso, uma perto da outra.

Nessas praias, assim como em quase todas, há beach clubs ou hotéis nos quais podem ser alugados espreguiçadeiras e guarda-sóis. Mas também dá para ficar na praia sem pagar nada.

O melhor momento para visitar a Playa Santa Fé e a Playa Paraíso é depois de fazer o passeio às ruínas, porque ficam muito próximas.

Há diversas praias na Zona Hoteleira. Muitas vezes, o viajante fica confuso procurando a entrada pública. Normalmente, os restaurantes e os hotéis deixam os banhistas passarem para acessar a faixa de areia e o mar.

Para ir à Zona Hoteleira saindo do Pueblo, as vans partem da Calle Orion Sur com a Neptuno Oriente e custam 15 pesos por pessoa por trajeto.

O que fazer em Tulum, México? Pontos Turísticos de Tulum
Gran Cenote. Fonte: TripAdvisor

Além das praias, os cenotes fazem parte do passeio de quem visita a Riviera Maya. Um cenote pode ser uma caverna ou gruta que acumulou água da chuva. A cor e a beleza dos cenotes os tornam muito atrativos para o turismo.

O Gran Cenote (180 pesos) é o mais acessível a partir do Pueblo de Tulum, apenas 4 km de distância. A grande beleza do Gran Cenote é a integração com a mata. Como tem muita claridade, já que é um cenote aberto, as fotos ficam bem bonitas.

Perto do Gran Cenote fica o menos conhecido Cenote Calavera, que se assemelha a uma caverna com duas aberturas, então, é mais escuro. A entrada custa 100 pesos.

Também muito perto do Pueblo ficam o Cenote Cristal e o Cenote Escondido, separados somente pela rodovia.

O Cenote Cristal é mais conhecido, afinal, é uma grande piscina de água clara e com vegetação ao redor. O ticket conjunto custa 120 pesos.

O Cenote Dos Ojos é mais distantes, cerca de 30 minutos do Pueblo, em direção a Playa del Carmen. Esse passeio serve para conhecer dois belos cenotes (200 pesos), mas há também tours por cavernas com água, algo que nem todo mundo gosta e custa bem mais caro.

O interessante é ir ao Cenote Dos Ojos quando já estiver visitando alguma atração próxima, como a praia de Akumal ou o parque de diversão Xel-Há.

Ruínas de Cobá

Ruínas de Cobá
Fonte: TripAdvisor

Apesar de não ser uma atração em Tulum, a Zona Arqueológica de Cobá fica relativamente perto do Pueblo, cerca de 50 km.

As ruínas de Cobá contam com pirâmides em meio à mata densa e estão espalhadas pela floresta, tendo vários lagos próximos. A cidade foi importante até o século XI, mas era muito mais antiga.

O melhor em Cobá é alugar uma bicicleta e percorrer as ruínas, afinal, faz muito calor, o que dificulta caminhar.

A Zona Arqueológica fica aberta todos os dias das 8h às 17h e o ingresso adulto custa 80 pesos. Para mais informações, confira o site oficial.

Mapa com os pontos turísticos de Tulum

Confira no mapa a localização das principais atrações turísticas de Tulum. Basta clicar no “botão com seta” para acessar a legenda do mapa.

Esperamos que as dicas sobre o que fazer em Tulum tenham sido úteis para planejar sua viagem! Leia também nosso artigo especial sobre onde ficar em Tulum bem localizado e com dicas de hospedagens para todos os bolsos, inclusive econômicas.

Boa viagem!

PLANEJAMENTO DE VIAGEM

Reserva de hotéis

RESERVA DE HOTÉIS

Utilize o nosso link do Booking para conseguir as melhores ofertas de hotéis, pousadas e albergues.

O Booking oferece muitas vantagens: preços baixos, cancelamento gratuito de reservas, não é cobrada taxa de reserva e geralmente o pagamento é realizado somente na hora do check-in ou do check-out, na acomodação.

Melhor localização

CHECAR LOCALIZAÇÃO

Encontrou um hotel, mas não tem certeza se ele é bem localizado? Tire a dúvida com esta ferramenta gratuita. Ela analisará a localização, de acordo com uma metodologia específica, e atribuirá uma nota.

Vale dizer que a melhor área possível para se hospedar é aquela área agradável, segura, com acesso ao transporte público, restaurantes e próxima aos principais pontos turísticos.

Melhores hotéis

SELETOR DE HOTÉIS

O Seletor de Hotéis é uma ferramenta online, totalmente gratuita, que seleciona os hotéis, hostels, apartamentos, pousadas e hotéis-fazenda mais adequados ao perfil do viajante. Por meio de um método matemático, o Seletor de Hotéis descobre os hotéis perfeitos para você em qualquer cidade do mundo.

A única coisa que o viajante deve fazer é elencar (de 1 a 5) suas prioridades em relação às características dos hotéis. Qual é a ordem de importância das características do hotel para o viajante? Por exemplo: melhor localização, menor preço, maior qualidade, mais reservado e tamanho do hotel.

Reserva de carros

ALUGUEL DE CARROS

O Rentcars é um comparador de preços para encontrar a melhor tarifa no aluguel de carros em mais de 140 países.

Há várias vantagens em utilizar o serviço: não há cobrança de IOF, você pode realizar parcelamento, são muitas locadoras comparadas e não há cobrança de taxa para emissão da sua reserva.

Além disso, por padrão estão inclusas nas diárias Rentcars: quilometragem livre, proteção básica e as taxas administrativas da locadora.

Melhores seguros viagem

SEGURO VIAGEM

Tá em dúvida sobre qual seguro viagem comprar? O SegurosPromo é um comparador de seguros viagem que te ajuda a encontrar os melhores preços das principais seguradoras.

Utilize o nosso link para conseguir os preços mais baixos, bem como o cupom de desconto NOMADEDIGITAL5 para ganhar 5% de desconto.

Podcast de viagem

GUIA DE VIAGEM

O Papo Viagem Podcast é um guia de viagem em áudio gratuito sobre vários destinos que conhecemos.

Nós contamos a nossa experiência nas cidades e passamos dicas sobre onde se hospedar, melhor época para viajar, atrações e muito mais.

Loja do viajante

LOJA DO VIAJANTE

Sabe quando você utiliza um check-list de viagem e descobre que faltam alguns itens para a sua bagagem?

Selecionamos produtos importantes que nós utilizamos e recomendamos você levar na sua viagem. Eles estão apresentados na Loja do Viajante

Sobre o autor

Internacionalista, jornalista e viajante apaixonada por cultura e história, todos os dias eu consigo unir minhas paixões escrevendo no Guia do Nômade Digital. Acredito que ler e se informar transformam as férias em uma experiência inesquecível. Já escrevi um guia de viagem sobre a Cidade do México e apresentei mais de 80 episódios do Papo Viagem Podcast.

Sem Comentários

    Deixe um Comentário

    error: Conteúdo protegido.