O que fazer em Tulum, México? Pontos Turísticos de Tulum

Tulum é uma das cidades que mais cresce no México. O pequeno Pueblo com origens muito antigas é hoje uma cidade voltada ao turismo, com cada vez mais hospedagens e restaurantes. O que fazer em Tulum não falta, como vamos mostrar a seguir!

Confira também nosso artigo especial sobre onde ficar em Tulum!


O que fazer em Tulum, México?

O que fazer em Tulum, México? Pontos Turísticos de Tulum

Primeiro, temos que entender como é Tulum, sua organização geográfica. A cidade tem três áreas principais: Pueblo, Zona Hoteleira e Zona Arqueológica.

O Pueblo é a estrela amarela no mapa e está a 3 km da entrada da Zona Arqueológica (estrela rosa) e 3,5 km da Zona Hoteleira (área alaranjada).

O Pueblo é o local onde vivem os mexicanos e estão as hospedagens mais econômicas e restaurantes variados. Já na Zona Hoteleira e também entre ela e a Zona Arqueológica ficam os resorts de frente para o mar e os restaurantes mais sofisticados.

No post “como chegar em Tulum” mostramos como se deslocar entre essas áreas usando o transporte público. Mas de maneira geral, o melhor é alugar uma bicicleta ou um carro, dependendo do seu orçamento.

Agora vamos descobrir o que fazer em Tulum em cada parte da cidade!


Ruínas Maias em Tulum

O que fazer em Tulum, México? Pontos Turísticos de Tulum
O templo conhecido popularmente como uma torre

A Zona Arqueológica também é conhecida como ruínas maias de Tulum e diferem de tantas outras existentes na Península de Yucatán por estarem em um penhasco à beira do mar.

A antiga Zamá (amanhecer ou manhã na língua maia) era uma das poucas cidades maias com função portuária e o único porto que chegou aos dias de hoje razoavelmente conservado.

Acredita-se que Zamá se tornou um importante porto no período pós-clássico, entre o século XIII e meados do século XV.

O famoso El Castillo era um ponto de referência para as embarcações conseguirem ultrapassar a segunda maior barreira de corais do mundo.

Além disso, El Castillo é o ponto mais alto das ruínas e uma das maiores construções. Nele há referências ao deus descendente (que também aparece em outros templos) e a serpente emplumada (kukulcán em maia).

O que mais gostamos nas ruínas maias de Tulum é o fato de ser uma cidade organizada, toda cercada por muros, com apenas 5 entradas. Dá para perceber como o local foi bem planejado.

O que fazer em Tulum, México? Pontos Turísticos de Tulum
El Castillo (foto vertical e canto inferior)

As ruínas não são grandes, em apenas 1h dá para ver tudo e tirar muitas fotos. Mas temos alguns destaques para mencionar:

  • Torre no penhasco: é o cartão-postal de Tulum e, aliás, não é uma torre, mas sim um local de adoração. As verdadeiras torres de observação (são duas) estão nas extremidades da muralha viradas ao continente;
  • Templo Dios del Viento: é de onde se tem as melhores vistas do El Castillo com o mar;
  • Templo de Los Frescos: é um dos mais recentes e se destaca por ter murais internos restaurados;
  • Casa del Cenote: lá foi encontrada uma pequena piscina e uma tumba. A água doce e os cenotes tinham grande importância religiosa para os maias;
  • Templo del Dios Descendente: fica perto de El Castillo e tem a figura do deus mais adorado em Zamá.

Dicas para visitar as ruínas de Tulum

O que fazer em Tulum, México? Pontos Turísticos de Tulum
Calçadas e templos

Nossa principal dica é chegar cedo, assim que a bilheteria abre (às 8h), porque a partir das 9h as ruínas ficam cheias de visitantes.

Pela manhã, há o ponto positivo do sol iluminar praticamente todas as construções, com exceção de El Castillo.

Fique atento às vistas a partir das encostas, que são as melhores. Atrás do Castillo é possível tirar a foto icônica de Tulum.

Vale dizer que não é permitido subir ou chegar muito perto das construções, o que é importante para preservá-las.

Para chegar às ruínas, você pode usar as vans que saem da Avenida Tulum ou ir de bicicleta. Inclusive há lugar para deixar as bikes.

A entrada das ruínas fica a 850 metros do estacionamento e da rodovia, mas há transporte de “trenzinho”, pago separadamente.

Há uma pequena praia nas ruínas, mas é pequena mesmo e costuma ficar lotada. De qualquer maneira, é bom ir com roupa de banho, porque há praias próximas excelentes. Leve também água, chapéu e protetor solar, porque o calor é muito forte.

A Zona Arqueológica fica aberta todos os dias das 8h às 17h. O ingresso adulto custa 70 pesos. Mais informações no site oficial.


Melhores praias em Tulum e cenotes

O que fazer em Tulum, México? Pontos Turísticos de Tulum
Playa Paraíso

As praias em Tulum se estendem por uma ampla faixa até terminarem na Reserva da Biosfera Sian Ka’na, que é uma área de difícil acesso.

Na nossa opinião, as melhores praias em Tulum se localizam logo após as ruínas, com destaque para a Playa Santa Fé e a Playa Paraíso, uma perto da outra.

Nessas praias, assim como em quase todas, há beach clubs ou hotéis nos quais podem ser alugados espreguiçadeiras e guarda-sóis. Mas também dá para ficar na praia sem pagar nada.

O melhor momento para visitar a Playa Santa Fé e a Playa Paraíso é depois de fazer o passeio às ruínas, porque ficam muito próximas.

Há diversas praias na Zona Hoteleira. Muitas vezes, o viajante fica confuso procurando a entrada pública. Normalmente, os restaurantes e os hotéis deixam os banhistas passarem para acessar a faixa de areia e o mar.

Para ir à Zona Hoteleira saindo do Pueblo, as vans partem da Calle Orion Sur com a Neptuno Oriente e custam 15 pesos por pessoa por trajeto.

O que fazer em Tulum, México? Pontos Turísticos de Tulum
Gran Cenote. Fonte: TripAdvisor

Além das praias, os cenotes fazem parte do passeio de quem visita a Riviera Maya. Um cenote pode ser uma caverna ou gruta que acumulou água da chuva. A cor e a beleza dos cenotes os tornam muito atrativos para o turismo.

O Gran Cenote (180 pesos) é o mais acessível a partir do Pueblo de Tulum, apenas 4 km de distância. A grande beleza do Gran Cenote é a integração com a mata. Como tem muita claridade, já que é um cenote aberto, as fotos ficam bem bonitas.

Perto do Gran Cenote fica o menos conhecido Cenote Calavera, que se assemelha a uma caverna com duas aberturas, então, é mais escuro. A entrada custa 100 pesos.

Também muito perto do Pueblo ficam o Cenote Cristal e o Cenote Escondido, separados somente pela rodovia. O Cenote Cristal é mais conhecido, afinal, é uma grande piscina de água clara e com vegetação ao redor. O ticket conjunto custa 120 pesos.

O Cenote Dos Ojos é mais distantes, cerca de 30 minutos do Pueblo, em direção a Playa del Carmen. Esse passeio serve para conhecer dois belos cenotes (200 pesos), mas há também tours por cavernas com água, algo que nem todo mundo gosta e custa bem mais caro.

O interessante é ir ao Cenote Dos Ojos quando já estiver visitando alguma atração próxima, como a praia de Akumal ou o parque de diversão Xel-Há.


Ruínas de Cobá

O que fazer em Tulum, México? Pontos Turísticos de Tulum
Fonte: TripAdvisor

Apesar de não ser uma atração em Tulum, a Zona Arqueológica de Cobá fica relativamente perto do Pueblo, cerca de 50 km.

As ruínas de Cobá contam com pirâmides em meio à mata densa e estão espalhadas pela floresta, tendo vários lagos próximos. A cidade foi importante até o século XI, mas era muito mais antiga.

O melhor em Cobá é alugar uma bicicleta e percorrer as ruínas, afinal, faz muito calor, o que dificulta caminhar.

A Zona Arqueológica fica aberta todos os dias das 8h às 17h e o ingresso adulto custa 70 pesos. Para mais informações, confira o site oficial.


Mapa com os pontos turísticos de Tulum

Esperamos que as dicas sobre o que fazer em Tulum tenham sido úteis para planejar sua viagem! Não se esqueça de ler nosso artigo especial sobre onde ficar em Tulum!

Boa viagem, viajante!

PLANEJAMENTO DE VIAGEM
Reserva de hotéis
RESERVA DE HOTÉIS

Utilize o nosso link do Booking para conseguir as melhores ofertas de hotéis, pousadas e albergues.

O Booking oferece muitas vantagens: preços baixos, cancelamento gratuito de reservas, não é cobrada taxa de reserva e geralmente o pagamento é realizado somente na hora do check-in ou do check-out, na acomodação.

CHECAR LOCALIZAÇÃO

Encontrou um hotel, mas não tem certeza se ele é bem localizado? Tire a dúvida com esta ferramenta gratuita. Ela analisará a localização, de acordo com uma metodologia específica, e atribuirá uma nota.

Vale dizer que a melhor área possível para se hospedar é aquela área agradável, segura, com acesso ao transporte público, restaurantes e próxima aos principais pontos turísticos.

SELETOR DE HOTÉIS

O Seletor de Hotéis é uma ferramenta online, totalmente gratuita, que seleciona os hotéis, hostels, apartamentos, pousadas e hotéis-fazenda mais adequados ao perfil do viajante. Por meio de um método matemático, o Seletor de Hotéis descobre os hotéis perfeitos para você em qualquer cidade do mundo.

A única coisa que o viajante deve fazer é elencar (de 1 a 5) suas prioridades em relação às características dos hotéis. Qual é a ordem de importância das características do hotel para o viajante? Por exemplo: melhor localização, menor preço, maior qualidade, mais reservado e tamanho do hotel.

ALUGUEL DE CARROS

O Rentcars é um comparador de preços para encontrar a melhor tarifa no aluguel de carros em mais de 140 países.

Há várias vantagens em utilizar o serviço: não há cobrança de IOF, você pode realizar parcelamento, são muitas locadoras comparadas e não há cobrança de taxa para emissão da sua reserva.

Além disso, por padrão estão inclusas nas diárias Rentcars: quilometragem livre, proteção básica e as taxas administrativas da locadora.

SEGURO VIAGEM

Tá em dúvida sobre qual seguro viagem comprar? O SegurosPromo é um comparador de seguros viagem que te ajuda a encontrar os melhores preços das principais seguradoras.

Utilize o nosso link para conseguir os preços mais baixos, bem como o cupom de desconto NOMADEDIGITAL5 para ganhar 5% de desconto.

GUIA DE VIAGEM

O Papo Viagem Podcast é um guia de viagem em áudio gratuito sobre vários destinos que conhecemos.

Nós contamos a nossa experiência nas cidades e passamos dicas sobre onde se hospedar, melhor época para viajar, atrações e muito mais.

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Receber notificações de
error: Conteúdo protegido.