O que fazer em Playa del Carmen, México? Pontos Turísticos

Playa del Carmen é a cidade que proporciona a melhor experiência de viagem pela Riviera Maya. Sua localização é excelente para visitar sítios arqueológicos e ir às mais belas praias da região. Há muito o que fazer em Playa del Carmen.

Muitos passeios a partir de Playa del Carmen podem ser feitos também saindo de Cancún, mas em Playa tudo fica mais fácil e mais rápido. Vale a pena dedicar vários dias para conhecer a variedade de pontos turísticos que vamos mostra a seguir.

Além disso, ter Playa del Carmen como base para conhecer a Riviera Maya (no lugar de Cancún) significa uma boa economia em hospedagem, porque Playa tem a rede hoteleira mais diversificada, inclusive com hotéis baratos.

Confira também nosso artigo especial sobre onde ficar em Playa del Carmen, com sugestão de hotéis para todos os bolsos.


O que fazer em Playa del Carmen

Melhores praias em Playa del Carmen

O que fazer em Playa del Carmen, México? Pontos Turísticos
Uma das playas centrais

O turista que se hospeda em Playa del Carmen tem dois tipos de praias a disposição: as que ficam na cidade e as praias próximas.

As praias que efetivamente estão em Playa del Carmen são praias públicas com areia dourada e mar com um belo tom de verde. Recomendamos a praia central perto do beach club Mamitas, principalmente pela manhã, quando a maré fica baixa e há menos gente.

Para quem quer uma praia tranquila o dia todo e ainda sim fácil de chegar, há a Playa 88, que tem a famosa Bandeira Azul e pode ser acessada pela Calle 88 Norte. É nessa região que fica a Punta Esmeralda.

A Playa 88 se destaca por ter uma área com mata preservada, faixa de areia longa, porém estreita em largura, e água esverdeada. O bom da Playa 88 é o fato de ser sem ondas, como em uma piscina, ideal para crianças.

Para conhecer praias mais exuberantes, é importante ir além das praias centrais de Playa del Carmen, que são bonitas, porém não surpreendem os brasileiros já acostumados com praias belíssimas.

O que fazer em Playa del Carmen, México? Pontos Turísticos
Playa 88

Uma das praias mais bonitas que visitamos foi Xpu-Há. Infelizmente, tem que pagar para acessá-la (50 pesos por pessoa), mas a praia é pouco visitada, a areia é branca e o mar tem um tom de verde incrível, muito transparente, que só aparece quando há sol.

Para completar a visita a Xpu-Há, o viajante pode visitar o Cenote Azul (80 pesos), um grande cenote aberto com vegetação ao redor e vários peixes. Os cenotes são cavernas ou grutas que acumularam água da chuva e são muito comuns na Península de Yucatán.

Mais ao sul de Xpu-Há fica outra bela praia, a Playa de Akumal, muito procurada por turistas do mundo todo por causa das tartarugas. Por ser excessivamente visitada, é preciso cuidado com os golpes aplicados nos turistas.

O que fazer em Playa del Carmen, México? Pontos Turísticos
Xpu-Há

O Cenote Dos Ojos não fica distante da Playa de Akumal. Esse passeio serve para conhecer dois belos cenotes (200 pesos), mas há também tours por cavernas com água, algo que nem todo mundo gosta e custa bem mais caro.

Outra boa combinação de praia e cenote é a visita à Praia de Xcacel, uma praia menos turística. Para visitar a praia e o cenote o valor é de 80 pesos por pessoa.

Para conhecer todos esses locais é muito mais fácil estar de carro, mas o viajante econômico pode usar as vans que saem todos os dias de Playa, muito utilizadas pelos turistas.

As vans saem da Calle 2 Norte, entre as avenidas 15 e 20 Norte, em Playa del Carmen. Basta perguntar pelas vans que vão para a praia escolhida.

Em relação aos custos, por exemplo, a van para Tulum custa apenas 40 pesos por pessoa por trajeto e a viagem leva cerca de 1h.


Passeio a Cozumel

O que fazer em Playa del Carmen, México? Pontos Turísticos
Punta Sur. Fonte: Wikimedia

Um dos passeios mais populares em Playa del Carmen é ir a Ilha de Cozumel. Apenas 19 km separam Cozumel de Playa, por isso é fácil chegar à ilha.

Os ferries saem da área central de Playa del Carmen todos os dias (a cada 1h) e em 35 minutos já se chega a ilha. O ticket varia entre 140-170 pesos, dependendo da empresa de barco, e não precisa comprar com antecedência.

Essa proximidade propicia fazer um passeio de bate e volta, caso o turista tenha pouco tempo disponível ou simplesmente não queira se hospedar em Cozumel.

O foco do turismo na ilha é o mergulho e também a prática de snorkeling. Há muitas empresas de mergulho na ilha.

Um dos passeios mais procurados é para o banco de areia El Cielo, que tem esse nome por causa das estrelas do mar. Nem sempre elas estão presentes e a fama do local tem atraído cada vez mais turistas.

No sul da ilha estão as melhores condições para o mergulho, porque a correnteza é mais fraca e há grande quantidade de recifes na região.

O Parque Punta Sur é a reserva natural mais importante da ilha e muito visitado. Lá ficam belas praias para fazer snorkel e nadar, além de ser possível avistar muitas aves.

Além das belezas do mar, é possível visitar pelos sítios arqueológicos maias, como o de San Gervasio, sendo mais indicado para quem vai se hospedar na ilha.

Mas outros sítios arqueológicos podem ser explorados a partir de Playa del Carmen, como a maravilha do mundo, Chichen Itzá.


Passeio a Chichen Itzá

O que fazer em Playa del Carmen, México? Pontos Turísticos
Pirâmide de Kukulcán

Ir ao sítio arqueológico de Chichen Itzá é um passeio que o turista tem que fazer, seja a partir de Cancún ou Playa del Carmen. A partir de Playa del Carmen é mais perto e a cidade conta com muitas agências de turismo.

Desde 2007, Chichen Itzá é uma das Maravilhas do Mundo, além de Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.

Chichen Itzá foi um dos centros políticos e econômicos da Civilização Maia, com o apogeu no século XII. A cidade é um dos melhores exemplos da mescla entre a Cultura Maia e Tolteca.

A zona arqueológica é grande, o que exige pelo menos 2h para ver a maioria das construções.

A primeira edificação a ser vista é a Pirâmide de Kukulcán (serpente emplumada), símbolo do local. A pirâmide é simétrica e tem vários elementos ligados à astronomia, como os 365 degraus que representam os dias do ano.

Ao redor da Pirâmide de Kukulcán há vários templos e locais para visitar, como o Templo de los Guerreros; a Plaza de las Mil Columnas (são 200 ao total) e a Plataforma de los Cráneos.

Em Chichen Itzá, não dá para deixar de ir ver El Gran Juego de Pelota, que é enorme, e o Observatório ou Caracol, que era um local de observação das estrelas e planetas. O Edificio de las Monjas foi um dos nossos preferidos, por causa dos detalhes decorativos rebuscados.

Um passeio que pode complementar a ida a Chichen Itzá é parar no cenote Ik Kil, a 3 km da zona arqueológica, sendo um dos mais bonitos do país.

A zona arqueológica abre todos os dias das 8h às 17h. Domingo gratuito para os mexicanos e residentes. O ticket adulto custa 254 pesos, 70 para o Instituto de Arqueologia (INAH) e 184 para o Governo de Yucatán. Aceitam cartão.

Nós gostamos muito de Chichen Itzá e, verdadeiramente, é um dos sítios arqueológicos mais impressionantes do México. Só o comércio deveria ser melhor controlado.


Passeio a Tulum

O que fazer em Playa del Carmen, México? Pontos Turísticos
El Castillo (foto vertical e canto inferior)

Visitar as ruínas de Tulum é muito mais fácil do que ir a Chichen Itzá, porque dá para chegar lá com as vans, pagando apenas 40 pesos por trajeto.

Tulum pode ser um passeio de um dia a partir de Playa del Carmen, mas também pode ser um lugar para se hospedar. Tudo depende dos objetivos da viagem. Tulum é um lugar para descansar, mais do que Playa.

A Zona Arqueológica de Tulum difere de tantas outras existentes na Península de Yucatán por estar em um penhasco à beira do mar.

A antiga Zamá (amanhecer ou manhã na língua maia) era uma das poucas cidades maias com função portuária. O famoso El Castillo era um ponto de referência para as embarcações conseguirem ultrapassar a barreira de corais.

El Castillo também é o ponto mais alto das ruínas e uma das maiores construções. Nele há referências ao deus descendente e a serpente emplumada (kukulcán em maia).

O que mais gostamos nas ruínas maias de Tulum é o fato de ser uma cidade organizada, toda cercada por muros. Dá para perceber como o local foi bem planejado.

A Zona Arqueológica fica aberta todos os dias das 8h às 17h. O ingresso adulto custa 70 pesos. Mais informações no site oficial.

No passeio a Tulum, não se esqueça de incluir o Gran Cenote (180 pesos). A beleza do Gran Cenote é a integração com a mata. Como tem muita claridade, já que é um cenote aberto, as fotos ficam bem bonitas.

Perto do Gran Cenote fica o menos conhecido Cenote Calavera, que se assemelha a uma caverna com duas aberturas, então, é mais escuro. A entrada custa 100 pesos.

Outro sítio arqueológico que pode ser visitado a partir de Playa del Carmen, principalmente por quem está de carro, é Cobá.

As ruínas de Cobá contam com pirâmides em meio à mata densa e estão espalhadas pela floresta, tendo vários lagos próximos. A cidade foi importante até o século XI, mas era muito mais antiga.


O que fazer em Playa del Carmen a noite?

O que fazer em Playa del Carmen, México? Pontos Turísticos
Quinta Avenida

Playa del Carmen é a cidade com os melhores restaurantes da Riviera Maya. Em Cancún, não é muito fácil comer bem sem gastar muito e os resorts da cidade acabam sendo uma barreira para que surjam novos e diferentes restaurantes.

Em Playa del Carmen, o ambiente é muito propício a aparecerem novos restaurantes, de todos os tipos e para todos os bolsos.

O grande comércio da cidade se concentra na Quinta Avenida, que é o local mais turístico. Lá não faltam lojas com souvenirs, mas os restaurantes são os mais caros, exatamente por estarem no calçadão mais turístico da cidade.

Os melhores restaurantes de Playa del Carmen não ficam na Quinta Avenida, mas sim acima dela, nos arredores da Avenida 10. Da Avenida 20 para cima, é possível encontrar opção mais baratas.

Alguns restaurantes bons, que não são caros, são o excelente PapaCharly (para almoçar), o Kaxapa Factory (para provar as arepas venezuelanas), os grandes hambúrgueres do Mu. Burgerhouse e o italiano Antico Bistrot, ideal para jantar.

Já no quesito vida noturna, espere muito agito e casas noturnas de todos os tipos, normalmente lotadas de gringos. As mais procuradas e sofisticadas são Mandala, Coco Bongo, Coco Maya e o Palazzo.

Normalmente, é preciso pagar para entrar nessas casas noturnas, mas há quem entre de graça antes da meia-noite.


Parques de diversão

O que fazer em Playa del Carmen, México? Pontos Turísticos
Enseada em Xel-Há. Fonte: Wikimedia por Xel-Há

Ao longo da Rodovia Cancún-Tulum há diversos parques temáticos, alguns mais focados na natureza e outros mais radicais. Esses parques não são nada baratos, mas oferecem um dia inteiro de atividades, o que atrai muitos turistas.

Xel-Há é um desses parques, especificamente focado em atividades ligadas à natureza, como trilhas, muitas áreas para mergulho, rio e muito mais.

O grande destaque de Xel-Há é a beleza da enseada natural que ali existe, assim como um rio de águas claras, cheio de peixes.

Xel-Há fica bem perto de Tulum, por isso funciona muito bem com uma visita pelas ruínas maias (bem cedo, de preferência). Mas saiba que como há muito que fazer por lá, é preciso dedicar várias horas ao parque.

O ticket mais barato custa US$ 81 por adulto, mas inclui alimentação, estrutura do parque (como vestiário) e equipamentos para fazer várias as atividades, menos as muito caras, como nadar com golfinhos. 

Contudo, o parque mais conhecido e visitado da Riviera Maia é o Xcaret, focado em atrações para vários públicos, desde rio subterrâneo até shows “tradicionais” durante a noite.

O Xcaret é ideal para quem procura mais um parque de diversão do que uma área natural. Ele também é bem mais caro do que Xel-Há, porque o ticket mais barato não inclui alimentação, fazendo com que os turistas tenha que adquirir o ticket plus por US$ 117 (na promoção).

Há também o Xplor, voltado para o turismo de aventura na natureza, como tirolesa, trilhas com veículos anfíbios, entre outros. O ticket mais barato custa em torno de US$ 100 por adulto.

Uma atração diferente e ideal para os dias de chuva é fazer o passeio pelo Rio Secreto, um rio subterrâneo natural. O ticket básico custa US$ 80 e inclui o necessário para fazer bem o passeio.

Esperamos que as dicas sobre o que fazer em Playa del Carmen tenham sido úteis! Não se esqueça de ler o nosso artigo especial sobre onde ficar em Playa del Carmen para economizar na hospedagem!

Comparador de seguro viagem

Boa viagem, viajante!

PLANEJAMENTO DE VIAGEM
Reserva de hotéis
RESERVA DE HOTÉIS

Utilize o nosso link do Booking para conseguir as melhores ofertas de hotéis, pousadas e albergues.

O Booking oferece muitas vantagens: preços baixos, cancelamento gratuito de reservas, não é cobrada taxa de reserva e geralmente o pagamento é realizado somente na hora do check-in ou do check-out, na acomodação.

CHECAR LOCALIZAÇÃO

Encontrou um hotel, mas não tem certeza se ele é bem localizado? Tire a dúvida com esta ferramenta gratuita. Ela analisará a localização, de acordo com uma metodologia específica, e atribuirá uma nota.

Vale dizer que a melhor área possível para se hospedar é aquela área agradável, segura, com acesso ao transporte público, restaurantes e próxima aos principais pontos turísticos.

SELETOR DE HOTÉIS

O Seletor de Hotéis é uma ferramenta online, totalmente gratuita, que seleciona os hotéis, hostels, apartamentos, pousadas e hotéis-fazenda mais adequados ao perfil do viajante. Por meio de um método matemático, o Seletor de Hotéis descobre os hotéis perfeitos para você em qualquer cidade do mundo.

A única coisa que o viajante deve fazer é elencar (de 1 a 5) suas prioridades em relação às características dos hotéis. Qual é a ordem de importância das características do hotel para o viajante? Por exemplo: melhor localização, menor preço, maior qualidade, mais reservado e tamanho do hotel.

ALUGUEL DE CARROS

O Rentcars é um comparador de preços para encontrar a melhor tarifa no aluguel de carros em mais de 140 países.

Há várias vantagens em utilizar o serviço: não há cobrança de IOF, você pode realizar parcelamento, são muitas locadoras comparadas e não há cobrança de taxa para emissão da sua reserva.

Além disso, por padrão estão inclusas nas diárias Rentcars: quilometragem livre, proteção básica e as taxas administrativas da locadora.

SEGURO VIAGEM

Tá em dúvida sobre qual seguro viagem comprar? O SegurosPromo é um comparador de seguros viagem que te ajuda a encontrar os melhores preços das principais seguradoras.

Utilize o nosso link para conseguir os preços mais baixos, bem como o cupom de desconto NOMADEDIGITAL5 para ganhar 5% de desconto.

GUIA DE VIAGEM

O Papo Viagem Podcast é um guia de viagem em áudio gratuito sobre vários destinos que conhecemos.

Nós contamos a nossa experiência nas cidades e passamos dicas sobre onde se hospedar, melhor época para viajar, atrações e muito mais.

Posts que você deve ver também!

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Receber notificações de
error: Conteúdo protegido.