Menu
Europa

O que Fazer em Roma em Dias de Chuva? Mais de 25 Atrações

Roma é cheia de história, com muitos monumentos milenares espalhados pela cidade toda. Basta uma caminhada para encontrá-los. Mas o que fazer em Roma em dias de chuva?

Essa questão é relevante porque os melhores meses para viajar a Roma (outono e primavera) são os mais chuvosos. E a cidade tem muitas atrações ao ar livre.

Os europeus são mais acostumados a turistar com chuva. Os brasileiros nem tanto.

Há quem recomenda ir à Fontana de Trevi e ao Coliseu mesmo chovendo, porque a quantidade de visitantes diminui bastante. Mas isso depende muito do quanto está chovendo.

Neste artigo, queremos mostrar atrações que podem ser visitadas mesmo quando está chovendo muito.

Veja também nossos demais artigos sobre Roma, em especial o artigo sobre Onde ficar em Roma!


O que fazer em Roma em dias de chuva


Pantheon em Roma

O que Fazer em Roma em Dias de Chuva? Mais de 25 Atrações
Pantheon em um dia de sol

O Pantheon é uma atração que faz parte de todos os roteiros em Roma e, por não exigir pagamento, é viável visitá-lo em dias de chuva.

A construção atual é da época do Imperador Adriano (século II d.C.), sendo o monumento da Roma Antiga mais bem preservado. Sua função era de templo aos deuses.

Por ter sido transformado em uma igreja (Santa Maria Rotonda) no século VII, o Pantheon sempre teve uso e também manutenção.

A vista do Pantheon a partir da Piazza della Rotonda é um cartão-postal de Roma.

Com chuva, o melhor é conferir o interior, onde a enorme cúpula e seu óculo reinam absolutos. Quando chove, fica ainda mais interessante ver a água entrando pelo óculo.

O interior do Pantheon é decorado com muitas esculturas e lá estão sepultados reis da Itália e o pintor Raphael, além de sua noiva, que morreu antes do casamento.

Para quem deseja fazer uma visita mais profunda, mas sem gastar muito, há os audioguias por apenas 6 euros.

Dá para reservá-los pelo site oficial do Pantheon, mas acredito que nos dias de chuva, quando há menos visitantes, é possível comprar na hora. Também é possível comprar no site Get Your Guide por 6,5 euros, mesmo em cima da hora.


Melhores museus em Roma para visitar com chuva

O que Fazer em Roma em Dias de Chuva? Mais de 25 Atrações
Palazzo Massimo alle Terme. Fonte: Wikimedia

Os museus são as primeiras atrações que vem à mente sobre o que fazer em Roma com chuva.

Os museus mais famosos requerem comprar o ingresso com antecedência, por isso é importante fugir um pouco da rota turística quando se quer ir ao museu em dia de chuva.

A Galleria Borghese é o museu mais conhecido de Roma e exige compra muito antecipada, além de ficar na Villa Borghese, um belíssimo parque que merece ser conhecido com sol.

Mais adequado é visitar o Museu Nazionale Romano, que agrupa quatro museus: Palazzo Massimo alle Terme, Termas de Diocleciano, Cripta Balbi e Palazzo Altemps.

O Palazzo Massimo alle Terme é a cereja do bolo, tendo uma das mais importantes coleções de Arte Clássica do mundo.

É lá que você vai poder ver e aprender muito sobre a Roma Antiga, inclusive em afrescos de 2 mil anos, esculturas, mosaicos e até uma múmia romana.

Não é preciso comprar o ingresso antecipado. Apenas peça pelo ingresso cumulativo (12 euros), que inclui os demais museus e custa apenas 2 euros a mais do que o ingresso apenas para o Palazzo Massimo alle Terme.

Além disso, as Termas de Diocleciano ficam muito perto do Palazzo Massimo, completando o passeio e ainda fugindo da chuva.

O que Fazer em Roma em Dias de Chuva? Mais de 25 Atrações
Museus Capitolinos

Com a coleção mais variada, há o conjunto de museus chamado de Museus Capitolinos, que possui dois edifícios ligados por uma galeria subterrânea.

Os Museus Capitolinos estão situados na Piazza del Campidoglio, no coração de Roma, e são conhecidos por serem os museus mais antigos do mundo.

A entrada é pelo Palazzo dei Conservatori, que também é o ponto alto da visita. Há uma pinacoteca com obras de Caravaggio, Tintoretto e outros, além de esculturas, como a icônica Loba Capitolina.

A variedade de obras expostas é o grande diferente desses museus, sendo muito adequado para quem tem pouco tempo em Roma e quer conhecer um museu completo.

Já o Palazzo Nuovo é mais dedicado às esculturas. Os Museus Capitolinos também propiciam uma das vistas mais bonitas de Roma, no café localizado no terraço.

Normalmente, não é preciso comprar o ingresso com antecedência, mas há essa possibilidade no site oficial dos Museus Capitolinos por 16 euros ou no site Get Your Guide, para compras no mesmo dia.

Outro museu de qualidade é a Galleria Nazionale d’Arte Antica no Palazzo Barberini, originalmente pertencente a essa rica família.

Um dos grandes destaques é a pintura Il Trionfo della Divina Providenza (Cortona, século XVII), além de obras de obras de Caravaggio, Tintoreto, Tiziano, entre outros. Há bustos esculpidos por Bernini.

O ingresso adulto custa 12 euros. Para mais informações, acesse o site oficial da Galleria Nazionale d’Arte Antica no Palazzo Barberini.

Uma visita diferente sobre o que fazer em Roma em dias de chuva é ir à Galeria Doria Pamphilj, um palácio ricamente decorado, chamado de mini Versailles.

Além da arte decorativa, é possível ver várias pinturas de artistas famosos compradas pela Família Doria Pamphilj ao longo dos séculos. Essa galeria é privada, ainda pertence a mesma família, e nunca está lotada.

O ingresso adulto custa 12 euros. Para mais informações, acesse o site oficial da Galeria Doria Pamphilj.

Uma dica bônus é a Galleria Nazionale d’Arte Moderna, que é pouco visitada por não ser focada em arte antiga, mas tem um ótimo acervo com obras do século XIX e XX. O ingresso custa 10 euros.


Melhores igrejas em Roma

O que Fazer em Roma em Dias de Chuva? Mais de 25 Atrações
Basílica de San Giovanni in Laterano

Como você pode notar acima, há uma variedade de museus em Roma, mas essas atrações não são baratas, ainda mais se contar o custo de visitar os Museus Vaticanos, a Galleria Borghese e o Coliseu, que sempre estão nos roteiros.

Por isso, vale a pena incluir um pouco de arte e arquitetura antigas gratuitas. A melhor forma é visitar as igrejas, excelentes opções sobre o que fazer em Roma em dias de chuva.

É um passeio que exige caminhar um pouco, por isso é adequado quando a chuva é fininha.

Há quem diga que Roma tem mais 900 igrejas, a maioria delas gratuita. Às vezes, é preciso fazer uma doação para as luzes ligarem.

O que Fazer em Roma em Dias de Chuva? Mais de 25 Atrações
Basílica de Santa Maria degli Angeli e dei Martiri

A seguir há nossa seleção de belas e históricas igrejas para visitar em Roma com chuva:

  • Basílica de San Giovanni in Laterano: é a Catedral de Roma e uma das basílicas papais, sendo a mais antiga. A igreja possui a fachada cheia de detalhes e o interior é ricamente decorado com muito mármore, pinturas e mosaicos, além do teto rebuscado;
  • Basílica de Santa Maria Maggiore: é uma das quatro basílicas papais. O teto todo dourado e os mosaicos são destaques dessa construção estonteante;
  • Basílica de San Paolo Fuori le Mura: esse igreja fica fora do Centro Histórico, porém acessível de metrô. É uma das basílicas papais, sendo uma das mais bonitas, com a fachada e o interior contendo muitos mosaicos. Segundo a tradição, lá está o sepulcro do Apóstolo Paulo;
  • Basílica de Santa Maria degli Angeli e dei Martiri: construída na área de banhos frios das Termas de Diocleciano, essa igreja é foi o último trabalho de Michelangelo. A fachada simples não dá dicas do interior grandioso, todo decorado com mármore;
  • Igreja de Sant’Andrea al Quirinale: um exemplo da arte barroca em Roma, construída por Bernini, sendo uma das obras preferidas pelo próprio artista;
  • Igreja de Santa Maria del Popolo: é uma das igrejas mais visitadas de Roma, afinal, conta com muitas pinturas importantes, obras de Rafael, Caravaggio, entre outros;
  • Igreja de San Luigi dei Francesi: destaque-se por possuir uma série de pinturas de Caravaggio sobre a vida de São Mateus. A decoração dourada da igreja é um charme;
  • Basílica Menor de Santa Prassede: é uma construção muito antiga, sendo um dos melhores exemplos de mosaicos bizantinos em Roma;
  • Basílica de San Pietro in Vincoli: é visitada principal devido à estátua de Moisés, obra de Michelangelo, que adorna o túmulo do Papa Júlio II;
  • Basílica de Sant’Agostino: é uma pequena igreja com muitas pinturas, inclusive a “Madonna di Loreto” de Caravaggio;
  • Basílica de Santa Maria della Vittoria: é uma igreja barroca ricamente decorada, muito visitada pela estátua “Êxtase de Santa Teresa” de Bernini;
  • Igreja de Sant’Ignazio di Loyola: essa igreja tem uma das pinturas mais bonitas, o teto foi decorado por Andrea Pozzo e sua beleza é diferente dos demais tetos das basílicas de Roma;
  • Basílica de Santi Cosma e Damiano: localizado na região do Fórum Romano, essa pequena igreja é totalmente decorada, incluindo belos mosaicos;
  • Basílica de San Clemente: essa igreja é conhecida por possuir estruturas subterrâneas muito antigas, mas que são pagas para visitar. O interior da igreja possui mosaicos dourados e um teto belíssimo. Sem dúvida, é uma das igrejas em Roma mais surpreendentes;
  • Basílica de Santi Giovanni e Paolo: construída no início do Cristianismo (século IV), essa igreja possui uma fachada simples e uma bela torre. O interior é ricamente decorado, com destaque para os lustres;
  • Basílica de Santa Maria in Aracoeli: conhecida pelas várias relíquias religiosas, essa igreja tem vários atrativos: a grande escadaria e o interior suntuoso;
  • Basílica de Santi Quattro Coronati: é um complexo de monastério, igreja e capela muito antigos. O claustro é um dos destaques, assim como a Capela de São Silvestre;
  • Igreja de Gesu: a primeira igreja jesuíta de Roma é totalmente decorada com pinturas nas cúpulas.

Mercados e cafés em Roma

O que Fazer em Roma em Dias de Chuva? Mais de 25 Atrações
Gelato todos os dias. Fonte: Yelp

Tomar um bom café ou cappuccino fica ainda mais gostoso nos dias de chuva. Seja no começo do dia ou entre os passeios, vale a pena curtir a gastronomia de Roma como um ponto turístico.

Há vários cafés e confeitarias de qualidade na cidade. Nós selecionamos algumas opções:

  • D’Angelo – Gastronomia Caffe: é um ótimo lugar para tomar café da manhã, com opções de doces e salgados que agradam até os brasileiros, além do atendimento ser muito elogiado;
  • Bar del Cappuccino: é um pequeno café na região do Gueto dos Judeus, bem perto do Centro Histórico. Além do cappuccino de qualidade, os sanduíches agradam muito, assim como o ambiente tranquilo;
  • La Casa del Caffe Tazza d Oro: é um pequeno café perto do Pantheon, ideal para quem procura um café ou cappuccino bom e barato. O ambiente é bem decorado e o atendimento é elogiado;
  • Roscioli Caffè: é ideal para quem busca um local para fazer um lanche ou comer um doce, além do café;
  • Trecaffe’: é um local da moda, com bons cappuccinos e muitas opções de sanduíches;
  • Antico Caffè Greco: é um bom café, mas sua fama de ser o mais antigo da Itália, faz com que seja muito visitado. Logo, os preços tendem a ser um pouco mais altos.

No post “Onde comer barato em Roma? 7 Restaurantes baratos em Roma”, há nossas dicas de restaurantes e outros locais para comer em Roma.

Muitos turistas gostam de ir aos mercados. Na cidade, há várias feiras ao ar livre, mas o melhor em dias de chuva é aproveitar os mercados fechados.

O mais interessante é o Mercato Trionfale, localizado perto do Vaticano, sendo o mais antigo da região.

Desde 2009, o Mercato Trionfale é um local fechado, ideal para dias de chuva.

Lá é possível encontrar muitos produtos frescos (vegetais, peixes e etc.), mas também queijos, conservas e outros produtos italianos de qualidade.

Já o Nuovo Mercato Esquilino está localizado perto da Estação Termine e é um mercado verdadeiramente frequentado pelos moradores.

Lá se vendem muitas frutas, verduras, frutos do mar e peixes. Há também muitos produtos importados, que visam atender os imigrantes de várias partes do mundo.

O Mercato Testaccio não fica tão próximo ao Centro Histórico, está a 2 km do Coliseu. Esse mercado é relativamente novo e bem organizado, tendo vários estandes de comida. Não é um típico mercadão.


Por que não visitar o Vaticano com chuva?

O que Fazer em Roma em Dias de Chuva? Mais de 25 Atrações
Basílica de São Pedro

O Vaticano não é uma boa ideia para dias de chuva, porque a maioria dos turistas corre para lá quando chove e, então, fica ainda mais lotado.

Nós visitamos o menor país do mundo no começo de maio e, mesmo assim, a quantidade de gente era demais.

Talvez, pode valer a pena ir aos Museus Vaticanos se você já comprou o ticket e vai chegar bem cedo mesmo, por causa das filas. Ou caso você consiga comprar o ingresso sem fila no dia anterior pelo Get Your Guide.

Esperamos que as dicas sobre o que fazer em Roma em dias de chuva tenham sido úteis! Veja também nossos demais artigos sobre Roma, em especial o artigo sobre Onde ficar em Roma!

Boa viagem, viajante!

PLANEJAMENTO DE VIAGEM

Reserva de hotéis

RESERVA DE HOTÉIS

Utilize o nosso link do Booking para conseguir as melhores ofertas de hotéis, pousadas e albergues.

O Booking oferece muitas vantagens: preços baixos, cancelamento gratuito de reservas, não é cobrada taxa de reserva e geralmente o pagamento é realizado somente na hora do check-in ou do check-out, na acomodação.

Melhor localização

CHECAR LOCALIZAÇÃO

Encontrou um hotel, mas não tem certeza se ele é bem localizado? Tire a dúvida com esta ferramenta gratuita. Ela analisará a localização, de acordo com uma metodologia específica, e atribuirá uma nota.

Vale dizer que a melhor área possível para se hospedar é aquela área agradável, segura, com acesso ao transporte público, restaurantes e próxima aos principais pontos turísticos.

Melhores hotéis

SELETOR DE HOTÉIS

O Seletor de Hotéis é uma ferramenta online, totalmente gratuita, que seleciona os hotéis, hostels, apartamentos, pousadas e hotéis-fazenda mais adequados ao perfil do viajante. Por meio de um método matemático, o Seletor de Hotéis descobre os hotéis perfeitos para você em qualquer cidade do mundo.

A única coisa que o viajante deve fazer é elencar (de 1 a 5) suas prioridades em relação às características dos hotéis. Qual é a ordem de importância das características do hotel para o viajante? Por exemplo: melhor localização, menor preço, maior qualidade, mais reservado e tamanho do hotel.

Reserva de carros

ALUGUEL DE CARROS

O Rentcars é um comparador de preços para encontrar a melhor tarifa no aluguel de carros em mais de 140 países.

Há várias vantagens em utilizar o serviço: não há cobrança de IOF, você pode realizar parcelamento, são muitas locadoras comparadas e não há cobrança de taxa para emissão da sua reserva.

Além disso, por padrão estão inclusas nas diárias Rentcars: quilometragem livre, proteção básica e as taxas administrativas da locadora.

Melhores seguros viagem

SEGURO VIAGEM

Tá em dúvida sobre qual seguro viagem comprar? O SegurosPromo é um comparador de seguros viagem que te ajuda a encontrar os melhores preços das principais seguradoras.

Utilize o nosso link para conseguir os preços mais baixos, bem como o cupom de desconto NOMADEDIGITAL5 para ganhar 5% de desconto.

Podcast de viagem

GUIA DE VIAGEM

O Papo Viagem Podcast é um guia de viagem em áudio gratuito sobre vários destinos que conhecemos.

Nós contamos a nossa experiência nas cidades e passamos dicas sobre onde se hospedar, melhor época para viajar, atrações e muito mais.

Loja do viajante

LOJA DO VIAJANTE

Sabe quando você utiliza um check-list de viagem e descobre que faltam alguns itens para a sua bagagem?

Selecionamos produtos importantes que nós utilizamos e recomendamos você levar na sua viagem. Eles estão apresentados na Loja do Viajante

About Author

Internacionalista, jornalista e viajante apaixonada por cultura e história, todos os dias eu consigo unir minhas paixões escrevendo no Guia do Nômade Digital. Acredito que ler e se informar transformam as férias em uma experiência inesquecível. Já escrevi um guia de viagem sobre a Cidade do México e apresentei mais de 80 episódios do Papo Viagem Podcast.

No Comments

    Leave a Reply

    error: Conteúdo protegido.