Roma é uma cidade incrível para fazer turismo, porque seu patrimônio histórico é imenso e milenar. Entre os principais pontos turísticos de Roma, as igrejas se destacam por guardarem pinturas, esculturas e um pedaço da história mundial. Há verdadeiros tesouros dentro das igrejas de Roma que destacamos neste artigo.
Além disso, a maioria das igrejas para visitar em Roma tem entrada gratuita e conta com obras de grandes pintores e escultores italianos, como Bernini, Michelangelo e Caravaggio.
20 Principais Igrejas de Roma: Igrejas Famosas
Basílica de San Giovanni in Laterano
A Catedral do Bispo de Roma (do Papa) é a Basílica de San Giovanni in Laterano, fato que muitos viajantes desconhecem.
Antes da existência do Vaticano, foi nessa Basílica que os Papas realizavam seus afazeres e eram sepultados.
O motivo para você ir à Basílica de San Giovanni in Laterano é que ela é exuberante! Fique atento ao teto suntuoso. Além disso, nessa igreja se encontra o Trono do Papa.
Basílica de Santa Maria Maggiore
Uma das mais belas igrejas de Roma é a Basílica de Santa Maria Maggiore. Os principais destaques ficam por conta do teto dourado, das colunas de granito e das obras de arte localizadas nas capelas.
Assim como a Basílica de San Giovanni in Laterano, a Basílica de Santa Maria Maggiore data do século IV e foi erguida em homenagem à Virgem Maria.
Dizem que o local de construção foi escolhido pela Virgem que apareceu em um sonho do Papa Libério.
Mesmo a construção sendo antiga, você perceberá que ela é parece ter uns cinco séculos no máximo, isso porque houve uma série de reformas, algo comum em igrejas de tanta importância.
Basílica de São Pedro no Vaticano
A atual Basílica de São Pedro é uma construção do século XVI, que tem em Michelangelo seu arquiteto mais famoso.
Ela é a igreja mais importante para os católicos, pois ali, segundo a tradição e estudos recentes, está enterrado São Pedro, o primeiro Papa da História.
Além da importância religiosa, a Basílica de São Pedro também é uma obra de arte, sendo uma igreja imensa.
Alguns destaques são a estátua de São Pedro, a magnífica Pietà e o baldacchino de Bernini, uma estrutura de bronze no altar principal.
A visita à Basílica é gratuita, mas é preciso enfrentar as filas enormes e estressantes. Vá com tempo e paciência.
Basílica de San Paolo Fuori le Mura
A Basílica de San Paolo Fuori le Mura (Basílica de São Paulo Extramuros) fica fora do Centro Histórico, mas é acessível usando o metrô.
Conhecida como uma das quatro basílicas papais, ela se destaca como uma das igrejas mais bonitas de Roma, com a fachada e o interior contendo mosaicos. O claustro também é belíssimo.
Além disso, essa basílica papal não é tão lotada quanto as mais famosas igrejas de Roma, porém sua beleza é exuberante.
Segundo a tradição, lá está o sepulcro do Apóstolo Paulo, sendo que a primeira igreja construída foi no século IV a mando do Imperador Constantino I.
Basílica de Santa Maria degli Angeli e dei Martiri
Quando chegamos a Roma, a primeira igreja que visitamos foi a Basílica de Santa Maria degli Angeli e dei Martiri. Ela é impressionante! Sua fachada simples não dá dicas do grandioso interior.
A Basílica de Santa Maria degli Angeli e dei Martiri teve sua construção iniciada no século XV, tendo como arquiteto Michelangelo, que se utilizou de uma área das Termas de Diocleciano para erguê-la.
Além do grande espaço e altura que a Basílica possui, o que mais chama a atenção é a linha meridiana, uma espécie de relógio de sol, que permite saber o dia e o mês do ano através da luz que entra na Basílica. Incrível!
Panteão de Roma
Quando se fala em visitar Roma, o Panteão faz parte do roteiro, mesmo que o acumulo de turistas pareça impedir seu passeio.
A beleza do Panteão reside na sua arquitetura na parte de fora, com enormes colunas que sustentam a fachada triangular.
Na área interna, ele é uma igreja (inicialmente não era!) não tão bela como muitas igrejas em Roma, mas que abriga os túmulos de vários reis italianos e, por isso, é um das mais relevantes.
O Panteão é a construção da Roma Antiga mais preservada e uma das atrações imperdíveis sobre o que fazer em Roma!
Igreja de Sant’Andrea al Quirinale
A Igreja de Sant’Andrea al Quirinale foi construída por Bernini, sendo uma das obras preferidas do próprio artista, além de ser um dos melhores exemplos da Arte Barroca em Roma.
A construção foi concluída em 1670.
Vale atenção ao formato circular da igreja, que não é grande. Porém, o interior é decorado do chão ao teto, com muitas pinturas, mosaicos e uma cúpula maravilhosa.
Igreja de Santa Maria del Popolo
Próximo da Piazza di Spagna está a Piazza del Popolo, uma ampla praça com muitas atrações para serem vistas.
Primeiramente, há duas igrejas idênticas, além do obelisco com mais de três mil anos.
Perto da porta de saída da Piazza está a atração mais importante, a Igreja de Santa Maria del Popolo, com afrescos de Caravaggio e uma capela e cúpula desenhadas por Rafael (Cappella Chigi).
Sem dúvida, a Igreja de Santa Maria del Popolo é uma das mais importantes igrejas em Roma.
Igreja de San Luigi dei Francesi
A Igreja de San Luigi dei Francesi é uma construção que levou décadas até ser finalizada no século XVI, sendo dedicada aos franceses, por isso leva o nome de um rei da França.
Essa igreja fica pertinho da Piazza Navona, ou seja, fácil de visitar.
Além de ter seu teto todo trabalhado em detalhes dourados e pinturas, lá vocês verá uma série de pinturas de Caravaggio sobre a vida de São Mateus.
Basílica Menor de Santa Prassede
Se você quer visitar uma igreja muito antiga, a Basílica Menor de Santa Prassede deve estar no seu roteiro, porque foi construída a partir do século V, com reconstrução no século VIII.
Além disso, lá você verá os melhores exemplos de mosaicos bizantinos em Roma. Pelas imagens acima, dá para ter uma ideia da raridade dessas obras de arte.
Basílica de San Pietro in Vincoli
Apesar de ter sido originalmente construída no século V, a Basílica de San Pietro in Vincoli que você visitará passou por reformas entre os séculos XV e XVIII, tendo pinturas e ambiente interno claro e bonito.
Porém, seu principal destaque é a escultura de Moisés, obra perfeita de Michelangelo, que adorna o túmulo do Papa Júlio II.
Fala-se também que haveria uma relíquia religiosa (correntes) ligada ao Apóstolo Pedro no altar-mor. Relíquias desse tipo espalhadas pela Europa não faltam.
Basílica de Sant’Agostino
A Basílica de Sant’Agostino é mais conhecida pela pintura “Madonna di Loreto” de Caravaggio, uma obra prima desse artista, com muita expressão e jogo de luz e sombra.
Saiba também que essa pequena igreja do final do século XV está lotada de pinturas e esculturas e vale muito a pena colocá-la no seu roteiro de igrejas de Roma a visitar.
Basílica de Santa Maria della Vittoria
A Basílica de Santa Maria della Vittoria é uma igreja barroca ricamente decorada com muitas pinturas, mármores e esculturas.
Seu grande destaque é a escultura “Êxtase de Santa Teresa” de Bernini, tão expressiva que chega a chocar.
Igreja de Sant’Ignazio di Loyola
A Igreja de Sant’Ignazio di Loyola se destaca pelo teto decorado por Andrea Pozzo e sua beleza é diferente dos demais tetos das igrejas de Roma, exatamente pela impressão de profundidade.
Essa igreja está entre as mais exuberantes igrejas de Roma e não é tão famosa como as primeiras que mencionamos neste artigo. Mas veja como ela é bem decorada!
Basílica de Santi Cosma e Damiano
Localizada na região do Fórum Romano, essa pequena igreja é totalmente decorada, incluindo belos mosaicos.
Acredita-se que sua construção ocorreu inicialmente no começo do século IV, ou seja, muito antiga mesmo.
Mais igrejas bonitas em Roma
Além das 15 igrejas em Roma mais relevantes, há outras cinco que merecem estar no roteiro, ainda mais se você tempo disponível, algo nem sempre fácil em uma cidade gigantesca, como é Roma.
- Basílica de San Clemente: essa igreja é conhecida por possuir estruturas subterrâneas muito antigas. Já seu interior possui mosaicos dourados e teto decorado. Sem dúvida, é uma das igrejas de Roma que pode te surpreender;
- Basílica de Santi Giovanni e Paolo: construída no século IV, essa igreja possui uma fachada simples com uma torre. Já o interior é ricamente decorado, destacando-se os lustres;
- Basílica de Santa Maria in Aracoeli: é conhecida pelas várias relíquias religiosas, mas possui outros atrativos: a grande escadaria e o interior suntuoso;
- Basílica de Santi Quattro Coronati: é um complexo de monastério, igreja e capela muito antigos. O claustro é um dos destaques, assim como a Capela de São Silvestre;
- Igreja de Gesú: a primeira igreja jesuíta de Roma é totalmente decorada com pinturas nas cúpulas. Decoração impecável.
Esperamos que nossas sugestões das 20 principais igrejas de Roma tenham sido úteis! Leia também nossos artigos enormes e completos sobre O que fazer em Roma e também sobre Onde ficar em Roma nos hotéis que valem a pena!
Boa viagem!
Teste o seletor de hotéis do Guia!
PLANEJAMENTO DE VIAGEM
RESERVA DE HOTÉIS Utilize o nosso link do Booking para conseguir as melhores ofertas de hotéis, pousadas e albergues. O Booking oferece muitas vantagens: preços baixos, cancelamento gratuito de reservas, não é cobrada taxa de reserva e geralmente o pagamento é realizado somente na hora do check-in ou do check-out, na acomodação. |
|
ALUGUEL DE CARROS O Rentcars é um comparador de preços para encontrar a melhor tarifa no aluguel de carros em mais de 140 países. Há várias vantagens em utilizar o serviço: não há cobrança de IOF, você pode realizar parcelamento, são muitas locadoras comparadas e não há cobrança de taxa para emissão da sua reserva. Além disso, por padrão estão inclusas nas diárias Rentcars: quilometragem livre, proteção básica e as taxas administrativas da locadora. |
|
SEGURO VIAGEM Tá em dúvida sobre qual seguro viagem comprar? O Seguros Promo oferece um comparador de seguros viagem que te ajuda a encontrar os melhores preços das principais seguradoras. Utilize o nosso link para conseguir os preços mais baixos e com desconto. |
|
LOJA DO VIAJANTE Sabe quando você utiliza um check-list de viagem e descobre que faltam alguns itens para a sua bagagem? Selecionamos produtos importantes que nós utilizamos e recomendamos você levar na sua viagem. Eles estão apresentados na Loja do Viajante |
|
CHECAR LOCALIZAÇÃO Encontrou um hotel, mas não tem certeza se ele é bem localizado? Tire a dúvida com esta ferramenta gratuita. Ela analisará a localização, de acordo com uma metodologia específica, e atribuirá uma nota. Vale dizer que a melhor área possível para se hospedar é aquela área agradável, segura, com acesso ao transporte público, restaurantes e próxima aos principais pontos turísticos. |
|
SELETOR DE HOTÉIS O Seletor de Hotéis é uma ferramenta online, totalmente gratuita, que seleciona os hotéis, hostels, apartamentos, pousadas e hotéis-fazenda mais adequados ao perfil do viajante. Por meio de um método matemático, o Seletor de Hotéis descobre os hotéis perfeitos para você em qualquer cidade do mundo. A única coisa que o viajante deve fazer é elencar (de 1 a 5) suas prioridades em relação às características dos hotéis. Qual é a ordem de importância das características do hotel para o viajante? Por exemplo: melhor localização, menor preço, maior qualidade, mais reservado e tamanho do hotel. |
|
GUIA DE VIAGEM O Papo Viagem Podcast é um guia de viagem em áudio gratuito sobre vários destinos que conhecemos. Nós contamos a nossa experiência nas cidades e passamos dicas sobre onde se hospedar, melhor época para viajar, atrações e muito mais. |