Menu
América do Norte

O que Fazer em Guadalajara, México? Pontos Turísticos de Guadalajara

Guadalajara é a segunda maior cidade do México. Menos visitada do que a Cidade do México, Guadalajara é uma ótima base para ir a Tequila e cidades próximas. Há muito o que fazer em Guadalajara.

A capital do estado de Jalisco possui monumentos históricos da época colonial, obras artísticas modernistas de grande importância e ótimos passeios de um dia.

Além disso, Guadalajara é moderna, com avenidas lotadas de bons bares e restaurantes.

A seguir mostramos as melhores dicas sobre o que visitar em Guadalajara, com destaque especial aos passeios que podem ser feitos a partir da cidade.


O que Fazer em Guadalajara: Pontos Turísticos de Guadalajara


Murais de Orozco no Hospício Cabañas

O que Fazer em Guadalajara, México? Pontos Turísticos de Guadalajara
Cúpula da Capilla Clementina

Os mais conhecidos murais de José Clemente Orozco fazem parte de todos os roteiros sobre o que fazer em Guadalajara.

José Clemente Orozco foi um dos muralistas mais importantes da história do México e seus murais no Hospício Cabañas são o ponto alto de sua arte modernista. Inclusive, o Hospício Cabañas é Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.

O Hospício Cabañas foi um orfanato por quase dois séculos, desde que foi construído no início dos anos de 1800. A construção é grandiosa, planejada por um arquiteto muito prestigiado, Manuel Tolsá.

Entre 1937 e 1939, Orozco pintou 57 murais na antiga capela, hoje chamada de Capilla Clementina. Esses murais mostram a interpretação do artista sobre vários momentos da história mexicana, como a Conquista, a Colônia, a vida pré-hispânica e os dilemas do mundo atual.

O que Fazer em Guadalajara, México? Pontos Turísticos de Guadalajara
Detalhes da capela e do Hospício Cabañas

O destaque principal é a cúpula, onde está pintado El Hombre de Fuego. A beleza e a força dessa pintura são indescritíveis.

Para conhecer a fundo a Capilla Clementina, o melhor é fazer a visita guiada. O guia em espanhol costuma iniciar o passeio nos horários cheios.

Nós participamos da visita em espanhol e recomendamos muito, a explicação é excelente.

Nas demais salas do Hospício Cabañas, há diversas exibições de arte, normalmente de arte moderna e contemporânea.

Informações práticas – Aberto de terça a domingo das 10h às 18h. Fechado as segundas. Ingresso adulto 70 pesos. Terça é gratuito. Para mais informações, confira o site oficial.


O que fazer no Centro Histórico de Guadalajara?

O que Fazer em Guadalajara, México? Pontos Turísticos de Guadalajara
Fachada da Catedral

A maioria dos pontos turísticos de Guadalajara fica no Centro Histórico. Nós conhecemos a região pela manhã, porque até o meio-dia o centro não fica tão movimentado e é melhor para tirar fotos.

A primeira parada dos turistas costuma ser a Catedral de Guadalajara, a igreja mais importante da cidade e uma construção muito antiga, de meados do século XVI.

A Catedral fica na Plaza de los Laureles ou Plaza Guadalajara, mas está rodeada por outras praças, que permitem tirar belas fotos de vários ângulos. Pela manhã, as fotos tiradas a partir da Plaza de la Liberación (nos fundos da igreja) ficam muito boas.

O que Fazer em Guadalajara, México? Pontos Turísticos de Guadalajara
Rotonda de Los Jaliscienses e fundos da Catedral

Ao lado da Catedral, o turista encontra a Rotonda de Los Jaliscienses Ilustres, um monumento com estátuas dos mais importantes cidadãos do estado de Jalisco. No pedestal de cada estátua ficam os restos mortais do respectivo homenageado. Seria algo como um panteão ao ar livre.

Na Plaza de la Liberación também se encontra outra construção emblemática, o Teatro Degollado.

Construído em meados do século XIX com estilo neoclássico, o Teatro Degollado foi a primeira grande casa de espetáculos de Guadalajara.

Atualmente, no Teatro Degollado é possível assistir as apresentações do Ballet Folclórico de la Universidad de Guadalajara e a Orquestra Filarmônica de Jalisco. Os ingressos costumam ser bem em conta!

O que Fazer em Guadalajara, México? Pontos Turísticos de Guadalajara
Mural no Palácio de Gobierno e Teatro Degollado

Nessa mesma região fica o Palácio de Gobierno, uma ótima atração sobre o que fazer em Guadalajara. Lá estão dois murais de Orozco.

O mural do Padre Hidalgo (líder da Independência) com uma bandeira flamejante é o mais bonito que já vimos, muito impactante.

Além disso, o Palácio de Gobierno tem importância histórica, seja por ser antigo, mas principalmente porque lá foi declarada a abolição da escravidão em 1810 pelo Padre Hidalgo.

O Palácio de Gobierno fecha apenas as segundas e a entrada é gratuita. Para mais informações, confira o site oficial aqui.

O que Fazer em Guadalajara, México? Pontos Turísticos de Guadalajara
Biblioteca Iberoamericana

Outra construção histórica é a Biblioteca Iberoamericana Octavio Paz, abrigada no antigo Colégio Jesuíta de Santo Tomás. Além do prédio antigo, a Biblioteca possui pinturas modernistas de Amado de la Cueva.

No Centro Histórico de Guadalajara também é possível encontrar pequenas igrejas barrocas, como o Templo de Santa Mónica, um dos melhores exemplos desse estilo, o Templo San Felipe Neri e o Templo San Agustín.

Um ponto turístico que costuma agradar é o Mercado San Juan de Dios (Mercado Liberdad), o maior mercado fechado da América Latina.

O que Fazer em Guadalajara, México? Pontos Turísticos de Guadalajara
Mercado San Juan de Dios. Fonte: Wikimedia

O foco do mercado são os produtos de couro e artesanatos, mas há de tudo um pouco, porque o local é enorme.

Visitamos o Mercado San Juan de Dios perto do meio-dia e achamos tranquilo, bem organizado e sem assédio nenhum.

Outro mercado conhecido é o Mercado Santa Tere (ou Teresita), localizado no bairro de Santa Tere, com estandes simples que vendem todo o tipo de prato típico da culinária mexicana.


Avenida Chapultepec em Guadalajara

O que Fazer em Guadalajara, México? Pontos Turísticos de Guadalajara
Avenida Chapultepec. Fonte: Flickr

Guadalajara é uma cidade muito grande. Apesar do Centro Histórico concentrar a maioria das atrações sobre o que fazer em Guadalajara, bairros modernos e opções para sair não faltam.

Na Avenida Chapultepec, há muitos restaurantes e bares, sendo um dos points da vida noturna da cidade. Também é comum ter feira de artesanato e outros produtos ao longo da avenida, principalmente no final do dia.

Outra avenida importante é a Avenida Vallarta, que possui inúmeros restaurantes, inclusive opções sofisticadas.

Aos domingos, das 8h às 14h, várias ruas ficam fechadas para os carros, a chamada Vía Recreativa. Nós aproveitamos a manhã de domingo caminhando pela Avenida Vallarta e Juárez, indo em direção ao centro.


Templo Expiatorio del Santísimo Sacramento

O que Fazer em Guadalajara, México? Pontos Turísticos de Guadalajara
Belíssimo Templo Expiatorio del Santísimo Sacramento

A Catedral de Guadalajara pode ser a igreja mais famosa da cidade, porém a mais fotogênica é o Templo Expiatorio del Santísimo Sacramento, localizado fora do centro, a pouco mais de 1 km da Plaza de Armas.

O Templo Expiatorio del Santísimo Sacramento é um dos melhores exemplos do estilo neogótico, sendo construído entre o final do século XIX e o século XX.

A fachada do Templo é um absurdo de tão bonita e por dentro os vitrais deixam o local incrível. Na frente do Templo há uma praça, onde costumam acontecer feiras de rua, principalmente à noite.

Nessa mesma região, há o Parque Revolución, que ganha vida nova aos domingos. Nas proximidades fica o Templo de Nuestra Señora del Carmen, uma pequena e charmosa igreja. Lá também costumam ter feiras aos domingos.

Não podemos deixar de falar do Museu de las Artes de la Universidad de Guadalajara, um dos principais museus de Guadalajara.


Museus em Guadalajara

O que Fazer em Guadalajara, México? Pontos Turísticos de Guadalajara
MUSA

O Museu de las Artes de la Universidad de Guadalajara (MUSA) é um museu focado em exposições temporárias de artistas locais, mas se destaca por ter murais de Orozco no auditório principal.

O MUSA é totalmente gratuito e possui um belo prédio, além de exposições interessantes, muitas delas ligadas à fotografia. O museu fecha as segundas. Para mais informações, confira o site oficial aqui.

O museu mais visitado em Guadalajara e fundamental para quem deseja conhecer a história do estado de Jalisco e da capital é o Museu Regional de Guadalajara.

Abrigado em uma construção histórica do século XVIII, o Museu Regional de Guadalajara tem uma coleção variada, desde arqueologia até pinturas coloniais, mas não chega a ser um museu grande.

O Museu Regional de Guadalajara fecha as segundas e o ingresso adulto custa 60 pesos. Para mais informações, confira o site oficial.


Mercado de Tonalá

O que Fazer em Guadalajara, México? Pontos Turísticos de Guadalajara
Fonte: Tripadvisor

Tonalá é uma cidade próxima a Guadalajara, conhecida por ter uma gigantesca feira de rua. São ruas e mais ruas abarrotadas de barraquinhas que vendem objetos de decoração, artesanatos (pouco artesanais) e muita comida.

Nós visitamos o Mercado de Tonalá, que acontece aos domingos a partir das 8h. A maioria do que é vendido em Tonalá pode ser comprada em Guadalajara ou em outras partes do México.

Não achamos que vale a pena se deslocar tanto (são pelo menos 13 km) só para ir a um mercado que tem como único diferencial o tamanho. Além disso, o mercado é muito muvucado, sendo até difícil andar e vimos muitas coisas da China.


Outros Pontos Turísticos de Guadalajara

Há outros locais que podem fazer parte do roteiro sobre o que fazer em Guadalajara.

Para quem gosta de trilhas, La Barranca de Oblatos é uma boa opção. A Barranca é um parque com cânion, mas não fica perto do centro.

Esse tipo de passeio exige planejamento, já que se deve chegar cedo para evitar o calor.

Nos finais de semana, para curtir a natureza, os moradores costumam ir ao Bosque Los Colomos, um dos maiores parques da cidade.

Vale a pena visitá-lo para quem já vai conhecer Zapopan (é um dos passeios de um dia apresentados a seguir).

Já a Arena Coliseo é algo bem diferente, o principal palco de lucha libre em Guadalajara. Os tickets mais baratos custam 200 pesos por pessoa e o show/luta leva 3 horas.

O único porém é que a região pede certa precaução durante a noite. O melhor é usar o Uber para ir e voltar da Arena Coliseo.


Passeios a partir de Guadalajara

O que Fazer em Guadalajara, México? Pontos Turísticos de Guadalajara
Praça principal de Tequila

A partir de Guadalajara é possível fazer vários passeios de bate-volta, alguns bem próximos e outros mais distantes.

Tlaquepaque e Zapopan são cidades coladas a Guadalajara e fáceis de visitar usando o Uber. Já Tequila e Chapala exigem mais planejamento.

A seguir apresentamos o que fazer nesses passeios a partir de Guadalajara, com destaque especial para Tequila.


O que fazer em Tequila, México?

O que Fazer em Guadalajara, México? Pontos Turísticos de Guadalajara
Campos de agave azul

Tequila é uma cidade pequena, com menos de 30 mil habitantes, mas conhecida no mundo todo pelo destilado feito de agave azul.

Quem quer conhecer o processo de produção da tequila e deseja visitar as fábricas mais tradicionais deve ir à cidade de Tequila.

Nós ficamos em dúvida em qual casa tequilera escolher, sendo as duas maiores a Casa Sauza e o José Cuervo.

A Casa Sauza tem melhor relação custo-benefício, porque o “tour Casa Sauza” custa apenas 230 pesos e oferece visita à fábrica, aos campos de agave e degustação, durando entre 1h45min e 2h.

O tour equivalente no José Cuervo, chamado de “José Cuervo & Campos”, custa 880 pesos e inclui comida e outras atividades não tão importantes, levando cerca de 3h.

Nós escolhemos o tour das 11h da manhã na Casa Sauza e reservamos com antecedência de 3 dias. É importante reservar com antecedência.

O que Fazer em Guadalajara, México? Pontos Turísticos de Guadalajara
Casarão pertencente à Casa Sauza

Como chegamos cedo, aproveitamos para tirar fotos da cidade de Tequila, com destaque ao Templo de La Purísima (século XVIII) e à praça principal, além do letreiro.

Como era segunda-feira, outras atrações de Tequila estavam fechadas, como o Museu da Tequila.

O tour na Casa Sauza começou pelos campos de agave azul, que ficam a poucos metros da área urbana. Lá é mostrado como se corta a planta, como reproduzi-la e curiosidades sobre o manejo do agave.

Para sair da sede da fábrica e ir aos campos, há “bondinhos” em forma de barril. Vale ressaltar que todo o passeio é acompanhado por um guia.

A visita continuou pela fábrica, com explicações mais técnicas sobre a produção, desde a extração do líquido do agave até a fervura e transformação em um tipo de melado, além dos processos de fermentação e destilação.

Durante o passeio pela fábrica e pelas caves, onde estão os barris de tequila envelhecida, foram servidos dois tipos de tequila, uma envelhecida e outra branca.

No final do passeio, ainda foi oferecido um drink de tequila e tamarindo muito saboroso.


Como chegar a Tequila?

Nós optamos por ir de ônibus para Tequila, sem recorrer à agência de viagem.

Pegamos o ônibus da empresa Tequila Plus na rodoviária chamada de Antigua Central Camionera. Escolhemos o horário das 7h30min ao custo de menos de 200 pesos (ida e volta).

A viagem de Guadalajara a Tequila leva 2h30min, porque o ônibus para bastante e o trânsito para sair de Guadalajara não é fácil.

Chegamos quase às 10h da manhã em Tequila, um horário no qual a cidade está bem tranquila.


O que fazer em Chapala, Jalisco?

O que Fazer em Guadalajara, México? Pontos Turísticos de Guadalajara
Fonte: Wikimedia

Chapala fica à beira do maior lago do México, o Lago de Chapala. Apenas 1h de viagem a separa de Guadalajara e, por isso, Chapala é um destino de final de semana, ideal para fugir da cidade grande.

Para o turista estrangeiro, não há muito para visitar em Chapala, além do lago (que não dá para tomar banho), restaurantes e o centrinho da cidade.

Os principais pontos turísticos de Chapala são: o calçadão à beira do lago, chamado de malecón, local onde ficam vendedores de artesanato e de comidas típicas; o passeio de barco até a Ilha de Alacranes; e algumas construções, como a Parroquia de San Francisco de Asís.


O que fazer em Tlaquepaque?

O que Fazer em Guadalajara, México? Pontos Turísticos de Guadalajara
Jardín Hidalgo

Mais perto de Guadalajara (até parece um bairro da cidade) e mais interessante é Tlaquepaque.

A cidade tem um pequeno e fotogênico centro histórico, como muitas lojas de artesanato, inclusive locais mais sofisticados. Tlaquepaque é conhecida por suas cerâmicas.

Tlaquepaque atrai turistas estrangeiros, principalmente dos Estados Unidos, que possuem alto poder aquisitivo. Por isso, muitas lojas e restaurantes estão focados nesse público.

Um dos locais mais bonitos é a Parroquia San Pedro Apóstol, com o Jardín Hidalgo à frente e seu belo coreto. Ali também fica o Santuario de Nuestra Señora de la Soledad, uma construção de 1742.

Outro local histórico é o Mercado El Parian, que surgiu no último quarto do século XIX como um tianguis de produtos feitos pelos Povos Indígenas da região. Hoje, El Parian é focado em restaurantes, muitos deles bastante turísticos.

O que Fazer em Guadalajara, México? Pontos Turísticos de Guadalajara
As charmosas ruas de Tlaquepaque

O mercado popular e usado pelos moradores é o Mercado Juárez, com seção de frutas, verduras, antojitos (lanches e petiscos) e artesanato simples. Ao lado do mercado, fica o belo prédio da prefeitura.

Uma boa pedida é caminhar pela Calle Independencia, que é apenas para pedestres, onde estão muitas lojas, e ir à Plazoleta de las Artes. Nessa pequena praça fica o belo letreiro de Tlaquepaque.

Para quem busca uma atração mais cultural, uma opção é ir ao Centro Cultural El Refugio, que possui exibições de arte. Outro pequeno centro de exibições é o Museo Regional de la Cerámica de Tlaquepaque.

Por fim, mas não menos importante, vale dar a dica sobre como ir a Tlaquepaque. O melhor é usar o Uber, porque é difícil encontrar o ônibus correto e, normalmente, os ônibus demoram muito.


O que fazer em Zapopan?

O que Fazer em Guadalajara, México? Pontos Turísticos de Guadalajara
Basílica de Zapopan

Zapopan é outra cidade que cresceu tanto que mais parece fazer parte de Guadalajara. Zapopan possui um belo centro histórico, com destaque para a enorme Basílica de Zapopan.

A Basílica de Zapopan é uma construção do final do século XVII, com uma bela fachada barroca e duas grandes torres, além do convento.

Além da Basílica, não dá para deixar de ir aos Arcos de Zapopan, super fotogênicos, ainda mais com a fonte que fica na região.

Os Arcos se localizam no final do Prol. 20 De Noviembre, muito perto da Basílica e também do Museo de Arte de Zapopan, focado em Arte Contemporânea.

O que Fazer em Guadalajara, México? Pontos Turísticos de Guadalajara
Danzantes

Outro pequeno museu é o Museo Etnográfico Huichol Wixarika, com artesanatos do povo Huichol.

Zapopan também é conhecida pela festa em homenagem à Virgem de Zapopan, que acontece no dia 12 de outubro. Visitamos a cidade no dia 13 de outubro e ainda havia muitas apresentações ao redor da Basílica.

Grupos folclóricos de várias partes de Jalisco se apresentaram no local. Eles são chamados de danzantes. Suas vestimentas e danças circulares têm clara influência indígena e são bem bonitas.

Além das apresentações dos danzantes, Zapopan fica cheia de tianguis, que são feiras de rua, onde podem ser encontradas diversas comidas típicas.


Mapa com os melhores pontos turísticos de Guadalajara

Confira no mapa a localização de todos os pontos turísticos mencionados neste artigo, com exceção de Tequila e Chapala. Clique no “botão com seta” para acessar a legenda do mapa.

Esperamos que as dicas sobre o que fazer em Guadalajara tenham sido úteis! Se este artigo te ajudou, leia também nosso post especial sobre onde ficar em Guadalajara.

Boa viagem, viajante!

PLANEJAMENTO DE VIAGEM

Reserva de hotéis

RESERVA DE HOTÉIS

Utilize o nosso link do Booking para conseguir as melhores ofertas de hotéis, pousadas e albergues.

O Booking oferece muitas vantagens: preços baixos, cancelamento gratuito de reservas, não é cobrada taxa de reserva e geralmente o pagamento é realizado somente na hora do check-in ou do check-out, na acomodação.

Melhor localização

CHECAR LOCALIZAÇÃO

Encontrou um hotel, mas não tem certeza se ele é bem localizado? Tire a dúvida com esta ferramenta gratuita. Ela analisará a localização, de acordo com uma metodologia específica, e atribuirá uma nota.

Vale dizer que a melhor área possível para se hospedar é aquela área agradável, segura, com acesso ao transporte público, restaurantes e próxima aos principais pontos turísticos.

Melhores hotéis

SELETOR DE HOTÉIS

O Seletor de Hotéis é uma ferramenta online, totalmente gratuita, que seleciona os hotéis, hostels, apartamentos, pousadas e hotéis-fazenda mais adequados ao perfil do viajante. Por meio de um método matemático, o Seletor de Hotéis descobre os hotéis perfeitos para você em qualquer cidade do mundo.

A única coisa que o viajante deve fazer é elencar (de 1 a 5) suas prioridades em relação às características dos hotéis. Qual é a ordem de importância das características do hotel para o viajante? Por exemplo: melhor localização, menor preço, maior qualidade, mais reservado e tamanho do hotel.

Reserva de carros

ALUGUEL DE CARROS

O Rentcars é um comparador de preços para encontrar a melhor tarifa no aluguel de carros em mais de 140 países.

Há várias vantagens em utilizar o serviço: não há cobrança de IOF, você pode realizar parcelamento, são muitas locadoras comparadas e não há cobrança de taxa para emissão da sua reserva.

Além disso, por padrão estão inclusas nas diárias Rentcars: quilometragem livre, proteção básica e as taxas administrativas da locadora.

Melhores seguros viagem

SEGURO VIAGEM

Tá em dúvida sobre qual seguro viagem comprar? O SegurosPromo é um comparador de seguros viagem que te ajuda a encontrar os melhores preços das principais seguradoras.

Utilize o nosso link para conseguir os preços mais baixos, bem como o cupom de desconto NOMADEDIGITAL5 para ganhar 5% de desconto.

Podcast de viagem

GUIA DE VIAGEM

O Papo Viagem Podcast é um guia de viagem em áudio gratuito sobre vários destinos que conhecemos.

Nós contamos a nossa experiência nas cidades e passamos dicas sobre onde se hospedar, melhor época para viajar, atrações e muito mais.

Loja do viajante

LOJA DO VIAJANTE

Sabe quando você utiliza um check-list de viagem e descobre que faltam alguns itens para a sua bagagem?

Selecionamos produtos importantes que nós utilizamos e recomendamos você levar na sua viagem. Eles estão apresentados na Loja do Viajante

About Author

Internacionalista, jornalista e viajante apaixonada por cultura e história, todos os dias eu consigo unir minhas paixões escrevendo no Guia do Nômade Digital. Acredito que ler e se informar transformam as férias em uma experiência inesquecível. Já escrevi um guia de viagem sobre a Cidade do México e apresentei mais de 80 episódios do Papo Viagem Podcast.

No Comments

    Leave a Reply

    error: Conteúdo protegido.