O que Fazer em Tequila, México? José Cuervo, Casa Sauza e Mais

Santiago de Tequila é um pequeno pueblo conhecido internacionalmente pela produção da bebida destilada tequila. Localizado apenas a 60 km de Guadalajara, a capital do estado de Jalisco, há muito o que fazer em Tequila.

Os grandes destaques do turismo em Tequila são as casas tequileras e os campos de agave azul. Inclusive, a paisagem tequilera e as antigas fábricas são Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.

A bebida tequila possui denominação de origem e só pode ser produzida em Jalisco e em partes de Nayarit, Michoacán, Guanajuato e Tamaulipas.

Então, é preciso ir ao México para visitar as fábricas de tequila originais e não há lugar melhor do que em Santiago de Tequila.

A seguir vamos dar todas as informações para você planejar sua viagem a Tequila!

Leia também nosso post sobre o que fazer em Guadalajara, a cidade-base ideal para quem deseja visitar Tequila!


O que Fazer em Tequila, México: Tour pela Casa Sauza e Outras Dicas


Como escolher a casa tequilera para visitar em Tequila?

O que Fazer em Tequila, México?
Plaza Principal

Primeiro, queremos dar dicas sobre uma das etapas mais difíceis do planejamento da viagem, a escolha da fábrica ou casa tequilera.

As duas casas tequileras mais conhecidas são a José Cuervo e a Casa Sauza, sendo suas fábricas localizadas no centro do pueblo. Lá também se encontram as fábricas da Tequila Orendain e da Tequilera Don Roberto.

Na pequena Amatitán (12 km de Tequila), há outras fábricas, como a muito conhecida Casa Herradura.

A 21 km de Tequila, em El Arenal, há várias casas tequileras, como Tequila Don Valente, Tequila Cascahuin e Tequila Tres Mujeres.

Pelo tamanho, estrutura e por estarem no centro de Tequila, nós ficamos em dúvida entre a José Cuervo e a Casa Sauza.

Os turistas dos Estados Unidos sempre optam pela José Cuervo, pela fama que a marca possui. Mas essas duas casas tequileras têm pontos positivos e negativos e o orçamento do viajante impacta bastante na escolha.

A fábrica da José Cuervo se chama La Rojeña e está localizada bem perto do letreiro do pueblo. Há 10 tipos de tours na Fábrica La Rojeña:

  • Experiencia Clásica: apenas visita guiada à fábrica. Ingresso 250 pesos por pessoa;
  • Jose Cuervo: visita guiada à fábrica e degustação de um tipo de tequila. Ingresso 400 pesos por pessoa;
  • Jose Cuervo & Campos: visita guiada à fábrica, aos campos de agave, à cave com degustação direto do barril, à Hacienda Jose Cuervo, ao Jardín de Los Limoneros e prova de aperitivos regionais. Ingresso 925 pesos por pessoa.

Há outros tours mais elaborados, como o Tequilero Gourmet, com experiências como a combinação de tequilas feita pelo próprio turista até almoço.

O tour Tequilero Gourmet custa 2365 pesos por pessoa e tem apenas um horário por dia, sendo um dos mais caros e mais completos.

O que Fazer em Tequila, México?
Fábrica da José Cuervo

Já a Casa Sauza é escolhida principalmente por mexicanos e também está localizada perto da área central da cidade. Há 4 tipos de tours e todos visitam a Fábrica La Perseverancia:

  • Tour Perseverancia: visita à fábrica, à cave com degustação direto do barril, degustação de tequila blanco, visita e coquetel na Quinta Sauza (casa histórica). Ingresso adulto 170 pesos por pessoa;
  • Tour Casa Sauza: atrações do Tour Perseverancia mais visita aos campos de agave e ao jardim, este último somente no verão. Ingresso adulto 230 pesos por pessoa;
  • Tour Hornitos: atrações do Tour Casa Sauza mais tour pela área de envase da fábrica, parrillada (lanche), degustação de dois drinks e uma garrafa de 200 ml de brinde. Ingresso 740 pesos por pessoa;
  • Tour 3 Generaciones: atrações do Tour Hornitos mais almoço especial e outros extras. Ingresso 1040 pesos por pessoa.

Como você pode perceber o tour da José Cuervo interessante para um estrangeiro é Jose Cuervo & Campos, porque além da fábrica tem um passeio aos campos de agave. Mas o preço é alto, cerca de R$ 180 por pessoa.

Foi por isso que nós escolhemos o Tour Casa Sauza, que equivale em atrações ao tour Jose Cuervo & Campos, porém é bem mais em conta.

Na Casa Sauza, é preciso reservar com pelo menos 48 horas de antecedência e se assegurar dos horários dos tours, além de perguntar pelo tour em inglês, caso seja do seu interesse. Nós participamos do tour em espanhol.

Na casa tequilera José Cuervo, os tours mais convencionais acontecem todos os dias, porém o melhor é reservar para garantir o horário mais adequado à sua visita.


Visita a uma fábrica de tequila em Tequila: Tour Casa Sauza

O que Fazer em Tequila, México?
Quinta Sauza

Nossa intenção era conhecer Tequila de maneira independente e econômica, por isso usamos os ônibus para chegar à cidade saindo de Guadalajara.

Escolhemos nos hospedar em Guadalajara por vários motivos. Primeiro, para fazer os tours nas casas tequileras não é preciso dormir no pueblo, que fica apenas 60 km de Guadalajara.

Além disso, há boas opções sobre o que fazer em Guadalajara, assim como hotéis bons e baratos para se hospedar. A cidade possui vida noturna e restaurantes de todos os tipos, além de ter outros passeios, para Zapopan e Tlaquepaque, por exemplo.

Saímos de Guadalajara às 7h30min e chegamos a Tequila pouco antes das 10h. No final do post, há todas as informações do ônibus que liga as duas cidades.

Nosso tour na Casa Sauza estava marcado para às 11h, então, sobrou tempo para fotografar o Centro Histórico de Tequila. A cidade é bem pequena, mas tem uma igreja charmosa e um belo letreiro.

Como reservamos o tour pela internet, o que fizemos primeiro foi ir à Quinta Sauza para pagar o tour e esperar pelo guia.

O que Fazer em Tequila, México?

Com o grupo reunido (que não costuma ser muito grande, a não ser que tenha grupo escolar nos dias de semana), o tour se iniciou em um “bonde” em forma de barril, que levou os turistas até os campos de agave, bem próximos ao centro.

As explicações já começaram no bonde e gostamos bastante do primeiro guia. Ele explicou sobre o que é a tequila, dando ênfase ao fato de ser um destilado feito exclusivamente de agave azul.

Já a bebida mezcal pode conter vários tipos de agave e não tem denominação de origem, como é o caso da tequila. O pulque é outra bebida feita de agave, mas é muito diferente, já que não é destilado.

Nos campos de agave, foi mostrado como cortar a planta e deixá-la em formato de piña. Também foi explicada a maneira de reprodução, que é assexuada, e de cultivo, principalmente sobre a necessidade de 300 dias de sol por ano.

O solo do pueblo é bem árido e o agave é um tipo de planta que guarda água, por isso é sensível à chuva em excesso.

O que Fazer em Tequila, México?
Campos de agave azul. Os pontos pretos são obsidianas

Além disso, no chão havia várias pedras obsidianas, que tem origem vulcânica e eram muito usadas pelos Povos Indígenas, inclusive para fazer ferramentas e até máscaras.

Voltando ao centro de Tequila, a próxima parada foi na Fábrica La Perseverancia, que fica em frente à Quinta Sauza.

Primeiro, fomos às caves onde ficam maturando as tequilas, principalmente tequila reposado e añejo. Esses dois tipos têm gosto mais amadeirado e para muitos especialistas são bebidas superiores à versão blanco ou plata.

Principais tipos de tequila:

  • Tequila blanco ou plata: são transparentes e não descansam em barril de madeira ou, se descansam, o tempo deve ser inferior a 2 meses;
  • Tequila reposado: são tequilas amadurecidas em barril de 2 meses até menos de 12 meses;
  • Tequila añejo: o período de maturação vai de 12 meses até menos de 36 meses;
  • Tequila extra añejo: deve ter pelo menos com 3 anos de maturação;
  • Tequila jóven ou oro: é uma mescla de tequila plata com reposado, añejo ou extra añejo.
O que Fazer em Tequila, México?
Piña do agave

Como você pode ver, há muitos tipos de tequila. A guia que nos acompanhou nas caves e na fábrica teve dificuldade para esclarecer essas questões. Além disso, essa parte do tour foi mais engessada.

Na visita às caves, cada participante pode experimentar um tipo de tequila añejo, no caso a Black Barrel, que no Brasil custa mais de R$ 200 a garrafa.

Dentro da fábrica, foi explicado como a “piña” do agave é espremida, tirando um tipo de “caldo de cana”. Esse caldo é fervido a 120ºC por 2 horas até mudar de cor, já que o açúcar carameliza nesse processo.

Depois são adicionadas as leveduras, que produzem o mosto, com cerca de 9% de álcool. Esse líquido passa por três processos de destilação até atingir as normas de 35% a 55% de álcool para o mercado interno e 35% a 40% para o exterior.

O que Fazer em Tequila, México?
Mural na Fábrica La Perseverancia

Depois de entender como é se faz a bebida mais famosa do Méxica, foi a hora de provar a versão plata.

O tour termina na Quinta Sauza, onde foi servido um coquetel de tamarindo e tequila, muito saboroso. Ali também fica a lojinha ou tienda, com tequilas de todos os tipos por preços excelentes.

Depois de visitarmos a Casa Sauza, fomos à tienda da José Cuervo e lá os preços também eram bons. Vale muito a pena trazer tequilas de lembrança do México, além dos artesanatos.


O trem Tequila Express vale a pena?

Uma dúvida frequente dos turistas é se vale a pena ir de trem até Tequila, nos tours chamados de Tequila Express, vendidos por várias casas tequileras.

O trem Tequila Express não é rápido, leva quase o mesmo tempo do ônibus, e é caro, variando de 1300 a 3000 pesos por pessoa. Normalmente, nesse valor está incluso a visita à fábrica, aos campos e a degustação.

Muitos turistas afirmam que o cenário é bonito, porém se torna monótono depois alguns minutos. Então, paga-se caro por algo que não é um diferencial, já que de ônibus dá para ver os campos, assim como de carro.


Outros pontos turísticos sobre o que fazer em Tequila

O que Fazer em Tequila, México?
Templo de La Purísima

O principal ponto turístico de Tequila é participar de um tour em uma casa tequilera, mas há outras pequenas atrações na cidade, que podem complementar o passeio.

O Museu Nacional del Tequila é um bom lugar para ver fotos antigas, aprender ainda mais sobre a história da bebida e fotografar mais de 200 garrafas de várias épocas.

O museu custa apenas 15 pesos por pessoa e está bem localizado no centro.

Também no Centro Histórico fica o Templo de La Purísima, a igreja principal do pueblo, construída no século XVII. Nessa região também pode ser encontrada a Capilla del Señor, ainda mais antiga, do século XVI.

Um dos cenários mais bonitos é da Plaza Principal de Tequila, com o letreiro, o coreto e a igreja. Há ainda algumas ruas charmosas, assim como o Palácio Municipal, que tem um mural sobre a história da bebida.


Como chegar a Tequila saindo de Guadalajara?

O que Fazer em Tequila, México?
Murais de Orozco em Guadalajara

Nós optamos por ir de ônibus para Tequila, sem recorrer às agências de viagem.

Pegamos o ônibus da empresa Tequila Plus na rodoviária de Guadalajara chamada de Antigua Central Camionera. Fomos até a rodoviária de Uber, que é barato e funciona bem.

Escolhemos o horário das 7h30min ao custo de menos de 200 pesos (ida e volta) e pagamos no cartão de débito. Os ônibus costumam sair de 30 em 30 minutos nos dias de semana.

A viagem de Guadalajara a Tequila leva 2h30min, porque o ônibus para no caminho e o trânsito para sair de Guadalajara não é fácil.

Chegamos quase às 10h da manhã no pueblo, um horário no qual a cidade ainda está bem tranquila. Esse horário é bom para tirar fotos do centro e depois ir ao tour na casa tequilera escolhida.

Esperamos que este post sobre o que fazer em Tequila tenha sido útil para planejar sua viagem. Não deixe de ler nosso artigo super completo sobre o que fazer em Guadalajara!

Boa viagem, viajante!

PLANEJAMENTO DE VIAGEM

Reserva de hotéis

RESERVA DE HOTÉIS

Utilize o nosso link do Booking para conseguir as melhores ofertas de hotéis, pousadas e albergues.

O Booking oferece muitas vantagens: preços baixos, cancelamento gratuito de reservas, não é cobrada taxa de reserva e geralmente o pagamento é realizado somente na hora do check-in ou do check-out, na acomodação.

Melhor localização

CHECAR LOCALIZAÇÃO

Encontrou um hotel, mas não tem certeza se ele é bem localizado? Tire a dúvida com esta ferramenta gratuita. Ela analisará a localização, de acordo com uma metodologia específica, e atribuirá uma nota.

Vale dizer que a melhor área possível para se hospedar é aquela área agradável, segura, com acesso ao transporte público, restaurantes e próxima aos principais pontos turísticos.

Melhores hotéis

SELETOR DE HOTÉIS

O Seletor de Hotéis é uma ferramenta online, totalmente gratuita, que seleciona os hotéis, hostels, apartamentos, pousadas e hotéis-fazenda mais adequados ao perfil do viajante. Por meio de um método matemático, o Seletor de Hotéis descobre os hotéis perfeitos para você em qualquer cidade do mundo.

A única coisa que o viajante deve fazer é elencar (de 1 a 5) suas prioridades em relação às características dos hotéis. Qual é a ordem de importância das características do hotel para o viajante? Por exemplo: melhor localização, menor preço, maior qualidade, mais reservado e tamanho do hotel.

Reserva de carros

ALUGUEL DE CARROS

O Rentcars é um comparador de preços para encontrar a melhor tarifa no aluguel de carros em mais de 140 países.

Há várias vantagens em utilizar o serviço: não há cobrança de IOF, você pode realizar parcelamento, são muitas locadoras comparadas e não há cobrança de taxa para emissão da sua reserva.

Além disso, por padrão estão inclusas nas diárias Rentcars: quilometragem livre, proteção básica e as taxas administrativas da locadora.

Melhores seguros viagem

SEGURO VIAGEM

Tá em dúvida sobre qual seguro viagem comprar? O SegurosPromo é um comparador de seguros viagem que te ajuda a encontrar os melhores preços das principais seguradoras.

Utilize o nosso link para conseguir os preços mais baixos, bem como o cupom de desconto NOMADEDIGITAL5 para ganhar 5% de desconto.

Podcast de viagem

GUIA DE VIAGEM

O Papo Viagem Podcast é um guia de viagem em áudio gratuito sobre vários destinos que conhecemos.

Nós contamos a nossa experiência nas cidades e passamos dicas sobre onde se hospedar, melhor época para viajar, atrações e muito mais.

Loja do viajante

LOJA DO VIAJANTE

Sabe quando você utiliza um check-list de viagem e descobre que faltam alguns itens para a sua bagagem?

Selecionamos produtos importantes que nós utilizamos e recomendamos você levar na sua viagem. Eles estão apresentados na Loja do Viajante

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Receber notificações de
error: Conteúdo protegido.