6 Principais Museus de Florença

As cidades italianas possuem tesouros históricos valiosíssimos, muitos disponíveis a cada esquina, em muros, praças ou prédios. Contudo, dentro dos museus consegue-se admirar pinturas, esculturas e construções de grande valor para a humanidade em um pequeno espaço. Os museus de Florença estão entre os melhores da Itália.

Na cidade de Florença, há muitos museus importantes, frutos do talento de dezenas ou centenas de florentinos brilhantes, que deixaram sua marca na História, como Michelangelo.

Neste post, vamos mostrar quais são os principais museus de Florença, trazendo dicas sobre as atrações!

Confira também nosso artigo especial sobre onde ficar em Florença!

 

6 Principais Museus de Florença

 

Catedral de Santa Maria del Fiore

O que fazer em Florença? Conheça um pedacinho da Toscana!

Mesmo tenho visitado muitas igrejas maravilhosas pelo mundo, o tamanho da Catedral de Santa Maria del Fiore impressiona grandemente. Conhecida como Duomo, essa construção é realmente gigantesca, destacando-se o domo projetado por Brunelleschi no século XV.

Particularmente, a maior beleza do Duomo é a sua arquitetura externa, com faixas verticais de mármore rosa, verde e branco. Dentro da Basílica, a arquitetura é simples, com destaque para as pinturas no domo, que ilustram as passagens do apocalipse.

O que fazer em Florença? Conheça um pedacinho da Toscana!

Vale ficar atento a algumas dicas: a fila para entrar no Duomo costuma ser monstruosa, por isso chegue cedo. A entrada para a Catedral de Santa Maria del Fiore é gratuita. Contudo, não pense que lá dentro há algo muito surpreendente, por que o mais fascinante realmente é a arquitetura exterior.

Para ir ao domo, ao Museu dell’Opera di Santa Maria del Fiore, a Torre de Giotto, ao Batistério de San Giovanni e a Cripta de Santa Reparata, o ingresso custa 18 euros, servindo para todas essas atrações.

Esse ticket não possibilita a entrada na Basílica, que deve ser feita pela fila comum. Quem quer apenas conhecer a Basílica por dentro, não paga nada.

Para mais informações, acesse o site oficial aqui.

 

Galleria degli Uffizi

Fonte: Wikipedia

Fonte: Wikipedia

Localizada no Palazzo degli Uffizi, a Galleria degli Uffizi abriga uma importante coleção de obras renascentistas, que foram pertencentes a poderosa família Médici, principalmente pinturas e esculturas. Assim, não poderia estar de fora da lista de museus de Florença.

Os principais destaques da Galleria degli Uffizi são as obras de Michelangelo, Giotto, Botticelli, Leonardo da Vinci e Tintoretto. As obras desses grandes mestres estão abrigadas dentro de um edifício igualmente antigo, do século XVI.

O único problema da Galleria degli Uffizi é a combinação das filas com o calor florentino, principalmente no verão, quando a cidade fica cheia de turistas. Assim, recomenda-se comprar o ticket com antecedência. O valor do ingresso varia de 12 a 20 euros, dependendo da época do ano.

Para mais informações, acesse o site oficial aqui.

 

Galleria dell’Accademia

Fonte: Wikipedia

Fonte: Wikipedia

Acredito que a obra de Michelangelo mais popular em Florença é o seu David. É ele que faz os turistas se acumularem na Galleria dell’Accademia. Mas esse museu possui ainda uma importante coleção de pinturas do século XIII ao século XVI, como Botticelli, Ghirlandaio, Pontormo, Andrea del Sarto e Allori.

Além das obras e autores citados, atualmente a Galleria dell’Accademia possui uma seção dedicada a instrumentos musicais, todos bastante antigos, como os violinos Stradivari e pianos de Bartolomeo Cristofori, o inventor desse instrumento.

Realmente, a Galleria dell’Accademia está entre os museus de Florença mais visitados, assim as filas são constantes. Pode-se comprar o ticket online, no site oficial aqui. O ingresso adulto custa 8 euros, mais taxas de comprar online.

 

Basílica de Santa Maria Novella

Museus de Florença – Dicas e atrações turísticas

Normalmente, chega-se a Florença de trem. A estação de trem recebe o nome da primeira atração que você verá quando chegar à cidade, a Basílica de Santa Maria Novella. Essa Basílica é mais do que uma igreja, é um museu.

Esse convento dominicano impressiona pela arquitetura, com suas listras esverdeadas, algo comum nas igrejas da Toscana.

A Basílica de Santa Maria Novella possui muitas capelas, um cemitério, refeitório e outras áreas importantes, como os claustros. Sua construção data do século XIII e XIV, mas, assim como a maioria das igrejas, passou por reformas, que a transformaram no que conhecemos hoje.

O valor do ingresso para visitar a igreja é de 7,5 euros para adultos. Para mais informações, acesse o site oficial aqui.

 

Basílica de Santa Croce

O que fazer em Florença? Conheça um pedacinho da Toscana!

A Basílica de Santa Croce é uma das igrejas franciscanas mais importantes do mundo. Sua principal atração são os túmulos de importantes italianos e florentinos, com destaque para Michelangelo (há um monumento sobre seu túmulo), Galileu e Maquiavel.

Mas a Basílica de Santa Croce é muito mais do que isso, ela é um complexo de obras de arte e arquitetura, com destaque para a sacristia, o museu de ópera, a torre do relógio e os claustros, por isso está na lista de museus de Florença.

Informações práticas: Ticket adulto 8 euros. Para mais informações, clique aqui.

 

Palazzo Pitti

Museus de Florença – Dicas e atrações turísticas

Do outro lado do Rio Arno, oposto ao das atrações turísticas citadas acima, há um complexo de museus importantíssimo, em um palácio da família Médici. Esse é o Palazzo Pitti, uma construção gigantesca com um amplo jardim, mostrando o poder que os Médici possuíam em Florença.

No Palazzo Pitti se encontram os seguintes museus: a Galleria Palatina, com pinturas da Renascença, a Galleria d’arte Moderna, com obras do século XIX, o Museu degli Argenti, que foca nos tesouros da família Médici, e o Museu da Porcelana.

O valor do ingresso para os museus do Palazzo Pitti varia entre 10 e 16 euros, dependendo da época do ano. Para mais informações, acesse o site oficial aqui.

 

Dicas importantes

O que fazer em Florença? Conheça um pedacinho da Toscana!

  • Para se aprofundar nas informações de cada museu e igreja, conheça o site Visit Florence, super completo e objetivo, e sempre procure o site oficial da atração;
  • Além disso, eu sempre procuro chegar cedo quando a atração não possui venda antecipada de tickets. É a melhor forma de conhecer os museus como menos lotação;
  • A maioria dos tickets para os museus de Florença pode ser comprada online. Os preços podem ser menos convidativos, pois há uma taxa de serviço.

 

Gostou das opções de museus de Florença? Então, saiba mais sobre Florença no episódio do Papo Viagem Podcast!

Comparador de seguro viagem

Boa viagem, viajante!

PLANEJAMENTO DE VIAGEM
Reserva de hotéis
RESERVA DE HOTÉIS

Utilize o nosso link do Booking para conseguir as melhores ofertas de hotéis, pousadas e albergues.

O Booking oferece muitas vantagens: preços baixos, cancelamento gratuito de reservas, não é cobrada taxa de reserva e geralmente o pagamento é realizado somente na hora do check-in ou do check-out, na acomodação.

CHECAR LOCALIZAÇÃO

Encontrou um hotel, mas não tem certeza se ele é bem localizado? Tire a dúvida com esta ferramenta gratuita. Ela analisará a localização, de acordo com uma metodologia específica, e atribuirá uma nota.

Vale dizer que a melhor área possível para se hospedar é aquela área agradável, segura, com acesso ao transporte público, restaurantes e próxima aos principais pontos turísticos.

SELETOR DE HOTÉIS

O Seletor de Hotéis é uma ferramenta online, totalmente gratuita, que seleciona os hotéis, hostels, apartamentos, pousadas e hotéis-fazenda mais adequados ao perfil do viajante. Por meio de um método matemático, o Seletor de Hotéis descobre os hotéis perfeitos para você em qualquer cidade do mundo.

A única coisa que o viajante deve fazer é elencar (de 1 a 5) suas prioridades em relação às características dos hotéis. Qual é a ordem de importância das características do hotel para o viajante? Por exemplo: melhor localização, menor preço, maior qualidade, mais reservado e tamanho do hotel.

ALUGUEL DE CARROS

O Rentcars é um comparador de preços para encontrar a melhor tarifa no aluguel de carros em mais de 140 países.

Há várias vantagens em utilizar o serviço: não há cobrança de IOF, você pode realizar parcelamento, são muitas locadoras comparadas e não há cobrança de taxa para emissão da sua reserva.

Além disso, por padrão estão inclusas nas diárias Rentcars: quilometragem livre, proteção básica e as taxas administrativas da locadora.

SEGURO VIAGEM

Tá em dúvida sobre qual seguro viagem comprar? O SegurosPromo é um comparador de seguros viagem que te ajuda a encontrar os melhores preços das principais seguradoras.

Utilize o nosso link para conseguir os preços mais baixos, bem como o cupom de desconto NOMADEDIGITAL5 para ganhar 5% de desconto.

GUIA DE VIAGEM

O Papo Viagem Podcast é um guia de viagem em áudio gratuito sobre vários destinos que conhecemos.

Nós contamos a nossa experiência nas cidades e passamos dicas sobre onde se hospedar, melhor época para viajar, atrações e muito mais.

Posts que você deve ver também!

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Receber notificações de
error: Conteúdo protegido.