Menu
Europa

Qual é a melhor época para visitar o Algarve, Portugal? + Outras Dicas

Atualizado em: 12 de junho de 2020

O Algarve é uma das regiões mais turísticas de Portugal, procurada por suas belas praias com falésias alaranjadas e mar esverdeado. Durante o verão europeu, suas principais cidades se tornam também locais de festas e badalação. Mas antes de viajar, é preciso saber qual é a melhor época para visitar o Algarve.

A seguir vamos mostrar em detalhes como é o clima do Algarve durante todo o ano, assim como descrever quais meses se encaixam melhor em determinados perfis de viajantes.

No final do artigo, há outras informações para você planejar sua viagem ao Algarve, como quanto tempo ficar e como chegar à região.

Qual é a melhor época para visitar o Algarve? Tudo sobre o clima do Algarve

Qual é a melhor época para visitar o Algarve? Tudo sobre o clima do Algarve
Ponta da Piedade em Lagos. Fonte: Wikimedia

A melhor época para visitar ao Algarve pode variar de acordo com o tipo de viagem que você gosta de fazer.

Se você quer aproveitar as festas durante a noite e curtir dias de muito sol e calor, sem dúvida, os meses de junho, julho e agosto são os melhores.

Julho e agosto são os meses mais movimentados, porque os europeus saem de férias e o Algarve é um dos destinos que eles mais gostam.

Como você pode ver nos gráficos, em junho, julho e agosto chove muito pouco e as temperaturas passam dos 25 °C. Ou seja, certeza de dias quentes e ensolarados.

Temperaturas no Algarve

Eu não gosto do verão europeu para visitar o Algarve devido aos preços altos das hospedagens (reserve com antecedência a sua hospedagem nessa época) e por causa da lotação.

Cidades como Albufeira, Portimão e Carvoeiro ficam cheias demais, assim como os resorts por toda a costa dessas cidades. Lagos também é bastante procurada, mas Albufeira é ainda mais!

Se você só tem o verão europeu para tirar férias, vale a pena escolher cidades mais tranquilas, como Sagres (com ótimas hospedagens e várias praias excelentes) e Faro (mais histórica).

Minha recomendação de melhor época para visitar o Algarve são os meses de abril (última quinzena), maio (até o começo de junho), setembro e (começo) de outubro.

Esses são os períodos intermediários, quando as temperaturas são superiores aos 20 °C e ainda chove pouco, garantindo assim que você consiga aproveitar o mar e os longos dias de sol.

Chuvas no Algarve

Algo que você deve levar em conta é que nesses meses a oferta de pousadas e hotéis é excelente e os preços são bem mais baixos do que na alta temporada (verão), sendo mais fácil encontrar um hotel bom e barato.

No nosso artigo sobre as cidades para se hospedar no Algarve, elencamos os hotéis que mais valem a pena, assim como pousadas e hostels bons de verdade.

O problema é que durante o verão europeu, essas hospedagens se esgotam facilmente, porque tem qualidade e a procura é enorme.

Além disso, nos meses intermediários é possível se hospedar nas cidades de Albufeira, Portimão e Carvoeiro, que têm a melhor localização para quem quer conhecer toda a região sem precisar se hospedar em mais de uma cidade.

Por exemplo, de Albufeira até Lagos são menos de 45 minutos de carro e até Faro menos de 40 minutos. Essa é a razão para Albufeira ser tão procurada, sua localização é excelente, além da estrutura de restaurantes e hotéis.

Outra época do ano para viajar ao Algarve é entre março, começo de abril, final de outubro e começo de novembro.

A questão é que em março e começo de abril pode estar friozinho, impedindo entrar no mar, que já é frio normalmente.

Já do final de outubro e começo de novembro, as chuvas começam a chegar com mais força, mesmo que não seja aquela quantidade toda (100 mm).

Sobre visitar o Algarve no inverno, acaba não sendo tão interessante, porque você terá de deixar as praias de lado. Elas serão apenas para observação e o foco da viagem deverá ser cidades históricas do Algarve e curtir as vistas.

Quantos dias ficar no Algarve, Portugal?

Quantos dias ficar no Algarve, Portugal?
A histórica Tavira. Fonte: Flickr

Como o Algarve é uma região para curtir as praias, as belas paisagens e também locais históricos, desde Sagres e suas fortalezas até o preservado Centro Histórico de Tavira, dá para passar muito tempo por lá.

Quanto tempo mínimo no Algarve seria pelo menos de 2 dias inteiros, ou seja, 3 pernoites, deixando várias cidades para trás.

Nós recomendamos pelo menos um dia inteiro para cada cidade que você quer conhecer.

Então, para turistar bem pela região recomendamos 5 dias inteiros, ou seja, 6 pernoites, mas dá para ficar uma semana tranquilamente.

Uma decisão muito importante para fazer seu tempo render é escolher bem onde dormir no Algarve.

Recomendamos que você leia nosso guia completo com as cidades para se hospedar no Algarve e descubra qual é a melhor para seu perfil de viajante.

Como chegar à região do Algarve, Portugal?

Qual é a melhor época para visitar o Algarve?
Farol do Cabo de São Vicente em Sagres. Fonte: Pixabay

O Algarve pode ser facilmente acessado por meio da autoestrada A2 para quem vem do norte. De Lisboa até Albufeira são apenas 2h25min. de carro para percorrer 256 km.

Aliás, vale muito a pena fazer esse trajeto com carro alugado em Lisboa, economizando e ainda usando o carro para se deslocar no Algarve, fundamental para fazer uma viagem completa pela região.

Caso você queira deixar para alugar o carro no Algarve, há a opção de usar o trem de Lisboa para Faro, que sai da Estação do Oriente e leva 3h20min.

Se você estiver no norte de Portugal, o melhor é usar o avião saindo do Porto até o Aeroporto de Faro.

Outra opção é fazer uma viagem com pernoites, parando e visitando Évora, bem no meio do caminho.

Esperamos que as informações deste artigo sobre a melhor época para visita o Algarve te ajudem a planejar sua viagem a Portugal!

Saiba também como escolher o Seguro Viagem para Portugal com melhor relação custo-benefício e viaje protegido sempre!

Boa viagem, viajante!

PLANEJAMENTO DE VIAGEM

Reserva de hotéis

RESERVA DE HOTÉIS

Utilize o nosso link do Booking para conseguir as melhores ofertas de hotéis, pousadas e albergues.

O Booking oferece muitas vantagens: preços baixos, cancelamento gratuito de reservas, não é cobrada taxa de reserva e geralmente o pagamento é realizado somente na hora do check-in ou do check-out, na acomodação.

Melhor localização

CHECAR LOCALIZAÇÃO

Encontrou um hotel, mas não tem certeza se ele é bem localizado? Tire a dúvida com esta ferramenta gratuita. Ela analisará a localização, de acordo com uma metodologia específica, e atribuirá uma nota.

Vale dizer que a melhor área possível para se hospedar é aquela área agradável, segura, com acesso ao transporte público, restaurantes e próxima aos principais pontos turísticos.

Melhores hotéis

SELETOR DE HOTÉIS

O Seletor de Hotéis é uma ferramenta online, totalmente gratuita, que seleciona os hotéis, hostels, apartamentos, pousadas e hotéis-fazenda mais adequados ao perfil do viajante. Por meio de um método matemático, o Seletor de Hotéis descobre os hotéis perfeitos para você em qualquer cidade do mundo.

A única coisa que o viajante deve fazer é elencar (de 1 a 5) suas prioridades em relação às características dos hotéis. Qual é a ordem de importância das características do hotel para o viajante? Por exemplo: melhor localização, menor preço, maior qualidade, mais reservado e tamanho do hotel.

Reserva de carros

ALUGUEL DE CARROS

O Rentcars é um comparador de preços para encontrar a melhor tarifa no aluguel de carros em mais de 140 países.

Há várias vantagens em utilizar o serviço: não há cobrança de IOF, você pode realizar parcelamento, são muitas locadoras comparadas e não há cobrança de taxa para emissão da sua reserva.

Além disso, por padrão estão inclusas nas diárias Rentcars: quilometragem livre, proteção básica e as taxas administrativas da locadora.

Melhores seguros viagem

SEGURO VIAGEM

Tá em dúvida sobre qual seguro viagem comprar? O SegurosPromo é um comparador de seguros viagem que te ajuda a encontrar os melhores preços das principais seguradoras.

Utilize o nosso link para conseguir os preços mais baixos, bem como o cupom de desconto NOMADEDIGITAL5 para ganhar 5% de desconto.

Podcast de viagem

GUIA DE VIAGEM

O Papo Viagem Podcast é um guia de viagem em áudio gratuito sobre vários destinos que conhecemos.

Nós contamos a nossa experiência nas cidades e passamos dicas sobre onde se hospedar, melhor época para viajar, atrações e muito mais.

Loja do viajante

LOJA DO VIAJANTE

Sabe quando você utiliza um check-list de viagem e descobre que faltam alguns itens para a sua bagagem?

Selecionamos produtos importantes que nós utilizamos e recomendamos você levar na sua viagem. Eles estão apresentados na Loja do Viajante

Sobre o autor

Internacionalista, jornalista e viajante apaixonada por cultura e história, todos os dias eu consigo unir minhas paixões escrevendo no Guia do Nômade Digital. Acredito que ler e se informar transformam as férias em uma experiência inesquecível. Já escrevi um guia de viagem sobre a Cidade do México e apresentei mais de 80 episódios do Papo Viagem Podcast.

Sem Comentários

    Deixe um Comentário

    error: Conteúdo protegido.