Menu
América do Sul

Visita à Pirâmide Huaca Pucllana em Lima

No coração de Miraflores, um dos bairros mais badalados de Lima, o turista pode visitar o sítio arqueológico de Huaca Pucllana e sua grande pirâmide. Huaca Pucllana em Lima é uma construção com mais de 1300 anos de existência e um dos principais vestígios da Cultura Lima.

Vale muito a pena fazer o passeio a Huaca Pucllana, por ser uma visita guiada, com ótimas explicações sobre os povos que usaram essa construção no decorrer dos séculos.

Veja a seguir a história de Huaca Pucllana e várias dicas para ir ao sítio arqueológico mais fácil de visitar em Lima!

Leia também nosso post com todas as dicas sobre O que fazer em Lima!


A História da Pirâmide de Huaca Pucllana em Lima

Visita à pirâmide Huaca Pucllana em Lima
A Grande Pirâmide

Huaca Pucllana foi um centro religioso de culto ao mar e às suas criaturas pertencente à Cultura Lima. Aliás, o termo “pucllana” se refere a um local para cerimônias religiosas.

O Povo Lima habitou a região central da costa peruana entre 200 e 700 d.C., sendo contemporâneo da famosa cultura Nazca.

A construção da grande pirâmide de Huaca Pucllana, e áreas adjacentes, faz parte do auge da Cultura Lima. A pirâmide principal tinha a função religiosa, mas ao seu redor havia espaços públicos, como pátios e praças.

O Povo Lima praticava três tipos de atividades rituais: sacrifícios de mulheres jovens; rompimento de cerâmicas com elementos marinhos; e banquetes, tendo a carne de tubarão como principal prato.

Aliás, o tubarão tem destaque na Cultura Lima, tanto pelo consumo da carne quanto pelas referências nas cerâmicas, que são bem diferentes e cheias de detalhes.

Visita à pirâmide Huaca Pucllana em Lima
Salas da exposição com fardo funerário e cerâmicas (tubarão e focas)

A partir de 800 d.C., o Império Wari (Huari) conquistou a região de Lima.

Huaca Pucllana foi usada como cemitério, porque era uma construção abandonada. A elite era enterrada em fardos funerários, com muitos tecidos, e havia também sacrifício de crianças.

Em 2005, foi encontrado um fardo funerário repleto de vestimentas e com crianças sacrificadas. Acredita-se que era o corpo de um importante sacerdote Wari, que, aliás, estava sem a cabeça.

O domínio Wari durou pouco tempo, até o século X. Logo depois, uma sociedade mais fragmentada emergiu, conhecida como sociedade Ychsma, tendo como centro Pachacámac, nos arredores de Lima.

Foram encontrados vários vasos inspirados no corpo da mulher, um resquício da adoração ao feminino praticada pelo Povo Lima e também presente na sociedade Ychsma.

É curioso saber que um local tão rico em história tenha começado a ser estudado faz poucas décadas.


Visita à Pirâmide em Lima: Huaca Pucllana

Visita à pirâmide Huaca Pucllana em Lima

A pirâmide Huaca Pucllana chegou aos dias de hoje como uma sobrevivente, principalmente devido à destruição causada pelo crescimento urbano a partir de 1940, que reduziu a área arqueológica a um terço da original.

Apenas a partir da década de 1980, o trabalho arqueológico teve apoio governamental para garantir a sobrevivência dessa construção milenar.

Durante a visita guiada, é ressaltado o impacto negativo da urbanização descontrolada de Lima sobre o patrimônio histórico-cultural de Huaca Pucllana.

O início da visita acontece em algumas salas de exposição, onde estão mais de 70 objetos originais pertencentes a Huaca Pucllana.

Há muitas explicações sobre os fardos funerários Wari, assim como vasos perfeitos com motivos marinhos, como tubarões e focas.

Vale a pena chegar cedo para curtir a pirâmide sem muita gente, até porque o local é muito procurado, já que fica no coração de Miraflores. Esse bairro é o mais procurado sobre onde ficar em Lima.

Visita à pirâmide Huaca Pucllana em Lima
Exemplo de fardo funerário, topo da pirâmide e vista

A guia nos deu explicações sobre a técnica de edificação de Huaca Pucllana, deixando claro que o Povo Lima sabia erguer construções seguras, que aguentavam os terremotos.

Finos tijolos eram feitos manualmente e empilhados como se fossem livros e, assim, resistiam aos abalos sísmicos.

Há também uma pequena área com plantas nativas do Peru, como algodão, tomate, batata e tantos outros alimentos, e com animais típicos, como o diferente cachorro peruano, lhamas e os porquinhos-da-índia, chamados de cuy.

Uma grande rampa em zigue-zague leva os visitantes para as áreas altas da pirâmide, onde pode ser vista a grandiosidade da construção.

Aliás, na parte alta de Huaca Pucllana ocorriam os sacrifícios de mulheres jovens na Cultura Lima e lá também era enterrada a elite Wari. Por isso, nessa região foram encontrados muitos objetos importantes, que ainda estão sendo estudados.

Vale mencionar que os trabalhos de escavação não terminaram e muito mais história pode surgir no coração da grande metrópole peruana.

Informações práticas – De quarta a segunda (fechado as terças), das 9h às 17h. Também há serviço noturno.  A visita guiada custa 15 soles e está disponível em espanhol e inglês. Para mais informações, confira o site oficial de Huaca Pucllana.

Esperamos que as dicas sobre a histórica Huaca Pucllana em Lima tenham sido úteis! Veja também nossos demais artigos sobre Lima, especialmente o que fazer em Lima e onde ficar em Lima!

Boa viagem, viajante!

PLANEJAMENTO DE VIAGEM

Reserva de hotéis

RESERVA DE HOTÉIS

Utilize o nosso link do Booking para conseguir as melhores ofertas de hotéis, pousadas e albergues.

O Booking oferece muitas vantagens: preços baixos, cancelamento gratuito de reservas, não é cobrada taxa de reserva e geralmente o pagamento é realizado somente na hora do check-in ou do check-out, na acomodação.

Melhor localização

CHECAR LOCALIZAÇÃO

Encontrou um hotel, mas não tem certeza se ele é bem localizado? Tire a dúvida com esta ferramenta gratuita. Ela analisará a localização, de acordo com uma metodologia específica, e atribuirá uma nota.

Vale dizer que a melhor área possível para se hospedar é aquela área agradável, segura, com acesso ao transporte público, restaurantes e próxima aos principais pontos turísticos.

Melhores hotéis

SELETOR DE HOTÉIS

O Seletor de Hotéis é uma ferramenta online, totalmente gratuita, que seleciona os hotéis, hostels, apartamentos, pousadas e hotéis-fazenda mais adequados ao perfil do viajante. Por meio de um método matemático, o Seletor de Hotéis descobre os hotéis perfeitos para você em qualquer cidade do mundo.

A única coisa que o viajante deve fazer é elencar (de 1 a 5) suas prioridades em relação às características dos hotéis. Qual é a ordem de importância das características do hotel para o viajante? Por exemplo: melhor localização, menor preço, maior qualidade, mais reservado e tamanho do hotel.

Reserva de carros

ALUGUEL DE CARROS

O Rentcars é um comparador de preços para encontrar a melhor tarifa no aluguel de carros em mais de 140 países.

Há várias vantagens em utilizar o serviço: não há cobrança de IOF, você pode realizar parcelamento, são muitas locadoras comparadas e não há cobrança de taxa para emissão da sua reserva.

Além disso, por padrão estão inclusas nas diárias Rentcars: quilometragem livre, proteção básica e as taxas administrativas da locadora.

Melhores seguros viagem

SEGURO VIAGEM

Tá em dúvida sobre qual seguro viagem comprar? O SegurosPromo é um comparador de seguros viagem que te ajuda a encontrar os melhores preços das principais seguradoras.

Utilize o nosso link para conseguir os preços mais baixos, bem como o cupom de desconto NOMADEDIGITAL5 para ganhar 5% de desconto.

Podcast de viagem

GUIA DE VIAGEM

O Papo Viagem Podcast é um guia de viagem em áudio gratuito sobre vários destinos que conhecemos.

Nós contamos a nossa experiência nas cidades e passamos dicas sobre onde se hospedar, melhor época para viajar, atrações e muito mais.

Loja do viajante

LOJA DO VIAJANTE

Sabe quando você utiliza um check-list de viagem e descobre que faltam alguns itens para a sua bagagem?

Selecionamos produtos importantes que nós utilizamos e recomendamos você levar na sua viagem. Eles estão apresentados na Loja do Viajante

About Author

Internacionalista, jornalista e viajante apaixonada por cultura e história, todos os dias eu consigo unir minhas paixões escrevendo no Guia do Nômade Digital. Acredito que ler e se informar transformam as férias em uma experiência inesquecível. Já escrevi um guia de viagem sobre a Cidade do México e apresentei mais de 80 episódios do Papo Viagem Podcast.

No Comments

    Leave a Reply

    error: Conteúdo protegido.