Moeda da Colômbia: Câmbio, Cédulas e Dicas!

Descubra qual é a moeda da Colômbia e saiba dicas de câmbio na Colômbia!

Durante o planejamento de qualquer viagem, uma fase essencial é entender a moeda do país a ser visitado, assim como o câmbio e a melhor moeda para levar na viagem. No caso da moeda da Colômbia, o Peso Colombiano é desvalorizado em relação ao Real e apresenta peculiaridades.

A moeda da Colômbia é o Peso Colombiano, que tem como código a sigla COP e o símbolo é o usual $. Quando se viaja para Colômbia, é importante saber muito mais do que o nome da moeda da Colômbia. Confira mais dicas abaixo!

 

Moeda da Colômbia – Peso Colombiano

Moeda da Colômbia: Câmbio, Cédulas e Dicas!

Novas Cédulas. Os círculos verdes não fazem parte das cédulas, apenas identificam áreas importantes relacionadas à segurança

Primeiramente, 1 Real vale 950 Pesos Colombianos e 1 Dólar vale 2975 Pesos Colombianos (dados de agosto 2017). As cédulas têm números elevados, mas com valor de compra bem menor, sendo os preços na Colômbia menores do que no Brasil.

As cédulas da Colômbia atualmente em circulação são: 1 mil (versão antiga); 2 mil (versões antiga e nova); 5 mil (versões antiga e nova); 10 mil (versões antiga e nova); 20 mil (versões antiga e nova); 50 mil (versões antiga e nova) e 100 mil (somente versão nova).

Moeda da Colômbia: Câmbio, Cédulas e Dicas!

Novas cédulas de 10 e 20 mil pesos colombianos.

Em 2016, foram lançadas novas cédulas da moeda da Colômbia, com mudanças substanciais na aparência das cédulas. Não será mais emitida a cédula de 1 mil pesos colombianos e será incluída a cédula de 100 mil pesos.

Confira as imagens deste post e note a diferença entre as modernas cédulas novas e as antigas cédulas, mas lembre-se de que todas as cédulas estão em circulação. A mudança para novas cédulas acontece gradualmente.

Moeda da Colômbia: Câmbio, Cédulas e Dicas!

Novas cédulas de 50 e 100 mil pesos colombianos

Em relação às moedas metálicas, há oito valores para as moedas metálicas do peso colombiano: 5, 10, 20, 50, 100, 200, 500 e 1 mil. As moedas metálicas são mais utilizadas como troco do que para fazer compras no dia a dia, devido ao valor baixo.

 

Qual moeda levar para a Colômbia?

Moeda da Colômbia: Câmbio, Cédulas e Dicas!

Antigas Cédulas, ainda em circulação.

Com exceção da Argentina, Uruguai e Chile, viajar com dólares para a América do Sul é a melhor alternativa, também no caso da Colômbia. O dólar é a moeda mais transacionada na Colômbia e vale mais a pena do que levar Reais e trocar na Colômbia por pesos, porque você irá perder na conversão.

Atualmente, a questão é: vale levar muitos dólares ou é melhor usar o cartão de débito/pré-pago/crédito e tirar dinheiro no caixa de autoatendimento?

Na nossa opinião, é melhor fazer uma estratégia mista, levando dólares necessários para os primeiros dias e trocando-os por pesos colombianos.

Utilizar os caixas de autoatendimento (ATM) para sacar Pesos Colombianos também é uma alternativa. O saque dos Pesos Colombianos diretamente da conta corrente tem 6,38% de IOF, mais a taxa de saque cobrada pelo banco do caixa de autoatendimento. Essa taxa de saque é por saque, então, faça a menor quantidade de saques possível.

Outra alternativa é utilizar o cartão de débito ou cartão pré-pago, principalmente nas cidades grandes. Nessas operações também é cobrado o IOF de 6,38%, assim como quando se utiliza o cartão de crédito.

A partir de 2016, as compras com cartão de crédito no exterior passaram a ter a cotação do dia da compra, diminuindo a variação cambial, que costumava dar sustos nos viajantes mundo afora. Assim, o cartão de crédito se tornou interessante para viagens.

 

Fontes: Banco Central da Colômbia e XE.

 

As dicas sobre a moeda da Colômbia te ajudaram? Então, confira outros posts sobre a Colômbia!


Como descobrir os melhores hotéis para sua próxima viagem: Use o Seletor de Hotéis

O Seletor de Hotéis é uma ferramenta online, totalmente gratuita, que seleciona os hotéis mais adequados ao perfil do viajante. Por meio de um método matemático, o Seletor de Hotéis descobre os hotéis perfeitos para você em qualquer cidade do mundo.

A única coisa que o viajante deve fazer é elencar (de 1 a 5) suas prioridades em relação às características dos hotéis. Qual é a ordem de importância das características do hotel para o viajante? Por exemplo: melhor localização, menor preço, maior qualidade, mais reservado e tamanho do hotel.

Há diversas combinações que podem ser feitas, trazendo como resultado os hotéis que mais se encaixam nas prioridades do viajante. Inclusive, é possível buscar hostels, apartamentos, pousadas e até hotel fazenda.

Então, faça uma pesquisa no Seletor de Hotéis, a ferramenta do Guia do Nômade Digital que ajuda os viajantes a economizar e se hospedar em bons hotéis mundo afora.

Boa viagem, Viajante!

[P.S: não se esqueça de reservar o seu hotel pelo nosso link do Booking. Você não paga nada a mais pela sua hospedagem e ainda ajuda o site. Obrigado!]

Posts que você deve ver também!

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Receber notificações de
avatar
error: Conteúdo protegido.