O que fazer em Cartagena de Índias, Colômbia? Melhores Pontos Turísticos de Cartagena

Saiba quais são os melhores pontos turísticos de Cartagena e tire suas dúvidas sobre o que fazer em Cartagena de Índias, na Colômbia!

Cartagena de Índias ou apenas Cartagena é a cidade caribenha mais visitada e fotografada da Colômbia. O conjunto arquitetônico e de fortificações de Cartagena é Patrimônio da Humanidade pela UNESCO desde 1984. Saber o que fazer em Cartagena passa por conhecer a história e a cultura desse lugar.

Calor contínuo, casas coloniais com cores fortes, muralhas quase impenetráveis e noites agitadas fazem parte de Cartagena, uma cidade única na Colômbia e um dos destinos imperdíveis na América do Sul.

Neste post, trazemos todas as dicas que aprendemos durante nossa passagem por Cartagena. Tenho certeza que este post vai te ajudar a saber o que fazer em Cartagena!

Confira também nossas dicas sobre onde ficar em Cartagena, com sugestões dos melhores bairros e hotéis!

 

Centro Histórico de Cartagena – La Ciudad Amurallada de Cartagena

O que fazer em Cartagena de Índias, na Colômbia? Melhores Pontos Turísticos de Cartagena

Torre del Reloj

O principal ponto turístico de Cartagena é a Ciudad Amurallada, que engloba dois bairros, o Centro Histórico e o bairro de San Diego.

Normalmente, o passeio pelo Centro Histórico de Cartagena começa na Torre del Reloj, que é uma porta de entrada, além de ser muito bonita e fotogênica. Essa porta de entrada é também chamada de Boca del Puente, porque havia uma ponte levadiça entre o centro e o bairro de Getsemaní.

O foco do turismo no Centro Histórico é fazer um roteiro pelas praças de Cartagena e ir vagarosamente conhecendo as ruas que surgem durante as caminhadas. A quantidade de casas históricas belíssimas e ruas fotogênicas vai te surpreender!

Passando pela Torre del Reloj, o visitante chega à Plaza de los Coches, que tem esse nome por causa das carruagens que se encontram por lá. Muitos turistas fazem passeios de carruagem pela cidade antiga. Há também amareladas casas com arcos no térreo, onde ficam vendedores de doces, conhecido como Portal de los Dulces.

O que fazer em Cartagena de Índias, na Colômbia? Melhores Pontos Turísticos de Cartagena

Plaza San Pedro Claver

Após a Plaza de los Coches, o visitante costuma se dirigir à Plaza de la Aduana, uma praça triangular, onde se está o prédio da prefeitura de Cartagena e uma estátua de Cristóvão Colombo. O fundador de Cartagena, Pedro de Heredia, viveu na Plaza de la Aduana.

Ao lado dessa praça, está uma das mais belas praças de cidade, local imperdível na lista sobre o que fazer em Cartagena, a Plaza San Pedro Claver. Apesar de pequena, há muito para ser visto na praça, começando pela fachada belíssima da Igreja dedicada a San Pedro Claver, onde estão os restos mortais do Santo.

San Pedro Claver foi um padre que viveu em Cartagena e serviu, principalmente, às pessoas escravizadas, que eram trazidas da África à cidade, um dos mais importantes portos de tráfico de pessoas na América espanhola.

Por essa razão, na Plaza San Pedro Claver há uma estátua de San Pedro Claver amparando um homem escravizado, obra do artista Enrique Grau. Há outras esculturas na praça, mas com conceitos mais modernos. São obras feitas de sucata pelo artista Edgardo Carmona.

O que fazer em Cartagena de Índias, na Colômbia? Melhores Pontos Turísticos de Cartagena

Catedral de Santa Catalina de Alejandría

Saindo da Plaza, vale a pena continuar pela Carrera 4 em direção à Catedral de Santa Catalina de Alejandría, que, com certeza, você avistará de longe. A Catedral foi originalmente construída em 1577, mas passou por reformas inúmeras vezes. Sua torre é o grande destaque, principalmente pelas cores alegres.

Nas proximidades da Catedral fica a Plaza ou Parque Bolívar, que é uma das poucas áreas arborizadas da Ciudad Amurallada, ou seja, é o lugar ideal para você descansar do calor de Cartagena.

A Plaza Bolívar tem uma escultura em bronze de Simón Bolívar, datada do século XIX. Anteriormente, a praça era chamada de Plaza de la Inquisición, porque o Palácio da Inquisição se encontra ao redor da praça.

Aliás, há uma exposição sobre a Inquisição no Palácio, mas só a beleza da construção já vale a pena e faz parte da lista sobre o que fazer em Cartagena.

O que fazer em Cartagena de Índias, na Colômbia? Melhores Pontos Turísticos de Cartagena

Ruas, casas e a Plaza Santo Domingo

A partir da Plaza Bolívar é fácil chegar à Plaza Santo Domingo, uma das mais agitadas na noite da cidade antiga. Na Plaza Santo Domingo fica uma Igreja colonial muito antiga dedicada ao Santo, há alguns restaurantes e uma estátua de Fernando Botero, atraindo vários turistas.

Saindo da Plaza Santo Domingo, vale se dirigir até o atual Teatro Adolfo Mejía, porque no caminho há ruas tranquilas e belíssimas para serem vistas e fotografadas. Além disso, o teatro tem uma arquitetura bem bonita, tendo sido uma igreja anteriormente e já foi conhecido como Teatro Heredia.

Nessa região, é fácil chegar ao Baluarte de Santo Domingo, que é uma parte mais ampla da muralha. Nesse baluarte fica o famoso Café del Mar, que os turistas visitam bastante durante o pôr do sol e está sempre lotado nesse período do dia.

O que fazer em Cartagena de Índias

Calle de la Tablada, uma das ruas mais bonitas de Cartagena. Fonte: Wikimedia

Vale continuar a visita na direção do bairro San Diego, que está localizado dentro da Ciudad Amurallada, mas não faz parte da área mais turistas e antiga. San Diego é um bairro super agradável, principalmente nas imediações da Plaza Fernandez de Madrid e da Plaza San Diego.

Essas duas praças ficam bem movimentadas durante a noite e vale a pena conhecê-las. Há restaurantes, bares e vendedores, além de muitos turistas e locais. As ruas próximas a essas praças são super graciosas, com estilo colonial e menos feitas para “inglês ver”.

Outro ponto de interesse em San Diego é a Plaza de las Bóvedas, onde estão muitas lojas com souvenirs diversos. Você vai notar que las Bóvedas são formadas por uma construção bem grande e ligada às muralhas. Antigamente, esse prédio tinha função militar e era um depósito de suprimentos.

Outra atração de San Diego é que o melhor trajeto para conhecer as muralhas de Cartagena começa no bairro.

 

Muralhas de Cartagena

O que fazer em Cartagena de Índias

Muralha de Cartagena com Bocagrande ao fundo

A muralha que guarda o Centro Histórico e o bairro de San Diego é uma atração da lista sobre o que fazer em Cartagena. É inegável a beleza e a grandiosidade das muralhas, que foram essenciais nas lutas de Cartagena contra piratas e corsários séculos atrás.

Como Cartagena é uma cidade muito quente, o melhor período para caminhar pelas muralhas é o final da tarde, normalmente, após as 17h.

A nossa dica é acessar as muralhas a partir da entrada na Calle 39, que dá acesso a Plaza de Toros de La Serrezuela. A partir desse local é fácil subir as muralhas até o primeiro baluarte, chamado de Baluarte de San Lucas.

Por estar localizado em San Diego, o Baluarte de San Lucas atrai muitos locais que querem relaxar ao pôr do sol, quando o calor diminui. Inclusive, perto desse baluarte há áreas cobertas.

O que fazer em Cartagena de Índias, na Colômbia? Melhores Pontos Turísticos de Cartagena

Baluarte de Santo Domingo

A próxima região mais ampla na muralha é o Baluarte de Santa Catalina. A partir desse baluarte pode ser visto o Forte de las Tenazas, que é mais baixo do que as muralhas.

As muralhas continuam por toda a parte da cidade antiga voltada ao mar, sendo essa área com a melhor vista do pôr do sol. Os melhores baluartes para curtir o pôr do sol são o Baluarte de Santa Cruz e o Baluarte de Sanro Domingo, que estão um ao lado do outro.

Nós preferimos o Baluarte de Santa Cruz, que é mais tranquilo e com menos ambulantes. No Baluarte de Santo Domingo fica o Café del Mar e, por isso, há gente demais e também muito assédios por parte dos vendedores.

Vale dizer que a partir das muralhas dá para ter vistas bonitas também dos prédios da cidade antiga!

 

Getsemaní em Cartagena

O que fazer em Cartagena de Índias, na Colômbia? Melhores Pontos Turísticos de Cartagena

Plaza de la Santísima Trinidad

Fora das muralhas, há dois bairros facilmente acessíveis: La Matuna e Getsemaní, separados pela Calle 30. La Matuna não é um lugar interessante para ser visitado, ainda mais durante a noite, por causa da prostituição.

Contudo, Getsemaní é um bairro que merece ser conhecido, o mais tradicional entre os bairros fora do Centro Histórico. No século XVI e XVII, Cartagena se expandiu para a região onde está o Getsemaní e o bairro ganhou vida própria.

Além das ruas estreitas e do casaria colonial, o Getsemaní tem vida noturna, principalmente ao redor da Plaza de la Santísima Trinidad, que é o coração do bairro. Na frente da igrejinha sempre há movimento de moradores e turistas, além de bares e apresentações artísticas. O grafite é outro traço marcante do Getsemaní.

 

Castelo San Felipe de Barajas em Cartagena

O que fazer em Cartagena de Índias, na Colômbia? Melhores Pontos Turísticos de Cartagena

O Castelo San Felipe de Barajas é uma das atrações sobre o que fazer em Cartagena mais imperdíveis. Patrimônio da Humanidade pela UNESCO desde 1984, o Castelo San Felipe de Barajas é o maior forte militar construído no período colonial pelos espanhóis no continente Americano.

Então, o Castelo San Felipe de Barajas não é um castelo no sentido de uma residência de um nobre, mas é um forte que sempre teve função militar e hoje é patrimônio histórico da Colômbia.

O Castelo San Felipe está localizado fora da Ciudad Amurallada, mas perto dela, em uma região conhecida como Monte de San Lázaro, que pela geografia oferecia boas condições para vigiar o mar de Cartagena e os pântanos próximos.

O que fazer em Cartagena de Índias, na Colômbia? Melhores Pontos Turísticos de Cartagena

Parte mais antiga da fortificação

O Castelo San Felipe de Barajas foi construído em 1657 a mando do governador Dom Pedro Zapata de Mendoza, que já havia feito grandes obras de engenharia na região.

O primeiro forte construído data do século XVII e é chamado de Castillo Antigo, estando localizado na parte mais alta do Monte San Lázaro.

No Castillo Antigo, destacam-se as charmosas torres de observação, que são ao total 4 torres, que faziam a vigilância do mar, do Centro Histórico e dos pântanos. Essa parte do Castelo de San Felipe é uma das mais bonitas e com melhores vistas, seja do Centro Histórico e também das partes mais recentes da fortificação.

Contudo, ainda no século XVII, o Castillo Antigo foi invadido pelos franceses. Os ingleses também estavam sempre tentando conquistar Cartagena. A investida estrangeira foi tão forte que no século XVIII foi necessário ampliar a fortificação, agregando diversas baterias, que são as áreas com canhões.

O que fazer em Cartagena de Índias, na Colômbia? Melhores Pontos Turísticos de Cartagena

Um dos grandes nomes da engenharia militar da época foi Antonio de Arévalo. Ele foi responsável pela construção dos famosos túneis presentes no Castelo San Felipe de Barajas. Ainda hoje é possível caminhar por muitos deles, mas há vários que não estão abertos ao público.

Basicamente, há mais de 30 áreas em destaque no Castillo San Felipe de Barajas, todas elas bem explicadas pelo audioguia, com detalhes emocionantes sobre a história de Cartagena e suas muitas batalhas e tentativas de invasão.

Visitar o Castillo San Felipe de Barajas é quase como ver um filme de ação, porém podendo tocar o cenário. Por isso, dedique pelo menos 1h30min para conhecê-lo, porque vale muito a pena e algo imperdível sobre o que fazer em Cartagena.

O que fazer em Cartagena de Índias, na Colômbia? Melhores Pontos Turísticos de Cartagena

Baterias mais recentes

Dicas importantíssimas para visitar o Castelo San Felipe de Barajas:

  • O calor em Cartagena é muito grande, por isso jamais visite o Castelo entre às 10h30min e às 16h. Prefira o começo da manhã, já que o Castelo abre a partir das 8h;
  • Use protetor solar, boné, roupas que protejam a pele e beba muita água;
  • Alugue um audioguia para entender a história do Castelo. Sem explicações do audioguia ou de um guia credenciado a visita perde muito em qualidade. O audioguia custa 15 mil pesos e não possui áudio em português;
  • Perto do Castelo há o Mall Plaza El Castillo, um shopping center com bom tamanho, bons banheiros e praça de alimentação, além de ar condicionado;
  • Ingresso adulto sem guia: 25 mil pesos. Ingresso adulto com guia: 39 mil pesos. Horários: das 8h às 18h.

 

Convento Santa Cruz de La Popa

O que fazer em Cartagena de Índias, na Colômbia? Melhores Pontos Turísticos de Cartagena

Fonte: Wikimedia por Davgg28

Para muitos visitantes, o que fazer em Cartagena inclui conhecer o Convento Santa Cruz de La Popa, que tem uma das melhores visitas da cidade e foi construído no século XVI. O convento fica em um morro com mais de 150 metros acima do nível do mar.

Para chegar ao Convento Santa Cruz de La Popa é melhor usar um táxi e combinar com o taxista um valor fechado para que ele te espere. A entrada para o convento custa 12 mil pesos por pessoa.

 

Praias em Cartagena

Quando se pensa em visitar um destino no Caribe, como Cartagena, é comum querer pegar uma praia. Pelo que vimos e pesquisamos sobre Cartagena, não vale a pena visitar a cidade pensando em praia. Cartagena é um destino histórico e cultural e não um lugar com beleza natural.

A praia de águas claras que existe nessa região é a Playa Blanca de Baru, bem distante de Cartagena. Essa praia faz parte de um passeio de barco “furada” e, apesar de ter beleza natural, sofre demais com o turismo irresponsável.

Outra opção de praia em Cartagena é a Playa de Punta Arena, na Isla de Tierra Bomba. Além dos passeios de barco não serem legalizados, a beleza da Playa de Punta Arena deixa os brasileiros frustrados e ainda há chances de bater uma maré ruim vinda do continente.

Muitos viajantes de países menos ricos em natureza e praias do que o Brasil costumam ir às praias de Bocagrande, um bairro próximo ao Centro Histórico.

Bocagrande é um bairro bom para se hospedar em Cartagena, moderno, cheio de serviços, comércios e com vários hotéis, mas as praias são horríveis.

Há algumas ilhas com praias bonitas, mas são ilhas privadas de resorts e para visitá-las é preciso abrir o bolso. Então, o que fazer em Cartagena não inclui praias.

 

Mapa com os melhores pontos turísticos de Cartagena

 

Dicas de viagem a Cartagena, na Colômbia

  • Leia com atenção o nosso post sobre “Onde ficar em Cartagena”, porque é muito importante ficar bem localizado;
  • Saiba que a cidade é muito quente. O melhor é acordar cedo e curtir as atrações com poucos turistas e depois do almoço voltar para o hotel para descansar no ar condicionado. Quando o calor começa a diminuir, a partir das 17h, é hora de curtir o pôr do sol e a noite da cidade. Essa é uma das principais dicas sobre o que fazer em Cartagena;
  • Utilize os táxis em Cartagena, porque são baratos e mesmo as distâncias curtas se tornam cansativas;
  • Há muito assédio dos vendedores ambulantes, principalmente nas praças e baluartes mais famosos da cidade;
  • Não saia muito da rota turística e não ande a pé em um lugar que você não pesquisou antes;
  • Não acredite nos comentários do TripAdvisor sobre os restaurantes de Cartagena, principalmente nos comentários em inglês.

 

Esperamos que as dicas sobre o que fazer em Cartagena de Índias tenham sido úteis para sua viagem!

Boa viagem, Viajante!

PLANEJAMENTO DE VIAGEM
Reserva de hotéis
RESERVA DE HOTÉIS

Utilize o nosso link do Booking para conseguir as melhores ofertas de hotéis, pousadas e albergues.

O Booking oferece muitas vantagens: preços baixos, cancelamento gratuito de reservas, não é cobrada taxa de reserva e geralmente o pagamento é realizado somente na hora do check-in ou do check-out, na acomodação.

CHECAR LOCALIZAÇÃO

Encontrou um hotel, mas não tem certeza se ele é bem localizado? Tire a dúvida com esta ferramenta gratuita. Ela analisará a localização, de acordo com uma metodologia específica, e atribuirá uma nota.

Vale dizer que a melhor área possível para se hospedar é aquela área agradável, segura, com acesso ao transporte público, restaurantes e próxima aos principais pontos turísticos.

SELETOR DE HOTÉIS

O Seletor de Hotéis é uma ferramenta online, totalmente gratuita, que seleciona os hotéis, hostels, apartamentos, pousadas e hotéis-fazenda mais adequados ao perfil do viajante. Por meio de um método matemático, o Seletor de Hotéis descobre os hotéis perfeitos para você em qualquer cidade do mundo.

A única coisa que o viajante deve fazer é elencar (de 1 a 5) suas prioridades em relação às características dos hotéis. Qual é a ordem de importância das características do hotel para o viajante? Por exemplo: melhor localização, menor preço, maior qualidade, mais reservado e tamanho do hotel.

ALUGUEL DE CARROS

O Rentcars é um comparador de preços para encontrar a melhor tarifa no aluguel de carros em mais de 140 países.

Há várias vantagens em utilizar o serviço: não há cobrança de IOF, você pode realizar parcelamento, são muitas locadoras comparadas e não há cobrança de taxa para emissão da sua reserva.

Além disso, por padrão estão inclusas nas diárias Rentcars: quilometragem livre, proteção básica e as taxas administrativas da locadora.

SEGURO VIAGEM

Tá em dúvida sobre qual seguro viagem comprar? O SegurosPromo é um comparador de seguros viagem que te ajuda a encontrar os melhores preços das principais seguradoras.

Utilize o nosso link para conseguir os preços mais baixos, bem como o cupom de desconto NOMADEDIGITAL5 para ganhar 5% de desconto.

GUIA DE VIAGEM

O Papo Viagem Podcast é um guia de viagem em áudio gratuito sobre vários destinos que conhecemos.

Nós contamos a nossa experiência nas cidades e passamos dicas sobre onde se hospedar, melhor época para viajar, atrações e muito mais.

Posts que você deve ver também!

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

avatar
  Subscribe  
Receber notificações de
error: Conteúdo protegido.