Igrejas do Porto, em Portugal!

Descubra as exuberantes igrejas do Porto, em Portugal!

As cidades históricas de Portugal guardam grandes belezas. A cidade do Porto não é diferente nesse aspecto. Seu centro histórico, a Ribeira, é Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.

Há um tipo de monumento histórico que se destaca no Porto por seus detalhes e exuberância, são as igrejas. As igrejas do Porto possuem muita beleza decorativa, com altares decorados com ouro e azulejos incríveis. Por essa razão, este post é dedicado às igrejas do Porto!

 

Catedral da Sé do Porto

Igrejas do Porto, em Portugal!

A Catedral da Sé do Porto é a igreja mais importante do Porto e também uma das mais antigas. Fundada entre os séculos XII e XIII, a Catedral da Sé do Porto inicialmente possuía estilo românico, como nas suas torres e rosácea.

Depois de muitas intervenções, características góticas e barrocas foram incorporadas a Catedral. A primeira coisa que impressiona na Catedral da Sé do Porto é o tamanho, a igreja é gigantesca. Logo depois, a beleza da fachada gótica, assim como a vista incrível da Ribeira e da Ponte Luís I.

O interior da Catedral da Sé do Porto recebeu bastante influência barroca, com o altar ricamente adornado, assim como quadros e entalhes em madeira nas paredes. Contudo, as colunas de pedra nuas mostram que a Catedral da Sé do Porto é uma igreja medieval.

 

Igrejas do Carmo e das Carmelitas

Igrejas do Porto, em Portugal!

Fonte: Wikimedia

As Igrejas do Carmo e das Carmelitas ficam “coladas” uma na outra. A mais surpreendente é a Igreja das Carmelitas, construída no século XVII e exuberantemente decorada com muito ouro.

O excesso de arte decorativa da Igreja das Carmelitas é reflexo dos estilos adotados, o Barroco e o Rococó. Esses dois estilos estão presentes na maioria das igrejas do Porto.

Igrejas do Porto, em Portugal!

Interior da Igreja das Carmelitas

A Igreja do Carmo foi construída mais de um século depois da Igreja das Carmelitas, em meados do século XVIII. As áreas externas da Igreja do Carmo são belíssimas, como a fachada e a lateral. Na lateral há um painel de azulejos contando a história da Ordem das Carmelitas. Simplesmente magnífico!

 

Igreja dos Clérigos

Igrejas do Porto, em Portugal!

O monumento mais famoso do Porto é a Torre dos Clérigos, que localiza-se na Igreja dos Clérigos. Com uma belíssima fachada barroca, a Igreja dos Clérigos foi projetada por Nicolau Nasoni no século XVIII.

O interior da Igreja dos Clérigos é bastante harmônico, com madeira coberta por folhas de ouro sendo equilibradas pelas paredes rosadas. Vale destacar a beleza do altar e das obras de arte, como grandes pinturas e esculturas. A Igreja dos Clérigos é agradável aos olhos por ser discreta para uma igreja barroca.

 

Igreja de Santa Clara

Igrejas do Porto, em Portugal!

Fonte: Wikimedia

A Igreja de Santa Clara se localiza no centro histórico de Porto e é uma preciosidade. Construída no século XV, ao lado das antigas muralhas, a Igreja de Santa Clara possui uma fachada simples.

O interior da Igreja de Santa Clara é totalmente entalhado em madeira com folhas de ouro. Chega a ser difícil aos olhos conseguirem ver tantos detalhes impressionantes. Sem dúvida, a Igreja de Santa Clara é um dos melhores exemplos da aplicação da talha dourada.

 

Igreja de São Francisco

Igrejas do Porto, em Portugal!

Fonte: Wikimedia

A Igreja de São Francisco começou a ser construída no século XIV, com clara influência gótica percebida pela rosácea na sua fachada. Mas o que mais surpreende os visitantes são as obras em madeira entalhada, como a genealogia de Jesus Cristo, mostrada na imagem acima.

O interior da Igreja de São Francisco é decorado com muitas esculturas, das paredes até o teto. A quantidade de ouro e obras de arte mostra a riqueza que fluiu por Portugal durante séculos.

 

Igreja da Misericórdia

Igrejas do Porto, em Portugal!

Fonte: TripAdvisor

A Igreja da Misericórdia foi construída no século XVI, mas passou por muitas reformas nos séculos seguintes. A fachada da Igreja da Misericórdia é absurdamente decorada, mostrando o tesouro que se encontra lá dentro.

Desde a porta pode-se notar a riqueza de detalhes da igreja. O teto é todo trabalhado em gesso, enquanto as paredes são revestidas por delicados azulejos azuis e brancos. Os lustres, o altar e as obras decorativas mostram a delicadeza e leveza do interior da Igreja da Misericórdia.

 

Igreja da Lapa

Igrejas do Porto, em Portugal!

Fonte: Wikimedia

A Igreja da Lapa fica um pouco fora do centro do Porto, mas é uma igreja cheia de tesouros. Construída entre os séculos XVIII e XIX, a Igreja da Lapa possui uma decoração interior harmônica e exuberante, com clara influência neoclássica.

No seu interior, há tesouros importantes para a história de Portugal. O coração de D. Pedro I, chamado em Portugal de D. Pedro IV, está bem guardado na Igreja da Lapa, assim como o órgão de tubos mais belo da Península Ibérica.

A Igreja da Lapa é diferente em arquitetura das demais igrejas do Porto, mas possui muitas belezas e importância histórica.

 

Igreja de São Martinho de Cedofeita

Igrejas do Porto, em Portugal!

Fonte: Wikimedia

Igreja de São Martinho de Cedofeita, conhecida também como Igreja Românica de Cedofeita, é a igreja mais antiga do Porto. Não se tem certeza da data de fundação da igreja, mas acredita-se que durante a dominação sueva, a igreja foi construída entre os séculos V e VI. Uma preciosidade!

 

Capela das Almas

Igrejas do Porto, em Portugal!

Fonte: Wikimedia

Uma beleza sem tamanho é a Capela das Almas, nas proximidades do Mercado do Bolhão. Construída no século XVIII, a maior beleza da Capela das Almas veio só em 1929, quando seu exterior foi adornado com 16 mil azulejos.

 

Confira o episódio do Papo Viagem Podcast sobre Porto e descubra as belezas da cidade, assim como o post sobre onde se hospedar em Porto.

Qual das igrejas do Porto você mais gostou? Deixe seu comentário!

Boa viagem, Viajante!

 

Salvar

Posts que você deve ver também!

Deixe seu comentário!

comentários

error: Conteúdo protegido.