Igrejas do Porto, em Portugal!

Descubra as exuberantes igrejas do Porto, em Portugal!

As cidades históricas de Portugal guardam grandes belezas. A cidade do Porto não é diferente nesse aspecto. Seu centro histórico, a Ribeira, é Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.

Há um tipo de monumento histórico que se destaca no Porto por seus detalhes e exuberância, são as igrejas. As igrejas do Porto possuem muita beleza decorativa, com altares decorados com ouro e azulejos incríveis. Por essa razão, este post é dedicado às igrejas do Porto!

 

Catedral da Sé do Porto

Igrejas do Porto, em Portugal!

A Catedral da Sé do Porto é a igreja mais importante do Porto e também uma das mais antigas. Fundada entre os séculos XII e XIII, a Catedral da Sé do Porto inicialmente possuía estilo românico, como nas suas torres e rosácea.

Depois de muitas intervenções, características góticas e barrocas foram incorporadas a Catedral. A primeira coisa que impressiona na Catedral da Sé do Porto é o tamanho, a igreja é gigantesca. Logo depois, a beleza da fachada gótica, assim como a vista incrível da Ribeira e da Ponte Luís I.

O interior da Catedral da Sé do Porto recebeu bastante influência barroca, com o altar ricamente adornado, assim como quadros e entalhes em madeira nas paredes. Contudo, as colunas de pedra nuas mostram que a Catedral da Sé do Porto é uma igreja medieval.

 

Igrejas do Carmo e das Carmelitas

Igrejas do Porto, em Portugal!

Fonte: Wikimedia

As Igrejas do Carmo e das Carmelitas ficam “coladas” uma na outra. A mais surpreendente é a Igreja das Carmelitas, construída no século XVII e exuberantemente decorada com muito ouro.

O excesso de arte decorativa da Igreja das Carmelitas é reflexo dos estilos adotados, o Barroco e o Rococó. Esses dois estilos estão presentes na maioria das igrejas do Porto.

Igrejas do Porto, em Portugal!

Interior da Igreja das Carmelitas

A Igreja do Carmo foi construída mais de um século depois da Igreja das Carmelitas, em meados do século XVIII. As áreas externas da Igreja do Carmo são belíssimas, como a fachada e a lateral. Na lateral há um painel de azulejos contando a história da Ordem das Carmelitas. Simplesmente magnífico!

 

Igreja dos Clérigos

Igrejas do Porto, em Portugal!

O monumento mais famoso do Porto é a Torre dos Clérigos, que localiza-se na Igreja dos Clérigos. Com uma belíssima fachada barroca, a Igreja dos Clérigos foi projetada por Nicolau Nasoni no século XVIII.

O interior da Igreja dos Clérigos é bastante harmônico, com madeira coberta por folhas de ouro sendo equilibradas pelas paredes rosadas. Vale destacar a beleza do altar e das obras de arte, como grandes pinturas e esculturas. A Igreja dos Clérigos é agradável aos olhos por ser discreta para uma igreja barroca.

 

Igreja de Santa Clara

Igrejas do Porto, em Portugal!

Fonte: Wikimedia

A Igreja de Santa Clara se localiza no centro histórico de Porto e é uma preciosidade. Construída no século XV, ao lado das antigas muralhas, a Igreja de Santa Clara possui uma fachada simples.

O interior da Igreja de Santa Clara é totalmente entalhado em madeira com folhas de ouro. Chega a ser difícil aos olhos conseguirem ver tantos detalhes impressionantes. Sem dúvida, a Igreja de Santa Clara é um dos melhores exemplos da aplicação da talha dourada.

 

Igreja de São Francisco

Igrejas do Porto, em Portugal!

Fonte: Wikimedia

A Igreja de São Francisco começou a ser construída no século XIV, com clara influência gótica percebida pela rosácea na sua fachada. Mas o que mais surpreende os visitantes são as obras em madeira entalhada, como a genealogia de Jesus Cristo, mostrada na imagem acima.

O interior da Igreja de São Francisco é decorado com muitas esculturas, das paredes até o teto. A quantidade de ouro e obras de arte mostra a riqueza que fluiu por Portugal durante séculos.

 

Igreja da Misericórdia

Igrejas do Porto, em Portugal!

Fonte: TripAdvisor

A Igreja da Misericórdia foi construída no século XVI, mas passou por muitas reformas nos séculos seguintes. A fachada da Igreja da Misericórdia é absurdamente decorada, mostrando o tesouro que se encontra lá dentro.

Desde a porta pode-se notar a riqueza de detalhes da igreja. O teto é todo trabalhado em gesso, enquanto as paredes são revestidas por delicados azulejos azuis e brancos. Os lustres, o altar e as obras decorativas mostram a delicadeza e leveza do interior da Igreja da Misericórdia.

 

Igreja da Lapa

Igrejas do Porto, em Portugal!

Fonte: Wikimedia

A Igreja da Lapa fica um pouco fora do centro do Porto, mas é uma igreja cheia de tesouros. Construída entre os séculos XVIII e XIX, a Igreja da Lapa possui uma decoração interior harmônica e exuberante, com clara influência neoclássica.

No seu interior, há tesouros importantes para a história de Portugal. O coração de D. Pedro I, chamado em Portugal de D. Pedro IV, está bem guardado na Igreja da Lapa, assim como o órgão de tubos mais belo da Península Ibérica.

A Igreja da Lapa é diferente em arquitetura das demais igrejas do Porto, mas possui muitas belezas e importância histórica.

 

Igreja de São Martinho de Cedofeita

Igrejas do Porto, em Portugal!

Fonte: Wikimedia

Igreja de São Martinho de Cedofeita, conhecida também como Igreja Românica de Cedofeita, é a igreja mais antiga do Porto. Não se tem certeza da data de fundação da igreja, mas acredita-se que durante a dominação sueva, a igreja foi construída entre os séculos V e VI. Uma preciosidade!

 

Capela das Almas

Igrejas do Porto, em Portugal!

Fonte: Wikimedia

Uma beleza sem tamanho é a Capela das Almas, nas proximidades do Mercado do Bolhão. Construída no século XVIII, a maior beleza da Capela das Almas veio só em 1929, quando seu exterior foi adornado com 16 mil azulejos.

 

Confira o episódio do Papo Viagem Podcast sobre Porto e descubra as belezas da cidade, assim como o post sobre onde se hospedar em Porto.

Qual das igrejas do Porto você mais gostou? Deixe seu comentário!

Boa viagem, Viajante!

 

Salvar

[P.S: não se esqueça de reservar o seu hotel pelo nosso link do Booking. Você não paga nada a mais pela sua hospedagem e ainda ajuda o site. Obrigado!]

Posts que você deve ver também!

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Receber notificações de
avatar
wpDiscuz
error: Conteúdo protegido.