Apesar de Toronto ser uma cidade enorme à beira do Lago Ontário, em Downtown não há áreas nas quais se sinta a conexão com a natureza típica da região. Tem-se a impressão de que o Centro está de costas para o Lago. As exceções são as Toronto Islands e o Tommy Thompson Park.
Nós temos um post completão sobre como visitar as Toronto Islands. Agora chegou o momento de apresentar o Tommy Thompson Park, um lugar inesperado perto do Porto e do Centro.
Destaques do passeio ao Tommy Thompson Park de Toronto
O Tommy Thompson Park é o melhor lugar para aproveitar a natureza do Lago Ontário, mas sem estar distante de Downtown.
Basicamente, o parque é formado por uma longa faixa de terra que adentra 5 km no Lago, chamada de Leslie Street Spit. Em cada lado da faixa há lagunas, áreas inundáveis (wetlands) e penínsulas.
A história do Tommy Thompson Park começou em 1959 quando se construiu a Leslie Street Spit pela empresa portuária. O objetivo era usar o local para atividades relacionadas ao porto.
Entre 1974 e 1983, 6,5 milhões de metros cúbicos de areia e lodo foram retirados do porto e colocados na Leslie Street Spit. Com isso, formaram-se as lagoas e as penínsulas.
Com terra, matéria orgânica e água doce, a natureza começou a surgir no local, algo que não tinha sido planejado. A natureza floresceu de maneira acidental.
Na década de 1970 percebeu-se a necessidade de tratar a região como um parque natural ligado ao Lago e hoje há regras (como a proibição de animais de estimação) e até um plano de manejo contra espécies invasoras.
O nome do parque é uma homenagem a Tommy Thompson, o primeiro comissário dos Parques de Toronto, que foi essencial para reestruturar as Toronto Islands e proteger as ravinas.
Os moradores procuram o Tommy Thompson Park para pedalar em um local totalmente plano e tranquilo; para fazer trilhas que terminam em penínsulas e lagoas e sempre tem o Lago no horizonte; para pescar; ou para avistar pássaros.
Nós fomos ao parque para pedalar. Na entrada, há bicicletas do Bike Share Toronto, que você pode usar por 24h e pagar um valor fixo, pagar a quantidade de tempo que vai usar ou a anualidade (voltada aos moradores).
Na entrada, você vai encontrar banheiros, assim como no Nature Centre, que fica poucos metros adiante.
Durante o trajeto, a vegetação à beira da estrada pavimentada estava repleta de flores, porque era verão, assim como de abelhas e borboletas. No horizonte, o que se via era o Lago Ontário, além das wetlands que ficam na parte inicial do parque.
Na metade do parque, as lagoas ficam maiores e consegue-se avistar o skyline de Downtown, principalmente quando se está na ponte flutuante.
Para percorrer toda a extensão do parque, é preciso ser um bom ciclista, mas tente ir pelo menos até a ponte flutuante, porque as vistas de lá são as melhores. Foi lá que vimos várias pessoas pescando, atividade inclusive incentivada.
No Nature Centre, perto da entrada, há material de pesca para empréstimo. Alguns dias é possível alugar “quadcycles” no mesmo local.
Os “quadcycles” são duas bicicletas integradas que levam até 4 pessoas, mas não é sempre que estão disponíveis. No site oficial, há as datas nos quais o aluguel está disponível.
É pedalando que você conseguirá percorrer toda a extensão do parque, porém fazendo as trilhas que você terá mais oportunidades para contemplar o Lago e avistar animais.
Já foram vistas mais de 300 espécies de aves no local, por isso perto do centro não há lugar melhor para fazer bird watching do que no Tommy Thompson Park.
Além da grande quantidade de patos, há passarinhos, como o virgínia, a sora e a galinhola-americana. Inclusive, muitos pássaros fazem ninhos nas árvores do parque.
Também ouvimos falar que podem ser encontrados pequenos mamíferos, como coelhos. Por ter áreas alagadas, espere se deparar com sapos e salamandras nas trilhas.
Antes da sua visita, confira o mapa com os destaques e trilhas do Tommy Thompson Park.
Nossa recomendação é visitá-lo em dias de tempo firme e fora do inverno. Quem vai ao local no inverno tem a intenção de fazer esqui cross-country e snowshoeing e deve estar acostumado às condições extremas dessa estação.
Informações práticas
O Tommy Thompson Park tem entrada gratuita. Você deve ter atenção aos horários de abertura. Ele abre apenas nos finais de semana e feriados das 5h30min. às 21h, e nos dias da semana das 16h às 21h.
Como chegar ao Tommy Thompson Park usando o transporte público depende do local que você está hospedado em Toronto. Saindo de Downtown, normalmente utilizam-se os ônibus 72B e 503, mas confirme no Google Maps a melhor opção para o seu caso.
Para quem vai de carro, há uma área de estacionamento gratuito na entrada do parque, assim como estacionamentos nas ruas Leslie Street e Unwin Avenue.
Para mais informações, acesse o site oficial do Tommy Thompson Park.
Esperamos que este artigo sobre o Tommy Thompson Park faça você querer visitá-lo! Leia também nossas dicas sobre as Toronto Islands, um parque enorme, cheio de praias e atrações!
Boa viagem, Viajante!
Teste o seletor de hotéis do Guia!
PLANEJAMENTO DE VIAGEM
RESERVA DE HOTÉIS Utilize o nosso link do Booking para conseguir as melhores ofertas de hotéis, pousadas e albergues. O Booking oferece muitas vantagens: preços baixos, cancelamento gratuito de reservas, não é cobrada taxa de reserva e geralmente o pagamento é realizado somente na hora do check-in ou do check-out, na acomodação. |
|
ALUGUEL DE CARROS O Rentcars é um comparador de preços para encontrar a melhor tarifa no aluguel de carros em mais de 140 países. Há várias vantagens em utilizar o serviço: não há cobrança de IOF, você pode realizar parcelamento, são muitas locadoras comparadas e não há cobrança de taxa para emissão da sua reserva. Além disso, por padrão estão inclusas nas diárias Rentcars: quilometragem livre, proteção básica e as taxas administrativas da locadora. |
|
SEGURO VIAGEM Tá em dúvida sobre qual seguro viagem comprar? O Seguros Promo oferece um comparador de seguros viagem que te ajuda a encontrar os melhores preços das principais seguradoras. Utilize o nosso link para conseguir os preços mais baixos e com desconto. |
|
LOJA DO VIAJANTE Sabe quando você utiliza um check-list de viagem e descobre que faltam alguns itens para a sua bagagem? Selecionamos produtos importantes que nós utilizamos e recomendamos você levar na sua viagem. Eles estão apresentados na Loja do Viajante |
|
CHECAR LOCALIZAÇÃO Encontrou um hotel, mas não tem certeza se ele é bem localizado? Tire a dúvida com esta ferramenta gratuita. Ela analisará a localização, de acordo com uma metodologia específica, e atribuirá uma nota. Vale dizer que a melhor área possível para se hospedar é aquela área agradável, segura, com acesso ao transporte público, restaurantes e próxima aos principais pontos turísticos. |
|
SELETOR DE HOTÉIS O Seletor de Hotéis é uma ferramenta online, totalmente gratuita, que seleciona os hotéis, hostels, apartamentos, pousadas e hotéis-fazenda mais adequados ao perfil do viajante. Por meio de um método matemático, o Seletor de Hotéis descobre os hotéis perfeitos para você em qualquer cidade do mundo. A única coisa que o viajante deve fazer é elencar (de 1 a 5) suas prioridades em relação às características dos hotéis. Qual é a ordem de importância das características do hotel para o viajante? Por exemplo: melhor localização, menor preço, maior qualidade, mais reservado e tamanho do hotel. |
|
GUIA DE VIAGEM O Papo Viagem Podcast é um guia de viagem em áudio gratuito sobre vários destinos que conhecemos. Nós contamos a nossa experiência nas cidades e passamos dicas sobre onde se hospedar, melhor época para viajar, atrações e muito mais. |