Visita ao Santuário e Cerro de Monserrate em Bogotá

Perto da Candelária (centro), está o imponente Cerro de Monserrate em Bogotá. Com 3152 metros de altitude, o Cerro proporciona as vistas mais bonitas da cidade, além de ter no seu topo o Santuário de Monserrate.

A seguir apresentamos a história do Santuário e várias dicas para visitar o Cerro de Monserrate em Bogotá!

Confira também nosso post especial sobre o que fazer em Bogotá!

 

História do Santuário de Monserrate

Visita ao Santuário e Cerro de Monserrate em Bogotá

Basílica no topo do Cerro

Desde o início do século XVII, a região do Cerro de Monserrate foi utilizada para a construção de pequenas capelas e lugares de oração. Nos anos seguintes, foram construídas a capela de Santa Cruz de Monserrate e o monastério dedicado à Santa María de la Cruz de Monserrate.

Com a utilização religiosa do cerro, foram traçados caminhos até o topo e várias capelas foram construída pela estrada.

Atualmente, no topo do Cerro de Monserrate pode-se visitar a Basílica del Señor de Monserrate. A Basílica foi inaugurada em 1920, mas desde o século XVII já existia uma igreja no local. Infelizmente, a igreja original foi destruída por um terremoto.

Visita ao Santuário e Cerro de Monserrate em Bogotá

Basílica del Señor de Monserrate

A Basílica del Señor de Monserrate é um local bem simples, com decoração discreta, mas que faz parte do passeio. Há também uma via crusis, local muito procurado na Semana Santa.

Na Basílica pode ser vista a imagem do Señor Caído de Monserrate, elaborada no século XVI.

 

Visita ao Cerro de Monserrate em Bogotá

Visita ao Santuário e Cerro de Monserrate em Bogotá

Restaurante Casa Santa Clara e Cerro de Guadalupe (ao fundo)

A visita ao Cerro de Monserrate é bem tranquila. Nós achamos interessante visitar o local no final da tarde, porque o pôr do sol deixa a região bonita e dá para tirar belas fotos.

Para visitar o Cerro, basta ir até a bilheteria (taquilla), perto da Casa Museu Quinta de Bolívar, e adquirir o ingresso para o funicular ou teleférico, a sua escolha. Inclusive, dá para pagar com cartão.

Quando visitamos o Cerro, nós subimos e descemos de funicular. O funicular é moderno e permite ter uma boa vista da cidade, com exceção de quem entra por último e não consegue uma janela.

Visita ao Santuário e Cerro de Monserrate em Bogotá

Vista de Bogotá

No topo do Cerro de Monserrate, você vai perceber como o morro é gigantesco, muito alto mesmo, sendo até mais frio do que na área urbana. Leve um casaco, ainda mais no entardecer.

Vale a pena ficar um bom tempo admirando a vista de Bogotá, uma cidade realmente imensa. No Cerro, consegue-se ter a noção de quão grande é a capital colombiana.

Os restaurantes no Cerro de Monserrate chamarão sua atenção, como a Casa Santa Clara (com belas vistas) e a sofisticada Casa de San Isidro.

Observe também o Cerro de Guadalupe, com 3317 metros de altitude e uma estátua de 15 metros da Virgem de Guadalupe.

Vale mencionar que o melhor é subir o Cerro de Monserrate em dias de sol, sem nuvens.

 

Informações práticas

Visita ao Santuário e Cerro de Monserrate em Bogotá

Bilheteria e teleférico

Uma dúvida frequente é sobre como chegar ao Cerro de Monserrate. A bilheteria, o funicular e o teleférico ficam na base do cerro, muito perto da Casa Museu Quinta de Bolívar.

Se você estiver visitando esse museu, dá para ir a pé até o Cerro. Caso contrário, é melhor elaborar um roteiro visitando a Candelária e depois o Cerro de Monserrate, porque são áreas próximas. Nesse caso, utilize os táxis (que são baratos em Bogotá).

O Santuário funciona na segunda das 11h às 17h e de terça a domingo das 6h às 17h.

O funicular tem os seguintes horários: das 6h30min às 16h45min (segunda a sexta); das 6h30min às 16h (sábado); das 5h30min às 18h30min (domingo); 6h30min às 18h30min (feriados).

O teleférico tem os seguintes horários: das 5h até a meia-noite (segunda a sexta); das 12h até a meia-noite (sábado); das 10h30min às 16h30min (domingo).

Os horários podem mudar devido à manutenção. Então, acesse o site oficial para se manter atualizado sobre os horários.

O ingresso ao funicular ou ao teleférico custa 10 mil pesos (um trajeto) ou 20 mil pesos (ida e volta), de segunda a sábado e feriados. Domingo, o ingresso custa 6 mil pesos (um trajeto) ou 12 mil pesos (ida e volta).

Há também um caminho aberto ao público (sendero peatonal). Esse caminho só fecha nas terças-feiras. Para subir, o horário é das 5h às 13h. Para descer, o horário é das 5h às 16h.

 

Esperamos que este post sobre o Santuário e o Cerro de Monserrate em Bogotá tenha sido útil! Confira nossos outros artigos sobre Bogotá!

Boa viagem, Viajante!

PLANEJAMENTO DE VIAGEM
Reserva de hotéis
RESERVA DE HOTÉIS

Utilize o nosso link do Booking para conseguir as melhores ofertas de hotéis, pousadas e albergues.

O Booking oferece muitas vantagens: preços baixos, cancelamento gratuito de reservas, não é cobrada taxa de reserva e geralmente o pagamento é realizado somente na hora do check-in ou do check-out, na acomodação.

CHECAR LOCALIZAÇÃO

Encontrou um hotel, mas não tem certeza se ele é bem localizado? Tire a dúvida com esta ferramenta gratuita. Ela analisará a localização, de acordo com uma metodologia específica, e atribuirá uma nota.

Vale dizer que a melhor área possível para se hospedar é aquela área agradável, segura, com acesso ao transporte público, restaurantes e próxima aos principais pontos turísticos.

SELETOR DE HOTÉIS

O Seletor de Hotéis é uma ferramenta online, totalmente gratuita, que seleciona os hotéis, hostels, apartamentos, pousadas e hotéis-fazenda mais adequados ao perfil do viajante. Por meio de um método matemático, o Seletor de Hotéis descobre os hotéis perfeitos para você em qualquer cidade do mundo.

A única coisa que o viajante deve fazer é elencar (de 1 a 5) suas prioridades em relação às características dos hotéis. Qual é a ordem de importância das características do hotel para o viajante? Por exemplo: melhor localização, menor preço, maior qualidade, mais reservado e tamanho do hotel.

ALUGUEL DE CARROS

O Rentcars é um comparador de preços para encontrar a melhor tarifa no aluguel de carros em mais de 140 países.

Há várias vantagens em utilizar o serviço: não há cobrança de IOF, você pode realizar parcelamento, são muitas locadoras comparadas e não há cobrança de taxa para emissão da sua reserva.

Além disso, por padrão estão inclusas nas diárias Rentcars: quilometragem livre, proteção básica e as taxas administrativas da locadora.

SEGURO VIAGEM

Tá em dúvida sobre qual seguro viagem comprar? O SegurosPromo é um comparador de seguros viagem que te ajuda a encontrar os melhores preços das principais seguradoras.

Utilize o nosso link para conseguir os preços mais baixos, bem como o cupom de desconto NOMADEDIGITAL5 para ganhar 5% de desconto.

GUIA DE VIAGEM

O Papo Viagem Podcast é um guia de viagem em áudio gratuito sobre vários destinos que conhecemos.

Nós contamos a nossa experiência nas cidades e passamos dicas sobre onde se hospedar, melhor época para viajar, atrações e muito mais.

Posts que você deve ver também!

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Receber notificações de
error: Conteúdo protegido.