Roteiro de Viagem à Croácia: 15 dias no Mar Adriático

Conheça as principais belezas do Mar Adriático seguindo o nosso Roteiro de Viagem à Croácia!

A Croácia é um dos destinos prediletos dos turistas da Europa Ocidental. A combinação de calor, litoral belíssimo e preços razoáveis, faz com que muitos sejam atraídos a esse pequeno país dos Bálcãs.

Nós não perdemos a oportunidade e passamos três semanas na Croácia. A partir da nossa experiência surgiu esse post com o Roteiro de Viagem à Croácia. As cidades incluídas aqui possuem muitas atrações interessantes e há posts específicos sobre elas no site.

Descubra Zadar, Split, Hvar e Dubrovnik e comece a planejar sua próxima viagem! Você também pode escutar o episódio sobre a Croácia no Papo Viagem Podcast para mais informações!

 

Cidades que fazem parte do Roteiro de Viagem à Croácia

  • Zadar
  • Split
  • Hvar e outras ilhas
  • Dubrovnik e ilhas próximas

 

Cronograma Geral do Roteiro de Viagem à Croácia

DiasAtividadesCidades
01Chegada/ Centro HistóricoZadar
02Praias
03Parque Nacional Lagos Plitvice
04Ônibus para Split/ Centro HistóricoSplit
05Centro Histórico/ Praias
06Parque Marjan/ Praias
07Centro Histórico/ Praias próximasHvar
08Ilhas Pakleni
09Ilhas de Vis ou Bol
10Stari Grand
11Ferry para Dubrovnik/ Centro HistóricoDubrovnik
12Centro Histórico/ Praias próximas
13Ilha Lokrum
14Ilhas Elafiti ou Ilha Mljet
15Descanso e partida

 

Mapa de Viagem do Roteiro de Viagem à Croácia

No mapa de viagem abaixo constam as cidades listadas aqui e algumas atrações importantes.

Atrações Turísticas de Zadar

 

Dia 1: Roteiro de Viagem à Croácia

O que fazer em Zadar? Principais atrações turísticas

A chegada a Zadar é bastante tranquila, pois há transporte público ligando o aeroporto ao centro histórico. No aeroporto, há um balcão com informações turísticas, como mapas disponíveis.

A primeira atração turística de Zadar é o centro histórico, pequeno, porém belo e surpreendente. Há muitas belezas em centros históricos influenciados pelos romanos e venezianos, como é o caso de Zadar, e muitos monumentos medievais.

O primeiro destaque é o Foro Romano, hoje em ruínas, que era o centro da vida política, econômica e religiosa da cidade na antiguidade. Na Idade Média, importantes igrejas foram erigidas na região, como a Catedral de Santa Anastácia, a Igreja de São Donato e o Monastério de São Francisco de Assis.

No meio do centro histórico, localiza-se a praça mais animada de dia e de noite, é a Praça do Povo. Lá estão presentes restaurantes, ótimas sorveterias, a prefeitura e a Sentinela da Cidade (relógio). Na entrada do centro histórico, destacam-se o portão principal e a histórica Praça dos Cinco Poços. Esses poços foram construídos pelos venezianos para fornecer água à cidade durante o cerco dos turcos.

O que fazer em Zadar? Principais atrações turísticas

Contudo, as atrações do centro histórico que mais surpreendentes são super atuais: o Órgão do Mar e a Saudação ao Sol. O Órgão do Mar é composto por diversos degraus e pequenos furos e frestas, que com a oscilação das ondas permite que o som seja criado.

A Saudação ao Sol é círculo de 22 metros de diâmetro com capacidade de absorção de energia solar, por meio de células fotovoltaicas. Essa energia se transforma em luzes coloridas e sincronizadas, que embelezam as noites em Zadar.

Veja também nossa indicação de um excelente livro-guia sobre o melhor do turismo na Croácia!

 

Dia 2: Roteiro de Viagem à Croácia

O que fazer em Zadar? Principais atrações turísticas

No segundo dia em Zadar, se o tempo permitir, aproveite as praias da região. As praias são formadas por pedrinhas, que tornam a caminhada até o mar bastante desconfortável. Até há algumas praias com areia, mas a areia é escura e a cor da água não é tão bonita.

Já devo deixar claro que as praias em Zadar, assim como em toda a Croácia, são praias pequenas, porém bonitas e com uma cor fantástica. As melhores praias, efetivamente localizadas na cidade de Zadar, estão nas localidades de: Puntamika, Kolovare e Punta Bajxo.

 

Dia 3: Roteiro de Viagem à Croácia

Parque Nacional Lagos Plitvice – A maior beleza da Croácia

Reserve o terceiro dia em Zadar para conhecer o Parque Nacional Lagos Plitvice, Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. Esse deslumbrante parque abriga lagos de cor verde inigualável, cercados por florestas e uma grande biodiversidade.

O Parque Nacional Lagos Plitvice é dividido em lagos superiores (que são os maiores) e lagos inferiores (que são os menores), sendo ao total 16 lagos conectados, além de muitas cachoeiras e cascatas. O grande destaque é realmente a conexão entre lagos, a sinergia com a vegetação e a cor surpreendente, que deixa todos os visitantes boquiabertos.

Parque Nacional Lagos Plitvice – A maior beleza da Croácia

Para chegar ao Parque Nacional Lagos Plitvice deve-se pegar o ônibus na estação de ônibus (os bilhetes podem ser comprados lá) as 08h30min da manhã, com passagem de volta as 17h00min (apenas esses horários estão disponíveis). Esse tempo é ideal para curtir o parque sem pressa. O bilhete custou 165 Kunas (+ou- R$40) por pessoa, ida e volta.

Para saber mais sobre o Parque Nacional Lagos Plitvice, clique aqui.

Confira também o episódio sobre o Papo Viagem Podcast sobre Zadar!

 

Atrações Turísticas de Split

 

Dia 4: Roteiro de Viagem à Croácia

O que fazer em Split? Principais atrações turísticas!

Depois de 3 horas no ônibus que liga Zadar a Split, você vai precisar descansar um pouco e almoçar. Sugerimos a você sair à noite para ver o centro histórico iluminado. As noites do verão em Split são quentes e ideais para caminhar, tomar um sorvete ou ir a um restaurante.

 

Dia 5: Roteiro de Viagem à Croácia

Palácio de Diocleciano

Palácio de Diocleciano

No seu segundo dia em Split aproveiteo belo centro histórico, com casas de pedra, ruas estreitas e monumentos antigos. Mas há um monumento que se destaca entre os demais, é o Palácio de Diocleciano. Atualmente, o Palácio de Diocleciano abriga numerosos monumentos em seu interior.Dentro desse palácio destacam-se Catedral de Santo Domnius e sua torre, além do Templo de Júpiter.

Depois do almoço, opte por conhecer as praias próximas ao centro, como a praia de areia Bačvice, sempre lotada. Contudo, caminhando pelo litoral na direção leste, a partir de Bačvice, encontram-se outras praias interessantes, todas de pedra.

 

Dia 6: Roteiro de Viagem à Croácia

O que fazer em Split? Principais atrações turísticas!

Se você não abre mão de uma trilha em suas viagens, Split oferece uma boa opção de trilha, que não é muito pesada e possui uma bela vista do mar incrível da Croácia. O Parque Florestal Marjan ocupa uma grande área da parte oeste de Split e oferece à cidade uma boa área verde. Conheça o Parque Marjan pela manhã, se sua viagem for durante o verão.

Há uma pequena igreja do século XV no parque, mas o ponto alto é a bela vista, uma construção na rocha e as praias que ficam no parque. Assim, depois de muita caminhada, vá à praia Kašjuni, a melhor de Split. A praia Bene também é uma opção de praia dentro do parque, porém mais distante.

 

Atrações Turísticas de Hvar

 

Dia 7: Roteiro de Viagem à Croácia

O que fazer em Hvar? Visite a Croácia!

Hvar é uma ilha, para chegar até lá deve-se pegar um ferry no porto de Split. Nós utilizamos o ferry da empresa Jadrolinija (clique aqui para ver os horários). Os tickets devem ser comprados na marina de Split, compre com antecipado. Não há venda online.

O centro histórico de Hvar se localiza entre a marina principal (Riva) e o Forte Spanjola. A região mais central é a praça e Catedral de Santo Stefano. Perto da Catedral há ótimos restaurantes e gelatos. Há também outros destaques históricos no centro, como: o Arsenal, o prédio da Câmara do Comércio e o Mosteiro Franciscano.

O que fazer em Hvar? Visite a Croácia!

Depois de passear pelo centro histórico, nada melhor do que curtir a praia. Próximo ao centro, há a praia Hula Hula, que possui uma cor maravilhosa, mas está sempre muita cheia gente. Outra praia conhecida é Pokonji Dol, maior que a anterior e a esquerda daquela.

Se você sair da marina principal de Hvar à direita, há outras praias, a maioria ocupada por beach clubs. Muitos turistas procuram Hvar por sua agitação na beira da praia, se esse é o seu caso não irá se decepcionar. Boj é a praia mais badala e, também, a mais lotada.

 

Dia 8: Roteiro de Viagem à Croácia

O que fazer em Hvar? Visite a Croácia!

Deixe um dia inteiro de seu Roteiro de Viagem à Croácia para conhecer as Ilhas Pakleni, um conjunto de pequenas ilhotas com o mar invejável. Essas ilhas ficam muito perto da ilha de Hvar e da cidade de mesmo nome. É de lá que saem barcos para as Ilhas Pakleni.

Cada ilha tem um público específico, por exemplo, Palmižana é super badalada, assim como Stipanska. A praia mais tranquila e uma das mais belas é Mlini/Ždrilca, e a imagem acima foi tirada lá. Sem dúvida alguma, as Ilhas Pakleni são um pedacinho do paraíso na Terra. Não perca!

 

Dia 9: Roteiro de Viagem à Croácia

Taxi Hvar

Taxi Hvar

Há outras ilhas para serem conhecidas a partir de Hvar. Cidades como Bol possuem lindas praias. Já na ilha de Vis o que chama a atenção são as cavernas, conhecidas como Green Cave e Blue Cave. De Hvar saem barcos para essas duas belezas de Vis. Você pode alugar um barco, ir de ferry ou de excursão, tudo depende do seu perfil e orçamento.

 

Dia 10: Roteiro de Viagem à Croácia

O último dia em Hvar é para aproveitar um pouco a ilha e não só a cidade de Hvar. Cidades próximas como Milna e Stari Grad são ótimas opções, esta última possui um belo casario histórico. Para se locomover na ilha alugue uma motocicleta ou um carro. Utilizar o transporte público não é tarefa fácil na ilha de Hvar, devido aos poucos horários, o que pode estragar seu dia.

 

Atrações Turísticas de Dubrovnik

 

Dia 11: Roteiro de Viagem à Croácia

O que fazer em Dubrovnik? Principais atrações turísticas!

A melhor maneira de chegar a Dubrovnik saindo de Hvar é por ferry. A empresa Kapetan Luka possui linhas que fazem esse trajeto. O site da empresa pode ser acessado clicando aqui. Contudo, compre com bastante antecedência o ticket, nós compramos quando estávamos em Split.

Depois de chegar a Dubrovnik, ir ao hostel e descansar um pouquinho, vá até o centro histórico para ver o que te aguarda. Se o calor estiver forte, os deliciosos sorvetes podem te dar uma mão.

 

Dia 12: Roteiro de Viagem à Croácia

O que fazer em Dubrovnik? Principais atrações turísticas!

Aproveite seu segundo dia em Dubrovnik para conhecer o centro histórico, acorde cedo para fugir do excesso de turistas. De forma geral, o centro histórico de Dubrovnik possui um estilo arquitetônico muito semelhante às cidades italianas, principalmente Veneza. Destacam-se monumentos com uma mescla de estilo gótico, renascentista e barroco. Perca-se pelas ruelas que nascem da rua principal, chamada de Stradum.

Caminhar pelas muralhas é a atração turística mais conhecida no centro histórico de Dubrovnik, mas inclua outras atividades, como conhecer a Igreja de Saint Blaise, os portões, o Monastério Franciscano (século XIV), Palácio Rector (século XI), Catedral de Dubrovnik e a Fonte de Onofre. Vá também até o Forte Lovrijenac..

O que fazer em Dubrovnik? Principais atrações turísticas!

Dubrovnik é uma beleza só, principalmente sua parte história. Sua beleza natural também é incontestável, mas não há muitas praias em Dubrovnik. As duas principais praias são Banje e Copacabana, a primeira próxima ao centro. Passe por lá se o calor estiver insuportável.

 

Dia 13: Roteiro de Viagem à Croácia

Fonte: Trip and travel news

Fonte: Trip and travel news

Depois de conhecer muito bem o centro histórico, descubra a ilha a frente dele, denominada de Ilha Lokrum. Na Ilha de Lokrum se destacam algumas atrações, como um monastério da Idade Média, pavões e o Jardim Botânico, além dos banhos de sol e mar. Não deixe de conhecer o lago de água salgada Mrtvo More.

Saem barcos todos os dias do centro histórico para a Ilha Lokrum. O bilhete adulto custa 80 kunas (aprox. R$ 40) e inclui a entrada na ilha, que é um parque nacional.

 

Dia 14: Roteiro de Viagem à Croácia

O que fazer em Dubrovnik? Principais atrações turísticas!

Assim como no dia anterior, passe o dia em ilhas. Há duas opções: as Ilhas Elafiti e Ilha de Mljet. As Ilhas Elafiti são formadas pelas ilhas de Lopud, Kolocep e Sipan. Essas três ilhas oferecem opções de praias melhores do que as encontradas no continente.

três formas de conhecer as Ilhas Elafiti: alugar um barco, ir de ferry ou participar de uma excursão. Na primeira e na última opção, é provável que você conheça todas as três ilhas. Nós preferimos apenas conhecer a ilha Lopud, que oferece as melhores praias e possui uma praia de areia.

Fonte: Travel Mljet

Fonte: Travel Mljet

A Ilha de Mljet é uma das ilhas croatas mais conhecidas, sua beleza natural é tamanha que há, no seu interior, o Parque Nacional Mljet. Esse parque é um reduto de tranquilidade, com dois lados de água salga em seu interior, chamados de Malo Jezero e Veliko Jezero.

Na Ilha de Mljet, as principais atrações são os esportes relacionados com o mar e com a floresta, passando obviamente pelo Parque Nacional Mljet. Há vilas na ilha para quem quer aproveitar a tranquilidade do local.

 

Dia 15: Roteiro de Viagem à Croácia

No último dia da viagem já bate aquela saudade de tudo que foi visitado. Isso é normal e até gostoso, por que nos dá energia para planejar outra viagem e trabalhar para conseguir o dinheiro necessário.

É sempre importante ter a mala feita no dia anterior, descansar bastante e evitar as bebidas alcoólicas e comidas pesadas. Sei que é óbvio, mas chegue cedo ao aeroporto, pois imprevistos podem acontecer.

Confira no site da Rentcars várias carros para alugar na Croácia. A Rentcars é parceira do site e tem várias facilidades no pagamento, como pagar em real, sem IOF, e ainda poder parcelar.

 

Gostou do Roteiro de Viagem à Croácia? Se sim, então confira o episódio do Papo Viagem Podcast sobre a Croácia!

Boa viagem, Viajante!

PLANEJAMENTO DE VIAGEM
Reserva de hotéis
RESERVA DE HOTÉIS

Utilize o nosso link do Booking para conseguir as melhores ofertas de hotéis, pousadas e albergues.

O Booking oferece muitas vantagens: preços baixos, cancelamento gratuito de reservas, não é cobrada taxa de reserva e geralmente o pagamento é realizado somente na hora do check-in ou do check-out, na acomodação.

CHECAR LOCALIZAÇÃO

Encontrou um hotel, mas não tem certeza se ele é bem localizado? Tire a dúvida com esta ferramenta gratuita. Ela analisará a localização, de acordo com uma metodologia específica, e atribuirá uma nota.

Vale dizer que a melhor área possível para se hospedar é aquela área agradável, segura, com acesso ao transporte público, restaurantes e próxima aos principais pontos turísticos.

SELETOR DE HOTÉIS

O Seletor de Hotéis é uma ferramenta online, totalmente gratuita, que seleciona os hotéis, hostels, apartamentos, pousadas e hotéis-fazenda mais adequados ao perfil do viajante. Por meio de um método matemático, o Seletor de Hotéis descobre os hotéis perfeitos para você em qualquer cidade do mundo.

A única coisa que o viajante deve fazer é elencar (de 1 a 5) suas prioridades em relação às características dos hotéis. Qual é a ordem de importância das características do hotel para o viajante? Por exemplo: melhor localização, menor preço, maior qualidade, mais reservado e tamanho do hotel.

ALUGUEL DE CARROS

O Rentcars é um comparador de preços para encontrar a melhor tarifa no aluguel de carros em mais de 140 países.

Há várias vantagens em utilizar o serviço: não há cobrança de IOF, você pode realizar parcelamento, são muitas locadoras comparadas e não há cobrança de taxa para emissão da sua reserva.

Além disso, por padrão estão inclusas nas diárias Rentcars: quilometragem livre, proteção básica e as taxas administrativas da locadora.

SEGURO VIAGEM

Tá em dúvida sobre qual seguro viagem comprar? O SegurosPromo é um comparador de seguros viagem que te ajuda a encontrar os melhores preços das principais seguradoras.

Utilize o nosso link para conseguir os preços mais baixos, bem como o cupom de desconto NOMADEDIGITAL5 para ganhar 5% de desconto.

GUIA DE VIAGEM

O Papo Viagem Podcast é um guia de viagem em áudio gratuito sobre vários destinos que conhecemos.

Nós contamos a nossa experiência nas cidades e passamos dicas sobre onde se hospedar, melhor época para viajar, atrações e muito mais.

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Receber notificações de
error: Conteúdo protegido.