O que fazer em Zadar, Croácia? Pontos turísticos de Zadar

Zadar é uma das cidades mais importantes da Croácia, mas ainda é pouco conhecida no exterior. Com mais de 3 mil anos de história e vários passeios, não é de se estranhar que se tenham muito o que fazer em Zadar.

O grande destaque do turismo em Zadar é o Centro Histórico, que conta com monumentos dos tempos romanos e da Idade Média, mesmo que muitos tenham sido reconstruídos.

Andar pelas ruas de pedra já polidas pelo tempo, admirando os monumentos, o sol e o mar é o resumo da beleza croata.

A natureza também foi generosa com o posicionamento de Zadar, porque ela está próxima a diversos parques naturais, como Telascica, Lagos Plitvice, Ilhas Kornati, entre outros.

O que fazer em Zadar, Croácia? Pontos turísticos de Zadar
Centro Histórico visto da torre próxima a Igreja de São Donato

Nós gostamos muito de Zadar, exatamente por ser uma cidade razoavelmente tranquila, mesmo na alta temporada. Veja a seguir nossas melhores dicas sobre o que fazer em Zadar!

Confira também nossas sugestões de pousadas e hotéis que valem a pena no artigo “Onde ficar em Zadar?


O que fazer em Zadar?


Centro Histórico de Zadar

O que fazer em Zadar, Croácia? Pontos turísticos de Zadar
Igreja de São Donato

Sem sombra de dúvida, a primeira resposta para o que fazer em Zadar é conhecer o Centro Histórico, mesmo que o calor esteja forte. Há muitas belezas em centros históricos influenciados pelos romanos e venezianos, como é o caso de Zadar, e muitos monumentos medievais.

O primeiro destaque é o Foro Romano, hoje em ruínas, que era o centro da vida política, econômica e religiosa da cidade na antiguidade.

Na Idade Média, importantes igrejas foram erigidas na região, como a Catedral de Santa Anastácia, a Igreja de São Donato e o Monastério de São Francisco de Assis. Essas atrações se localizam próximas ao Órgão do Mar.

O que fazer em Zadar, Croácia? Pontos turísticos de Zadar
Praça do Povo

No meio do Centro Histórico, que é uma península, se localiza a praça mais animada de dia e de noite, é a Praça do Povo.

Lá estão presentes restaurantes, ótimas sorveterias, a prefeitura e a Sentinela da Cidade (relógio). Próximo a Praça do Povo, há um mercado de frutas de rua todos os dias.

Como o centro histórico de Zadar é uma península, uma das atrações da cidade é ver sua beleza e interação com o mar do alto. Conhecemos duas opções para ter uma bela vista panorâmica da cidade.

Primeiramente, pode-se subir a torre próxima a Catedral de Santa Anastácia e a Igreja de São Donato (o bilhete custa 15 kunas e a subida é tranquila). Há também uma bela torre nas proximidades da Praça dos Cinco Poços.

O que fazer em Zadar, Croácia? Pontos turísticos de Zadar

Na entrada do Centro Histórico, destacam-se o portão principal, realmente muito bonito, e a histórica Praça dos Cinco Poços. Esses poços foram construídos pelos venezianos para fornecer água à cidade durante o cerco dos turcos.

Vale destacar que o mais gostoso no Centro Histórico é caminhar pelas ruas de pedra, observar os casarões, comprar muito gelato, tudo isso sem pressa.


Órgão do Mar

O que fazer em Zadar, Croácia? Pontos turísticos de Zadar

Zadar tem uma relação especial com o mar, que a cerca quase por completo. De sua maior riqueza nasceu o Órgão do Mar, um projeto arquitetônico que faz o mar entoar sons semelhantes aos de um órgão.

O Órgão do Mar é composto por diversos degraus, pequenos furos e frestas, que com a oscilação das ondas permitem que o som seja criado. São mais de 70 metros de intervenções no passeio marítimo de Zadar (riva em croata) que permitem que a natureza nos de um show inesquecível.

Esse projeto é tão inovador que o arquiteto responsável, Nikola Bašić, venceu o European Prize for Urban Public Space. Assim, o que fazer em Zadar passa por curtir os sons do Órgão do Mar, observando a beleza do mar da Croácia.


Saudação ao Sol

O que fazer em Zadar, Croácia? Pontos turísticos de Zadar

Depois do inovador Órgão do Mar, a cidade de Zadar continuou a dar ao mundo o exemplo de como intervir respeitando a natureza e transformando o espaço urbano em atrativo para turistas e locais. A intervenção que estou me referindo é a Saudação ao Sol.

O sol brilha abundante em Zadar. Pensando nisso, o arquiteto Nikola Bašić e sua equipe desenvolveram um círculo de 22 metros de diâmetro com capacidade de absorção de energia solar por meio de células fotovoltaicas.

Durante o dia, essas células absorvem energia, mas é a noite que o show acontece. A energia se transforma em luzes coloridas e sincronizadas, que embelezam ainda mais Zadar e fazem a felicidade de turistas e moradores, principalmente das crianças.

Além disso, no verão é muito gostoso sair à noite pela cidade, pois a temperatura é alta e a cidade é segura. Assim, aproveite a noite e vá até o passeio marítimo, próximo ao Órgão do Mar, e também faça sua Saudação ao Sol.


Melhores Praias em Zadar

O que fazer em Zadar, Croácia? Pontos turísticos de Zadar

Brasileiros e praia vivem uma relação de amor. Em Zadar, você poderá desfrutar do belo mar croata.

Mas há uma condição, as praias são formadas por pedrinhas, que tornam caminhar até o mar bastante desconfortável. Até há algumas praias com areia, mas a areia é escura e a cor da água não é tão bonita.

Antes de partirmos para as melhores praias, vou te dar algumas dicas sobre como se ajustar as praias de pedra:

  • Compre sapatos específicos nas lojinhas da cidade, em torno de 60 kunas;
  • Nade ou boie quando estiver no mar, só pise nas pedras quando estiver saindo do mar;
  • Leve uma toalha, porque é impossível sentar naquelas pedras;
  • Opte também por se banhar nos costões, de preferência nos que possuem escadas para chegar ao mar.

Já devo deixar claro que as praias em Zadar, assim como em toda a Croácia, são praias pequenas, porém bonitas e com uma cor fantástica.

As melhores praias, efetivamente localizadas na cidade de Zadar, estão nas localidades de: Puntamika, Kolovare e Punta Bajxo.


Parque Nacional Kornati

O que fazer em Zadar, Croácia? Pontos turísticos de Zadar
Fonte: Marina Kornati

O Parque Nacional Kornati é um belíssimo arquipélago formado por 89 ilhas, mais uma das belezas naturais da Croácia que são de tirar o fôlego.

Para conhecer esse parque, normalmente, a melhor opção é ir com uma excursão especializada. Há diferentes pacotes desse tipo oferecidos em Zadar.


Parque Nacional Lagos Plitvice

O que fazer em Zadar, Croácia? Pontos turísticos de Zadar

Uma das atrações turísticas mais visitadas da Croácia é o Parque Nacional Lagos Plitvice, Patrimônio da Humanidade da UNESCO desde 1979.

Realmente, ir à Croácia significa visitar esse deslumbrante parque, que abriga lagos de cor verde inigualável, cercados por florestas e uma grande biodiversidade.

Nós mais que gostamos do Parque Nacional Lagos Plitvice, nós o amamos, pois adoramos caminhar curtindo as belezas da natureza. Além disso, o parque é super organizado, por isso o recomendamos para você.

Confira nosso post específico sobre o Parque Nacional Lagos Plitvice (clique aqui), lá nós damos dicas para planejar sua viagem.

Gostou das dicas sobre o que fazer em Zadar? Então, confira também o Papo Viagem Podcast sobre Zadar!

Boa viagem, Viajante!SalvarSalvar

PLANEJAMENTO DE VIAGEM

Reserva de hotéis

RESERVA DE HOTÉIS

Utilize o nosso link do Booking para conseguir as melhores ofertas de hotéis, pousadas e albergues.

O Booking oferece muitas vantagens: preços baixos, cancelamento gratuito de reservas, não é cobrada taxa de reserva e geralmente o pagamento é realizado somente na hora do check-in ou do check-out, na acomodação.

Melhor localização

CHECAR LOCALIZAÇÃO

Encontrou um hotel, mas não tem certeza se ele é bem localizado? Tire a dúvida com esta ferramenta gratuita. Ela analisará a localização, de acordo com uma metodologia específica, e atribuirá uma nota.

Vale dizer que a melhor área possível para se hospedar é aquela área agradável, segura, com acesso ao transporte público, restaurantes e próxima aos principais pontos turísticos.

Melhores hotéis

SELETOR DE HOTÉIS

O Seletor de Hotéis é uma ferramenta online, totalmente gratuita, que seleciona os hotéis, hostels, apartamentos, pousadas e hotéis-fazenda mais adequados ao perfil do viajante. Por meio de um método matemático, o Seletor de Hotéis descobre os hotéis perfeitos para você em qualquer cidade do mundo.

A única coisa que o viajante deve fazer é elencar (de 1 a 5) suas prioridades em relação às características dos hotéis. Qual é a ordem de importância das características do hotel para o viajante? Por exemplo: melhor localização, menor preço, maior qualidade, mais reservado e tamanho do hotel.

Reserva de carros

ALUGUEL DE CARROS

O Rentcars é um comparador de preços para encontrar a melhor tarifa no aluguel de carros em mais de 140 países.

Há várias vantagens em utilizar o serviço: não há cobrança de IOF, você pode realizar parcelamento, são muitas locadoras comparadas e não há cobrança de taxa para emissão da sua reserva.

Além disso, por padrão estão inclusas nas diárias Rentcars: quilometragem livre, proteção básica e as taxas administrativas da locadora.

Melhores seguros viagem

SEGURO VIAGEM

Tá em dúvida sobre qual seguro viagem comprar? O SegurosPromo é um comparador de seguros viagem que te ajuda a encontrar os melhores preços das principais seguradoras.

Utilize o nosso link para conseguir os preços mais baixos, bem como o cupom de desconto NOMADEDIGITAL5 para ganhar 5% de desconto.

Podcast de viagem

GUIA DE VIAGEM

O Papo Viagem Podcast é um guia de viagem em áudio gratuito sobre vários destinos que conhecemos.

Nós contamos a nossa experiência nas cidades e passamos dicas sobre onde se hospedar, melhor época para viajar, atrações e muito mais.

2
Deixe um comentário

avatar
1 Comment threads
1 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors
JadeEduardo Ribeiro Recent comment authors
  Subscribe  
mais recentes mais antigos mais votados
Receber notificações de
Eduardo Ribeiro
Visitante
Eduardo Ribeiro

Muito bom post!

error: Conteúdo protegido.