Menu
América do Norte

Museu Aga Khan em Toronto: Museu de Arte Islâmica no Canadá

Atualizado em: 13 de julho de 2023

Viajar para o exterior é uma oportunidade para visitar lugares completamente diferentes do nosso lar, cultura e história. O viajante que está aberto ao diferente costuma aprender muito nas férias. O Museu Aga Khan em Toronto é uma dessas oportunidades.

O Museu Aga Khan é focado em arte islâmica e cultura muçulmana, tendo uma coleção permanente de cerca de mil peças, incluindo manuscritos, pinturas, cerâmicas, têxteis, entre outros, datados desde o século IX até os dias atuais.

A exuberante coleção está abrigada em uma das construções mais sofisticadas da cidade, obra do arquiteto Fumihiko Maki, vencedor do Prêmio Pritzker, com paisagismo do libanês Vladimir Djurovic.

A visita ao Museu Aga Khan em Toronto é um passeio relaxante, completo e que agrada aos olhos, afinal, lá tudo é absolutamente bonito e chique.

Um pouco da história do Aga Khan Museum de Toronto

Museu Aga Khan em Toronto: Museu de Arte Islâmica no Canadá
A coleção permanente é exibida em salas modernas, amplas e minimalistas.

O Museu Aga Khan foi inaugurado em 18 de setembro de 2014, sendo uma iniciativa dos príncipes Aga Khan IV e Sadruddin Aga Khan, que doaram suas valiosas coleções de arte islâmica para que o museu se tornasse possível.

Esse museu é relevante por ser o primeiro museu da América do Norte totalmente dedicado à arte islâmica. Ele faz uma abordagem histórica das várias civilizações islâmicas, desde a Espanha até a China.

Como foi nossa visita ao Museu Aga Khan em Toronto?

Prédio do Museu Aga Khan

A região onde está localizado o Museu Aga Khan fica ao norte de Downtown Toronto, pelo menos a 45 minutos de transporte público.

Por isso, quando visitamos o Museu Aga Khan também fomos ao Ontario Science Centre, que é o museu de ciências da cidade. Apenas 20 minutos a pé separam um do outro.

O primeiro impacto da visita ao Museu Aga Khan se dá devido à arquitetura. No mesmo terreno de 6,8 hectares fica o museu e o Ismaili Centre, uma instituição religiosa ligada à família Aga Khan.

Museu Aga Khan em Toronto: Museu de Arte Islâmica no Canadá
Ismaili Centre

Note a “pirâmide” do Ismaili Centre, que ganha ainda mais destaque com o seu replexo no espelho d’agua à frente do Museu.

Já a arquitetura do Museu Aga Khan é sofisticada, porém minimalista, sendo que essas duas características também estão presentes na parte interna. Há o andar térrio e primeiro andar, sendo conectados por um pátio interno.

Lá tudo é muito claro, bem iluminado e moderno, em contraste com os manuscritos antigos, as cerâmicas coloridas e objetos de decoração com detalhes intricados.

Do primeiro andar, onde ficam as exposições temporárias, é possível ver o térreo, que abriga a coleção permanente.

A coleção permanente é exposta no térreo. Já as exposições temporárias ficam no primeiro andar. Entre os andares há um grande vão, que traz mais amplitude, como você pode ver na imagem acima.

Quando entramos na área da coleção permanente, vimos uma projeção na parede sobre as diversas civilizações islâmicas ao longo dos séculos. Prestar atenção aos nomes das civilizações, datas e localização geográfica nos ajudou a entender as legendas.

Ficou claro como temos pouco conhecimento sobre os impérios e povos antigos islâmicos que dominaram amplas áreas da Ásia, África e Europa.

Além disso, apesar da coleção ter o nome de permanente, ela costuma passar por reorganizações temáticas, com novas peças entrando e saindo de exibição, afinal, nem tudo que o museu possui é exposto.

Museu Aga Khan em Toronto: Museu de Arte Islâmica no Canadá
Azulejos turcos e manuscritos iranianos

Quando visitamos o Museu Aga Khan de Toronto o tema principal era a água, presente principalmente nas porcelanas da Turquia e Irã, mas também nas fontes das mesquitas e nos objetos do dia a dia que eram usados para guardar água.

Na coleção permanente, é inegável a importância do Irã ao longo dos séculos, tanto nos manuscritos com miniaturas perfeitas quanto nas porcelanas azuladas, algumas até com técnicas chinesas.

Nos surpreendeu a área dedicada a arte islâmica na Espanha, que teve importantes califados, assim como a influência chinesa, inclusive há peças originárias da China.

Você também vai encontrar peças únicas, como uma concha adornada com motivos religiosos, chifre esculpido e até astrolábio antigo.

Concha, astrolábio e chifre

No segundo piso, ficam as exposições temporárias. A que vimos era sobre Rumi e o Sufismo e era uma exposição grande, com detalhes sobre a história de Rumi, sua filosofia e poesia.

Os sufistas são conhecidos pelo grande público devido aos derviches rodopiantes, que através da dança encontram um meio de conexão com o divino.

A exposição vai além dos clichês e mostra como os livros e ensinamentos de Rumi estão sendo entendidos até os dias atuais.

No meio da exposição temporária sobre Rumi, havia uma área dedicada à artista local Hangama Amiri, com painéis retratando o cotidiano, porém usando tecido. Belos e inesperados painéis.

Museu Aga Khan em Toronto: Museu de Arte Islâmica no Canadá
Exposição temporária sobre Rumi

As atrações do Aga Khan Museum não terminam nas coleções. Por exemplo, os jardins costumam receber exposições de fotografias, além de serem muito bonitos para fotografar.

A lojinha é uma tentação, chiquérrima, com peças com inspiração oriental, como lenços, bolsas, cadernos e objetos de decoração.

Para quem quer apenas um lanche, há um café nos horários de abertura do museu. Porém, muitos visitantes preferem o Restaurante Diwan, que segue o padrão sofisticado do museu.

O Restaurante Diwan abre de terça a domingo para o almoço (11h30min. às 14h30min.) e de sexta a domingo para jantar (17h às 20h).

Informações práticas e ingressos para o Museu Aga Khan

O Museu Aga Khan funciona de terça a domingo das 10h às 17:30min. no verão, sendo que as quartas-feiras o fechamento é apenas às 20h, isso porque das 16h às 20h tem entrada gratuita (reserve o ingresso pelo site).

Para visitas em outras estações, acesse o site oficial para conferir os horários.

Os valores dos ingressos são: $20 para adultos, $10 para crianças de 6 a 13 anos, $12 para jovens de 14 a 17 anos e estudantes e $15 para maiores de 65 anos.

Há também Gallery Tours, que são visitas guiadas, pagos separadamente

O estacionamento custa $10, porém é fácil chegar de transporte público.

Da estação de metrô Union, em Downtown, pegue a linha amarela (1) com direção Norte – Finch, troque na estação Bloor-Yonge pela linha verde com direção Leste – Kennedy. Depois, é preciso descer na estação Pape e pegar o ônibus 100 A, que sai dessa estação.

Usando o transporte público, leva-se entre 45 minutos a 1h de Downtown até o museu, e o custo é de $3,3 por trajeto por pessoa.

Esperamos que as dicas sobre o Museu Aga Khan em Toronto tenham sido úteis para planejar seu passeio! Leia também nosso artigo especial sobre o Royal Ontario Museum, o mais importante do Canadá!

Boa viagem!

Comparador de seguro viagem Seletor de hotéis

Teste o seletor de hotéis do Guia!

PLANEJAMENTO DE VIAGEM

Reserva de hotéis

RESERVA DE HOTÉIS

Utilize o nosso link do Booking para conseguir as melhores ofertas de hotéis, pousadas e albergues.

O Booking oferece muitas vantagens: preços baixos, cancelamento gratuito de reservas, não é cobrada taxa de reserva e geralmente o pagamento é realizado somente na hora do check-in ou do check-out, na acomodação.

Reserva de carros

ALUGUEL DE CARROS

O Rentcars é um comparador de preços para encontrar a melhor tarifa no aluguel de carros em mais de 140 países.

Há várias vantagens em utilizar o serviço: não há cobrança de IOF, você pode realizar parcelamento, são muitas locadoras comparadas e não há cobrança de taxa para emissão da sua reserva.

Além disso, por padrão estão inclusas nas diárias Rentcars: quilometragem livre, proteção básica e as taxas administrativas da locadora.

Melhores seguros viagem

SEGURO VIAGEM

Tá em dúvida sobre qual seguro viagem comprar? A Real Seguro Viagem oferece um comparador de seguros viagem que te ajuda a encontrar os melhores preços das principais seguradoras.

Utilize o nosso link para conseguir os preços mais baixos e com desconto.

Loja do viajante

LOJA DO VIAJANTE

Sabe quando você utiliza um check-list de viagem e descobre que faltam alguns itens para a sua bagagem?

Selecionamos produtos importantes que nós utilizamos e recomendamos você levar na sua viagem. Eles estão apresentados na Loja do Viajante

Melhor localização

CHECAR LOCALIZAÇÃO

Encontrou um hotel, mas não tem certeza se ele é bem localizado? Tire a dúvida com esta ferramenta gratuita. Ela analisará a localização, de acordo com uma metodologia específica, e atribuirá uma nota.

Vale dizer que a melhor área possível para se hospedar é aquela área agradável, segura, com acesso ao transporte público, restaurantes e próxima aos principais pontos turísticos.

Melhores hotéis

SELETOR DE HOTÉIS

O Seletor de Hotéis é uma ferramenta online, totalmente gratuita, que seleciona os hotéis, hostels, apartamentos, pousadas e hotéis-fazenda mais adequados ao perfil do viajante. Por meio de um método matemático, o Seletor de Hotéis descobre os hotéis perfeitos para você em qualquer cidade do mundo.

A única coisa que o viajante deve fazer é elencar (de 1 a 5) suas prioridades em relação às características dos hotéis. Qual é a ordem de importância das características do hotel para o viajante? Por exemplo: melhor localização, menor preço, maior qualidade, mais reservado e tamanho do hotel.

Podcast de viagem

GUIA DE VIAGEM

O Papo Viagem Podcast é um guia de viagem em áudio gratuito sobre vários destinos que conhecemos.

Nós contamos a nossa experiência nas cidades e passamos dicas sobre onde se hospedar, melhor época para viajar, atrações e muito mais.

Sobre o autor

Internacionalista, jornalista e viajante apaixonada por cultura e história, todos os dias eu consigo unir minhas paixões escrevendo no Guia do Nômade Digital. Acredito que ler e se informar transformam as férias em uma experiência inesquecível. Já escrevi um guia de viagem sobre a Cidade do México e apresentei mais de 80 episódios do Papo Viagem Podcast.

Sem Comentários

    Deixe um Comentário

    error: Conteúdo protegido.