Menu
América do Norte

Como se locomover em Toronto? Transporte público de Toronto

Atualizado em: 2 de junho de 2022

Toronto é a maior cidade do Canadá e, felizmente, conta com um sistema de transporte público eficiente. Por isso, como se locomover em Toronto é fácil, basta saber as informações que vamos apresentar neste artigo.

O transporte público é chamado de TTC (Toronto Transit Commission) e conta com metrô, streetcar (VLT, bonde moderno) e ônibus.

Esses transportes se integram por meio do Presto Card, que você pode comprar já no Aeroporto Pearson para sair de lá usando o trem UP Express, como falamos no artigo sobre como sair do Aeroporto de Toronto.

Com o Presto Card, você vai integrar o metrô, streetcar e ônibus. Depois que você dá o primeiro contato (tap on) em algum transporte, você terá 2h de locomoção grátis, podendo pegar qualquer metrô, streetcar ou ônibus quantas vezes quiser.

Então, cada viajante deve ter o seu Presto Card para poder fazer essas transferências. Por isso, muitas vezes não vale a pena comprar o passe diário ($13,50), já que a tarifa para 2h é de $3,20.

O passe diário só vale a pena para o turista que tem pouco tempo na cidade e precisa correr de atração para atração.

Agora veja em detalhes como se locomover em Toronto usando o transporte público, bicicleta e mais!

Como se locomover em Toronto?

High Park, um das principais áreas verdes e que pode ser acessada usando o metrô

Metrô de Toronto

O metrô é a maneira mais rápida de se deslocar em Toronto de norte a sul e leste a oeste. A linha mais relevante é a Linha 1 Yonge-University (amarela), que forma um U, ligando os bairros do norte a Downtown.

A Linha 1 é bastante movimentada, porque muitas pessoas moram em Midtown e North York e trabalham no centro. Então, evite os horários de pico: norte-sul das 8h15min. às 9h e sul-norte das 5h às 6h.

Esses horários de pico acontecem em todos os modos de transporte e nas estradas e rodovias principais.

Outra linha do metrô bastante utilizada é a Linha 2 Bloor-Danforth (verde), com direção leste-oeste, passando por uma área acima do centro, por isso não é tão utilizada pelos turistas.

Há duas linhas ainda menos centrais: Linha 3 Scarborough (azul), na área de Scarborough; Linha 4 Sheppard Line (roxa), pequena, com apenas 5 paradas.

Mapa do metrô de Toronto. Fonte: BlogTo

Vale mencionar que nos transportes com tarifa única ($3,20), o Presto Card só precisa entrar em contato com a máquina ou catraca na entrada e não na saída.

Somente nos transportes que a tarifa é calculada pela distância percorrida, como trens para as cidades próximas (GO Transit), é preciso dar “tap on” na entrada e “tap off” na saída.

Streetcar e ônibus

O streetcar (VLT) é a opção que menos usamos, porque são mais lentos do que os ônibus. Mas para o turista que está em Downtown pode ser prático pegar o streetcar para percorrer distâncias curtas.

As vantagens do streetcar são: acomodações modernas e poder ver a cidade enquanto se desloca.

Não há catraca e o motorista fica de olho no trajeto e não nos passageiros. Mesmo assim, sempre dê o “tap on” na máquina do Presto Card, caso contrário, se houver algum fiscal, você terá que pagar quase $500 de multa.

Tanto no streetcar quanto nos ônibus há avisos sonoros e luminosos das paradas, mas nós recomendamos que você fique atento ao Google Maps.

Em relação aos ônibus, eles costumam ter uma boa frequência, mas novamente recomendamos que você utilize o Google Maps para traçar suas rotas.

Os ônibus em Toronto podem ser pagos também em dinheiro e eles possuem aquecimento/ar-condicionado. O streetcar também pode ser pago em dinheiro, mas com moedas e não dá troco.

Ferry para as Toronto Islands

As Toronto Islands são 15 ilhas pertinho de Downtown que formam um dos lugares mais bonitos da cidade, com belas vistas para o centro, perfeitas para um dia de sol.

Os barcos partem do Jack Layton Ferry Terminal, sendo o destino Centre Island o mais procurado.

Chegando lá você pode fazer caminhadas ou alugar uma bicicleta, já que as Toronto Islands são áreas sem caro, felizmente, e as ilhas são conectadas por pontes.

O ticket para o barco custa $8,70 ida e volta para adultos e pode ser comprado pela internet.

Bike Share Toronto

A Bike Share Toronto é um serviço de aluguel de bicicletas muito utilizado pelos moradores, já que tem a anualidade de $99 para usar quantas vezes quiser.

O tempo máximo de uso é de 30 min., mas caso você vá passar desse tempo, basta devolver a bicicleta e pegar outra. Há muitos locais para pegá-las e devolvê-las, principalmente no centro.

Para os turistas, dependendo do roteiro do dia, pode valer a pena alugar a bicicleta por 1 dia ($7). Para mais informações, acesse o site oficial.

Táxi, Uber e carro alugado

Há outras maneiras sobre como se locomover em Toronto, como usando o Uber e táxis, principalmente para voltar à noite de uma balada ou algo do tipo.

Verdadeiramente, nós nunca usamos Uber e táxis em Toronto.

Já alugar um carro só faz sentido para fazer passeios fora da cidade, desde que não sejam no inverno, ainda mais para quem nunca dirigiu na neve.

GO Transit

O GO Transit é o sistema de transporte da Grande Toronto e área de Hamilton, muito conhecido pelos trens que ligam as cidades da região, mas também há ônibus.

Com os trens do GO Transit, você pode ir até mesmo para as Niagara Falls.

A maioria dos trens tem como saída ou chegada a Union Station, no coração de Downtown.

Como a tarifa é calculada pela distância, você deve dar “tap on” na entrada e “tap off” na saída, assim, você pagará a tarifa correta.

Além disso, use o Presto Card, porque as tarifas são mais baratas. Por exemplo, de Toronto para as Niagara Falls a tarifa padrão é de $21,15, mas usando o Presto, paga-se $17,79.

Mais informações no site oficial do GO Transit.

Esperamos que as informações sobre como se locomover em Toronto tenham sido úteis! Leia também nosso artigo sobre como sair do Aeroporto de Toronto!

Boa viagem!

Comparador de seguro viagem Seletor de hotéis

Teste o seletor de hotéis do Guia!

PLANEJAMENTO DE VIAGEM

Reserva de hotéis

RESERVA DE HOTÉIS

Utilize o nosso link do Booking para conseguir as melhores ofertas de hotéis, pousadas e albergues.

O Booking oferece muitas vantagens: preços baixos, cancelamento gratuito de reservas, não é cobrada taxa de reserva e geralmente o pagamento é realizado somente na hora do check-in ou do check-out, na acomodação.

Melhor localização

CHECAR LOCALIZAÇÃO

Encontrou um hotel, mas não tem certeza se ele é bem localizado? Tire a dúvida com esta ferramenta gratuita. Ela analisará a localização, de acordo com uma metodologia específica, e atribuirá uma nota.

Vale dizer que a melhor área possível para se hospedar é aquela área agradável, segura, com acesso ao transporte público, restaurantes e próxima aos principais pontos turísticos.

Melhores hotéis

SELETOR DE HOTÉIS

O Seletor de Hotéis é uma ferramenta online, totalmente gratuita, que seleciona os hotéis, hostels, apartamentos, pousadas e hotéis-fazenda mais adequados ao perfil do viajante. Por meio de um método matemático, o Seletor de Hotéis descobre os hotéis perfeitos para você em qualquer cidade do mundo.

A única coisa que o viajante deve fazer é elencar (de 1 a 5) suas prioridades em relação às características dos hotéis. Qual é a ordem de importância das características do hotel para o viajante? Por exemplo: melhor localização, menor preço, maior qualidade, mais reservado e tamanho do hotel.

Reserva de carros

ALUGUEL DE CARROS

O Rentcars é um comparador de preços para encontrar a melhor tarifa no aluguel de carros em mais de 140 países.

Há várias vantagens em utilizar o serviço: não há cobrança de IOF, você pode realizar parcelamento, são muitas locadoras comparadas e não há cobrança de taxa para emissão da sua reserva.

Além disso, por padrão estão inclusas nas diárias Rentcars: quilometragem livre, proteção básica e as taxas administrativas da locadora.

Melhores seguros viagem

SEGURO VIAGEM

Tá em dúvida sobre qual seguro viagem comprar? O SegurosPromo é um comparador de seguros viagem que te ajuda a encontrar os melhores preços das principais seguradoras.

Utilize o nosso link para conseguir os preços mais baixos, bem como o cupom de desconto NOMADEDIGITAL5 para ganhar 5% de desconto.

Podcast de viagem

GUIA DE VIAGEM

O Papo Viagem Podcast é um guia de viagem em áudio gratuito sobre vários destinos que conhecemos.

Nós contamos a nossa experiência nas cidades e passamos dicas sobre onde se hospedar, melhor época para viajar, atrações e muito mais.

Loja do viajante

LOJA DO VIAJANTE

Sabe quando você utiliza um check-list de viagem e descobre que faltam alguns itens para a sua bagagem?

Selecionamos produtos importantes que nós utilizamos e recomendamos você levar na sua viagem. Eles estão apresentados na Loja do Viajante

Sobre o autor

Internacionalista, jornalista e viajante apaixonada por cultura e história, todos os dias eu consigo unir minhas paixões escrevendo no Guia do Nômade Digital. Acredito que ler e se informar transformam as férias em uma experiência inesquecível. Já escrevi um guia de viagem sobre a Cidade do México e apresentei mais de 80 episódios do Papo Viagem Podcast.

Sem Comentários

    Deixe um Comentário

    error: Conteúdo protegido.