Quanto custa para tirar passaporte?

Descubra quanto custa para tirar passaporte e detalhes extras!

Quanto custa para tirar passaporte?

A fase de planejamento de uma viagem inclui providenciar os passaportes, vistos e demais documentos necessários, além de reserva de hotéis e passeios. Muitas pessoas ficam em dúvida sobre o passaporte, principalmente sobre quanto custa para tirar passaporte.

Atualmente (outubro de 2016), o valor para tirar passaporte comum é de R$ 257,25. Pode até parecer muito alto o valor do passaporte comum, mas não é. O passaporte comum passou a ter validade de 10 anos para maiores de 18 anos e não 5 anos, como era antes.

Para menores de 18 anos, a validade do passaporte é menor, o que realmente torna o valor para tirar passaporte mais caro na média por ano. De 0 a 1 ano (incompleto), a validade é de apenas 1 ano. De 1 ano a 2 anos (incompleto), a validade é de 2 anos. De 2 anos a 3 anos (incompleto), a validade é de 3 anos.

De 3 anos a 4 anos (incompleto), a validade é de 4 anos. De 4 anos a 18 anos (incompleto), a validade é de 5 anos. Maiores de 18 anos têm o passaporte com validade de 10 anos.

Caso você necessite fazer o passaporte de emergência, a questão sobre quanto custa para tirar passaporte muda, porque o passaporte de emergência é mais caro e tem validade pequena, sendo realmente para emergência e não para turismo. Aqui você confere tudo sobre o passaporte de emergência.

Vale ressaltar que o seu caso é de fazer um novo do passaporte, é importante renová-lo 6 meses antes de vencer. Muitos países só aceitam passaportes com no mínimo 6 meses de validade.

Para você tirar seu passaporte é muito fácil. Basta acessar o site da Polícia Federal e clicar na barra lateral “Passaporte” ou na imagem do passaporte, no centro da tela. A próxima página terá vários itens que você pode ler para ficar bem informado, mas para tirar o passaporte, basta clicar em “Requerer Passaporte”.

Na página “Requerer Passaporte”, você deverá colocar todos os documentos pedidos, imprimir protocolo da solicitação e comprovante de agendamento e a GRU (taxa). Os próximos passos são: pagar a GRU e comparecer ao posto da Polícia Federal com a documentação original exigida, a GRU paga, o protocolo da solicitação e o comprovante de agendamento.

Vale destacar que não precisa levar foto, que é tirada na hora.

 

Para mais informações, sempre leia as informações no site da Polícia Federal e também a área específica sobre Dúvidas Frequentes.

Boa viagem, Viajante!

[P.S: não se esqueça de reservar o seu hotel pelo nosso link do Booking. Você não paga nada a mais pela sua hospedagem e ainda ajuda o site. Obrigado!]

Posts que você deve ver também!

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Receber notificações de
avatar
wpDiscuz
error: Conteúdo protegido.