Com o avanço da febre amarela no Brasil, os viajantes brasileiros estão mais atentos a lista de países que exigem vacina de febre amarela.
Portanto, uma etapa super importante do planejamento da viagem é saber se o seu destino de viagem exige a apresentação do Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP).
Se a resposta seja positiva, na imigração será exigido apresentar o CIVP, caso contrário, o viajante não poderá entrar no país.
A seguir apresentamos a lista de países que exigem vacina de febre amarela atualizada para 2020.
Além disso, no final do post, há mais informação para tirar seu CIVP e outras questões relevantes.
Lista de países que exigem vacina de febre amarela em 2020

Abaixo está a enorme lista de países e territórios onde os viajantes devem visitar somente vacinados contra a febre amarela e portando o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia.
- Afeganistão;
- África do Sul;
- Albânia;
- Angola;
- Antígua e Barbuda;
- Arábia Saudita;
- Argélia;
- Aruba;
- Austrália;
- Bahamas;
- Bahrain;
- Bangladesh;
- Barbados;
- Belize;
- Benin;
- Bolívia;
- Bonaire;
- Botsuana;
- Brunei;
- Burkina Faso;
- Burundi;
- Butão;
- Cabo Verde;
- Camarões;
- Camboja;
- Chade;
- China;
- Cingapura;
- Colômbia;
- Congo;
- Coreia do Norte;
- Costa do Marfim;
- Costa Rica;
- Cuba;
- Curaçao;
- Djibuti;
- Dominica;
- Egito;
- El Salvador;
- Equador;
- Eritreia;
- Etiópia;
- Filipinas;
- Gabão;
- Gâmbia;
- Gana;
- Granada;
- Guatemala;
- Guiana;
- Guiana Francesa;
- Guiné;
- Guiné-Bissau;
- Guiné Equatorial;
- Haiti;
- Honduras;
- Ilha da Reunião;
- Ilha de Guadalupe;
- Ilha Norfolk;
- Ilhas Christmas;
- Ilhas Fiji;
- Ilhas Maurício;
- Ilhas Pitcairn;
- Ilhas Salomão;
- Índia;
- Indonésia;
- Irã;
- Iraque;
- Jamaica;
- Jordânia;
- Kiribati;
- Laos;
- Lesoto;
- Libéria;
- Líbia;
- Madagascar;
- Maiote;
- Malásia;
- Malawi;
- Maldivas;
- Mali;
- Malta;
- Martinica;
- Mauritânia;
- Moçambique;
- Montserrat;
- Myanmar;
- Namíbia;
- Nauru;
- Nepal;
- Nicarágua;
- Níger;
- Nigéria;
- Niue;
- Nova Caledônia;
- Omã;
- Panamá;
- Paquistão;
- Paraguai;
- Polinésia Francesa;
- Quênia;
- Quirguistão;
- República Centro-Africana;
- República Democrática do Congo;
- Ruanda;
- Samoa;
- Santa Helena;
- Santa Lúcia;
- Santo Eustáquio;
- São Bartolomeu;
- São Cristóvão e Neves;
- São Martinho;
- São Tomé e Príncipe;
- São Vicente e Granadinas;
- Seicheles;
- Senegal;
- Serra Leoa;
- Somália;
- Sri Lanka;
- Suazilândia;
- Sudão;
- Sudão do Sul;
- Suriname;
- Tailândia;
- Tanzânia;
- Timor Leste;
- Togo;
- Trinidad e Tobago;
- Tristão da Cunha;
- Uganda;
- Venezuela;
- Wallis e Futuna;
- Zâmbia;
- Zimbabué.
Essa lista tem como fonte a Organização Mundial da Saúde, órgão internacional responsável por compilar dados de saúde e também por emitir alertas sobre essas questões.
Além disso, resolvemos destacar em negrito os países próximos ao Brasil e destinos muito procurados pelos brasileiros.
Vale mencionar que alguns países que não exigem vacina, como Argentina e Peru, possuem áreas onde a febre amarela pode ser contraída.
Acredite se quiser, mas nem o Brasil exige vacina para estrangeiros, mesmo com o risco crescente no país.
Por isso, que acreditamos que vale a pena se vacinar independente do destino escolhido. Porque, em primeiro lugar, deve vir sua saúde.
Por essa mesma razão, é fundamental que o viajante esteja protegido por um bom seguro viagem.
Leia também “Como fazer seguro viagem internacional? Dicas para escolher o melhor“.
Como tirar o certificado de vacinação contra a febre amarela?
Primeiramente, você deve ir ao posto de saúde mais próximo da sua residência e se vacinar, pelo menos 1 mês antes da viagem.
A vacina passa a ter efeito no organismo a partir de 10 dias da inoculação e você vai precisar de um tempo para emitir o certificado internacional.
A vacina da febre amarela tem duração vitalícia. Então, caso você já tenha se vacinado, apenas é preciso ter os dados sobre a vacina que você tomou, o comprovante de vacinação.
Depois, basta entrar no site da Anvisa e fazer seu cadastro, podendo pegar seu certificado presencialmente nos centros credenciados da Anvisa mais próximos ou receber em casa.
Agora está cada vez mais fácil emitir o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia. Vale a pena fazer o seu e sempre levar nas viagens, como uma garantia.
Vacina para viajar para Europa, EUA, Chile e mais
Muitos turistas brasileiros têm dúvidas sobre a obrigatoriedade de vacina para viajar à Europa.
O único país europeu que obriga ser vacinado contra a febre amarela é Malta.
Por exemplo, não é preciso vacina para viajar a Portugal, nem Itália ou Espanha.
Contudo, nos dias de hoje o problema de saúde pública na Europa é o sarampo. Por isso, vale a pena estar vacinado também contra essa doença.
Felizmente, no Espaço Schengen da União Europeia é obrigatório contratar um seguro viagem, garantindo a saúde dos turistas.
Da mesma forma, não há vacina para viajar para os Estados Unidos, Canadá e México. Nos três países da América do Norte não há propagação de febre amarela.
Entretanto, quando falamos da América do Sul, a questão muda bastante.
Aliás, vários países do subcontinente sofrem com a febre amarela e o Brasil é o principal deles.
Portanto, você deve se atentar que é melhor viajar vacinado para toda a região.
Por exemplo, o Peru não exige a vacina, mas em altitudes inferiores a 2300 metros, a OMS recomenda a vacinação.
Da mesma forma, o norte da Argentina também tem uma área na qual a OMS recomenda viajar somente vacinado.
Vacina para viajar ao Chile também não é necessária, mas se sua viagem incluir a Argentina, Bolívia e Peru, é melhor se precaver.
Esperamos que as dicas sobre quais países exigem vacina contra a febre amarela tenham sido úteis! Leia também nosso post “Como fazer seguro viagem internacional? Dicas para escolher o melhor“.
Boa viagem, Viajante!


Teste o seletor de hotéis do Guia!
PLANEJAMENTO DE VIAGEM
![]() | RESERVA DE HOTÉIS Utilize o nosso link do Booking para conseguir as melhores ofertas de hotéis, pousadas e albergues. O Booking oferece muitas vantagens: preços baixos, cancelamento gratuito de reservas, não é cobrada taxa de reserva e geralmente o pagamento é realizado somente na hora do check-in ou do check-out, na acomodação. |
![]() | CHECAR LOCALIZAÇÃO Encontrou um hotel, mas não tem certeza se ele é bem localizado? Tire a dúvida com esta ferramenta gratuita. Ela analisará a localização, de acordo com uma metodologia específica, e atribuirá uma nota. Vale dizer que a melhor área possível para se hospedar é aquela área agradável, segura, com acesso ao transporte público, restaurantes e próxima aos principais pontos turísticos. |
![]() | SELETOR DE HOTÉIS O Seletor de Hotéis é uma ferramenta online, totalmente gratuita, que seleciona os hotéis, hostels, apartamentos, pousadas e hotéis-fazenda mais adequados ao perfil do viajante. Por meio de um método matemático, o Seletor de Hotéis descobre os hotéis perfeitos para você em qualquer cidade do mundo. A única coisa que o viajante deve fazer é elencar (de 1 a 5) suas prioridades em relação às características dos hotéis. Qual é a ordem de importância das características do hotel para o viajante? Por exemplo: melhor localização, menor preço, maior qualidade, mais reservado e tamanho do hotel. |
![]() | ALUGUEL DE CARROS O Rentcars é um comparador de preços para encontrar a melhor tarifa no aluguel de carros em mais de 140 países. Há várias vantagens em utilizar o serviço: não há cobrança de IOF, você pode realizar parcelamento, são muitas locadoras comparadas e não há cobrança de taxa para emissão da sua reserva. Além disso, por padrão estão inclusas nas diárias Rentcars: quilometragem livre, proteção básica e as taxas administrativas da locadora. |
![]() | SEGURO VIAGEM Tá em dúvida sobre qual seguro viagem comprar? O SegurosPromo é um comparador de seguros viagem que te ajuda a encontrar os melhores preços das principais seguradoras. Utilize o nosso link para conseguir os preços mais baixos, bem como o cupom de desconto NOMADEDIGITAL5 para ganhar 5% de desconto. |
![]() | GUIA DE VIAGEM O Papo Viagem Podcast é um guia de viagem em áudio gratuito sobre vários destinos que conhecemos. Nós contamos a nossa experiência nas cidades e passamos dicas sobre onde se hospedar, melhor época para viajar, atrações e muito mais. |
![]() | LOJA DO VIAJANTE Sabe quando você utiliza um check-list de viagem e descobre que faltam alguns itens para a sua bagagem? Selecionamos produtos importantes que nós utilizamos e recomendamos você levar na sua viagem. Eles estão apresentados na Loja do Viajante |
8 Comentários
Nelise Fontana
3 de agosto de 2016 às 8:27 pmexelente informaçoes..
Jade
3 de agosto de 2016 às 8:43 pmObrigada, Nelise! Grande abraço!
Ana Cristina Bezerra
13 de fevereiro de 2017 às 3:25 pmObrigada
Jade
13 de fevereiro de 2017 às 4:23 pmNós que agradecemos por sua visita :D
Raphael Da Silva Yamashita Alves
15 de fevereiro de 2017 às 3:57 amVe se vcs conseguem me ajudar, moro no japao e vou para indonesia tb preciso da vacina?
Jade
15 de fevereiro de 2017 às 9:21 amOi Raphael! Se você vai voar do Japão para a Indonésia, não é preciso ter a vacina, porque no Japão não há transmissão de febre amarela. No site da Organização Mundial da Saúde http://who.int/ith/ITH_country_list.pdf é deixado claro que a Indonésia só pede o certificado de quem vem de países com risco de transmissão, como é o caso do Brasil. Caso você vá visitar áreas de mata fechada na Indonésia ou em outros países equatoriais, é bom ter a vacina por causa da sua saúde. Abraços e boa viagem!
Cynthia Bianco
20 de fevereiro de 2017 às 2:21 pminglaterra está exigindo a vacina? ela não está na lista mas ouvi dizer que sim.
Jade
28 de fevereiro de 2017 às 3:04 pmOlá, Cynthia! Pelas fontes oficiais que li, a Inglaterra não exige a vacina da febre amarela, até porque na Inglaterra não há formas de propagação da doença. Nesse link http://who.int/ith/ITH_country_list.pdf da Organização Mundial da Saúde tem mais informações. Abraços