Com o avanço da febre amarela no Brasil, além de outras doenças, os viajantes brasileiros estão mais atentos a lista de países que exigem vacina de febre amarela.
Portanto, uma etapa super importante do planejamento da viagem é saber se o seu destino de viagem exige a apresentação do Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP).
Se a resposta for positiva, na imigração será exigido apresentar o CIVP. O viajante sem o certificado não poderá entrar no país.
A seguir apresentamos a lista de países que exigem vacina de febre amarela atualizada para 2021. Normalmente, essa lista não costuma mudar ao longo do ano.
Além disso, no final do post, há mais informação para tirar seu CIVP e outras questões relevantes.
Lista de países que exigem vacina de febre amarela em 2021
Abaixo está a enorme lista de países e territórios onde os viajantes devem visitar somente vacinados contra a febre amarela e portando o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia.
- Afeganistão;
- África do Sul;
- Albânia;
- Angola;
- Antígua e Barbuda;
- Arábia Saudita;
- Argélia;
- Aruba;
- Austrália;
- Bahamas;
- Bahrain;
- Bangladesh;
- Barbados;
- Belize;
- Benin;
- Bolívia;
- Bonaire;
- Botsuana;
- Brunei;
- Burkina Faso;
- Burundi;
- Butão;
- Cabo Verde;
- Camarões;
- Camboja;
- Chade;
- China;
- Cingapura;
- Colômbia;
- Congo;
- Coreia do Norte;
- Costa do Marfim;
- Costa Rica;
- Cuba;
- Curaçao;
- Djibuti;
- Dominica;
- Egito;
- El Salvador;
- Equador;
- Eritreia;
- Etiópia;
- Filipinas;
- Gabão;
- Gâmbia;
- Gana;
- Granada;
- Guatemala;
- Guiana;
- Guiana Francesa;
- Guiné;
- Guiné-Bissau;
- Guiné Equatorial;
- Haiti;
- Honduras;
- Ilha da Reunião;
- Ilha de Guadalupe;
- Ilha Norfolk;
- Ilhas Christmas;
- Ilhas Fiji;
- Ilhas Maurício;
- Ilhas Pitcairn;
- Ilhas Salomão;
- Índia;
- Indonésia;
- Irã;
- Iraque;
- Jamaica;
- Jordânia;
- Kiribati;
- Laos;
- Lesoto;
- Libéria;
- Líbia;
- Madagascar;
- Maiote;
- Malásia;
- Malawi;
- Maldivas;
- Mali;
- Malta;
- Martinica;
- Mauritânia;
- Moçambique;
- Montserrat;
- Myanmar;
- Namíbia;
- Nauru;
- Nepal;
- Nicarágua;
- Níger;
- Nigéria;
- Niue;
- Nova Caledônia;
- Omã;
- Panamá;
- Paquistão;
- Paraguai;
- Polinésia Francesa;
- Quênia;
- Quirguistão;
- República Centro-Africana;
- República Democrática do Congo;
- Ruanda;
- Samoa;
- Santa Helena;
- Santa Lúcia;
- Santo Eustáquio;
- São Bartolomeu;
- São Cristóvão e Neves;
- São Martinho;
- São Tomé e Príncipe;
- São Vicente e Granadinas;
- Seicheles;
- Senegal;
- Serra Leoa;
- Somália;
- Sri Lanka;
- Suazilândia;
- Sudão;
- Sudão do Sul;
- Suriname;
- Tailândia;
- Tanzânia;
- Timor Leste;
- Togo;
- Trinidad e Tobago;
- Tristão da Cunha;
- Uganda;
- Venezuela;
- Wallis e Futuna;
- Zâmbia;
- Zimbabué.
Essa lista tem como fonte a Organização Mundial da Saúde, órgão internacional responsável por compilar os dados de saúde e por emitir alertas sobre essas questões, como aconteceu no caso da epidemia de coronavírus.
Além disso, resolvemos destacar em negrito os países próximos ao Brasil e destinos muito procurados pelos brasileiros.
Vale mencionar que alguns países que não exigem vacina, como Argentina e Peru, possuem áreas onde a febre amarela pode ser contraída.
Acredite se quiser, mas nem o Brasil exige vacina para estrangeiros, mesmo com o risco crescente no país.
Por isso, acreditamos que vale a pena se vacinar independente do destino escolhido. Porque, em primeiro lugar deve vir sua saúde.
Por essa mesma razão, é fundamental que o viajante esteja protegido por um bom seguro viagem e tome as vacinas contra a Covid-19. Assim, sua viagem será mais segura.
Leia também “Como fazer seguro viagem internacional? Dicas para escolher o melhor“.
Como tirar o certificado de vacinação contra a febre amarela?
Primeiramente, você deve ir ao posto de saúde mais próximo da sua residência e se vacinar, pelo menos 1 mês antes da viagem. Se eu fosse você, iria com a máxima antecedência possível.
A vacina passa a ter efeito no organismo a partir de 10 dias da inoculação e você vai precisar de um tempo para emitir o certificado internacional.
A vacina da febre amarela tem duração vitalícia. Então, caso você já tenha se vacinado, apenas é preciso ter os dados sobre a vacina que você tomou, o comprovante de vacinação.
Depois, basta entrar no site do governo e fazer seu cadastro, podendo pegar seu certificado presencialmente nos centros credenciados da Anvisa mais próximos ou receber em casa.
Agora está cada vez mais fácil emitir o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia. Vale a pena fazer o seu e sempre levar nas viagens, como uma garantia.
Vacina para viajar para Europa, EUA, Chile e mais
Muitos turistas brasileiros têm dúvidas sobre a obrigatoriedade de vacina para viajar à Europa.
O único país europeu que obriga ser vacinado contra a febre amarela é Malta.
Por exemplo, não é preciso vacina de febre amarela para viajar a Portugal, nem Itália ou Espanha. Atualmente, na maioria dos países europeus a vacina pedida é contra Covid-19.
Além do coronavírus, que afeta o mundo todo, outro problema de saúde pública na Europa é o sarampo. Por isso, vale a pena estar vacinado também contra essa doença.
Felizmente, no Espaço Schengen da União Europeia é obrigatório contratar um seguro viagem, garantindo a saúde dos turistas.
Da mesma forma, não há vacina para viajar para os Estados Unidos, Canadá e México. Nos três países da América do Norte não há propagação de febre amarela. Porém, se mantenha atualizado em relação à Covid-19.
Entretanto, quando falamos da América do Sul, a questão muda bastante. Aliás, vários países do subcontinente sofrem com a febre amarela e o Brasil é o principal deles.
Portanto, você deve se atentar que é melhor viajar vacinado para toda a região.
Por exemplo, o Peru não exige a vacina, mas em altitudes inferiores a 2300 metros, a OMS recomenda a vacinação.
Da mesma forma, o norte da Argentina também tem uma área na qual a OMS recomenda viajar somente vacinado.
Vacina para viajar ao Chile também não é necessária, mas se sua viagem incluir a Argentina, Bolívia e Peru, é melhor se precaver.
Esperamos que as dicas sobre quais países exigem vacina contra a febre amarela tenham sido úteis! Leia também nosso post “Como fazer seguro viagem internacional? Dicas para escolher o melhor“.
Boa viagem!
Teste o seletor de hotéis do Guia!
PLANEJAMENTO DE VIAGEM
RESERVA DE HOTÉIS Utilize o nosso link do Booking para conseguir as melhores ofertas de hotéis, pousadas e albergues. O Booking oferece muitas vantagens: preços baixos, cancelamento gratuito de reservas, não é cobrada taxa de reserva e geralmente o pagamento é realizado somente na hora do check-in ou do check-out, na acomodação. |
|
ALUGUEL DE CARROS O Rentcars é um comparador de preços para encontrar a melhor tarifa no aluguel de carros em mais de 140 países. Há várias vantagens em utilizar o serviço: não há cobrança de IOF, você pode realizar parcelamento, são muitas locadoras comparadas e não há cobrança de taxa para emissão da sua reserva. Além disso, por padrão estão inclusas nas diárias Rentcars: quilometragem livre, proteção básica e as taxas administrativas da locadora. |
|
SEGURO VIAGEM Tá em dúvida sobre qual seguro viagem comprar? O Seguros Promo oferece um comparador de seguros viagem que te ajuda a encontrar os melhores preços das principais seguradoras. Utilize o nosso link para conseguir os preços mais baixos e com desconto. |
|
LOJA DO VIAJANTE Sabe quando você utiliza um check-list de viagem e descobre que faltam alguns itens para a sua bagagem? Selecionamos produtos importantes que nós utilizamos e recomendamos você levar na sua viagem. Eles estão apresentados na Loja do Viajante |
|
CHECAR LOCALIZAÇÃO Encontrou um hotel, mas não tem certeza se ele é bem localizado? Tire a dúvida com esta ferramenta gratuita. Ela analisará a localização, de acordo com uma metodologia específica, e atribuirá uma nota. Vale dizer que a melhor área possível para se hospedar é aquela área agradável, segura, com acesso ao transporte público, restaurantes e próxima aos principais pontos turísticos. |
|
SELETOR DE HOTÉIS O Seletor de Hotéis é uma ferramenta online, totalmente gratuita, que seleciona os hotéis, hostels, apartamentos, pousadas e hotéis-fazenda mais adequados ao perfil do viajante. Por meio de um método matemático, o Seletor de Hotéis descobre os hotéis perfeitos para você em qualquer cidade do mundo. A única coisa que o viajante deve fazer é elencar (de 1 a 5) suas prioridades em relação às características dos hotéis. Qual é a ordem de importância das características do hotel para o viajante? Por exemplo: melhor localização, menor preço, maior qualidade, mais reservado e tamanho do hotel. |
|
GUIA DE VIAGEM O Papo Viagem Podcast é um guia de viagem em áudio gratuito sobre vários destinos que conhecemos. Nós contamos a nossa experiência nas cidades e passamos dicas sobre onde se hospedar, melhor época para viajar, atrações e muito mais. |
8 comentários
exelente informaçoes..
Obrigada, Nelise! Grande abraço!
Obrigada
Nós que agradecemos por sua visita :D
Ve se vcs conseguem me ajudar, moro no japao e vou para indonesia tb preciso da vacina?
Oi Raphael! Se você vai voar do Japão para a Indonésia, não é preciso ter a vacina, porque no Japão não há transmissão de febre amarela. No site da Organização Mundial da Saúde http://who.int/ith/ITH_country_list.pdf é deixado claro que a Indonésia só pede o certificado de quem vem de países com risco de transmissão, como é o caso do Brasil. Caso você vá visitar áreas de mata fechada na Indonésia ou em outros países equatoriais, é bom ter a vacina por causa da sua saúde. Abraços e boa viagem!
inglaterra está exigindo a vacina? ela não está na lista mas ouvi dizer que sim.
Olá, Cynthia! Pelas fontes oficiais que li, a Inglaterra não exige a vacina da febre amarela, até porque na Inglaterra não há formas de propagação da doença. Nesse link http://who.int/ith/ITH_country_list.pdf da Organização Mundial da Saúde tem mais informações. Abraços