Renovação de Passaporte: como renovar o passaporte?

Confira as dicas para fazer a renovação de passaporte brasileiro!

Renovação de Passaporte

Novo passaporte brasileiro. Fonte: Governo Federal

O passaporte é o documento que nos identifica fora do Brasil. Apenas países do Mercosul e outros países sul-americanos aceitam a carteira de identidade (RG) como documento de entrada, mas é comum acontecerem problemas com o RG na imigração.

Se você gosta de viajar e está sempre pensando na próxima viagem, deixar o passaporte expirar é uma péssima ideia. Por isso, o post de hoje vai te ajudar com informações sobre como renovar o passaporte de maneira simples.

Antes de conferir os procedimentos para a renovação de passaporte, vale destacar que para entrar na maioria dos países é preciso um passaporte com pelo menos 6 meses de validade. Como a Polícia Federal está sempre lotada de pedidos, a nossa dica é fazer o pedido de renovação de passaporte 8-9 meses antes da data de validade do seu passaporte.

 

Como renovar o passaporte

Renovação de Passaporte

Página com todos os links relacionados ao passaporte. Fonte: Polícia Federal

Na realidade, não existe a renovação de passaporte e sim o pedido de um NOVO passaporte. Então, o processo de “renovação de passaporte” nada mais é do que o mesmo processo para fazer o passaporte pela primeira vez, com a diferença de ter que levar o passaporte antigo válido no dia agendado.

Procurando no Google o termo “Polícia Federal”, basta clicar em “passaporte”, assim será aberta a página mostrada na imagem acima com todos os itens relacionados ao passaporte. Clicando em “Requerer Passaporte”, o viajante será levado à página com todas as informações sobre referentes a emissão do passaporte.

A primeira coisa é anotar todos os documentos que você deve levar a Polícia Federal no dia que será agendado. Leve TODOS os documentos originais pedidos na página aqui e mostrados no item a seguir.

 

Documentos para emitir o passaporte comum

Renovação de Passaporte

Área para preenchimento dos dados. Fonte: Polícia Federal

Esses são os documentos que você deve levar à Polícia Federal no dia agendado:

  • Documento de identidade;
  • Título de eleitor e comprovantes de votação/justificativa da última eleição;
  • Documento de quitação do serviço militar obrigatório para homens entre 19-45;
  • Comprovante bancário de pagamento da Guia de Recolhimento da União – GRU;
  • Passaporte anterior válido (vale levar mesmo se já tiver expirado): passaporte válido não apresentado acarreta em cobrança extra;
  • CPF.

Atualmente, os passaportes para brasileiros com mais de 18 anos têm validade de 10 anos, mais um bom motivo para renovar o passaporte no caso de quem tem o antigo.

Depois de saber todos os documentos originais que você deverá apresentar a Polícia Federal, basta solicitar a emissão do passaporte (confira aqui). São pedidos dados pessoais, os documentos mostrados acima, dados complementares (profissão e endereço) e o local de atendimento (o mais próximo da sua residência, de preferência).

Preenchendo todos os dados com bastante cuidado e verificando várias vezes, basta clicar em enviar. Será gerado o número de protocolo (é bom anotar) e o Guia de Recolhimento da União (GRU). O valor do passaporte é de R$ 257,25 para o passaporte comum brasileiro. É só pagar o GRU e esperar o pagamento ser efetivado (o que demora algumas horas).

A próxima etapa é agendar o atendimento. Basta ir ao site da Polícia Federal e clicar em “Agendar Atendimento” e escolher o dia e horários disponíveis.

No dia agendado, chegue à Polícia Federal com no mínimo 15 minutos de antecedência e leve todos os documentos originais pedidos. Para crianças menores de 3 anos de idade é necessário levar uma foto facial 5X7, recente, colorida, sem data e em fundo branco.

No dia agendado, você será chamado pelo seu nome, fará os procedimentos de tomada de digitais e foto digital e terá seu passaporte antigo devolvido. Também será informada a data para retirada do passaporte.

 

Fazer a renovação do passaporte não é difícil, talvez o mais problemático seja a demora no atendimento. Por isso, planejamento e antecedência são essenciais por parte do viajante.

Se algum dos links estiver com problema, é só deixar um comentário. Se tiver alguma dúvida, pergunte!

Sobre o passaporte de emergência, confira nosso outro post aqui!

 

Boa viagem, Viajante!

[P.S: não se esqueça de reservar o seu hotel pelo nosso link do Booking. Você não paga nada a mais pela sua hospedagem e ainda ajuda o site. Obrigado!]

Posts que você deve ver também!

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Receber notificações de
avatar
wpDiscuz
error: Conteúdo protegido.