Passaporte de emergência: como tirar o seu?

Descubra como tirar o passaporte de emergência!

Passaporte de emergência: como tirar o seu?

Quando se está planejando uma viagem de turismo ao exterior, a etapa de fazer o passaporte é uma das primeiras que deve ser realizada. O passaporte válido é uma condição básica para obter vistos e conseguir entrar na maioria dos países.

A exceção diz respeito aos países do MERCOSUL, que permitem a utilizada da Carteira de Identidade válida.

A Polícia Federal não concede o passaporte de emergência com fins de turismo. As condições para a obtenção do passaporte de emergência, ou passaporte emergencial, são as seguintes:

  • Catástrofes naturais;
  • Conflitos armados;
  • Necessidade de viagem imediata por motivo de saúde (do viajante, do seu companheiro ou parente até segundo grau), para a proteção do seu patrimônio, por necessidade do trabalho, por motivo de ajuda humanitária;
  • Interesse da Administração Pública;
  • Outra situação emergencial que traga um transtorno grave ao viajante.

Quando o caso do viajante não se enquadra em nenhum desses motivos, o viajante deve pedir o “Procedimento de Entrega Urgente”. Com esse procedimento é possível diminuir o período de espera pelo passaporte, mediante o pagamento de uma taxa extra (superior a R$ 70), além da taxa padrão do passaporte comum.

 

Como tirar o passaporte de emergência?

passaporte de emergencia

No caso das pessoas que se enquadram nas condições do passaporte emergencial, há alguns procedimentos para obter o documento. Primeiramente, o viajante deve preencher o formulário eletrônico de solicitação de passaporte no site da Polícia Federal (confira aqui).

Posteriormente, o viajante deve se dirigir ao posto de atendimento da PF com todos os documentos originais (confira aqui quais são os documentos), além de uma foto 5×7 colorida recente e o documento que comprove a emergência, de acordo com os casos mencionados acima.

No posto de atendimento da Polícia Federal será emitida a GRU (guia de pagamento), que é a taxa do passaporte de emergência, mais cara do que a taxa do passaporte comum. Segundo a Polícia Federal, o prazo para a entrega do passaporte emergencial é de 24 horas. Contudo, pode demorar até 48 horas, no máximo.

Vale destacar que fica ao critério do atendente da Polícia Federal achar emergencial ou não suas razões para o pedido, que devem estar fundamentadas por um documento. Além disso, o passaporte de emergência vale apenas por um ano.

Para mais informações, confira o site da Polícia Federal aqui.

 

Confira também o post com os países que não precisam de visto para brasileiros!

Boa viagem, Viajante!

PLANEJAMENTO DE VIAGEM
Reserva de hotéis
RESERVA DE HOTÉIS

Utilize o nosso link do Booking para conseguir as melhores ofertas de hotéis, pousadas e albergues.

O Booking oferece muitas vantagens: preços baixos, cancelamento gratuito de reservas, não é cobrada taxa de reserva e geralmente o pagamento é realizado somente na hora do check-in ou do check-out, na acomodação.

CHECAR LOCALIZAÇÃO

Encontrou um hotel, mas não tem certeza se ele é bem localizado? Tire a dúvida com esta ferramenta gratuita. Ela analisará a localização, de acordo com uma metodologia específica, e atribuirá uma nota.

Vale dizer que a melhor área possível para se hospedar é aquela área agradável, segura, com acesso ao transporte público, restaurantes e próxima aos principais pontos turísticos.

SELETOR DE HOTÉIS

O Seletor de Hotéis é uma ferramenta online, totalmente gratuita, que seleciona os hotéis, hostels, apartamentos, pousadas e hotéis-fazenda mais adequados ao perfil do viajante. Por meio de um método matemático, o Seletor de Hotéis descobre os hotéis perfeitos para você em qualquer cidade do mundo.

A única coisa que o viajante deve fazer é elencar (de 1 a 5) suas prioridades em relação às características dos hotéis. Qual é a ordem de importância das características do hotel para o viajante? Por exemplo: melhor localização, menor preço, maior qualidade, mais reservado e tamanho do hotel.

ALUGUEL DE CARROS

O Rentcars é um comparador de preços para encontrar a melhor tarifa no aluguel de carros em mais de 140 países.

Há várias vantagens em utilizar o serviço: não há cobrança de IOF, você pode realizar parcelamento, são muitas locadoras comparadas e não há cobrança de taxa para emissão da sua reserva.

Além disso, por padrão estão inclusas nas diárias Rentcars: quilometragem livre, proteção básica e as taxas administrativas da locadora.

SEGURO VIAGEM

Tá em dúvida sobre qual seguro viagem comprar? O SegurosPromo é um comparador de seguros viagem que te ajuda a encontrar os melhores preços das principais seguradoras.

Utilize o nosso link para conseguir os preços mais baixos, bem como o cupom de desconto NOMADEDIGITAL5 para ganhar 5% de desconto.

GUIA DE VIAGEM

O Papo Viagem Podcast é um guia de viagem em áudio gratuito sobre vários destinos que conhecemos.

Nós contamos a nossa experiência nas cidades e passamos dicas sobre onde se hospedar, melhor época para viajar, atrações e muito mais.

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Receber notificações de
error: Conteúdo protegido.