Qual é a moeda mais cara do mundo?

Descubra aqui qual é a moeda mais cara do mundo e surpreenda-se!

Qual é a moeda mais cara do mundo?

Quando se pergunta “qual é a moeda mais cara do mundo?”, logo vem à mente moedas fortes de países ocidentais, como o Franco Suíço ou a Libra Esterlina. Mas o país que detém a moeda mais cara do mundo fica longe da Europa e em nada se assemelha a um país ocidental.

A moeda mais cara do mundo é o Dinar do Kuwait (KWD), valendo nada mais nada menos do que 3,30 USD (dólares americanos). O ranking top 3 das moedas mais caras do mundo é formado apenas por moedas do Oriente Médio, com o Dinar do Bahrein (BHD) valendo 2,65 USD e o Rial de Omã (OMR) cotado a 2,60 USD.

Qual é a moeda mais cara do mundo?

Dinar do Kuwait

Você pode me perguntar: o que leva as moedas dos países do Oriente Médio a serem tão caras? Os três países mencionados (Kuwait, Bahrein e Omã) são grandes exportadores de petróleo, o que gera uma soma vultosa de dólares para o país.

Como há uma grande oferta de dólares entrando no país, que precisam ser trocadas pela moeda local, as moedas locais sofrem uma pressão da demanda, o que as valoriza frente ao dólar.

Esse processo de valorizadas das moedas locais é comum em países que possuem recursos naturais exportáveis, como petróleo e gás. O problema é que as taxas de câmbio excessivamente valorizadas dificultam a diversificação das exportações, por torna-las caras no mercado internacional.

O que foi descrito acima gera um círculo vicioso de dependência do petróleo e, portanto, de vulnerabilidade do país. Por isso, muitos países tentam incentivar outros setores, como é o caso de Dubai.

Além dessas moedas super valorizadas, há algumas bem conhecidas e que dificultam a vida de quem está viajando para a Europa, por exemplo, como o Euro (1,18 USD), a Libra Esterlina (1,32 USD) e o Franco Suíço (1,01 USD). Mas essas moedas são baratinhas comparadas as três mostradas antes.

 

Ranking das 10 moedas mais caras em 2017

A resposta para a pergunta “qual é a moeda mais cara do mundo?” não muda muito, devido às características dos países, como mostramos antes. Já no ranking das 10 moedas mais caras em 2017, os valores das últimas moedas mudam bastante.

MoedaCâmbio em relação ao Dólar Americano
Dinar do Kuwait3,30
Dinar do Bahrein2,65
Rial de Omã2,60
Libra Esterlina1,32
Euro1,18
Franco Suíço1,01
Dólar Australiano0,75
Dinar da Líbia0,73
Dólar de Brunei0,73
Dólar de Cingapura0,73

Os dados foram coletados do site XE em novembro de 2017 e dizem respeito apenas às moedas emitidas por bancos centrais.

E o Bitcoin?

A quantidade de comentários que recebemos sobre a não inclusão do Bitcoin na lista de moedas mais valorizadas do mundo é grande.

No dia de hoje (meados de novembro), o Bitcoin está cotado em espantosos 7660 USD e cerca de R$ 25 mil. Nos últimos 24 meses, contando de outubro até outubro, a valorização do Bitcoin foi de 1,600% e não parou até agora.

No mercado financeiro, é muito claro que o Bitcoin está na sua fase de bolha. Além disso, essa criptomoeda carece de bases reais que as demais moedas possuem e nem sequer pode ser comparada ao ouro, porque não é uma reserva de valor.

O Bitcoin se tornou uma criptomoeda que movimenta no mercado financeiro e nas transações comerciais internacionais uma fração muito pequena se comparada ao dólar. Além de ter seu crescimento como meio de troca barrado por questões regulatórias.

A questão é que o papel de uma moeda no mercado internacional, seja financeiro ou nas transações comerciais, é definido pelo papel do país emissor dessa moeda.

Não acho possível comparar uma criptomoeda usada em transações bastante duvidosas e que se tornou um ativo especulativo sem base real alguma com as demais moedas emitidas por bancos centrais.

 

Gostou do post? Então, confira mais curiosidades sobre viagem aqui!

Boa viagem, Viajante!

Salvar

[P.S: não se esqueça de reservar o seu hotel pelo nosso link do Booking. Você não paga nada a mais pela sua hospedagem e ainda ajuda o site. Obrigado!]

Posts que você deve ver também!

Deixe um comentário

17 Comentários em "Qual é a moeda mais cara do mundo?"

Receber notificações de
avatar
Ordenar por:   mais recentes | mais antigos | mais votados
Matheus Cerqueira
Visitante
Matheus Cerqueira

Hahaha, mto legal. Achei que fosse a libra. Muito bacana o post

Caroline Barros
Visitante
Caroline Barros

Que legal! jurava que era alguma da Europa e nunca imaginaria o Oriente Médio!

Hilario Inacio Nhare
Visitante
Hilario Inacio Nhare

de acordo com o que lí, a moeda torna_se mais cara quanto mais o país conter recursos minerais¿¿¿

André Carvalho
Visitante
André Carvalho

E cadê o Bitcoin (BTC) nessa lista? Ela está na primeira posição disparado!

visitante
Visitante
visitante

não se esqueça que o Bitcoin é uma moeda virtual

Driellen Cross
Visitante
Driellen Cross

Muito Interessante mesmo. Vivemos no exterior e essas informaçoes são muito uteis. Vivemos na Indonésia, mas já usamos tanto o Euro, como o dólar de singapura. É realmente muito caro lá. Post interessante!

Magnus Martins Luedke
Visitante
Magnus Martins Luedke

ótimo post, embora acredito que faltou deixar claro que eram moedas físicas, pois em moedas virtuais existem moedas muito mais valiosas que o dólar (bitcoin, dash, ethereum, monero…) bitcoin por exemplo, 1btc = 1150 dólares

Fernando Gurgel
Visitante
Fernando Gurgel

Bitcoin :–p
Agora, qual a mais *forte*, i.e., com alto grau de confiança, crescimento estável, resistente, cujo país tem grande reserv de ouro e també condizente à realidade do nação perante o Mercado global?
.
>> Eu escolheria o Franco Suiço <3

Print
Visitante

Pensava que era o dólar

Stuart Monteiro
Visitante
Stuart Monteiro

interresante essa reportagem,,

Sergio Rocha
Visitante
Sergio Rocha

Faltou as moedas virtuais. O Bitcoin hoje custa (7703 USD) O Bitcoin Cash (1287 USD)

wpDiscuz
error: Conteúdo protegido.