Menu
Ásia

Onde fica Dubai? Localização no mapa e curiosidades

Atualizado em: 29 de junho de 2020

Dubai é um local muito famoso, rico e visitado por turistas do mundo todo, inclusive brasileiros. Mas você sabe onde fica Dubai?

Além da localização, há muitas questões que os turistas querem saber antes de viajar a Dubai, como:

  • Dubai é um país?
  • É um estado?
  • Dubai é uma cidade?
  • Dubai é um emirado?
  • O que é Emirados Árabes Unidos?
  • Dubai é capital da Arábia Saudita?
  • Onde Dubai está localizado?
  • Onde Dubai fica no mapa?

Todas as respostas para essas perguntas (“onde fica Dubai”, “onde está Dubai no mapa”, “Dubai fica em qual continente?”), você terá no post de hoje, além de informações sobre a história e cultura da região.

Onde fica Dubai no mapa mundi?

Onde fica Dubai?
Onde fica Dubai? A localização de Dubai no mapa mundi

Dubai é um emirado, mas Dubai não é um país.

Dubai é um dos sete emirados que juntos formam o país chamado de Emirados Árabes Unidos.

Os Emirados Árabes Unidos são formados por Abu Dhabi, Dubai, Sharjah, Ajman, Fujairah, Ras Al Khaimah e Umm Al Quwain.

Você sabe o que é um Emirado?

Emirado é um estado chefiado por um Emir, sendo que um Emir está um nível acima de um Sheik. Portanto, é equivalente a um príncipe.

Logo, cada emirado pertencente aos Emirados Árabes possui um Emir.

O Emir de Dubai é Mohammed bin Rashid Al Maktoum. Ele também possui as funções de atual primeiro-ministro e vice-presidente dos Emirados Árabes Unidos.

Além disso, cada emirado possui autonomia de atuação na economia, sociedade e relações internacionais, por isso Dubai desenvolveu uma estratégia própria de atração de turistas e investimentos externos.

Mas onde fica Dubai no mapa mundi?

Onde fica Dubai?
Ao centro, o prédio mais alto do mundo. Fica localizado em Dubai. Mas e onde fica Dubai? Fonte: Wikimedia

Os Emirados Árabes Unidos e, consequentemente Dubai, se localizam no Oriente Médio, chamado também de continente Ásia Ocidental, no sul da Península Arábica, banhados pelo Golfo Pérsico.

O país Emirados Árabes faz fronteira com a Arábia Saudita e Omã, além de estar próximo do Catar e do Irã. Essa é a posição geográfica de onde fica Dubai.

Dubai não é capital da Arábia Saudita como muitos acreditam, nem é capital do país Emirados Árabes Unidos.

Dubai é apenas um dos emirados que formam esse país, porém é o mais famoso internacionalmente.

Além disso, Dubai é o nome da capital do emirado Dubai. Para não causar confusão, é algumas vezes chamado de Cidade de Dubai, diferenciando o Emirado de Dubai.

A capital dos Emirados Árabes Unidos é Abu Dhabi, que, aliás, está bem pertinho de Dubai e é outro emirado que vem se abrindo aos negócios internacionais.

O emirado de Dubai está localizado acima do emirado de Abu Dhabi e do lado do emirado de Sharjah, como você pode observar no mapa dos Emirados Árabes Unidos.

Emirados que formam os Emirados Árabes Unidos.
Emirados que formam os Emirados Árabes Unidos.

Mas por que Dubai é famoso?

onde fica dubai
Fonte: Flickr

Dubai se tornou famoso no mundo todo por suas extravagâncias com construções enormes e riqueza.

O maior prédio do mundo fica em Dubai, sendo chamado de Burj Khalifa.

Na Cidade de Dubai, há também shopping centers gigantescos, o maior aeroporto do mundo e as incríveis ilhas em forma de palmeira.

Dubai ficará ainda mais famoso porque vai receber a Exposição Mundial de 2020.

Toda essa grandiosidade se localiza em um deserto na Península Arábica, mas banhado pelo Golfo Pérsico, como você pode ver na imagem acima.

O calor no verão na região é absurdo, a temperatura se aproxima de 40 °C mesmo na madrugada. Por isso, para fazer turismo em Dubai somente no inverno.

É tão quente em Dubai que os seus 2 milhões de habitantes não abrem mão do ar condicionado.

Aliás, há muitos estrangeiros entre os residentes de Dubai, por isso o inglês é falado no país, mas a língua oficial de Dubai é o árabe.

História de Dubai

Onde fica Dubai?
Fonte: Wikimedia

A história de Dubai só tem registros oficiais a partir de 1799, mas um livro antigo de 1095 já cita a existência do emirado, não como emirado, mas sim como uma pequena vila.

A região sofreu com invasões de diversos povos e até mesmo com as guerras nos países vizinhos.

Desde 1833, Dubai alcançou certa estabilidade devido à dinastia de Al Maktoum, que ainda estão no poder atualmente.

Essa dinastia assinou um acordo com a Inglaterra no final do século XIX para proteção da região, isso garantiu maior estabilidade, um fator decisivo para o desenvolvimento e qualidade de vida em qualquer país do Oriente Médio.

onde fica dubai
Mesquita Dubai. Fonte: Flickr

Mas a economia do emirado e sua história só mudariam significativamente depois de 1950, quando foi encontrado petróleo em toda essa região.

Várias empresas foram atraídas para Dubai, mas o comércio se revelou ainda mais importante, devido ao porto estrategicamente localizado.

Assim, atualmente a economia de Dubai não é apoiada no petróleo, como é comum pensar, mas sim no turismo, aviação e serviços financeiros.

Outro fato relevante foi à criação dos Emirados Árabes Unidos, do qual Dubai faz parte, em 1971.

Com o final da influência britânica formal, o país foi formado e os limites entre os emirados definidos, garantindo novamente a tão importante estabilidade política.

A partir da década de 70, Dubai começou a receber muitos estrangeiros, fato que ainda ocorre atualmente, inclusive brasileiros.

Melhores curiosidades sobre Dubai

  • O índice de criminalidade em Dubai é praticamente 0%. A lei no Emirado é severa, portanto, Dubai é um dos lugares mais seguros do mundo, inclusive para fazer turismo;
  • A população de Dubai é formada por 80% de pessoas estrangeiras. Boa parte dos estrangeiro é formada por indianos;
  • Não existe imposto de renda em Dubai. Ou seja, realmente é um lugar para se enriquecer;
  • O táxi em Dubai é muito barato, já que os Emirados Árabes possuem petróleo abundante;
  • A Cidade de Dubai é uma das que mais crescem no Mundo. Em 1968, a população era de cerca de 59 mil habitantes. Em 1995, a população chegou a 674 mil habitantes. Em 2005, 1.204.000. Já em 2016, o total de pessoas que moravam lá era de 2.502.715;
  • Dubai possui uma estação de ski dentro de um shopping, inclusive com teleférico;
  • Dubai é escrito também como Dubayy;
  • Dubai possui sua própria bandeira;
  • O grupo étnico dos Beduínos é um dos destaques culturais de Dubai e dos Emirados Unidos. Os beduínos são tribos semi-nômades que moram no deserto. O povo Beduíno mantém suas tradições seja na forma como moram, na comida, música, dança, etc.

Vídeo com os pontos turísticos de Dubai

Depois de ver as imagens desse vídeo, tenho certeza que você desejará conhecer Dubai, uma cidade que não para de crescer e impressiona por muitas razões.

E agora que você sabe onde fica Dubai, ficou com vontade de viajar para Dubai? Então, saiba muito mais sobre os melhores hotéis em Dubai!

Boa viagem, Viajante!

Comparador de seguro viagem Seletor de hotéis

Teste o seletor de hotéis do Guia!

PLANEJAMENTO DE VIAGEM

Reserva de hotéis

RESERVA DE HOTÉIS

Utilize o nosso link do Booking para conseguir as melhores ofertas de hotéis, pousadas e albergues.

O Booking oferece muitas vantagens: preços baixos, cancelamento gratuito de reservas, não é cobrada taxa de reserva e geralmente o pagamento é realizado somente na hora do check-in ou do check-out, na acomodação.

Melhor localização

CHECAR LOCALIZAÇÃO

Encontrou um hotel, mas não tem certeza se ele é bem localizado? Tire a dúvida com esta ferramenta gratuita. Ela analisará a localização, de acordo com uma metodologia específica, e atribuirá uma nota.

Vale dizer que a melhor área possível para se hospedar é aquela área agradável, segura, com acesso ao transporte público, restaurantes e próxima aos principais pontos turísticos.

Melhores hotéis

SELETOR DE HOTÉIS

O Seletor de Hotéis é uma ferramenta online, totalmente gratuita, que seleciona os hotéis, hostels, apartamentos, pousadas e hotéis-fazenda mais adequados ao perfil do viajante. Por meio de um método matemático, o Seletor de Hotéis descobre os hotéis perfeitos para você em qualquer cidade do mundo.

A única coisa que o viajante deve fazer é elencar (de 1 a 5) suas prioridades em relação às características dos hotéis. Qual é a ordem de importância das características do hotel para o viajante? Por exemplo: melhor localização, menor preço, maior qualidade, mais reservado e tamanho do hotel.

Reserva de carros

ALUGUEL DE CARROS

O Rentcars é um comparador de preços para encontrar a melhor tarifa no aluguel de carros em mais de 140 países.

Há várias vantagens em utilizar o serviço: não há cobrança de IOF, você pode realizar parcelamento, são muitas locadoras comparadas e não há cobrança de taxa para emissão da sua reserva.

Além disso, por padrão estão inclusas nas diárias Rentcars: quilometragem livre, proteção básica e as taxas administrativas da locadora.

Melhores seguros viagem

SEGURO VIAGEM

Tá em dúvida sobre qual seguro viagem comprar? O SegurosPromo é um comparador de seguros viagem que te ajuda a encontrar os melhores preços das principais seguradoras.

Utilize o nosso link para conseguir os preços mais baixos, bem como o cupom de desconto NOMADEDIGITAL5 para ganhar 5% de desconto.

Podcast de viagem

GUIA DE VIAGEM

O Papo Viagem Podcast é um guia de viagem em áudio gratuito sobre vários destinos que conhecemos.

Nós contamos a nossa experiência nas cidades e passamos dicas sobre onde se hospedar, melhor época para viajar, atrações e muito mais.

Loja do viajante

LOJA DO VIAJANTE

Sabe quando você utiliza um check-list de viagem e descobre que faltam alguns itens para a sua bagagem?

Selecionamos produtos importantes que nós utilizamos e recomendamos você levar na sua viagem. Eles estão apresentados na Loja do Viajante

Sobre o autor

Internacionalista, jornalista e viajante apaixonada por cultura e história, todos os dias eu consigo unir minhas paixões escrevendo no Guia do Nômade Digital. Acredito que ler e se informar transformam as férias em uma experiência inesquecível. Já escrevi um guia de viagem sobre a Cidade do México e apresentei mais de 80 episódios do Papo Viagem Podcast.

15 Comentários

  • Lima Jornada
    10 de abril de 2017 às 3:15 pm

    Sensacional, maravilhoso, nem sei mais o que falar.

    Responder
    • Jade
      10 de abril de 2017 às 3:47 pm

      É lugar fantástico mesmo

      Responder
  • Liliane Coutinho
    23 de julho de 2017 às 2:58 pm

    Tenho loucura para conhecer DUBAI e vou um dia por lá, se DEUS quiser e em breve. Amo DUBAI mesmo sem conhecer.

    Responder
    • Jade
      23 de julho de 2017 às 6:40 pm

      Vai ser uma viagem dos sonhos, com certeza!

      Responder
  • Liliane Coutinho
    23 de julho de 2017 às 3:00 pm

    Dubai é espetacular. Um lugar de outro mundo.

    Responder
    • Jade
      23 de julho de 2017 às 6:39 pm

      Realmente, é surreal, Liliane!

      Responder
  • Carmem
    8 de setembro de 2017 às 7:52 pm

    Meu sonho conhecer Dubai, quem sabe um dia,

    Responder
    • Jade
      8 de setembro de 2017 às 9:08 pm

      É um lugar difícil de não querer conhecer!

      Responder
  • Rogas André Usse
    4 de novembro de 2017 às 10:49 am

    UAU! estou completamente apaixonado pela cidade.
    eu quero conhecer

    Responder
  • Antônia Brito da Cunha
    1 de janeiro de 2018 às 1:49 pm

    Bom dia, fiquei encantada com a beleza de Dubai. pretendo conhece_lo ,quando eu tiver oportunidade. Obrigada.

    Responder
    • Jade
      1 de janeiro de 2018 às 1:51 pm

      É demais mesmo! Quando a oportunidade aparecer, com certeza, vai ser uma viagem inesquecível :D

      Responder
  • Brasília Pacheco da Silva
    7 de julho de 2018 às 8:30 pm

    Como gostaria de conhece-lo Dubay.

    Responder
  • Sensata Mendonça
    26 de agosto de 2018 às 11:13 pm

    Maravilhosa! Como gostaria de conhecer Dubai! Sonho!

    Responder
  • jose antonio da silva
    9 de novembro de 2018 às 11:05 pm

    Qdo jovem queria conhecer O MUNDO …agora nem pensar, tenho muito problemas com o calor, Dubai e toda região ate 40 graus…NUSSSS morro antes de chegar por lá kkk

    Responder
  • Evanildo pereira
    19 de julho de 2019 às 3:39 pm

    este lugar e lindo de mais mas tudo e de Deus

    Responder

Deixe um Comentário

error: Conteúdo protegido.