Dicas para fazer a trilha da Gurita na Lagoa do Peri, Florianópolis

A Lagoa do Peri é um dos cenários naturais mais bonitos de Florianópolis. Cercada por morros com mata preservada, a Lagoa do Peri é a maior lagoa de água potável do litoral de Santa Catarina. São centenas de espécies de aves, mamíferos e plantas que vivem no local. Um ótimo passeio para conhecer tudo isso é fazer a trilha da Gurita na Lagoa do Peri.

A trilha da Gurita é uma das três trilhas disponíveis para quem visita o Parque Municipal. Há ainda a trilha do Saquinho (orla norte) e a trilha Caminho Guarani (trilha na restinga).

A trilha da Gurita é a maior delas e exige bom preparo físico, afinal são mais de 3 km (apenas um trajeto). A recompensa é poder nadar e apreciar a natureza preservada da Cachoeira do Sertão.


Trilha da Gurita na Lagoa do Peri

A primeira dica para quem quer fazer a trilha da Gurita é ir ao local onde começa o trekking. A trilha NÃO se inicia na entrada oficial do Parque Municipal da Lagoa do Peri (estrela amarela no mapa), mas sim 1,5 km ao sul (estrela pink).

É a partir da Rua Euclides João Alves que o viajante chega mais rápido a entrada da trilha. Mesmo quem está de carro, deve entrar nessa rua, já que há lugar para estacionar. Para quem vem de ônibus, há um ponto próximo, na região do Instituto Ekko Brasil e do Edson Bar.

Para chegar de ônibus até a Lagoa do Peri, uma das melhores opções é o ônibus executivo Pântano do Sul, chamado de amarelinho. Dá também para ir ao TIRIO e de lá pegar o Costa de Dentro. Para mais informações sobre os ônibus, acesse o site do Consórcio Fênix.

trilha da Gurita na Lagoa do Peri, Florianópolis
Fotos tiradas na trilha

No começo da trilha, há uma placa com informações sobre o caminho. Lá vai estar escrito que para chegar à Cachoeira do Sertão se leva 2h. Realmente, a trilha da Gurita tem a duração entre 1h30min. e 2h, dependendo do seu condicionamento físico. Em menos de 1h30min. é difícil de fazer.

No começo, achamos o caminho bem gostoso de ser percorrido, mais plano e com bastante sombra. Mesmo com mais de 30°C, deu para aguentar o calor, porque o sol não pegava em cheio, apesar de ser bem úmido e abafado na trilha.

Porém, a última metade da trilha exige mais cautela e, talvez, desacelerar um pouco. Há pelo menos duas áreas com pedras com nível médio de dificuldade. Há também algumas subidas, que dão uma canseira. Mas não é nada impossível.

trilha da Gurita na Lagoa do Peri, Florianópolis
Cachoeira do Sertão

Por isso, nossa descrição da trilha da Gurita na Lagoa do Peri é de uma trilha que pede resistência física, mas não é difícil nem tem trechos perigosos.

No meio do caminho, vale a pena tirar fotos da Mata Atlântica preservada e, se você tiver sorte, pode ver até pequenos macacos. Há também resquícios da fundação de antigas construções.

Segundo Seu Osni, antigo morador da região, essas ruínas faziam parte da serraria que pertenceu aos pais dele e que foi desativada com a criação do Parque Municipal em 1981.

trilha da Gurita na Lagoa do Peri, Florianópolis
Há quem prefira usar o stand up paddle ou o caiaque

Depois de 1h30min. de caminhada, com paradas para beber água e comer algo, chega-se a Cachoeira do Sertão.

Em uma das poucas placas pelo caminho, há a indicação de uma continuação da trilha para o Sertão do Ribeirão, mas pelo que lemos, essa trilha exige mais cuidado, por causa das bifurcações pelo caminho.

A Cachoeira do Sertão é muito procurada nos finais de semana do verão, afinal, há uma boa piscina natural com água super gelada e a cachoeira fica toda na sombra. Além disso, não achamos difícil subir nas pedras para ir às piscinas menores, nas partes altas.

Depois de aproveitar a cachoeira, você tem duas alternativas: fazer mais 1h30min. de caminhada para a volta ou procurar pelo Seu Osni e voltar de barco.

trilha da Gurita na Lagoa do Peri, Florianópolis
Árvores submersas no porto

Seu Osni é um antigo morador da região, que nasceu e cresceu à beira da Cachoeira do Sertão. Nos finais de semana, ele costuma estar por lá e oferecer aos turistas um ótimo passeio de barco, o que evita fazer a trilha de volta.

Como estávamos em 4 pessoas, Seu Osni fez um desconto e só cobrou R$ 15 de cada para nos levar a entrada da trilha. O seu barquinho não tem motor, então, é preciso que alguém o ajude a remar, quando o barco está muito cheio.

trilha da Gurita na Lagoa do Peri, Florianópolis
Fotos tiradas no passeio de barco

Seu Osni também tem caiaques, que são super leves e propiciam um passeio inesquecível. O “porto” onde fica o barco, os caiaques e também as pranchas de stand up paddle (alguns turistas usam o stand up no lugar de fazer a trilha) é o local de deságue da cachoeira e tem uma beleza surpreendente.

O passeio de barco do “porto” até a entrada da trilha não leva mais do que 30 minutos, porém mostra a Lagoa do Peri por outro ângulo, muito mais bonito do que de dentro da trilha.

No final do passeio, não deixe de tomar banho nas águas amareladas e doces da Lagoa do Peri!


Dicas para fazer a trilha da Gurita na Lagoa do Peri

  • Nos dias muito quentes, leve pelo menos 1 litro de água por pessoa. Não se esqueça de levar comida;
  • Sempre vá com um tênis confortável e roupa esportiva. Para as mulheres, é melhor ir de legging do que de shorts, para evitar picadas de mosquito;
  • Caso tenha a intenção de fazer o passeio de barco, leve chapéu. O filtro solar sempre é necessário;
  • É bom levar toalha para o banho de cachoeira;
  • Na trilha, siga o seu ritmo e fique atento ao caminho, porque não há muita sinalização.

Esperamos que as dicas sobre a trilha da Gurita na Lagoa do Peri te ajudem a fazer o passeio! Veja também nossos demais artigos sobre Florianópolis!

Boa viagem, viajante!

PLANEJAMENTO DE VIAGEM

Reserva de hotéis

RESERVA DE HOTÉIS

Utilize o nosso link do Booking para conseguir as melhores ofertas de hotéis, pousadas e albergues.

O Booking oferece muitas vantagens: preços baixos, cancelamento gratuito de reservas, não é cobrada taxa de reserva e geralmente o pagamento é realizado somente na hora do check-in ou do check-out, na acomodação.

Melhor localização

CHECAR LOCALIZAÇÃO

Encontrou um hotel, mas não tem certeza se ele é bem localizado? Tire a dúvida com esta ferramenta gratuita. Ela analisará a localização, de acordo com uma metodologia específica, e atribuirá uma nota.

Vale dizer que a melhor área possível para se hospedar é aquela área agradável, segura, com acesso ao transporte público, restaurantes e próxima aos principais pontos turísticos.

Melhores hotéis

SELETOR DE HOTÉIS

O Seletor de Hotéis é uma ferramenta online, totalmente gratuita, que seleciona os hotéis, hostels, apartamentos, pousadas e hotéis-fazenda mais adequados ao perfil do viajante. Por meio de um método matemático, o Seletor de Hotéis descobre os hotéis perfeitos para você em qualquer cidade do mundo.

A única coisa que o viajante deve fazer é elencar (de 1 a 5) suas prioridades em relação às características dos hotéis. Qual é a ordem de importância das características do hotel para o viajante? Por exemplo: melhor localização, menor preço, maior qualidade, mais reservado e tamanho do hotel.

Reserva de carros

ALUGUEL DE CARROS

O Rentcars é um comparador de preços para encontrar a melhor tarifa no aluguel de carros em mais de 140 países.

Há várias vantagens em utilizar o serviço: não há cobrança de IOF, você pode realizar parcelamento, são muitas locadoras comparadas e não há cobrança de taxa para emissão da sua reserva.

Além disso, por padrão estão inclusas nas diárias Rentcars: quilometragem livre, proteção básica e as taxas administrativas da locadora.

Melhores seguros viagem

SEGURO VIAGEM

Tá em dúvida sobre qual seguro viagem comprar? O SegurosPromo é um comparador de seguros viagem que te ajuda a encontrar os melhores preços das principais seguradoras.

Utilize o nosso link para conseguir os preços mais baixos, bem como o cupom de desconto NOMADEDIGITAL5 para ganhar 5% de desconto.

Podcast de viagem

GUIA DE VIAGEM

O Papo Viagem Podcast é um guia de viagem em áudio gratuito sobre vários destinos que conhecemos.

Nós contamos a nossa experiência nas cidades e passamos dicas sobre onde se hospedar, melhor época para viajar, atrações e muito mais.

Loja do viajante

LOJA DO VIAJANTE

Sabe quando você utiliza um check-list de viagem e descobre que faltam alguns itens para a sua bagagem?

Selecionamos produtos importantes que nós utilizamos e recomendamos você levar na sua viagem. Eles estão apresentados na Loja do Viajante

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Receber notificações de
error: Conteúdo protegido.