A Lagoa do Peri é um dos cenários naturais mais bonitos de Florianópolis. Cercada por morros com mata preservada, a Lagoa do Peri é a maior lagoa de água potável do litoral de Santa Catarina. São centenas de espécies de aves, mamíferos e plantas que vivem no local. Um ótimo passeio para conhecer tudo isso é fazer a trilha da Gurita na Lagoa do Peri, que leva até uma cachoeira.
A trilha da Gurita é uma das três trilhas disponíveis para quem visita o Parque Municipal da Lagoa do Peri. Há ainda a trilha do Saquinho (orla norte) e a trilha Caminho Guarani (trilha na restinga).
A trilha da Gurita é a maior delas e exige bom preparo físico, afinal são mais de 3 km (apenas um trajeto, ida ou volta). A recompensa é poder nadar e apreciar a natureza preservada da Cachoeira do Sertão.
Mapa da Trilha da Gurita na Lagoa do Peri
A primeira dica para quem quer fazer a trilha da Gurita é ir ao local onde começa o trekking.
A trilha NÃO se inicia na entrada oficial do Parque Municipal (estrela amarela no mapa), mas sim 1,5 km ao sul (estrela rosa no mapa).
É a partir da Rua Euclides João Alves que você chegará mais rápido a entrada da trilha. Mesmo quem está de carro, deve entrar nessa rua, já que há lugar para estacionar.
Para quem vem de ônibus, há um ponto nas proximidades, na região do Instituto Ekko Brasil e do Edson Bar.
Para chegar de ônibus até a Lagoa do Peri, uma das melhores opções é o ônibus executivo Pântano do Sul, chamado de amarelinho pelos moradores da Ilha.
Também é possível ir ao TIRIO (Terminal de Integração do Rio Tavares) e de lá pegar o ônibus Costa de Dentro. Para mais informações sobre os ônibus, acesse o site do Consórcio Fênix, que opera o serviço na capital catarinense.
Como é a trilha da Lagoa do Peri em Floripa?
No começo da trilha, há uma placa com informações sobre o caminho. Lá estará escrito que para chegar à Cachoeira do Sertão (ou Cachoeira da Gurita) levam-se 2h por trajeto.
Realmente, a trilha da Gurita tem a duração entre 1h30min. e 2h (apenas a ida!), dependendo do seu condicionamento físico. Em menos de 1h30min. é difícil percorrer esse trajeto.
No começo, achamos o caminho agradável de ser percorrido, mais plano e com sombra. Mesmo com mais de 30°C, deu para aguentar o calor, porque o sol não pegava em cheio, apesar de ser um dia úmido e abafado dentro da mata.
Porém, a última metade da trilha exige cautela e, talvez, desacelerar um pouco o passo. Há pelo menos duas áreas com pedras com nível médio de dificuldade. Há também subidas, que dão uma canseira. Mas não é nada impossível.
Por isso, nossa descrição da trilha da Gurita na Lagoa do Peri é de uma trilha que pede resistência física, mas não é difícil nem tem trechos perigosos.
No meio do caminho, vale a pena tirar fotos da Mata Atlântica preservada e, se você tiver sorte, poderá ver até pequenos macacos. Há também resquícios da fundação de antigas construções.
Segundo Seu Osni, morador antigo da região, essas ruínas faziam parte da serraria que pertenceu aos seus pais, tendo sido desativada com a criação do Parque Municipal em 1981.
Depois de 1h30min. de caminhada, com paradas para beber água e comer algo, chega-se a Cachoeira do Sertão.
Em uma das poucas placas pelo caminho, há a indicação de uma continuação da trilha para o Sertão do Ribeirão. Pelo que lemos, essa trilha exige cuidado, por causa das bifurcações pelo caminho e, portanto, deve ser feita com guia.
A Cachoeira do Sertão é muito procurada nos finais de semana do verão, afinal, há uma boa piscina natural com água super gelada e a cachoeira fica toda na sombra. Além disso, não achamos difícil subir nas pedras para ir às piscinas menores, nas partes altas.
Depois de aproveitar a cachoeira, você tem duas alternativas: fazer mais 1h30min. de caminhada de volta ou procurar pelo Seu Osni e voltar de barco ou caiaque.
Seu Osni ainda mora da região da Lagoa, tendo nascido e crescido à beira da Cachoeira do Sertão.
Nos finais de semana, ele costuma estar por lá e oferece aos turistas um ótimo passeio de barco, o que evita fazer a trilha de volta.
Como estávamos em 4 pessoas, Seu Osni fez um desconto e só cobrou R$ 20 de cada para nos levar à entrada da trilha.
Seu barquinho não tem motor, então, é preciso que alguém o ajude a remar, isso quando o barco está muito cheio.
Seu Osni também tem caiaques, que são leves e propiciam um passeio inesquecível e ainda com um custo baixo. Não é difícil remar na Lagoa, porque as águas são calmas.
O “porto” onde fica o barco, os caiaques e também as pranchas de stand up paddle (alguns turistas usam o stand up no lugar de fazer a trilha) é o local de deságue da cachoeira e tem uma beleza surpreendente.
O passeio de barco do “porto” até a entrada da trilha não leva mais do que 30 minutos, porém mostra a Lagoa do Peri por outro ângulo, muito mais bonito do que de dentro da trilha, como você pode perceber pelas imagens deste post.
No final do passeio, não deixe de tomar banho nas águas amareladas e doces da Lagoa do Peri!
Dicas para fazer a trilha da Gurita na Lagoa do Peri
- Nos dias muito quentes, leve pelo menos 1 litro de água por pessoa. Não se esqueça de levar comida e trazer seu lixo de volta;
- Sempre vá com um tênis confortável e roupa esportiva. Para as mulheres, é melhor ir de legging do que de shorts, para evitar picadas de mosquito;
- Caso tenha a intenção de fazer o passeio de barco, leve chapéu. O filtro solar sempre é necessário;
- É bom levar toalha para o banho de cachoeira;
- Na trilha, siga o seu ritmo e fique atento ao caminho, porque não há muita sinalização.
Esperamos que as dicas sobre a trilha da Gurita na Lagoa do Peri te ajudem a fazer o passeio! Veja outras sugestões sobre o que fazer em Florianópolis!
Boa viagem!
Teste o seletor de hotéis do Guia!
PLANEJAMENTO DE VIAGEM
RESERVA DE HOTÉIS Utilize o nosso link do Booking para conseguir as melhores ofertas de hotéis, pousadas e albergues. O Booking oferece muitas vantagens: preços baixos, cancelamento gratuito de reservas, não é cobrada taxa de reserva e geralmente o pagamento é realizado somente na hora do check-in ou do check-out, na acomodação. |
|
ALUGUEL DE CARROS O Rentcars é um comparador de preços para encontrar a melhor tarifa no aluguel de carros em mais de 140 países. Há várias vantagens em utilizar o serviço: não há cobrança de IOF, você pode realizar parcelamento, são muitas locadoras comparadas e não há cobrança de taxa para emissão da sua reserva. Além disso, por padrão estão inclusas nas diárias Rentcars: quilometragem livre, proteção básica e as taxas administrativas da locadora. |
|
SEGURO VIAGEM Tá em dúvida sobre qual seguro viagem comprar? O Seguros Promo oferece um comparador de seguros viagem que te ajuda a encontrar os melhores preços das principais seguradoras. Utilize o nosso link para conseguir os preços mais baixos e com desconto. |
|
LOJA DO VIAJANTE Sabe quando você utiliza um check-list de viagem e descobre que faltam alguns itens para a sua bagagem? Selecionamos produtos importantes que nós utilizamos e recomendamos você levar na sua viagem. Eles estão apresentados na Loja do Viajante |
|
CHECAR LOCALIZAÇÃO Encontrou um hotel, mas não tem certeza se ele é bem localizado? Tire a dúvida com esta ferramenta gratuita. Ela analisará a localização, de acordo com uma metodologia específica, e atribuirá uma nota. Vale dizer que a melhor área possível para se hospedar é aquela área agradável, segura, com acesso ao transporte público, restaurantes e próxima aos principais pontos turísticos. |
|
SELETOR DE HOTÉIS O Seletor de Hotéis é uma ferramenta online, totalmente gratuita, que seleciona os hotéis, hostels, apartamentos, pousadas e hotéis-fazenda mais adequados ao perfil do viajante. Por meio de um método matemático, o Seletor de Hotéis descobre os hotéis perfeitos para você em qualquer cidade do mundo. A única coisa que o viajante deve fazer é elencar (de 1 a 5) suas prioridades em relação às características dos hotéis. Qual é a ordem de importância das características do hotel para o viajante? Por exemplo: melhor localização, menor preço, maior qualidade, mais reservado e tamanho do hotel. |
|
GUIA DE VIAGEM O Papo Viagem Podcast é um guia de viagem em áudio gratuito sobre vários destinos que conhecemos. Nós contamos a nossa experiência nas cidades e passamos dicas sobre onde se hospedar, melhor época para viajar, atrações e muito mais. |
4 comentários
BOM DIA, da pra fazer ida e volta de barco por que tenho criança de 4 anos, gostaria que ele fosse junto
Olá Eduardo! Nós fizemos apenas a volta de caiaque e barco, porque o Seu Osni ofereceu o serviço. Ele oferecia o barco ocasionalmente. Não tenho como te dar certeza que ele estará por lá.
Olá! Você tem o contato do seu Osni?
Infelizmente, não temos.