Quartier Latin em Paris: o que fazer, dicas e roteiro

O Quartier Latin é uma região muito visitada em Paris, afinal, possui vários lugares interessantes. Conhecido por ter ruas antigas e muitas universidades, o Quartier Latin possui esse nome porque nas universidades medievais o latim era a língua falada.

Ainda hoje no Quartier Latin se percebe a influência das universidades e dos colégios, que são muitos. A arte e a arquitetura medievais também são encontradas em muitos pontos turísticos da região.

Localizado em uma parte de Paris fácil de chegar, entre o Boulevard Saint-Michel e o Boulevard Saint-Germain, o Quartier Latin merece pelo menos uma tarde ou até um dia inteiro, dependendo de quais atrações você quer conhecer.

Muitos viajantes consideram o Quartier Latin uma área muito turística. Na realidade, todo o centro de Paris (ou quase toda a cidade) é lotado de visitantes.

No Quartier Latin não é diferente, apenas há algumas ruas bem turísticas, com bastante gente. Esse é o caso da Rue de la Huchette, super turística, mas que vale dar uma olhadinha rápida.

Há muito mais para conhecer no Quartier Latin do que a Rue de la Huchette, como as excelentes atrações mostradas neste post.

Confira também nosso post especial sobre “10 Melhores Hotéis em Paris para Brasileiros“!

 

Pontos Turísticos no Quartier Latin, em Paris

 

Boulevard Saint-Michel e Place Saint-Michel

Quartier Latin em Paris

Place Saint-Michel. Fonte: Wikimedia

Para começar a sua visita ao Quartier Latin, nada melhor do que ir à Place Saint-Michel. Essa praça é a mais movimentada da região, afinal possui uma estação do metrô e do trem RER, dos quais saem moradores, estudantes e turistas.

Historicamente, a Place Saint-Michel é um lugar de protestos, desde protestos da resistência contra os nazistas até os estudantes de 1968. Atualmente, a fama da praça vem da fonte com a estátua do Arcanjo Miguel e sua luta contra o mal.

A partir da Place Saint-Michel pode-se caminhar pelo Boulevard Saint-Michel, uma avenida do século XIX, que trouxe modernidade ao quarteirão. No Boulevard Saint-Michel tem de tudo um pouco, desde lojas e livrarias até cafés lotados.

 

Museu de Cluny

Quartier Latin em Paris

A Dama e o Unicórnio. Fonte: Pinterest

Caminhando e fotografando o Boulevard Saint-Michel pode-se chegar a várias atrações importantes do Quartier Latin, como a Universidade Sorbonne, uma das mais importantes do mundo, e o imperdível Museu de Cluny.

O Museu de Cluny é focado na arte da Idade Média. Localizado no histórico Hôtel de Cluny (século XIV), sobre ruínas romanas, o Museu de Cluny tem como destaque principal sua coleção de tapeçarias.

O conjunto de tapetes “A Dama e o Unicórnio” é único e raro, sendo tapetes do século XV, mas que dão uma amostra do que viria a ser a arte renascentista.

Mais detalhes no site oficial do Museu de Cluny.

 

Panthéon

Quartier Latin em Paris

O Panthéon impressiona. Fonte: Wikimedia

Caminhando pela Rue Soufflot, o visitante vai ficar de cara com o majestoso Panthéon. Essa construção gigantesca serve de mausoléu para os cidadãos mais importantes da França.

Mais de 70 personalidades francesas têm suas tumbas no Panthéon, como Victor Hugo, Émile Zola, Voltaire e Rousseau.

Essa bela e imponente construção neoclássica do século XVIII era uma igreja planejada por Jacques-Germain Soufflot, depois convertida em mausoléu.

Outra curiosidade é que foi no Panthéon que o físico Jean Bernard Léon Foucault demonstrou a rotação da terra por meio de um pêndulo, que ainda está lá!

Mais detalhes no site oficial do Panthéon.

 

Jardin des Plantes

Quartier Latin em Paris

Belíssimo Museu de História Natural no Jardin des Plantes. Fonte: Wikimedia

O Jardin des Plantes é uma atração que vale ser conhecida por quem gosta de natureza e ciência, mas principalmente para quem está viajando em Paris com crianças.

O Jardin des Plantes é uma área verde ideal para escapar do burburinho da cidade. Sua história remonta aos tempos de Louis XIII, mas atualmente é um espaço para todos.

No Jardin des Plantes estão o Jardim Botânico e o Museu de História Natural. Esse museu é um ótimo passeio com crianças, já que aborda temas interessantes e tem muitos animais empalhados, destacando-se a Galeria da Evolução.

O passeio pelo Jardim é de graça e as demais atrações são pagas. Mais detalhes no site oficial do Jardin des Plantes.

 

Grande Mesquita de Paris

Quartier Latin em Paris

Fonte: Wikimedia

Nas proximidades do Museu de História Natural está localizada a Grande Mesquita de Paris. Construída nos anos de 1920, a Grande Mesquita possui arquitetura moura, semelhante ao estilo encontrado na Espanha.

Vale também visitar o restaurante marroquino e a casa de chá anexos à Grande Mesquita de Paris e com entrada própria.

Mais detalhes no site oficial da Grande Mesquita de Paris.

 

Arena de Lutetia

Quartier Latin em Paris

Fonte: Wikimedia

Uma atração curiosa do quarteirão é a Arena de Lutetia, apenas a 300 metros da Grande Mesquita.

Lutetia era a cidade romana localizada no que hoje é o centro de Paris.

Em 1869, as ruínas da Arena de Lutetia foram encontradas, mostrando que a cidade tinha uma arena de lutas com tamanho parecido ao do Coliseu.

Atualmente, a Arena de Lutetia recebe “lutadores” de bocha francesa, chamada de pétanque.

 

Igrejas no Quartier Latin

Quartier Latin em Paris

Igreja de Saint-Etienne-du-Mont

As igrejas menos famosas de Paris raramente são visitadas pelos turistas. Quando você ver alguma pelo caminho, por que não entrar?

No quarteirão, vale visitar a Igreja de Saint-Séverin, uma das mais importantes do estilo gótico flamejante. Localizada nas proximidades da Place Saint-Michel, seus vitrais do século XIV e XV merecem destaque, assim como as colunas e os detalhes góticos.

Nessa mesma região, dê uma passadinha na medieval Igreja de Saint-Julien-le-Pauvre, matriz da Igreja Greco-Católica Melquita, e também na famosa Livraria Shakespeare and Co. Essa livraria era um dos lugares mais visitados pelos expatriados, como Hemingway e James Joyce.

Perto do Panthéon, vale visitar a Igreja de Saint-Etienne-du-Mont. Construída no século XV, entre o período da arquitetura gótica e renascentista, a Igreja de Saint-Etienne-du-Mont possui elementos de diversos estilos, com destaque para os belos vitrais e a cor alva do seu interior.

 

Jardim de Luxemburgo

Quartier Latin em Paris

O Jardim de Luxemburgo é uma atração de Paris que sempre está no roteiro de viagem e, realmente, vale a pena.

Por ficar muito próximo ao quarteirão, você pode aproveitar o final da tarde no Jardim de Luxemburgo.

O Jardim de Luxemburgo possui um lindo palácio, muitas esculturas entre as áreas verdes, a famosa Fonte de Médicis e locais para descansar. Um ótimo final de passeio depois de tanto agito pelo região.

 

Mapa com os pontos turísticos do Quartier Latin

Confira no mapa acima a localização das atrações citadas neste post. Você pode utilizar o google maps para fazer seu roteiros personalizados de maneira independente.

 

Esperamos que as dicas deste post tenham te ajudado! Confira também a entrevista super especial com a Lina do Conexão Paris no Papo Viagem Podcast!

Comparador de seguro viagem

Boa viagem, Viajante!

PLANEJAMENTO DE VIAGEM
Reserva de hotéis
RESERVA DE HOTÉIS

Utilize o nosso link do Booking para conseguir as melhores ofertas de hotéis, pousadas e albergues.

O Booking oferece muitas vantagens: preços baixos, cancelamento gratuito de reservas, não é cobrada taxa de reserva e geralmente o pagamento é realizado somente na hora do check-in ou do check-out, na acomodação.

CHECAR LOCALIZAÇÃO

Encontrou um hotel, mas não tem certeza se ele é bem localizado? Tire a dúvida com esta ferramenta gratuita. Ela analisará a localização, de acordo com uma metodologia específica, e atribuirá uma nota.

Vale dizer que a melhor área possível para se hospedar é aquela área agradável, segura, com acesso ao transporte público, restaurantes e próxima aos principais pontos turísticos.

SELETOR DE HOTÉIS

O Seletor de Hotéis é uma ferramenta online, totalmente gratuita, que seleciona os hotéis, hostels, apartamentos, pousadas e hotéis-fazenda mais adequados ao perfil do viajante. Por meio de um método matemático, o Seletor de Hotéis descobre os hotéis perfeitos para você em qualquer cidade do mundo.

A única coisa que o viajante deve fazer é elencar (de 1 a 5) suas prioridades em relação às características dos hotéis. Qual é a ordem de importância das características do hotel para o viajante? Por exemplo: melhor localização, menor preço, maior qualidade, mais reservado e tamanho do hotel.

ALUGUEL DE CARROS

O Rentcars é um comparador de preços para encontrar a melhor tarifa no aluguel de carros em mais de 140 países.

Há várias vantagens em utilizar o serviço: não há cobrança de IOF, você pode realizar parcelamento, são muitas locadoras comparadas e não há cobrança de taxa para emissão da sua reserva.

Além disso, por padrão estão inclusas nas diárias Rentcars: quilometragem livre, proteção básica e as taxas administrativas da locadora.

SEGURO VIAGEM

Tá em dúvida sobre qual seguro viagem comprar? O SegurosPromo é um comparador de seguros viagem que te ajuda a encontrar os melhores preços das principais seguradoras.

Utilize o nosso link para conseguir os preços mais baixos, bem como o cupom de desconto NOMADEDIGITAL5 para ganhar 5% de desconto.

GUIA DE VIAGEM

O Papo Viagem Podcast é um guia de viagem em áudio gratuito sobre vários destinos que conhecemos.

Nós contamos a nossa experiência nas cidades e passamos dicas sobre onde se hospedar, melhor época para viajar, atrações e muito mais.

Posts que você deve ver também!

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Receber notificações de
error: Conteúdo protegido.