18 Pontos Turísticos de Manaus [Mapa, Roteiro, o Que fazer]

Conheça os principais pontos turísticos de Manaus e saiba o que fazer em Manaus!

Manaus é uma das cidades mais imperdíveis para visitar no Brasil. É a partir da capital amazonense que os visitantes entram em contato com a rica cultura, história e natureza da Amazônia.

Manaus é cheia de monumentos históricos únicos, a maioria da época do ciclo econômico da borracha. Há museus interessantes e diferentes na cidade, assim como passeios para lugares deslumbrantes, nos quais a natureza amazonense mostra todo o seu esplendor.

No post de hoje, você vai descobrir os principais pontos turísticos de Manaus, desde passeios até museus, com muitas dicas para conhecer a cidade.

No final do post tem um mapa com a localização dessas atrações e uma sugestão de roteiro de viagem pelo centro de Manaus. Confira!

Uma das maiores dúvidas dos viajantes é sobre onde se hospedar em Manaus. Confira nosso post completo sobre os bairros e hotéis em Manaus!

Teatro Amazonas

Pontos Turísticos de Manaus : Teatro Amazonas

A exuberância dos 701 lugares do Teatro Amazonas. Fonte: Wikimedia

Inaugurado em 1896, o Teatro Amazonas representa o ápice do ciclo econômico da borracha. Sua grandiosidade reflete a riqueza que passou pela cidade, sendo que a maioria do material usado na decoração foi trazida da Europa.

A cor rósea inesquecível, a beleza da decoração interna e a ótima visita guiada irão marcar sua viagem a Manaus. O Teatro Amazonas é o maior patrimônio cultural e histórico da cidade.

Vale muito a pena fazer a visita guiada ao Teatro Amazonas. Nela são mostrados detalhes da história do Teatro, assim como diversas áreas, desde a sala principal de apresentações até o camarim com mobiliário antigo.

Os viajantes podem aproveitar para assistir a alguma apresentação no Teatro Amazonas e finalizar o dia nos bares e restaurantes do Largo de São Sebastião.

Informações práticas – Endereço: Largo de São Sebastião. Funcionamento de terça a sábado das 9h às 14h. Ticket adulto R$ 20.

 

Prédios Históricos em Manaus

Pontos Turísticos de Manaus: Palácio Rio Negro

O Palácio Rio Negro é uma das construções mais bonitas de Manaus. Fonte: TripAdvisor

No centro de Manaus, o visitante pode contemplar vários prédios históricos importantes. Um dos mais bonitos é o Palácio Rio Negro, inaugurado em 1911. Esse belíssimo palacete foi sede do Poder Executivo do Estado, mas hoje tem a função de centro cultural, com exposições e apresentações.

O Palacete Provincial também merece atenção no centro de Manaus. Riquíssimo em história, o Palacete Provincial foi construído em meados do século XIX. Já foi residência de políticos naquele século e por cem anos foi a sede da Polícia Militar.

O interessante de ir ao Palacete Provincial é poder visitar alguns dos vários museus que estão abrigados no prédio. A coleção de pinturas dos artistas locais na Pinacoteca do Estado se destaca, assim como as moedas antigas do Museu de Numismática.

Localizado em frente ao Teatro Amazonas, o Palácio da Justiça também merece ser visitado. Esse belo prédio foi sede do Poder Judiciário por muitas décadas até se tornar um museu. Há visitas guiadas gratuitas para conhecer o mobiliário e a arquitetura do prédio.

Vale destacar também o prédio da Alfândega, uma construção tombada pelo Patrimônio Histórico Nacional. A Alfândega foi “construída” na Inglaterra e transportada em peças pré-montadas para Manaus. É visível a influência medieval na construção!

O Mercado Municipal Adolpho Lisboa é outro destaque entre os monumentos de Manaus. A arquitetura externa é belíssima, parte de ferro no estilo Art Nouveau e parte mais clássica. Lá há desde souvenirs até produtos locais, passando por comidas típicas.

 

Igrejas em Manaus para Visitar

Pontos Turísticos de Manaus: Igreja de São Sebastião

Existem diversas lendas sobre a razão da Igreja de São Sebastião ter apenas uma torre. Fonte: TripAdvisor

As igrejas também são monumentos históricos que merecem ser conhecidos, porque refletem a arquitetura da época na qual foram construídas e o talento de arquitetos e artistas.

Em Manaus, há várias igrejas para visitar, começando pela Igreja de São Sebastião, que dá nome a praça mais famosa de Manaus, o Largo de São Sebastião.

A Igreja de São Sebastião é uma construção do final do século XIX e, por isso, teve grande parte dos materiais oriunda da Europa, inclusive as belas pinturas e os vitrais. Por fora, a Igreja é diferente, parte dela lembra o estilo neogótico, parte parece barroca. Por dentro, é ainda mais bonita, devido às pinturas no teto.

Mais simples do que a Igreja de São Sebastião, mas não menos importante, é a Catedral Metropolitana de Manaus. No local da atual Catedral, foi construída a igreja primitiva no século XVII. Assim, a história da Catedral está ligada à história da cidade.

Por fora a Catedral Metropolitana de Manaus é bela e simples, com características típicas das igrejas portuguesas. O interior possui colunas em tons claros, luminosidade e belas imagens. Vale a visita por fora e por dentro.

 

Encontro das Águas em Manaus

Pontos Turísticos de Manaus: encontro das águas

Só a natureza tem a capacidade de criar fenômenos tão belos quanto o encontro das águas. Fonte: TripAdvisor

É claro que não dá para falar sobre o que fazer em Manaus e não citar o encontro das águas dos rios Negro e Solimões. Esses dois rios são como opostos, têm cores, temperaturas, velocidades e densidades diferentes, por isso “caminham” lado a lado por 6 km.

Sendo o mais conhecido e mais procurado passeio a partir de Manaus, o encontro das águas é oferecido por diversas agências de turismo, assim como por cooperativas de barqueiros (esses últimos fazem tours privados).

Sem dúvida, ver o encontro das águas dos rios Negro e Solimões é um dos pontos turísticos de Manaus mais imperdíveis!

 

Arquipélago de Anavilhanas

Pontos Turísticos de Manaus: Arquipélago de Anavilhanas

Arquipélago de Anavilhanas é Patrimônio da Humanidade. Fonte: Wikimedia

Outro passeio de um dia a partir de Manaus é visitar o Arquipélago de Anavilhanas, simplesmente o segundo maior arquipélago fluvial do mundo e Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.

Anavilhanas é realmente incrível devido à sua riqueza vegetal e animal. O Arquipélago é distante da capital, cerca de 100 km, mas vale a pena para quem se interessa bela natureza brasileira.

Saiba quais são os outros Patrimônios da Humanidade pela UNESCO no Brasil no episódio do Papo Viagem Podcast!

 

Praia da Ponta Negra

Pontos Turísticos de Manaus: Praia da Ponta Negra

Praia da Ponta Negra. Fonte: TripAdvisor

As praias também são destinos de muitos visitantes, ainda mais com o calor forte de Manaus. A Praia da Ponta Negra é a praia mais conhecida da cidade, distante 13 quilômetros do centro, em uma das áreas mais caras de Manaus.

Com belo por do sol, a Praia da Ponta Negra é uma praia urbana, com alguns bares, orla e opções de esporte. Vale a pena curtir o final da tarde por lá, evitando o banho.

Há outras praias em Manaus e região que podem ser visitadas e são mais propícias as banho, como a conhecidíssima Praia da Lua e a Praia do Tupé. Essa última fica mais distante do centro de Manaus, mas é super limpa e preservada, além de fazer parte de vários passeios pela região.

 

Bosque da Ciência, Parque do Mindu e outros Parques em Manaus

Pontos Turísticos de Manaus: Bosque da Ciência

Jacaré no Bosque da Ciência. Fonte: TripAdvisor

Há formas de entrar em contato com a natureza mesmo na cidade grande. O Bosque da Ciência é um dos pontos turísticos de Manaus imperdíveis quando o assunto é fazer caminhadas na mata, avistar diversos animais e aprender sobre a fauna e a flora amazônicas.

O Bosque da Ciência foi inaugurado em 1995 e, atualmente, é uma das atrações mais legais de Manaus, principalmente para quem viaja com crianças. Tem lago com bichos da Amazônia e até peixe-boi resgatado você verá por lá.

O Parque do Mindu é outro espaço verde em Manaus, com bastante mata, espaço para caminhadas e alguns mamíferos. O ponto negativo é a poluição no igarapé, mesmo a área sendo de preservação (municipal).

Já o Jardim Botânico de Manaus, administrado pelo Museu da Amazônia (MUSA), é um espaço verde praticamente perfeito, com animais, mata preservada e atrações turísticas.

A torre de observação com altura de mais de 40 metros é um dos pontos altos do Jardim Botânico de Manaus e evidencia a beleza da região. O Jardim Botânico fica distante uma hora de carro do centro e vale lembrar que o trânsito em Manaus é pesado.

 

Museu do Seringal Vila Paraíso

Pontos Turísticos de Manaus: Museu do Seringal Vila Paraíso

Processo de obtenção do látex no Museu do Seringal Vila Paraíso. Fonte: TripAdvisor

Um dos pontos turísticos de Manaus mais recomendados é o Museu do Seringal Vila Paraíso. O Museu reproduz de maneira perfeita a vida completa no seringal, desde a casa do barão da borracha até a floresta com seringueiras e os aspectos da vida cotidiana dos trabalhadores.

Esse surpreendente museu é fruto do cenário para a produção cinematográfica “A Selva” de 2002. Posteriormente ao filme, a estrutura passou a ser utilizada para mostrar aos visitantes tudo sobre a vida no seringal.

Para visitar o Museu do Seringal Vila Paraíso deve-se ir à Marina do Davi, local de saída dos barcos.

 

O que Fazer em Manaus à Noite

Pontos Turísticos de Manaus: Largo de São Sebastião

Largo de São Sebastião à noite. Fonte: TripAdvisor

Depois de aproveitar o dia em passeios por Manaus, relaxar nos bares e restaurantes da cidade é uma excelente forma de finalizar os trabalhos.

Uma região super tradicional e que vale a pena visitar é o Largo de São Sebastião. Além dos belíssimos prédios históricos, diversos bares estão localizados no Largo. O Bar do Armando é o mais tradicional de todos, com décadas de existência.

Mas há outros bares que você pode visitar, inclusive restaurantes de qualidade, como o conhecidíssimo Caxiri Manaus e o mais econômico e não menos interessante Tambaqui de Banda.

Outra dica bacana é verificar a programação cultural na cidade, como shows, peças de teatro e apresentações que podem estar ocorrendo durante sua viagem. Essa é uma forma super produtiva de aproveitar à noite e, muitas vezes, inesquecível.

 

Vale a pena o ônibus de turismo em Manaus?

O ônibus de turismo em Manaus se chama AmazonBus e tem o funcionamento diferente dos tradicionais ônibus hop on hop off. Isso acontece devido à sua única parada ser na Praia da Ponta Negra, então, você não pode descer e curtir as demais atrações, você só passa por elas.

Particularmente, para quem tem apenas um dia em Manaus vale pensar em aproveitar as atrações do centro da cidade.

Tirar fotos, caminhar no centro histórico e depois aproveitar a comida local é mais interessante para quem tem apenas 1 dia em Manaus. Abaixo (no mapa com os pontos turísticos de Manaus) há uma sugestão de roteiro.

 

Mapa com os Pontos Turísticos de Manaus


Há diversos pontos turísticos de Manaus para conhecer, mas sabemos que é difícil ter tempo para visitar tudo. Por isso, no mapa acima, há um roteiro pelo centro de Manaus no qual dá para visitar o básico da cidade tendo entre metade de um dia e um dia inteiro.

A nossa recomendação é que você faça a visita guiada ao Teatro Amazonas ou assista a um espetáculo para visita-lo por dentro. Os museus no centro e outras atrações dependem muito do seu gosto pessoal.

Para quem tem mais de um dia em Manaus, fazer o passeio para o ver o encontro das águas é imperdível. O Museu do Seringal Vila Paraíso e o Bosque da Ciência são pontos turísticos que complementam o roteiro.

 

Esperamos que as dicas sobre os pontos turísticos de Manaus tenham te ajudado no planejamento da viagem! Não se esqueça de conferir as dicas sobre onde ficar em Manaus!

Boa viagem, Viajante!

[P.S: não se esqueça de reservar o seu hotel pelo nosso link do Booking. Você não paga nada a mais pela sua hospedagem e ainda ajuda o site. Obrigado!]

Posts que você deve ver também!

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Receber notificações de
avatar
wpDiscuz
error: Conteúdo protegido.