Permissão Internacional para Dirigir: saiba tudo sobre!

Saiba como tirar a Permissão Internacional para Dirigir (Carteira de Motorista Internacional)!

Permissão Internacional para Dirigir: saiba tudo sobre!

Conhecida como Carteira de Motorista Internacional, mas oficialmente denominada Permissão Internacional para Dirigir, a PID é um documento que permite dirigir nos país que assinaram a Convenção sobre Trânsito Viário.

O Brasil e mais de 100 outros Estados assinaram esse acordo, que permite aos seus cidadãos poder dirigir e alugar carro tranquilamente nos territórios estrangeiros dos demais países signatários do acordo.

Na realidade, na maioria dos países, que assinaram esse acordo ou tem outros acordos de trânsito, não se costuma pedir a Permissão Internacional para Dirigir. Contudo, algumas vezes, a PID pode ser solicitada pelo policial ou até mesmo pelas locadoras de carros.

 

Como tirar a Permissão Internacional para Dirigir

Permissão Internacional para Dirigir: saiba tudo sobre!

Na União Europeia, a PID é amplamente aceita.

No Brasil, para tirar a Permissão Internacional para Dirigir, o motorista deve procurar o DETRAN do seu estado. Por exemplo: se sua CNH foi expedida em São Paulo, você deverá procurar o DETRAN de São Paulo para fazer a PID.

As regras para obter a Permissão Internacional para Dirigir variam em cada estado. De maneira geral, sua Carteira Nacional de Habilitação teve ter uma foto; é necessário pagar uma taxa e todos os dados da CNH devem ser fielmente passados para a PID.

Muitos (não todos) DETRANs estão fazendo todo o processo burocrático de obtenção da PID pela internet. Assim, verifique no site do DETRAN do seu estado, as regras específicas.

Vale destacar que a Permissão Internacional para Dirigir tem validade idêntica a validade da Carteira Nacional de Habilitação e a PID só tem valor quando acompanhada da sua CNH. Então, na sua viagem leve a PID e a CNH e, caso seja necessário, apresente as duas.

A função da PID é para o turismo, quem vai morar em outro país deve tirar a carteira de motorista naquele país. Aliás, as informações do documento são escritas em sete idiomas: alemão, árabe, espanhol, francês, inglês, português e russo.

 

Países que aceitam a Permissão Internacional para Dirigir

Permissão Internacional para Dirigir: saiba tudo sobre!

Nos países do MERCOSUL e vizinhos, a PID é aceita.

África do Sul, Albânia, Alemanha, Anguila (Grã Bretanha), Angola, Argélia, Argentina, Arquipélago de San Andres Providência e Santa Catalina (Colômbia), Austrália, Áustria, Azerbaidjão, Bahamas, Barein, Bielo-Rússia, Bélgica, Bermudas, Bolívia, Bósnia-Herzegóvina, Bulgária, Cabo Verde, Canadá, Cazaquistão, Ceuta e Melilla (Espanha), Chile, Cingapura, Colômbia, Congo, Coréia do Sul, Costa do Marfim, Costa Rica, Croácia, Cuba, Dinamarca, El Salvador, Equador, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estados Unidos, Estônia, Federação Russa, Filipinas, Finlândia, França, Gabão, Gana, Geórgia, Gilbratar (Colônia da Grã Bretanha), Grécia, Groelândia (Dinamarca), Guadalupe (França), Guatemala, Guiana, Guiana Francesa (França), Guiné-Bissau, Haiti, Holanda, Honduras, Hungria, Ilha da Grã-Bretanha (Pitcairn, Cayman, Malvinas e Virgens), Ilhas da Austrália (Cocos, Cook e Norfolk), Ilhas da Finlândia (Aland), Ilhas da Coroa Britânica (Canal), Ilhas da Colômbia (Geórgia e Sandwich do Sul), Ilhas da França (Wallis e Futuna), Indonésia, Irã, Iriã Ocidental, Israel, Itália, Kuweit, Letônia, Líbia, Lituânia, Luxemburgo, Macedônia, Martinica (França), Marrocos, Mayotte (França), México, Moldávia, Mônaco, Mongólia, Montserrat (Grã Bretanha), Namíbia, Nicarágua, Níger, Niue (Nova Zelândia) Noruega, Nova Caledônia (França), Nova Zelândia, Nueva Esparta (Venezuela), Panamá, Paquistão, Paraguai, Peru, Polinésia Francesa (França), Polônia, Porto Rico, Portugal, Reino Unido (Escócia, Inglaterra, Irlanda do Norte e País de Gales), República Centro Africana, República Checa, República Dominicana, Republica Eslovaca, Reunião (França), Romênia, Saara Ocidental, Saint-Pierre e Miquelon (França), San Marino, Santa Helena (Grã Bretanha), São Tomé e Príncipe, Seichelles, Senegal, Sérvia, Suécia, Suíça, Svalbard (Noruega), Tadjiquistão, Terras Austrais e Antártica (Colônia Britânica), Território Britânico no Oceano Índico (Colônia Britânica), Timor, Toquelau (Nova Zelândia), Tunísia, Turcas e Caicos (Colônia Britânica), Turcomenistão, Ucrânia, Uruguai, Uzbequistão, Venezuela e Zimbábue.

No site do DENATRAN, há mais informações sobre a PID.

 


Como descobrir os melhores hotéis para sua próxima viagem: Use o Seletor de Hotéis

O Seletor de Hotéis é uma ferramenta online, totalmente gratuita, que seleciona os hotéis mais adequados ao perfil do viajante. Por meio de um método matemático, o Seletor de Hotéis descobre os hotéis perfeitos para você em qualquer cidade do mundo.

A única coisa que o viajante deve fazer é elencar (de 1 a 5) suas prioridades em relação às características dos hotéis. Qual é a ordem de importância das características do hotel para o viajante? Por exemplo: melhor localização, menor preço, maior qualidade, mais reservado e tamanho do hotel.

Há diversas combinações que podem ser feitas, trazendo como resultado os hotéis que mais se encaixam nas prioridades do viajante. Inclusive, é possível buscar hostels, apartamentos, pousadas e até hotel fazenda.

Então, faça uma pesquisa no Seletor de Hotéis, a ferramenta do Guia do Nômade Digital que ajuda os viajantes a economizar e se hospedar em bons hotéis mundo afora.

Boa viagem, Viajante!

[P.S: não se esqueça de reservar o seu hotel pelo nosso link do Booking. Você não paga nada a mais pela sua hospedagem e ainda ajuda o site. Obrigado!]

Posts que você deve ver também!

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Receber notificações de
avatar
error: Conteúdo protegido.