Aluguel de carro em Florianópolis vale a pena?

Florianópolis é a minha cidade natal. Então, conheço a capital dos catarinenses muito bem. Deslocar-se pelos diversos bairros de Florianópolis sempre foi difícil no dia a dia. Por isso, os turistas devem saber de antemão se fazer o aluguel de carro em Florianópolis vale a pena.

Como maior ilha oceânica do Brasil, as distâncias entre as praias e bairros de Florianópolis são grandes. Portanto, é muito mais fácil conhecer bem a cidade estando de carro e, assim, aproveitando cada minuto da viagem.

 

Dicas para se deslocar de carro em Florianópolis

Aluguel de carro em Florianópolis vale a pena

A Avenida Beira Mar Norte está localizada no centro da cidade e recebe todo o trânsito do Norte e Leste da Ilha. Fonte: Flickr

Estar de carro faz com que se consiga conhecer os pequenos bairros da Ilha da Magia, sem perder tempo. O carro facilita muito executar o roteiro de viagem, mas há muito que se falar sobre deslocamento e trânsito em Florianópolis.

Primeiramente, não se hospede na região continental (Coqueiros, Estreito, Itaguaçu e outros), que enfrenta o pior trânsito de todo o estado de Santa Catarina, com destaque negativo para a Via Expressa, rodovia que liga o continente à ilha.

Igualmente importante, é estar atento à época da viagem: alta temporada ou baixa temporada.

Do meio de dezembro até a Semana Santa (alta temporada), sempre há trânsito pela manhã em direção às praias do norte, sul e leste da Ilha, incluindo a Lagoa da Conceição. A partir das 16-17h, o fluxo do trânsito se inverte, vai das praias (norte, sul e leste) para o centro.

Quem vai visitar Florianópolis nessa época, deve ir cedo às praias e voltar mais cedo ou ir bem mais tarde, voltando só à noite para a hospedagem.

É sério, no verão, o trânsito em Florianópolis piora muito, por isso ter uma boa estratégia para fugir da fila vale a pena.

O melhor mesmo é visitar a cidade de novembro até meados de dezembro ou depois da Semana Santa até o começo de maio. Nós gostamos muito do mês de novembro, porque o tempo é bom, tem calor e não chove muito.

Nesses meses, o turista só deve ter cuidado com o trânsito perto das 8h da manhã em direção ao centro e depois entre às 17-18h do centro para os bairros. Esse movimento acontece nos dias de semana, por isso, nos finais de semana quase não há trânsito.

Outra dica é dividir a hospedagem em dois bairros diferentes. No post “onde ficar em Florianópolis”, há a explicação detalhada das características dos principais bairros.

No Norte da Ilha, há muitas atrações turísticas e boas praias, sendo um bom lugar para passar alguns dias. O centrinho da Lagoa da Conceição e a Barra da Lagoa são dois bairros no Leste da Ilha que permitem conhecer bem essa região e também ir ao Sul da Ilha.

Dividir a hospedagem diminui a necessidade de fazer longos trajetos de carro. Por exemplo, são 50 km de Canasvieiras (Norte) até o tradicional bairro do Pântano do Sul (Sul da Ilha).

 

Como economizar no aluguel de carro em Florianópolis

Aluguel de carro em Florianópolis vale a pena

Praia do Matadeiro no Sul da Ilha

A primeira dica para economizar é antecipar em alguns meses o aluguel para conseguir preços interessantes. Essa é uma das estratégias mais bem sucedidas para economizar para quem viaja durante a alta estação.

Além disso, é muito importante fazer um roteiro circular. Sempre pegue e devolva o carro no mesmo lugar. No caso de Florianópolis, é comum pegar e devolver o carro no Aeroporto Hercílio Luz, o maior do estado de Santa Catarina.

Para conseguir economizar com o aluguel é preciso usar sites que comparam preços. Nossa recomendação é o site Rentcars, que é parceiro do nosso blog e tem um dos melhores suportes e facilidades no pagamento (em real e sem IOF, quando a viagem é para fora do país, parcelamentos e descontos no boleto).

Durante a pesquisa na Rentcars, leve em consideração o valor total, com os itens adicionais desejados, e não simplesmente o valor mais baixo que aparece na pesquisa sobre o aluguel de carro em Florianópolis.

Depois de selecionar o carro é possível incluir alguns itens, como seguros. As seguintes proteções são muito importantes: contra roubo, a terceiros e ao veículo, além de quilômetros ilimitados e taxas da locadora.

Para economizar com os seguros do carro, o viajante pode entrar em contato com o seu banco e ver se o cartão de crédito dispõe do seguro e se ele vale a pena.

Sobre os seguros nunca é demais perguntar, tanto para o suporte em português da Rentcars quanto para o seu banco. Aliás, tire qualquer dúvida sobre o seguro do carro na Rentcars.

Vale dizer que os carros com câmbio manual têm ótimos preços e são alternativas sobre aluguel de carro em Florianópolis.

 

Outras formas de se deslocar em Florianópolis: Ônibus, Uber e 99Pop

Aluguel de carro em Florianópolis vale a pena

A Costa da Lagoa é o único bairro que usa os barcos como transporte público

Usar ônibus em Florianópolis não é muito indicado para os turistas. Os moradores que conhecem bem a cidade costumam perder tempo nos terminais de integração ou simplesmente têm que esperar muito para aparecer um ônibus nos bairros.

Quem pretende usar o ônibus deve sempre planejar os roteiros pelo google maps. Vale a pena checar as informações no site Consórcio Fênix e baixar o aplicativo Floripa no Ponto.

Para curtas distâncias, é muito mais prático e rápido usar o Uber ou o 99Pop. Além de terem bons preços e muitos motoristas, os aplicativos de transporte são alternativas para quem quer sair à noite e aos finais de semana, quando há poucos ônibus.

 

Esperamos que as dicas sobre o aluguel de carro em Florianópolis tenham sido úteis para o planejamento da sua viagem! Confira nossos demais artigos sobre Florianópolis aqui!

Comparador de seguro viagem

Boa viagem, viajante!

PLANEJAMENTO DE VIAGEM
Reserva de hotéis
RESERVA DE HOTÉIS

Utilize o nosso link do Booking para conseguir as melhores ofertas de hotéis, pousadas e albergues.

O Booking oferece muitas vantagens: preços baixos, cancelamento gratuito de reservas, não é cobrada taxa de reserva e geralmente o pagamento é realizado somente na hora do check-in ou do check-out, na acomodação.

CHECAR LOCALIZAÇÃO

Encontrou um hotel, mas não tem certeza se ele é bem localizado? Tire a dúvida com esta ferramenta gratuita. Ela analisará a localização, de acordo com uma metodologia específica, e atribuirá uma nota.

Vale dizer que a melhor área possível para se hospedar é aquela área agradável, segura, com acesso ao transporte público, restaurantes e próxima aos principais pontos turísticos.

SELETOR DE HOTÉIS

O Seletor de Hotéis é uma ferramenta online, totalmente gratuita, que seleciona os hotéis, hostels, apartamentos, pousadas e hotéis-fazenda mais adequados ao perfil do viajante. Por meio de um método matemático, o Seletor de Hotéis descobre os hotéis perfeitos para você em qualquer cidade do mundo.

A única coisa que o viajante deve fazer é elencar (de 1 a 5) suas prioridades em relação às características dos hotéis. Qual é a ordem de importância das características do hotel para o viajante? Por exemplo: melhor localização, menor preço, maior qualidade, mais reservado e tamanho do hotel.

ALUGUEL DE CARROS

O Rentcars é um comparador de preços para encontrar a melhor tarifa no aluguel de carros em mais de 140 países.

Há várias vantagens em utilizar o serviço: não há cobrança de IOF, você pode realizar parcelamento, são muitas locadoras comparadas e não há cobrança de taxa para emissão da sua reserva.

Além disso, por padrão estão inclusas nas diárias Rentcars: quilometragem livre, proteção básica e as taxas administrativas da locadora.

SEGURO VIAGEM

Tá em dúvida sobre qual seguro viagem comprar? O SegurosPromo é um comparador de seguros viagem que te ajuda a encontrar os melhores preços das principais seguradoras.

Utilize o nosso link para conseguir os preços mais baixos, bem como o cupom de desconto NOMADEDIGITAL5 para ganhar 5% de desconto.

GUIA DE VIAGEM

O Papo Viagem Podcast é um guia de viagem em áudio gratuito sobre vários destinos que conhecemos.

Nós contamos a nossa experiência nas cidades e passamos dicas sobre onde se hospedar, melhor época para viajar, atrações e muito mais.

Posts que você deve ver também!

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Receber notificações de
error: Conteúdo protegido.