Passaporte de emergência: como tirar o seu?

Descubra como tirar o passaporte de emergência!

Passaporte de emergência: como tirar o seu?

Quando se está planejando uma viagem de turismo ao exterior, a etapa de fazer o passaporte é uma das primeiras que deve ser realizada. O passaporte válido é uma condição básica para obter vistos e conseguir entrar na maioria dos países.

A exceção diz respeito aos países do MERCOSUL, que permitem a utilizada da Carteira de Identidade válida.

A Polícia Federal não concede o passaporte de emergência com fins de turismo. As condições para a obtenção do passaporte de emergência, ou passaporte emergencial, são as seguintes:

  • Catástrofes naturais;
  • Conflitos armados;
  • Necessidade de viagem imediata por motivo de saúde (do viajante, do seu companheiro ou parente até segundo grau), para a proteção do seu patrimônio, por necessidade do trabalho, por motivo de ajuda humanitária;
  • Interesse da Administração Pública;
  • Outra situação emergencial que traga um transtorno grave ao viajante.

Quando o caso do viajante não se enquadra em nenhum desses motivos, o viajante deve pedir o “Procedimento de Entrega Urgente”. Com esse procedimento é possível diminuir o período de espera pelo passaporte, mediante o pagamento de uma taxa extra (superior a R$ 70), além da taxa padrão do passaporte comum.

 

Como tirar o passaporte de emergência?

passaporte de emergencia

No caso das pessoas que se enquadram nas condições do passaporte emergencial, há alguns procedimentos para obter o documento. Primeiramente, o viajante deve preencher o formulário eletrônico de solicitação de passaporte no site da Polícia Federal (confira aqui).

Posteriormente, o viajante deve se dirigir ao posto de atendimento da PF com todos os documentos originais (confira aqui quais são os documentos), além de uma foto 5×7 colorida recente e o documento que comprove a emergência, de acordo com os casos mencionados acima.

No posto de atendimento da Polícia Federal será emitida a GRU (guia de pagamento), que é a taxa do passaporte de emergência, mais cara do que a taxa do passaporte comum. Segundo a Polícia Federal, o prazo para a entrega do passaporte emergencial é de 24 horas. Contudo, pode demorar até 48 horas, no máximo.

Vale destacar que fica ao critério do atendente da Polícia Federal achar emergencial ou não suas razões para o pedido, que devem estar fundamentadas por um documento. Além disso, o passaporte de emergência vale apenas por um ano.

Para mais informações, confira o site da Polícia Federal aqui.

 

Confira também o post com os países que não precisam de visto para brasileiros!

Boa viagem, Viajante!

[P.S: não se esqueça de reservar o seu hotel pelo nosso link do Booking. Você não paga nada a mais pela sua hospedagem e ainda ajuda o site. Obrigado!]

Posts que você deve ver também!

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Receber notificações de
avatar
wpDiscuz
error: Conteúdo protegido.