Fórum Romano: o que ver, atrações, fotos e mapa

Conheça os monumentos e atrações do Fórum Romano em Roma!

Fórum Romano: Atrações e Mapa!

Templo de Saturno

Roma é uma das cidades mais surpreendentes do mundo. Caminhando pelas ruas de Roma, encontram-se diversos monumentos milenares. Entre eles, destaca-se o Fórum Romano. O centro da Roma antiga era o Fórum Romano, com função política, religiosa e econômica.

Sendo tão importante na história de Roma, não é de se surpreende que haja muitos monumentos importantes e antigos no Fórum Romano. Muitos deles foram depredados e soterrados na Idade Média e tiveram que passar por reconstrução.

Mesmo assim, caminhar pelas ruas por onde passaram imperadores, ver monumentos super antigos é algo fora do comum, que atrai turistas do mundo todo. Por isso, no post de hoje, você vai descobrir os principais monumentos do Fórum Romano, com mapa e muitas fotos.

Confira também as melhores dicas sobre Roma com o Papo Viagem Podcast e leia o post sobre os melhores bairros e hotéis em Roma!

Atrações do Fórum Romano

Muitos monumentos do Fórum Romano ficam na Via Sacra, a principal rua do centro da Roma Antiga. É partir dela que os visitantes descobrem os templos, os arcos e as ruínas do Fórum Romano.

As construções que mais impressionam são os arcos, que apesar de antigos e muito judiados pelo tempo, ainda estão de pé. Os arcos são construções com o fim de homenagear vitórias nas guerras, principalmente de imperadores.

Fórum Romano: Atrações e Mapa!

Arco de Septimius Severus

O ARCO DE SEPTIMIUS SEVERUS foi construído em 203 d.C. em homenagem ao Imperador Septimius Severus e seus filhos (Caracalla e Geta) e possui 23 metros de altura. No Arco de Septimius Severus há inúmeras inscrições falando das vitórias nas batalhas, assim como agradecimento aos deuses.

Próximo ao Arco de Septimius Severus está o prédio da Cúria, que era o local de encontro do Senado Romano. A CÚRIA está bem preservada, muito porque foi transformada em uma igreja na Idade Média.

Conta-se que o túmulo de Rômulo, o fundador de Roma, fica na frente da Cúria, coberto pelo Lapis Niger, um mármore preto.

Fórum Romano: Atrações e Mapa!

Cúria ao fundo. Ao lado está a Basílica Emília

Do lado oposto a Cúria, está o monumento mais jovem do Fórum Romano, a COLUNA DE PHOCAS. Construída em 608 d.C, a Coluna de Phocas homenageia o Imperador Bizantino Phocas e está exatamente no local onde havia a praça principal de Roma, a Piazza del Foro.

Ao lado da Coluna de Phocas estão as ruínas do mais importante templo de Roma, o TEMPLO DE SATURNO. Construído em 497 a.C., o Templo de Saturno até hoje impressiona por suas colunas, mesmo estando em ruínas. No decorrer dos séculos, o Templo sofreu muitos incêndios.

Fórum Romano: Atrações e Mapa!

Templo de Saturno

A importância do Templo de Saturno era tão grande que lá ficavam os tesouros da República. Na frente do Templo, vale dar uma espiadinha no fragmento da Miliarium Aureum, o marco zero de Roma.

Ao redor do Templo de Saturno, há várias ruínas, como o Templo de Concordia, o Templo de Vespasiano e o Pórtico dos Deuses Harmoniosos.

Continuando pela Via Sacra, podem ser vistas ruínas de várias basílicas, como a BASÍLICA EMÍLIA, construída em 179 a.C. Dessa basílica restaram apenas duas colunas e um pórtico.

Nas proximidades da Basílica Emília ficam as ruínas do Templo de César, local onde Júlio Cesar foi cremado.

Fórum Romano: Atrações e Mapa!

Ao lado do Templo de César, há mais ruínas, especificamente da Basílica Júlia, construída a partir de 46 a.C por Júlio César. Nessa mesma região fica o TEMPLO DE CASTOR E POLLUX, popularmente conhecido como as Três Irmãs.

O que restou do Templo de Castor e Pollux foram três colunas do primeiro século d.C. O templo original foi construído cinco séculos antes.

Ao lado do Templo de Castor e Pollux ficam importantes sítios religiosos de Roma, o TEMPLO DE VESTA e a Casa das Vestas. No Templo de Vesta ficava o fogo sagrado, mantido acesso por seis vestas, jovens sacerdotisas virgens das mais importantes famílias de Roma.

Se o fogo apagasse, a vesta responsável seria açoitada. Caso a vesta deixasse de ser virgem, ela seria enterrada viva, enquanto o homem, com quem ela se envolveu, seria açoitado até a morte.

Fórum Romano: Atrações e Mapa!

Acredita-se que o Templo de Vesta tenha sido construído no século II a.C com uma estrutura circular. Até o século XVI, o Templo de Vesta estava bem conservado, mas suas pedras e colunas foram removidas para serem usadas em igrejas.

A Casa das Vestas ficava ao lado do Templo, sendo o local de moradia das vestas. As vestas eram escolhidas ainda crianças para exercer essa função e trabalhavam pelo menos 30 anos como sacerdotisas.

Do lado oposto ao Templo de Vesta está o TEMPLO DE ANTÔNIO E FAUSTINA, uma construção de 141 d.C. para homenagear Antoninus Pius e sua esposa Faustina.

Atualmente, o que se vê são as colunas anteriores do templo, sendo que o restante foi transformado na Igreja de San Lorenzo in Miranda no século VIII.

Fórum Romano: Atrações e Mapa!

Basílica de Constantino

Nessa mesma região fica uma das maiores construções do Fórum Romano, a BASÍLICA DE CONSTANTINO, construída no século IV pelo Imperador Constantino. Fora do Fórum está outra construção de Constantino, o Arco de Constantino, erguido em razão da vitória desse imperador na Batalha da Ponte Mílvia, durante a Guerra Civil.

Por último, mas não menos importante, está o ARCO DE TITO. Construído para homenagear a vitória do Imperador Tito contra os judeus no ano de 70 d.C., no Arco há inscrições sobre a deusa da vitória.

Fórum Romano: Atrações e Mapa!

Arco de Tito. Fonte: Wikimedia

Há outros monumentos históricos no Fórum Romano, inclusive construções medievais. Mas o post de hoje não tem a intenção de mostrar tudo e sim o que você não pode perder quando estivar lá.

Sem dúvida, saber um pouco sobre a história do Fórum Romano vai deixar seu passeio ainda mais interessante!

 

Informações práticas

Fórum Romano: Atrações e Mapa!

Arco de Constantino visto a partir do Coliseu

  • Vale comprar o ticket pela internet para não pegar fila. Com o ticket pode-se visitar o Coliseu, o Fórum Romano e o Palatino;
  • Para quem gosta de tranquilidade, visitar as atrações acima, principalmente o Coliseu, no começo da manhã é a melhor alternativa. As atrações abrem cedo, a partir das 8h30;
  • Para mais informações, confira o site oficial aqui.

 

Fontes: Lonely Planet e Planet Ware.

Esperamos que as dicas sobre esse incrível passeio por Roma tenham sido úteis!

Boa viagem, Viajante!

[P.S: não se esqueça de reservar o seu hotel pelo nosso link do Booking. Você não paga nada a mais pela sua hospedagem e ainda ajuda o site. Obrigado!]

Posts que você deve ver também!

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Receber notificações de
avatar
wpDiscuz
error: Conteúdo protegido.