Estrada Real: roteiros de viagem históricos!

Descubra as belas cidades dos roteiros de viagem pela Estrada Real!

Estrada Real: roteiros de viagem históricos!

A Estrada Real é formada por quatro antigos caminhos da época da exploração do ouro e diamantes no Brasil. Tendo como centro a cidade de Ouro Preto, antiga Vila Rica, a Estrada Real possui 1630 quilômetros, percorrendo cidades históricas de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro, além de diversos parques.

O foco turístico da Estrada Real é resultado do trabalho do Instituto Estrada Real, criado em 1999 e vinculado a FIEMG. O trabalho do Instituto tornou possível o mapeamento de todos os pontos turísticos da Estrada Real, que você vai conhecer no post de hoje!

 

História da Estrada Real

Estrada Real: roteiros de viagem históricos!

Tiradentes. Fonte: TripAdvisor

A Estrada Real é a maior rota turística do Brasil, com 1630 quilômetros de extensão, passando por Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro.

O nome Estrada Real vem da época da exploração do ouro e diamante em Minas Gerais. Em meados do século XVII, a Coroa regulamentou o caminho entre as minas de Minas Gerais e os portos exportadores do Rio de Janeiro.

São quatro caminhos ou roteiros históricos na Estrada Real: Caminho Velho, Caminho Novo, Caminho dos Diamantes e Caminho do Sabarabuçu. Saiba mais detalhes sobre esses caminhos abaixo e confira o mapa.

Estrada Real: roteiros de viagem históricos!

Fonte: Instituto Estrada Real

 

Caminho Velho

Estrada Real: roteiros de viagem históricos!

Fonte: Revista Ferroviária

O Caminho Velho foi a primeira estrada a ligar a região das minas de ouro de Ouro Preto ao porto no litoral do Rio de Janeiro, mais especificamente na cidade de Paraty. O Caminho Velho é um roteiro turístico interessantíssimo, pois tem cidades importantes: como Tiradentes, São João del-Rei e Paraty.

É claro que tudo começa (ou terminar) em Ouro Preto. A região de Tiradentes, Ouro Preto, Mariana e Congonhas, guarda tesouros históricos do nosso país. Em Ouro Preto, há muitas atrações gratuitas, pois é a arquitetura da cidade que se destaca, assim como Tiradentes.

Estrada Real: roteiros de viagem históricos!

Tiradentes. Fonte: TripAdvisor

Em Tiradentes, os visitantes podem curtir a arte barroca nas igrejas históricas, sendo uma cidade muito preservada, com destaque para a Igreja Matriz de Santo Antônio. Outra atração é o passeio de maria-fumaça, que percorre 12 quilômetros entre São João del-Rei e Tiradentes.

Aliás, São João del-Rei é uma das cidades do Caminho Velho, conhecida como uma cidade cheia de ritos antigos, com os sinos como destaque principal. A belíssima Igreja de São Francisco de Assis não pode ficar de fora do roteiro, assim como as comidas mineiras irresistíveis.

Estrada Real: roteiros de viagem históricos!

Paraty. Fonte: Flickr

No Caminho Velho, vale descansar nas águas termais de Caxambu, uma pequena cidade de Minas Gerais, que recebia a família real devido ao poder curativo de suas águas. Atualmente, o Parque das Águas é a estância mais famosa de Caxambu.

Vale destacar que o Caminho Velho passa pelo Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, um dos destinos mais visitados do Brasil.

O destino final do ouro que percorria o Caminho Velho era Paraty, uma cidade que hoje tem seu centro histórico tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico Nacional. O casario do século XVIII e XIX é o grande atrativo de Paraty, que também é conhecida pelos eventos.

 

Caminho Novo

Estrada Real: roteiros de viagem históricos!

Parque Nacional Serra dos Órgãos. Fonte: Wikimedia

O Caminho Novo foi uma estrada construída para ser substituta do Caminho Velho, pois era mais rápida. O porto de destino do Caminho Novo era na cidade do Rio de Janeiro. Além da cidade de Ouro Preto, outras cidades mineiras se destacam no trajeto.

Juiz de Fora é uma das maiores cidades do Caminho Novo, tanto é que a atual Avenida Rio Branco fazia parte do caminho do ouro em direção ao Rio de Janeiro. No território fluminense, o grande destaque é Petrópolis, uma cidade cheia de belas paisagens e o conhecido Museu Imperial.

Estrada Real: roteiros de viagem históricos!

Parque Estadual do Ibitipoca. Fonte: Marcos Lamas, Wikimedia

Vale destacar que o Caminho Novo é um dos roteiros da Estrada Real com passeios imperdíveis na natureza. O Parque Nacional Serra dos Órgãos é uma beleza sem tamanho, com picos impressionantes, trilhas e cachoeiras.

Em Minas Gerais, destaca-se o Parque Estadual do Ibitipoca, um dos lugares mais interessantes para ecoturismo, por ser um parque organizado, com cachoeiras lindas e ficar em um povoado tranquilo. Sossego, aventura e comida mineira, impossível ser melhor do que isso!

Saiba mais sobre o Parque Estadual do Ibitipoca aqui!

 

Caminho dos Diamantes

Estrada Real: roteiros de viagem históricos!

Diamantina. Fonte: Wikimedia

O Caminho dos Diamantes ligava Ouro Preto até Diamantina, a região produtora de diamantes, que despontou no século XVIII. Com 395 quilômetros de extensão, o roteiro Caminho dos Diamantes mescla história com beleza natural.

A cidade de Diamantina é um dos destaques do Caminho dos Diamantes. Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, Diamantina convida os turistas a caminhar pelas ruas do centro histórico, entre igrejas e o casario colonial. Nas noites de sábado, a vesperata anima os locais e turistas, com canções no belo cenário de Diamantina.

Além dos aspectos culturais e históricos, o Caminho dos Diamantes vale a visita pela beleza natural da Serra do Espinhaço, da Cachoeira do Tabuleiro e do Parque Nacional Serra do Cipó.

Estrada Real: roteiros de viagem históricos!

Cachoeira do Tabuleiro. Fonte: Wikimedia

A Serra do Espinhaço é Reserva da Biosfera, afinal é reduto de muitas plantas endêmicas, importante patrimônio natural do Brasil. A beleza espetacular fica por conta da Cachoeira do Tabuleiro, a terceira cachoeira mais alta do Brasil, com 273 metros.

Quando se fala em cachoeiras, não pode-se deixar de fora o Parque Nacional Serra do Cipó, com uma centena de cachoeiras!

Estrada Real: roteiros de viagem históricos!

Congonhas. Fonte: TripAdvisor

O Caminho dos Diamantes ainda passa por outras cidades históricas, como Serro e Mariana. Esta última se destaca como a cidade mais antiga de Minas Gerais e tem na luxuosa Catedral Basílica da Sé um dos seus principais destaques.

Lembre-se de visitar Congonhas, onde ficam os 12 profetas de Aleijadinho, na Basílica do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.

 

Caminho do Sabarabuçu

Estrada Real: roteiros de viagem históricos!

Serra da Piedade. Fonte: TripAdvisor

O Caminho do Sabarabuçu é o menor dos roteiros históricos da Estrada Real, com 160 quilômetros. Conta-se que esse caminho surgiu porque os exploradores avistaram um brilho refletido nas montanhas. Achando que esse brilho era ouro, foi construído o caminho, mas na realidade era minério de ferro.

O Caminho do Sabarabuçu margeia o Rio das Velhas até a linda Serra da Piedade, a 1762 metros acima do nível do mar. A vista deslumbrante da Serra da Piedade é um dos atrativos do Caminho do Sabarabuçu, assim como a cidade de Sabará.

 

Como montar seu roteiro pela Estrada Real

Estrada Real: roteiros de viagem históricos!

Praça Tiradentes, Ouro Preto. Fonte: TripAdvisor

Como o Instituto Estrada Real é super organizado, foi criado o SitGeo, um sistema que permite criar roteiros personalizados em detalhes.

Para isso basta entrar no site do SitGeo aqui, fazer o login e planejar sua viagem. Com certeza, o SitGeo vai te ajudar muito no planejamento da viagem.

 

Gostou das dicas de viagem pela Estrada Real? Então, confira outros destinos pelo Brasil!

Boa viagem, Viajante!

[P.S: não se esqueça de reservar o seu hotel pelo nosso link do Booking. Você não paga nada a mais pela sua hospedagem e ainda ajuda o site. Obrigado!]

Posts que você deve ver também!

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Receber notificações de
avatar
wpDiscuz
error: Conteúdo protegido.