O que fazer na Ilha do Mel? 10 Atrações Turísticas da Ilha do Mel

Confira as 10 melhores atrações turísticas da Ilha do Mel e saiba o que fazer na Ilha do Mel, no Paraná!

A Ilha do Mel é um lugar paradisíaco, ideal para todos os amantes da natureza e para quem quer sair da rotina estressante das grandes cidades. Por estar próximo a Curitiba, conhecer a Ilha do Mel é fácil, mas é importante saber o que fazer na Ilha do Mel, quais são as atrações turísticas da Ilha do Mel.

O fato de ter praias realmente desertas, ecossistemas preservados, nenhum carro e ruas semelhantes à trilhas faz com que muitos visitantes sejam atraídos à Ilha do Mel. Realmente, esses são os diferenciais da Ilha, mas é preciso cuidar da natureza para poder aproveitá-la.

Neste post, vamos mostrar quais são as 10 melhores atrações turísticas da Ilha do Mel, que podem ser conhecidas com dois dias inteiros. Confira!

Confira tudo sobre a Ilha do Mel no episódio especial do Papo Viagem Podcast. Para saber em qual vila se hospedar e quais são as melhores pousadas na Ilha do Mel, leia também o post “Onde ficar na Ilha do Mel”.

Farol das Conchas na Ilha do Mel

O que fazer na Ilha do Mel: Atrações Turísticas da Ilha do Mel

Praia de Fora. Do outro lado, fica a Praia do Farol. Fonte: Wikimedia

O Farol das Conchas ou simplesmente o Farol é um dos principais cartões postais da Ilha do Mel. Para conhecê-lo, basta ir à Vila de Nova Brasília, local que muitos viajantes se hospedam.

O Farol é uma das atrações turísticas da Ilha do Mel que são gratuitas, mas para conhecê-lo é preciso subir muitas escadas. Já adianto que vale a pena encarar as escadas, porque a vista é incrível. De um lado fica a Praia de Fora e do outro a Praia do Farol.

Na Vila de Encantadas também há um farol, mas com acesso mais difícil, por trilhas, e com vistas menos bonitas.

 

Fortaleza de Nossa Senhora dos Prazeres na Ilha do Mel

As 10 melhores atrações da Ilha do Mel

Centenário canhão na Fortaleza

A Fortaleza de Nossa Senhora dos Prazeres se localiza na porção norte da Ilha do Mel, podendo ser visitada mais facilmente por meio de uma caminhada a partir da Vila de Nova Brasília.

A Fortaleza foi construída entre os anos de 1767 a 1769, sendo utilizada para a proteção de Baia de Paranaguá.

Além da beleza da arquitetura, ainda há uma prisão desativada e vários canhões, a maioria de origem inglesa. Sem dúvida, essa construção é uma das melhores atrações turísticas da Ilha do Mel e deve ser visitada.

 

Praia do Miguel

O que fazer na Ilha do Mel: Atrações Turísticas da Ilha do Mel

A Praia do Miguel é uma praia deserta excelente para o banho e para praticar surf, sendo uma das praias mais afastadas das vilas.

Para chegar até lá é mais fácil sair da Vila de Encantadas, passar pela Praia do Mar de Fora e pegar uma trilha bem sinalizada até a Praia do Miguel. Para quem está em Nova Brasília é mais complicado, por causa do costão entre a Praia Grande e a Praia do Miguel.

Além de curtir a praia, as vistas são incríveis e o local é muito preservado.

 

Gruta das Encantadas

As 10 melhores atrações da Ilha do Mel

A Gruta das Encantadas fica muito próximo à Vila de Encantadas, na porção sul da Ilha do Mel. Com fácil acesso, sua única preocupação é visitar a gruta durante a maré baixa, permitindo que se entre nela.

Particularmente, a Gruta das Encantadas é mais bonita por fora do que por dentro. Então, mesmo que a maré esteja alta, somente as fotos já valem a visita a uma das atrações turísticas da Ilha do Mel mais conhecidas.

 

Outras Praias na Ilha do Mel

O que fazer na Ilha do Mel: Atrações Turísticas da Ilha do Mel

Praias na Ilha do Mel. Fonte: Prefeitura de Paranaguá

A Praia do Miguel é uma das nossas praias prediletas na Ilha do Mel, mas há outras que você pode visitar. Do sul ao norte, há várias opções, começando pela Praia do Mar de Fora, com muitas ondas e ideal somente para tomar banho de sol.

No norte da Ilha, vale a pena caminhar até a Praia Grande, uma praia exuberante e bem preservada. A Praia de Fora é sempre muito procurada, porque fica perto de Nova Brasília, assim como a Praia do Farol.

As melhores praias na Ilha do Mel estão voltadas ao oceano, porque as praias da Baía de Paranaguá são paradas e lodosas.

 

Vista a partir de Nhá Pina

As 10 melhores atrações da Ilha do Mel

Nhá Pina é um morro que se localiza entre a Praia do Miguel e a Praia do Mar de Fora. Esse morro não é o caminho bem sinalizado que leva até a Praia do Miguel, tendo apenas a função de mirante.

Nós pegamos alguns dias de chuva na Ilha do Mel, mas com sol vale ainda mais a pena subir Nhá Pina.

Saiba como é o clima na Ilha do Mel e quando visitá-la.

 

Praia da Fortaleza na Ilha do Mel

O que fazer na Ilha do Mel: Atrações Turísticas da Ilha do Mel

Fonte: Wikimedia

Quando você for à Fortaleza de Nossa Senhora dos Prazeres, terá que caminhar um bom pedaço na Praia da Fortaleza.

A Praia da Fortaleza é gigantesca, por isso muitos viajantes alugam bicicletas para conhecer a região. Na Praia há também muitas casas de veraneio.

 

Trilhas

O que fazer na Ilha do Mel: Atrações Turísticas da Ilha do Mel

Visitar a Ilha do Mel é um bom exercício para o corpo e para a mente

A Ilha do Mel não possui carros ou estradas pavimentadas, sendo as estradas verdadeiras trilhas entre a natureza. Então, caminhar é algo que você fará muito e há muitas trilhas pela Ilha.

Quem viaja em grupo pode fazer algumas trilhas menos visitadas, como a trilha para o Farol das Encantadas ou a trilha entre a Praia do Miguel e a Praia do Belo, bastante fechada.

Nós fizemos essas duas trilhas e não recomendamos fazer sozinho ou em casal, assim como deve-se evitar a trilha para o Farol das Encantadas depois de dias de chuva.

 

Vila de Encantadas e Nova Brasília

O que fazer na Ilha do Mel: Atrações Turísticas da Ilha do Mel

Fonte: Wikimedia

Usar os barcos entre as vilas de Encantadas e Nova Brasília é uma forma de caminhar menos e também de passear pela Baía de Paranaguá, sendo uma das atrações sobre o que fazer na Ilha do Mel.

Navegando entre as vilas você vai avistar a Ilha do Mel por outra perspectiva, além de descansar um pouco as pernas, algo válido na Ilha do Mel.

 

Baía de Paranaguá

Quando estávamos no último dia da viagem e já estava batendo aquela saudade antecipada, no final da tarde tomamos uma excelente água de coco de frente para o mar. É uma das melhores atrações turísticas da Ilha do Mel, simples e muito relaxante.

Então, aproveite os restaurantes e bares de frente para o mar nas vilas, principalmente na Vila de Encantadas.

 

Esperamos que as dicas sobre o que fazer na Ilha do Mel tenham sido úteis!

Boa viagem, Viajante!

[P.S: não se esqueça de reservar o seu hotel pelo nosso link do Booking. Você não paga nada a mais pela sua hospedagem e ainda ajuda o site. Obrigado!]

Posts que você deve ver também!

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Receber notificações de
avatar
wpDiscuz
error: Conteúdo protegido.