Menu
Brasil

Quando viajar para a Ilha do Mel? Melhor época do ano

Atualizado em: 3 de setembro de 2020

A Ilha do Mel é um paraíso ecológico no litoral do estado do Paraná, fácil de visitar a partir de Curitiba. Suas atrações turísticas estão ligadas à natureza e muitas praias. Não há carros ou iluminação pública, mas a Ilha do Mel é o local adequado para fazer turismo com responsabilidade ecológica. Porém, é essencial saber quando viajar para a Ilha do Mel.

Exatamente por estar localizada no Sul do Brasil, as estações são bem definidas tanto em clima quanto sobre quando ir à Ilha do Mel para aproveitar as praias.

Por ter morado muito tempo no Sul, sei muito bem que praia e inverno não combinam por aqui!

Leia também as dicas do artigo completão sobre onde ficar na Ilha do Mel nas pousadas que mais valem a pena, inclusive hospedagens econômicas!

Quando viajar para a Ilha do Mel? Melhor época do ano para ir à Ilha do Mel

Quando viajar para a Ilha do Mel?
O farol é uma das atrações da Ilha do Mel. Fonte: Wikimedia

Primeiramente, você deve evitar ir à Ilha do Mel no inverno e nos meses próximos a essa época do ano.

Apesar de não chover tanto no inverno, como você pode observar abaixo no gráfico sobre as chuvas, as temperaturas são baixas demais no Sul do Brasil nessa época, sendo quase impossível curtir as praias no frio do inverno. É de encarangar!

Pelo índice pluviométrico da Secretaria de Agricultura do Paraná (abaixo), a época que mais chove é durante o verão, muito devido às chuvas no final da tarde.

Essa é uma característica marcante do verão em todo o litoral da região Sul do Brasil, inclusive na muito procurada Florianópolis.

Mesmo assim, a melhor época do ano para viajar para a Ilha do Mel é durante os meses do verão, porque as chuvas são típicas do verão, acontecendo no final da tarde.

Aliás, março é um excelente mês para aproveitar a ilha com menos lotação do que dezembro, janeiro e fevereiro.

Chuvas na Ilha do Mel durante o ano segundo a Secretaria de Agricultura do PR.
Chuvas durante o ano segundo a Secretaria de Agricultura do PR.

No verão, as épocas do réveillon e do Carnaval costumam ter preços muito altos, por isso evite as épocas de lotação.

Até mesmo porque há um limite de visitantes na Ilha do Mel, o que efetivamente impede que a ilha fique abarrotada de gente, mas que não impede às diárias de ficarem bem caras.

Caso você prefira tirar suas férias nas épocas mais visitadas, recomendamos que você antecipe a reserva da pousada em meses.

Leia nosso artigo especial com mais dicas sobre pousadas para se hospedar na Ilha do Mel.

Caso você queira aproveitar os períodos de baixa estação, nós recomendamos o final de outubro até a primeira semana de dezembro, a semana logo após o Carnaval e o mês de março e até meados de abril, evitando o feriado de Páscoa.

Como nós nascemos e vivemos no Sul, por anos de experiência, podemos afirmar que nesses períodos você conseguirá pegar calor e menos lotação do que nos demais meses do verão.

Mutucas na Ilha do Mel, como evitá-las?

Vale ressaltar que durante o mês de Novembro e começo de Dezembro as temidas mutucas ou butucas se proliferam na Ilha do Mel, bem em uma época com calor e menos lotação.

O maior período de mutucas ocorre da lua nova de novembro até a lua nova de dezembro, sendo esse inseto diurno e aparece mais quando há sol aberto.

Nós visitamos a ilha no mês de novembro, quando havia promoção na hospedagem e, no dia com sol forte, as mutucas nos atacaram.

A coceira é muito forte e rapidamente a pequena picada se transformou em uma mancha avermelhada. Mesmo assim, valeu a pena viajar nessa época, mas sempre leve o melhor repelente possível!

Resumindo: quando viajar para a Ilha do Mel pode ser respondida com uma só palavra: o verão.

Lembrando que o mês de março (até a Páscoa) ainda faz parte do verão e costuma ter bons valores de hospedagem e menos lotação.

Gostou das dicas sobre quando viajar para a Ilha do Mel? Então, saiba quais são as melhores pousadas para se hospedar na Ilha, inclusive com sugestões de pousadas econômicas.

Boa viagem!

Comparador de seguro viagem Seletor de hotéis

Teste o seletor de hotéis do Guia!

PLANEJAMENTO DE VIAGEM

Reserva de hotéis

RESERVA DE HOTÉIS

Utilize o nosso link do Booking para conseguir as melhores ofertas de hotéis, pousadas e albergues.

O Booking oferece muitas vantagens: preços baixos, cancelamento gratuito de reservas, não é cobrada taxa de reserva e geralmente o pagamento é realizado somente na hora do check-in ou do check-out, na acomodação.

Melhor localização

CHECAR LOCALIZAÇÃO

Encontrou um hotel, mas não tem certeza se ele é bem localizado? Tire a dúvida com esta ferramenta gratuita. Ela analisará a localização, de acordo com uma metodologia específica, e atribuirá uma nota.

Vale dizer que a melhor área possível para se hospedar é aquela área agradável, segura, com acesso ao transporte público, restaurantes e próxima aos principais pontos turísticos.

Melhores hotéis

SELETOR DE HOTÉIS

O Seletor de Hotéis é uma ferramenta online, totalmente gratuita, que seleciona os hotéis, hostels, apartamentos, pousadas e hotéis-fazenda mais adequados ao perfil do viajante. Por meio de um método matemático, o Seletor de Hotéis descobre os hotéis perfeitos para você em qualquer cidade do mundo.

A única coisa que o viajante deve fazer é elencar (de 1 a 5) suas prioridades em relação às características dos hotéis. Qual é a ordem de importância das características do hotel para o viajante? Por exemplo: melhor localização, menor preço, maior qualidade, mais reservado e tamanho do hotel.

Reserva de carros

ALUGUEL DE CARROS

O Rentcars é um comparador de preços para encontrar a melhor tarifa no aluguel de carros em mais de 140 países.

Há várias vantagens em utilizar o serviço: não há cobrança de IOF, você pode realizar parcelamento, são muitas locadoras comparadas e não há cobrança de taxa para emissão da sua reserva.

Além disso, por padrão estão inclusas nas diárias Rentcars: quilometragem livre, proteção básica e as taxas administrativas da locadora.

Melhores seguros viagem

SEGURO VIAGEM

Tá em dúvida sobre qual seguro viagem comprar? O SegurosPromo é um comparador de seguros viagem que te ajuda a encontrar os melhores preços das principais seguradoras.

Utilize o nosso link para conseguir os preços mais baixos, bem como o cupom de desconto NOMADEDIGITAL5 para ganhar 5% de desconto.

Podcast de viagem

GUIA DE VIAGEM

O Papo Viagem Podcast é um guia de viagem em áudio gratuito sobre vários destinos que conhecemos.

Nós contamos a nossa experiência nas cidades e passamos dicas sobre onde se hospedar, melhor época para viajar, atrações e muito mais.

Loja do viajante

LOJA DO VIAJANTE

Sabe quando você utiliza um check-list de viagem e descobre que faltam alguns itens para a sua bagagem?

Selecionamos produtos importantes que nós utilizamos e recomendamos você levar na sua viagem. Eles estão apresentados na Loja do Viajante

Sobre o autor

Internacionalista, jornalista e viajante apaixonada por cultura e história, todos os dias eu consigo unir minhas paixões escrevendo no Guia do Nômade Digital. Acredito que ler e se informar transformam as férias em uma experiência inesquecível. Já escrevi um guia de viagem sobre a Cidade do México e apresentei mais de 80 episódios do Papo Viagem Podcast.

5 Comentários

  • Luana André
    12 de maio de 2017 às 8:18 am

    Olá!! Estou querendo ir para Ilha do Mel, na última semana de outubro desse ano. Você acredita que as mutucas já estarão atacando nessa época? rsrsrs. Quero muito ir, mas minhas férias será nessa época, última semana de outubro à primeira semana de novembro. Fiquei assustado com seu texto, na parque em fala sobre as mutucas rsrs.
    Obrigada.

    Responder
    • Jade
      12 de maio de 2017 às 6:06 pm

      Olá! Como você vai na última semana de outubro, talvez não tenha mutuca ainda. Quando o tempo está nublado, elas nem aparecem. Mas leve o melhor repelente que você encontrar. Ajuda bastante. Boa viagem

      Responder
  • Andre de Lima
    26 de janeiro de 2018 às 7:17 pm

    Em Março costuma ter menos gente ou é vazio mesmo? Nossas férias são em Março, e a minha preocupação é justamente por ter pouca gente nesse período e ser um local isolado. Já li uns casos bem medonhos com turistas nesse local.

    Responder
    • Jade
      26 de janeiro de 2018 às 8:02 pm

      Olá, André! Março não é vazio, até porque existem moradores na ilha. Nós mesmos visitamos a Ilha do Mel fora do verão, mas em um mês próximo, e havia turistas por lá, restaurantes abertos, pousadas funcionando normalmente. A questão é não fazer trilha fechada sozinho ou com pouca gente. Vale dizer que o movimento diminui mesmo após a Páscoa.

      Responder
  • Lilian
    6 de abril de 2018 às 3:20 pm

    Estarei em férias no final de agosto, gostaria de conhecer a ilha do mel, mas pelo que li não seria uma boa opção?

    Responder

Deixe um Comentário

error: Conteúdo protegido.