Quando ir a Gramado e Canela, Serra Gaúcha? Melhor época do ano

Confira as melhores dicas de viagem sobre quando ir a Gramado e Canela, na Serra Gaúcha!

A Serra Gaúcha é um destino de viagem que pode ser conhecido durante todo o ano. As chuvas na região são bem distribuídas ao longo dos meses e cada mês tem pontos positivos e negativos. Assim, quando ir a Gramado e Canela vai depender do foco da viagem.

Neste post, vamos mostrar como é visitar Gramado e Canela mês a mês. A alta temporada é o verão, devido ao Natal Luz, e o inverno, em razão do frio, expectativa de neve e férias escolares. Veja mais detalhes a seguir!


Quando ir a Gramado e Canela: mês a mês

Quando ir a Gramado e Canela

Lago Negro em Gramado

Janeiro – Esse mês faz parte da altíssima temporada, já que as apresentações do Natal Luz continuam pelo menos até meados de janeiro. Os preços das hospedagens ficam bem altos e há muito movimento em todas as atrações. Os dias costumam ser quentes, podendo passar dos 30 °C, apesar das noites agradáveis. Há hortênsias com flores por toda a Serra Gaúcha.

Fevereiro – Esse mês é o início da queda dos preços e do movimento, com exceção dos finais de semana, que continuam movimentados. O calor está presente em fevereiro, mas as chuvas são medianas. Ainda há hortênsias com flores na Serra Gaúcha.

Março – Caso a Páscoa seja em março, os dias próximos ao feriado são considerados alta temporada, afinal, Gramado e Canela possuem fábricas de chocolate e decoração festiva. O restante do mês já apresenta queda no movimento de turistas. Em relação ao clima, as chuvas ficam acima da média. As noites são mais frias, mas sem exagero. Em março, as últimas hortênsias floridas podem ser vistas.

Abril – O mês de abril apresenta queda nos preços das hospedagens após a Páscoa, caso o feriado seja em abril, assim como queda no movimento de turistas. Promoções em atrações, restaurantes e lojas de chocolate são comuns. Abril é um dos meses com menos chuva, além de temperaturas ainda não tão baixas.

Maio – Para o viajante que quer sentir um pouco mais de frio, mas não quer ir durante o inverno, maio é um excelente mês. Durante o dia, as temperaturas são amenas e há menos chuva do que a média anual.

Junho, Junho e Agosto – Os meses do inverno também correspondem a alta estação. Nesses meses chove a média do ano, porém as temperaturas são baixas, inferiores aos 15°C durante o dia, podendo chegar a 0°C a noite e pela manhã. Vale dizer que a neblina é muito comum no inverno. No período de férias escolares de julho, Gramado apresenta preços altos das hospedagens e grande movimento. Há também o tradicional Festival de Cinema em agosto.

Setembro e Outubro – Os meses da primavera são períodos da baixa estação, com chuvas acima da média anual e temperaturas mais agradáveis. Evite os feriados presentes nesses meses. Em alguns anos, as apresentações e as decorações do Natal Luz podem começar já no final de outubro, o que traz mais movimento para a cidade e aumenta os preços.

Novembro – O mês de novembro é historicamente o mês de início da alta temporada, devido às apresentações e decorações do Natal Luz. Em novembro, não costuma chover muito e ainda não está tão quente. Como há dois feriados no mês, novembro é movimentado e com tendência ao aumento dos preços das hospedagens. As hortênsias começam a florescer nesse período.

Dezembro – O último mês do ano é um dos meses mais quentes e com chuvas medianas. O movimento de turista é um dos maiores de todo o ano, afinal, dezembro é o mês do Natal e todos querem participar do Natal Luz. Assim, é preciso ter o orçamento mais folgado, além de paciência com a quantidade de pessoas. As hortênsias estão no seu esplendor em dezembro e janeiro.


Vale a pena ir a Gramado e Canela fora da alta estação?

Quando ir a Gramado e Canela

Dia ensolarado no mês de abril

Quem visita a Serra Gaúcha costuma ter interesses específicos: Natal Luz, curtir o frio ou simplesmente conhecer os pontos turísticos das cidades. Se você faz parte do último grupo, vale sim a pena ir à região fora da alta estação.

Meses como abril, maio, setembro e outubro (com exceção dos feriados) apresentam ótima relação custo-benefício nas pousadas, principalmente nas pousadas com qualidade em Gramado.

Além disso, nesses meses o clima é ameno, nem quente como o verão, nem frio e com neblina como no inverno. Mas no outono chove menos do que na primavera.

Vale ressaltar que visitamos Gramado e Canela em abril, depois da Páscoa, e todas as atrações estavam funcionando, assim como os bons restaurantes.

O que encontramos nessa época foram promoções em restaurantes, lojas de chocolate e até em atrações turísticas.

 

Esperamos que as dicas sobre quando ir a Gramado e Canela tenham sido úteis para o planejamento da viagem! Confira os demais posts sobre Gramado e Canela!

Comparador de seguro viagem

Boa viagem, Viajante!

PLANEJAMENTO DE VIAGEM
Reserva de hotéis
RESERVA DE HOTÉIS

Utilize o nosso link do Booking para conseguir as melhores ofertas de hotéis, pousadas e albergues.

O Booking oferece muitas vantagens: preços baixos, cancelamento gratuito de reservas, não é cobrada taxa de reserva e geralmente o pagamento é realizado somente na hora do check-in ou do check-out, na acomodação.

CHECAR LOCALIZAÇÃO

Encontrou um hotel, mas não tem certeza se ele é bem localizado? Tire a dúvida com esta ferramenta gratuita. Ela analisará a localização, de acordo com uma metodologia específica, e atribuirá uma nota.

Vale dizer que a melhor área possível para se hospedar é aquela área agradável, segura, com acesso ao transporte público, restaurantes e próxima aos principais pontos turísticos.

SELETOR DE HOTÉIS

O Seletor de Hotéis é uma ferramenta online, totalmente gratuita, que seleciona os hotéis, hostels, apartamentos, pousadas e hotéis-fazenda mais adequados ao perfil do viajante. Por meio de um método matemático, o Seletor de Hotéis descobre os hotéis perfeitos para você em qualquer cidade do mundo.

A única coisa que o viajante deve fazer é elencar (de 1 a 5) suas prioridades em relação às características dos hotéis. Qual é a ordem de importância das características do hotel para o viajante? Por exemplo: melhor localização, menor preço, maior qualidade, mais reservado e tamanho do hotel.

ALUGUEL DE CARROS

O Rentcars é um comparador de preços para encontrar a melhor tarifa no aluguel de carros em mais de 140 países.

Há várias vantagens em utilizar o serviço: não há cobrança de IOF, você pode realizar parcelamento, são muitas locadoras comparadas e não há cobrança de taxa para emissão da sua reserva.

Além disso, por padrão estão inclusas nas diárias Rentcars: quilometragem livre, proteção básica e as taxas administrativas da locadora.

SEGURO VIAGEM

Tá em dúvida sobre qual seguro viagem comprar? O SegurosPromo é um comparador de seguros viagem que te ajuda a encontrar os melhores preços das principais seguradoras.

Utilize o nosso link para conseguir os preços mais baixos, bem como o cupom de desconto NOMADEDIGITAL5 para ganhar 5% de desconto.

GUIA DE VIAGEM

O Papo Viagem Podcast é um guia de viagem em áudio gratuito sobre vários destinos que conhecemos.

Nós contamos a nossa experiência nas cidades e passamos dicas sobre onde se hospedar, melhor época para viajar, atrações e muito mais.

Posts que você deve ver também!

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Receber notificações de
error: Conteúdo protegido.