Moeda da Turquia: qual moeda levar à Turquia e dicas de câmbio!

Confira dicas de câmbio da moeda da Turquia e saiba tudo sobre a Lira Turca!

Moeda da Turquia: qual moeda levar à Turquia e dicas de câmbio!

A Turquia tem uma das cidades mais visitadas do mundo, Istambul. Os brasileiros costumam visitar essa cidade histórica, seja porque ela faz parte do roteiro ou porque o voo passa por lá. Muitas dúvidas sobre visitar o país giram em torno da moeda da Turquia.

Qual é a moeda da Turquia? Quanto ela vale? Qual moeda levar à Turquia? Essas e tantas outras dúvidas surgem na hora do planejamento da viagem. Neste post, vamos responder todas essas perguntas e muitas outras!

Primeiramente, a moeda da Turquia é a Lira Turca. A partir de 5 de dezembro de 1927, a Lira Turca começou a circular na República recém formada, chamada de Turquia. No final do século XX, a Lira Turca se desvalorizou muito, assim como várias moedas dos países emergentes.

Em março de 2017, 1 lira turca valia aproximadamente 0,26 dólares americanos, 0,25 euros ou 0,84 reais. A relação da Lira Turca com o Real do Brasil oscila entre 1 lira turca valer de 0,80 até 1,20 reais, dependendo de qual país está pior economicamente.

Vale destacar que o código da Lira Turca é TRY e o símbolo é um pequeno t. A Lira Turca é utilizada na Turquia e norte do Chipre, região que se autodenomina um Estado Soberano.

 

Como é a moeda da Turquia

Moeda da Turquia: qual moeda levar à Turquia e dicas de câmbio!

Fonte: Banco Central da Turquia

A moeda da Turquia possui cédulas e moedas metálicas. As moedas metálicas possuem a divisão dos centavos, chamados de kurus, e há a moeda metálica de 1 lira turca. Os kurus são divididos em: 1, 5, 10, 25 e 50 kurus, sendo 1 kuru bastante raro.

As cédulas da Lira Turca são: 5, 10, 20, 50, 100 e 200 liras turcas. Como as moedas metálicas possuem pouco valor, vale mais a pena conhecer a aparência das cédulas da Lira Turca.

Moeda da Turquia: qual moeda levar à Turquia e dicas de câmbio!

Fonte: Banco Central da Turquia

Todas as cédulas da Lira Turca possuem a imagem do líder da independência e da República Turca, Mustafa Kemal Atatürk. Os retratos de Atatürk mostram diversas fases da vida do mais importante político do país.

A cédula de 5 liras turcas mostra o retrato do Prof. Dr. Aydın Sayılı, um importante historiador da ciência do século XX. Na cédula de 10 liras turcas também apresenta um professor, o grande matemático do século XX, Prof. Dr. Cahit Arf.

Moeda da Turquia: qual moeda levar à Turquia e dicas de câmbio!

Fonte: Banco Central da Turquia

Na cédula de 20 liras turcas, o destaque é dado ao arquiteto Kemaleddin. A única mulher que aparece nas cédulas da moeda da Turquia é Fatma Aliye, na cédula de 50 liras turcas. Fatma Aliye foi uma das primeiras escritoras do país.

Nas cédulas mais altas da Lira Turca, são destacados dois importantes poetas da história da Turquia. Na cédula de 100 liras turcas está o retrato de Itri ou Buhurizade Mustafa Efendi, o mestre da música clássica turca. Já na cédula de 200 liras turcas está destacado Yunus Emre, um dos primeiros a escrever na língua turca no século XIV.

 

Qual moeda levar à Turquia

Moeda da Turquia: qual moeda levar à Turquia e dicas de câmbio!

Ponte sobre o Chifre Dourado

A Lira Turca é uma moeda que sofre com períodos de valorização e desvalorização, assemelhando-se ao Real do Brasil. Há duas moedas adequadas para levar em espécie em uma viagem à Turquia: Euro e Dólar Americano.

Devido às fortes relações econômicas com os países da Zona do Euro, é muito fácil trocar euros por liras turcas na Turquia. A dica é fugir das casas de câmbio em locais turísticos e também no aeroporto, deixando para trocar a maioria dos euros em uma casa de câmbio escolhida depois de pesquisar.

Os dólares americanos são facilmente trocados em qualquer casa de câmbio da Turquia, afinal, o dólar americano é a moeda mais aceita no mundo todo. Se você já tem dólares em casa, pode levar tranquilamente na viagem, pois serão facilmente trocados por liras turcas.

Uma dica importante é não voltar da Turquia com liras turcas, porque é bem difícil trocá-las em outras partes do mundo e, normalmente, a taxa de câmbio é ruim. Isso vale para qualquer moeda fraca internacionalmente.

É sempre importante chegar ao país estrangeiro com algum dinheiro em espécie, como euros e dólares. Contudo, durante a viagem, há outras opções para pagar suas contas, como o cartão de débito, o cartão de crédito (agora sem variação cambial), o Travel Money e até tirar dinheiro direto do caixa eletrônico, dependendo das taxas do seu banco e do banco do caixa eletrônico.

 

Fonte: Banco Central da Turquia.

 

Confira mais informações sobre a Turquia aqui! Se você vai viajar para Istambul, não se esqueça de ouvir o episódio do Papo Viagem Podcast sobre Istambul aqui!

Boa viagem, Viajante!

Salvar

Posts que você deve ver também!

Deixe seu comentário!

comentários

Deixe uma resposta

error: Conteúdo protegido.