O que fazer em Istambul, Turquia? 10 Principais Pontos Turísticos

Istambul é uma cidade fascinante, histórica e gigantesca. Mesquitas belíssimas, monumentos milenares e a riqueza cultura turca são apenas alguns elementos presentes em Istambul. Por isso, há muito o que fazer em Istambul!

Como Istambul presenciou importantes acontecimentos quando era Constantinopla, como o Império Romano, as cruzadas e o Império Otomano, monumentos históricos não faltam. Ir a Istambul é uma ótima forma de usar seus conhecimentos sobre História.

Confira a seguir as melhores dicas sobre o que fazer em Istambul!

Depois, leia nosso artigo especial sobre onde ficar em Istambul!

 

O que fazer em Istambul

 

Hagia Sophia

O que fazer em Istambul

Interior de Hagia Sophia em um dia com “poucos visitantes”

Hagia Sophia é o monumento que representa a história rica vivida por Constantinopla.

Quando o Império Romano tomou como sua sede a cidade, no século IV, foi necessário construir uma igreja do Império.

O Imperador Justiniano ordenou a construção da Igreja da Sabedoria Sagrada (daí vem o nome Hagia Sophia) no século VI, inspirando-se no Templo de Jerusalém.

Essa obra grandiosa, construída em apenas cinco anos, passou séculos ilesa, até que uma cruzada católica no século XIII invadiu a cidade, saqueando as relíquias religiosas.

Com a conquista otomana por Fatih Sultan Mehmed no século XV, Hagia Sophia foi convertida em mesquita, o que modificou muito sua arquitetura, principalmente os mosaicos cristãos.

Somente no início do século passado (1936), Hagia Sophia foi secularizada e transformada em museu, um lugar de visitação para pessoas de todas as crenças, pois sua importância histórica é maior do que a religiosa.

O responsável pela secularização do monumento foi Mustafa Kemal Atatürk, o responsável pela coesão política e pela república na Turquia, após a queda do Império Otomano, no final da Primeira Guerra Mundial.

Hagia Sophia é uma atração turística imperdível, tanto devido à construção ser grandiosa, quanto à história inigualável que possui.

É importante saber que há muitas filas para conhecer o monumento, por isso recomendamos chegar cedo. Não deixe de ir ao andar superior, os mosaicos mais conservados estão lá e são muito bonitos.

Confira mais informações no site oficial aqui.

 

Mesquita Azul

O que fazer em Istambul

A belíssima Mesquita Azul

A mesquita mais importante de Istambul é lotada de turistas, todos querendo ver os seus mosaicos azuis, daí o nome popular Mesquita Azul. Seu nome original é Mesquita de Sultan Ahmet I.

Além dos azulejos, que realmente são muito bonitos, mas não tão azuis assim, há os seis minaretes, que dão mais grandiosidade ainda para a Mesquita Azul. Sem dúvida, o que fazer em Istambul passa por conhecer essa mesquita.

Visitar a Mesquita Azul é totalmente gratuito, mas é necessário um pouco de planejamento e muitas vezes paciência. Como há cinco orações por dia, são proibidas as visitas turísticas nesses períodos.

Além disso, não vá ao meio-dia, muitos dizem ser melhor ir antes das 11h da manhã. Como fomos em uma segunda-feira a tarde, o movimento estava tranquilo. Sexta feira é o dia santo no Islamismo e a Mesquita Azul fecha durante várias horas, principalmente ao meio-dia.

Outras questões estão relacionadas à vestimenta. Se você estiver de calça e camiseta de manga é provável que não use a roupa que eles disponibilizam.

As mulheres devem usar um véu para cobrir a cabeça. Há véus na recepção, mas leve o seu por motivo de higiene, pois passam muitos turistas pela mesquita.

 

Cisterna da Basílica

O que fazer em Istambul

É difícil tirar uma boa foto na Cisterna da Basílica devido à iluminação fraca

Com idade semelhante a grandiosa Hagia Sophia, a Cisterna da Basílica não é visível da superfície. Esse é o seu detalhe mais interessante, ela está localizada no subsolo.

A Cisterna da Basílica abasteceu a região durante séculos, mas foi esquecida, sendo renovada somente a partir de 1985.

A Basílica Cisterna possui 336 colunas simétricas, sendo que duas delas possuem cabeças de medusas.

No seu interior ainda há um pouco de água, por causa dos peixes que vivem lá, são grandes peixes.

A iluminação confere muito charme à Cisterna da Basílica, deixando os turistas boquiabertos. A primeira impressão é forte, mas por possuir colunas iguais e simétricas, há pouco a ser visto.

Confira mais informações no site oficial aqui.

 

Bairros de Beyoglu e Taksim

O que fazer em Istambul

Bonde histórico em Beyoglu

Se o bairro de Sultanahmet é o mais turístico, conhecido como centro antigo, os bairros de Beyoglu e Taksim se destacam como o centro novo da parte europeia de Istambul.

Esses dois bairros parecem ser um só e despertam o interesse dos turistas por causa da vida noturna agitada.

Enquanto Sultanahmet fica bem parado à noite e, principalmente, no final de semana, Beyoglu e Taksim possuem muitas opções de restaurantes e bares, além de outros serviços. Assim, muitos se hospedam nessa região.

Nós nos hospedamos em Sultanahmet e em Beyoglu (estivemos duas vezes na cidade) e contamos detalhes sobre os bairros de Istambul aqui.

Há algumas atrações turísticas nesses bairros, como: a Torre Gálata, o Palácio Dolmabahçe e alguns parques.

 

Palácio Dolmabahçe

O que fazer em Istambul

Fachada do Palácio

Com uma história polêmica e uma beleza extravagante, o Palácio Dolmabahçe foi construído para competir com os palácios da Europa Ocidental, durante o século XIX.

A ideia de construir um mega palácio, com inspiração neoclássica, foi a gota d’água para uma grande crise econômica.

O Palácio Dolmabahçe também foi utilizado nos primeiros anos da República Turca. Lá morreu o fundador da república Mustafa Kemal Atatürk.

O Palácio Dolmabahçe é dividido em Selâmlik (área cerimonial), Harem e Veliaht Dairesi (apartamentos), todos ricamente decorados. Para quem gosta de palácios, o que fazer em Istambul passa por conhecer o Palácio Dolmabahçe.

Confira mais informações no site oficial aqui.

 

Palácio Topkapi

O que fazer em Istambul

Fonte: Wikipedia

O Palácio Topkapi foi a sede do sultanado desde a conquista de Constantinopla pelos otomanos até o século XIX, quando a sede se tornou o Palácio Dolmabahçe.

O Palácio Topkapi é gigantesco, com um belo jardim público. Suas principais áreas são o primeiro pátio, o segundo pátio e o Harem.

O primeiro pátio abriga uma grande estátua do século XVIII e espaços do dia a dia da antiga sede do sultanato, enquanto o segundo pátio está relacionado às funções governamentais.

Já o Harem era dedicado à família e possui vários andares, com aproximadamente 300 quartos, mas apenas um andar está aberto à visitação.

Confira mais informações no site oficial aqui.

 

Grande Bazar

O que fazer em Istambul

As luminárias turcas são encontradas em todo o país

O Grande Bazar é um dos mais antigos mercados cobertos do mundo. Sua fundação data do século XV.

Além de antigo, o Grande Bazar é realmente muito grande. Há diversos tipos de lojas, que vendem de tudo um pouco, principalmente joias, bijuterias, cerâmicas, objetos de decoração, tapetes e roupas.

Apesar do brilho das luminárias e da ostentação do ouro nas joalherias, há muitas falsificações no Grande Bazar, principalmente de roupas, além de produtos que são encontrados em qualquer lojinha na Turquia. Ficamos muito receosos em comprar algo falsificado.

Aproveite o Grande Bazar para ver as cores da Turquia, sem se preocupar tanto em comprar, afinal se você mostrar o mínimo de interesse, o vendedor já vem puxar papo.

Os turcos são historicamente grandes negociadores, então, negocie bastante buscando o menor preço possível, caso você queira comprar algo.

 

Kebab

O que fazer em Istambul

Döner Kebab

Entendemos em Istambul que Kebab é um termo geral, que engloba diversos tipos de carne grelhadas ou assadas, como espetinhos, almôndegas (köfte) e o conhecidíssimo döner (carnes que cozinham lentamente em um espeto vertical, como na imagem acima).

Diferentemente de nossa horrorosa experiência com döner kebab na Escócia, em Istambul há deliciosas opções, muitas servidas com arroz, batata e salada, formando um prato baratinho.

Recomendamos o dürüm de frango, que é um wrap com frango cozido como döner. Essa é uma opção leve de kebab, principalmente para quem é sensível a gordura. As almôndegas também são muito boas.

Saiba mais sobre as comidas típicas da Turquia aqui!

 

Kadiköy

O que fazer em Istambul

O bairro de Kadiköy nos surpreendeu muito, pois quando chegamos na cidade, foi de lá que nosso ferry partiu em direção a Sultanahmet.

À primeira vista, não achamos Kadiköy interessante, só depois soubemos que aquela região difere bastante da parte europeia e turística de Istambul.

Kadiköy é um bairro muito bonito, com restaurantes para todos os bolsos, praias (lotadas e sujas, apenas observe das áreas verdes) e lugares bastante organizados, bem diferentes de Sultanahmet e Beyoglu.

Se você tiver alguns dias em Istambul, conheça um pouco a parte asiática da cidade.

 

Pôr do sol no Estreito de Bósforo

O que fazer em Istambul

O verão é muito quente, mas rende belas fotos

Uma das cenas mais lindas que vivemos em Istambul foi ver o pôr do sol no Estreito de Bósforo e no Chifre Dourado.

No intenso verão turco, o pôr do sol colore os céus com tons de laranja belíssimos, destacando a grandiosidade das mesquitas e a arquitetura singular de Istambul.

Impossível não se render a mistura do céu, mar e criações humanas em um mesmo cenário. Essa atração não poderia estar de fora sobre o que fazer em Istambul.

 

Esperamos que as dicas sobre o que fazer em Istambul tenham sido úteis! Confira também nosso artigo especial sobre onde ficar em Istambul!

Boa viagem, viajante!

PLANEJAMENTO DE VIAGEM
Reserva de hotéis
RESERVA DE HOTÉIS

Utilize o nosso link do Booking para conseguir as melhores ofertas de hotéis, pousadas e albergues.

O Booking oferece muitas vantagens: preços baixos, cancelamento gratuito de reservas, não é cobrada taxa de reserva e geralmente o pagamento é realizado somente na hora do check-in ou do check-out, na acomodação.

CHECAR LOCALIZAÇÃO

Encontrou um hotel, mas não tem certeza se ele é bem localizado? Tire a dúvida com esta ferramenta gratuita. Ela analisará a localização, de acordo com uma metodologia específica, e atribuirá uma nota.

Vale dizer que a melhor área possível para se hospedar é aquela área agradável, segura, com acesso ao transporte público, restaurantes e próxima aos principais pontos turísticos.

SELETOR DE HOTÉIS

O Seletor de Hotéis é uma ferramenta online, totalmente gratuita, que seleciona os hotéis, hostels, apartamentos, pousadas e hotéis-fazenda mais adequados ao perfil do viajante. Por meio de um método matemático, o Seletor de Hotéis descobre os hotéis perfeitos para você em qualquer cidade do mundo.

A única coisa que o viajante deve fazer é elencar (de 1 a 5) suas prioridades em relação às características dos hotéis. Qual é a ordem de importância das características do hotel para o viajante? Por exemplo: melhor localização, menor preço, maior qualidade, mais reservado e tamanho do hotel.

ALUGUEL DE CARROS

O Rentcars é um comparador de preços para encontrar a melhor tarifa no aluguel de carros em mais de 140 países.

Há várias vantagens em utilizar o serviço: não há cobrança de IOF, você pode realizar parcelamento, são muitas locadoras comparadas e não há cobrança de taxa para emissão da sua reserva.

Além disso, por padrão estão inclusas nas diárias Rentcars: quilometragem livre, proteção básica e as taxas administrativas da locadora.

SEGURO VIAGEM

Tá em dúvida sobre qual seguro viagem comprar? O SegurosPromo é um comparador de seguros viagem que te ajuda a encontrar os melhores preços das principais seguradoras.

Utilize o nosso link para conseguir os preços mais baixos, bem como o cupom de desconto NOMADEDIGITAL5 para ganhar 5% de desconto.

GUIA DE VIAGEM

O Papo Viagem Podcast é um guia de viagem em áudio gratuito sobre vários destinos que conhecemos.

Nós contamos a nossa experiência nas cidades e passamos dicas sobre onde se hospedar, melhor época para viajar, atrações e muito mais.

Posts que você deve ver também!

2
Deixe um comentário

avatar
1 Comment threads
1 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors
JadeRosana Rodrigues Recent comment authors
  Subscribe  
mais recentes mais antigos mais votados
Receber notificações de
Rosana Rodrigues
Visitante
Rosana Rodrigues

Maravilhosas dicas! Um dia poderei conhecer td isto!!

error: Conteúdo protegido.