Menu
Ásia

O que fazer em Fethiye, Turquia? Pontos turísticos de Fethiye

Atualizado em: 22 de julho de 2021

Fethiye é uma das principais cidades da Riviera Turca, agradando diversos públicos, porque mescla natureza, cidades antigas e boa estrutura. Saiba que há muito o que fazer em Fethiye e nós selecionamos as melhores atrações.

Mas antes recomendamos que você leia com atenção o artigo sobre onde ficar em Fethiye, já que há três bairros bons para se hospedar e cada um deles costuma agradar um público específico.

Vamos agora conhecer os principais pontos turísticos de Fethiye!

O que fazer em Fethiye, Turquia?

Atrações no centro de Fethiye

O que fazer em Fethiye, Turquia? Pontos turísticos de Fethiye
Marina

Toda cidade turca tem um centrinho charmoso. Em Fethiye não restaram tantos monumentos antigos, mas o centro continua sendo interessante para visitar.

As terças-feiras são dias ideais para ir ao centro, já que ocorre o maior mercado ao ar livre da região. Às margens do canal são estendidas grandes tendas com diversos produtos, principalmente frutas e verduras.

Há também muitas especiarias, estandes de comidas típicas turcas, queijarias e diversos alimentos da região. É claro que não faltam locais que vendem roupas, inclusive falsificações.

Visite também o mercado de peixe, que é pequeno, porém muito organizado e possui restaurantes nas proximidades.

O que não pode deixar de ser visitada é a região da orla, bem cuidada e arborizada, além de ter uma bela marina. Saiba que de lá saem vários passeios de barcos.

Para nós, o grande destaque do centro são as tumbas antigas nas rochas, localizadas na parte alta do centro.

Essas tumbas têm mais de 2 mil anos de história e faziam parte da cidade de Telmessos, como se chamava Fethiye na época. A tumba mais interessante é de Amyntas, o legislador da região.

Sobre o que fazer em Fethiye no centro vale a pena incluir o Museu de Fethiye, que abriga peças arqueológicas das ruínas das cidades antigas que mencionaremos ao longo deste artigo. O museu completa a visita às ruínas.

O que fazer em Oludeniz? A Lagoa Azul de Fethiye

O que fazer em Fethiye, Turquia? Pontos turísticos de Fethiye
A Lagoa Azul

Oludeniz é uma vila badalada e com vida própria, afinal, tem uma praia longa com mar claro e ainda uma laguna exuberante.

Distante 14 km do centro, a Lagoa Azul era mais conhecida como Oludeniz, mar morto em turco, afinal suas águas são tranquilas em comparação com as ondas da praia.

A Lagoa Azul é uma das praias mais bonitas de toda a Turquia, o destino preferido dos britânicos no país. Tanta beleza fez com que a região próxima e a própria Lagoa Azul se tornassem área de proteção.

Atualmente, visitar Oludeniz, a laguna e suas praias não custa nada, mas o preço dos restaurantes da região e dos serviços de praia costumam ser caros.

Além de se banhar naquela água linda, você pode tomar banho na praia ao lado, que é belíssima. Para os que adoram adrenalina, há voos de paragliding. O céu fica colorido!

Para chegar a Oludeniz, basta usar os dolmus (vans). É fácil e barato!

Praia Çalis

A Praia Çalis se localiza fora do centro de Fethiye, mas muito fácil de ser acessada com os dolmus.

Ela é repleta de pousadas e hotéis em Fethiye e é uma das opções para se hospedar na cidade.

Sua orla é composta por um calçadão muito gostoso para caminhadas, onde se encontram restaurantes para todos os gostos e bolsos.

Em relação à qualidade da praia, a faixa de pedrinhas (seixos) é grande. Sempre há espaço para tomar um banho de sol. Além disso, a água é calma e não é gelada, mas não possui aquele tom azul turquesa como em Oludeniz.

O grande diferencial da Praia Çalis é o pôr do sol no mar. Exuberante! Nós também gostamos da praia por atender bem todos os orçamentos.

Em frente à Praia Çalis, fica a ilha Sovalye, que possui alguns restaurantes e hotéis, mas não é um local para visitar.

Já o parque Sehit Fethi Bey fica perto da praia e é bastante procurados pelas famílias, principalmente nas noites quentes. É um local novo e com ótima estrutura. Quem viaja com criança passa muito por lá!

Ruínas das Cidades Antigas em Fethiye

O que fazer em Fethiye, Turquia? Pontos turísticos de Fethiye
Tlos. Fonte: Flickr

A região onde Fethiye está localizada é repleta de ruínas milenares da civilização Lícia, mas que também receberam influências romana, bizantina e otomana.

Tlos é uma dessas ruínas. Localizada no topo de uma montanha, acredita-se que Tlos tenha sido inicialmente ocupada há 4 mil anos.

Os destaques ficam por conta das grandiosas tumbas esculpidas na rocha, como aquelas que existem no centro. Em uma delas há em relevo a imagem do herói grego Belerofonte montado em um Pégaso.

O anfiteatro e o forte também são bonitos e não faltam paisagens fotogênicas. Para visitar o local, o custo é de 12,5 liras para adultos e há um café na entrada para recuperar as energias depois do passeio.

Pertinho da cidade antiga fica a cachoeira Selale Yaka Park, muito procuradas por famílias e com um restaurante elogiado.

Xanthos. Fonte: Wikimedia

Xanthos é a cidade antiga da Lícia mais importante, local ocupado a partir do século VIII a.C.

Mesmo que relevantes peças arqueológicas (principalmente tumbas) tenham sido levadas para o Museu Britânico em Londres, há muito para ver em Xanthos, desde o anfiteatro até tumbas e monumentos de vários povos, como romanos e bizantinos.

Para visitar Xanthos, basta ir a vila de Kinik. Saiba que as ruínas são Patrimônio da Humanidade pela UNESCO junto com Letoon, local repleto de ruínas de templos dedicados a deusa grega Leto e seus filhos, Apolo e Ártemis.

Por ficar perto de Xanthos (6 km ao sul), Letoon acaba fazendo parte do roteiro.

Se você quer visitar ruínas antigas fotogênicas, com muitos monumentos e poucos turistas, Pinara deve estar no roteiro sobre o que fazer em Fethiye.

O que fazer em Fethiye, Turquia? Pontos turísticos de Fethiye
Pinara. Fonte: Wikimedia

Os turistas não visitam muito o local, porque a estrada é ruim. Por isso, há quem prefira fazer a pé os 2 km da vila Minare até as ruínas antigas.

Saiba que Pinara é uma das cidades antigas mais bonitas da região e ainda é de graça.

Um local diferente a visitar é Kayaköy, pertinho do centro. Ela é uma cidade fantasma!

Em meados de 1920, os gregos cristãos se retiraram da cidade, voltando para a Grécia. Os gregos se foram, mas as ruínas e arquitetura grega continuam em Kayaköy e o tamanho da cidade impressiona.

Trilha Lícia – The Lycian Way

Ao fundo Oludeniz. Fonte: Wikimedia

A Trilha Lícia é um caminho com 500 km de extensão na Península Tekke, conhecida pela civilização Lícia. A região é repleta de altas montanhas, florestas verdes e praias muito azuis. E pelo caminho não faltam ruínas milenares.

A Trilha Lícia vai de Antália a Fethiye, mas é raro fazer toda a trilha. Há vários caminhos mais curtos, que podem levar alguns dias ou apenas algumas horas.

Para quem está em Fethiye e quer apenas fazer uma trilha de horas e que termina em Oludeniz (para curtir as praias!), basta ir até as tumbas antigas esculpidas nas rochas, na parte alta do centro de Fethiye.

A ligação entre as tumbas antigas e a cidade fantasma de Kayaköy passa por uma estrada. Há quem prefira fazer esse trajeto de dolmus (van) e começar a trilha a partir de Kayaköy. Vale a pena, ainda mais no verão, que é quente demais (até para um brasileiro).

A partir de Kayaköy começa a trilha mais bonita em direção a Oludeniz, com vistas exuberantes do mar.

Parque Nacional Saklikent

O que fazer em Fethiye, Turquia? Pontos turísticos de Fethiye
Fonte: Wikimedia

Localizado a 50 km de Fethiye, o Parque Nacional Saklikent é uma das atrações de natureza mais procuradas pelos turcos na região.

Seu destaque é o grandioso Cânion Saklikent, com 18 km de extensão e altura que varia de 200 a 600 metros. Caminhando pelo leito do rio que esculpiu o Cânion, muitas vezes não será possível ver o céu.

Mas saiba que o Parque Nacional tem boa estrutura. Após a bilheteria, o caminho é feito em passarelas, depois é preciso caminhar no rio, que varia de profundidade.

Felizmente, há sapatos e capacetes para quem deseja percorrer um pouco mais o Cânion Saklikent. Já o trajeto completo só com guias credenciados.

Além da caminhada na água sempre gelada, há oferta de rafting, possibilidade de tomar banho de lama ou simplesmente apreciar o cânion no restaurante.

Ali perto, após uma caminhada, pode-se visitar a cachoeira Gizlikent Selalesi. A entrada custa apenas 5 liras por adulto.

Já o Parque Nacional Saklikent custa 9 liras por adulto e pode ser acessado de dolmus (van). O mais comum é pegar a van no centro (perto do mercado de peixe) sentido Saklikent.

Butterfly Valley

Fonte: Wikimedia

O Butterfly Valley (Kelebekler Vadisi em turco) é um vale repleto de borboletas nos meses da primavera, com uma bela praia, poucas construções e muita natureza.

Para chegar até lá só de barco ou fazendo uma trilha pesada, já que a descida é mais difícil. Se você quer curtir a praia e a natureza do Butterfly Valley sem pressa e sem dificuldade, o melhor é pegar um ferry em Oludeniz.

Os passeios de barco em agências visitam vários locais (como a bela gruta Mavi Magara), deixando pouco tempo para o Butterfly Valley.

Há também quem faça apenas parte da trilha, sem a descida, apenas para ver o vale do alto. A vista é belíssima.

Antes de ir ao Butterfly Valley, se certifique de evitar os dias mais tumultuados, porque os barcos das agências lotam a praia. Uma pena!

12 Ilhas

As 12 ilhas se localizam na Baía de Fethiye, sendo os passeios de barco até lá uma atração turística bastante procurada. Os barcos partem da marina de Fethiye todos os dias durante a temporada de verão.

Normalmente, os tours param em seis ilhas e apenas cruzam as demais, com uma parada para o almoço. Muitas vezes, podem-se observar golfinhos e tartarugas. Mas o que mais atrai os turistas é nadar no mar azul turquesa.

Vale ressaltar que você deve pesquisar os preços dos tours para as 12 ilhas e negociar. A negociação faz parte do estilo turco de venda, então, não fique envergonhado de pedir um desconto.

Muitas vezes, os hotéis e hostels podem ter preços razoáveis para esse tipo de passeio.

Mapa com os melhores pontos turísticos de Fethiye

Confira no mapa a localização de todos os pontos turísticos de Fethiye mencionados ao longo deste artigo. Basta clicar no “botão com seta” para acessar a legenda do mapa.

Esperamos que as dicas sobre o que fazer em Fethiye tenham sido úteis para planejar suas férias! Leia também nosso artigo completão sobre onde se hospedar em Fethiye nas hospedagens que valem a pena!

Boa viagem!

Comparador de seguro viagem Seletor de hotéis

Teste o seletor de hotéis do Guia!

PLANEJAMENTO DE VIAGEM

Reserva de hotéis

RESERVA DE HOTÉIS

Utilize o nosso link do Booking para conseguir as melhores ofertas de hotéis, pousadas e albergues.

O Booking oferece muitas vantagens: preços baixos, cancelamento gratuito de reservas, não é cobrada taxa de reserva e geralmente o pagamento é realizado somente na hora do check-in ou do check-out, na acomodação.

Reserva de carros

ALUGUEL DE CARROS

O Rentcars é um comparador de preços para encontrar a melhor tarifa no aluguel de carros em mais de 140 países.

Há várias vantagens em utilizar o serviço: não há cobrança de IOF, você pode realizar parcelamento, são muitas locadoras comparadas e não há cobrança de taxa para emissão da sua reserva.

Além disso, por padrão estão inclusas nas diárias Rentcars: quilometragem livre, proteção básica e as taxas administrativas da locadora.

Melhores seguros viagem

SEGURO VIAGEM

Tá em dúvida sobre qual seguro viagem comprar? O Seguros Promo oferece um comparador de seguros viagem que te ajuda a encontrar os melhores preços das principais seguradoras.

Utilize o nosso link para conseguir os preços mais baixos e com desconto.

Loja do viajante

LOJA DO VIAJANTE

Sabe quando você utiliza um check-list de viagem e descobre que faltam alguns itens para a sua bagagem?

Selecionamos produtos importantes que nós utilizamos e recomendamos você levar na sua viagem. Eles estão apresentados na Loja do Viajante

Melhor localização

CHECAR LOCALIZAÇÃO

Encontrou um hotel, mas não tem certeza se ele é bem localizado? Tire a dúvida com esta ferramenta gratuita. Ela analisará a localização, de acordo com uma metodologia específica, e atribuirá uma nota.

Vale dizer que a melhor área possível para se hospedar é aquela área agradável, segura, com acesso ao transporte público, restaurantes e próxima aos principais pontos turísticos.

Melhores hotéis

SELETOR DE HOTÉIS

O Seletor de Hotéis é uma ferramenta online, totalmente gratuita, que seleciona os hotéis, hostels, apartamentos, pousadas e hotéis-fazenda mais adequados ao perfil do viajante. Por meio de um método matemático, o Seletor de Hotéis descobre os hotéis perfeitos para você em qualquer cidade do mundo.

A única coisa que o viajante deve fazer é elencar (de 1 a 5) suas prioridades em relação às características dos hotéis. Qual é a ordem de importância das características do hotel para o viajante? Por exemplo: melhor localização, menor preço, maior qualidade, mais reservado e tamanho do hotel.

Podcast de viagem

GUIA DE VIAGEM

O Papo Viagem Podcast é um guia de viagem em áudio gratuito sobre vários destinos que conhecemos.

Nós contamos a nossa experiência nas cidades e passamos dicas sobre onde se hospedar, melhor época para viajar, atrações e muito mais.

Sobre o autor

Internacionalista, jornalista e viajante apaixonada por cultura e história, todos os dias eu consigo unir minhas paixões escrevendo no Guia do Nômade Digital. Acredito que ler e se informar transformam as férias em uma experiência inesquecível. Já escrevi um guia de viagem sobre a Cidade do México e apresentei mais de 80 episódios do Papo Viagem Podcast.

2 Comentários

  • Marinalva Alexandre da Silva
    16 de outubro de 2018 às 11:54 pm

    Estou apaixonada por esse lugar um dia irei conhecer bem de perto

    Responder
    • Jade
      17 de outubro de 2018 às 8:17 pm

      Essa parte da Turquia é demais mesmo.

      Responder

Deixe um Comentário

error: Conteúdo protegido.