Ayutthaya: Capital da Tailândia antes de Bangkok

Conheça os templos e budas da antiga capital da Tailândia, Ayutthaya!

Ayutthaya: a antiga capital da Tailândia

A Tailândia é um país cheio de belas paisagens naturais, mas os templos também são destaques do turismo no país. A capital, Bangkok, possui templos de diversas religiões, com estilos diferentes. Mas é Ayutthaya que guarda muita história e belezas.

Ayutthaya fica distante 80 quilômetros de Bangkok e no caminho para Chiang Mai, o que a torna um ponto turístico interessante e fácil de ser visitado. Então, inclua Ayutthaya no seu planejamento de viagem!

 

História

Ayutthaya: a antiga capital da Tailândia

Ayutthaya foi capital do Reino do Sião, atual Tailândia, do século XIV ao século XVIII, quando foi incendiada pelos birmaneses. Assim, a capital foi transferida para Bangkok e os recursos para a reconstrução de Ayutthaya se focaram na construção da nova capital.

Contudo, mesmo que a reconstrução nunca tenha ocorrido, as ruínas dos templos, monastérios e palácios trouxeram o título de Patrimônio da Humanidade pela UNESCO para Ayutthaya.

O centro histórico fica em uma ilha, na confluência dos rios Chao Phraya, Lopburi e Pa Sak. Mas há monumentos fora da ilha e muitas construções novas dentro da ilha, então, espere ver uma mistura entre ruínas e uma cidade normal.

Fonte: Planet Ware

Fonte: Planet Ware

A grande quantidade de ruínas deriva da importância que Ayutthaya possuía, como uma das maiores cidades do mundo no século XVIII e grande centro comercial, com grande influência dos estrangeiros, pois havia embaixadores de vários países na cidade.

 

Principais pontos turísticos de Ayutthaya

Ayutthaya: a antiga capital da Tailândia

Os principais pontos turísticos de Ayutthaya são as ruínas dos templos, monastérios e palácio, que têm nas estupas (torres tailandesas) seu principal destaque.

Os templos mais conhecidos, que não podem ficar de fora da sua passagem pela cidade, são: Wat Phra Mahathat, com a emblemática cabeça do Buda em uma árvore, Wat Phra Si Sanphet, o antigo templo real, e o Wat Lokoyasutha, no qual há um grande Buda Reclinado em pedra.

Ayutthaya: a antiga capital da Tailândia

Wat Phra Mahathat

É comum encontrar cabeças de budas fora do corpo ou corpos sem cabeça. Quando os birmaneses invadiram, saquearam e queimaram Ayutthaya, eles decapitaram os budas, por isso nas ruínas é difícil ver um Buda inteiro.

Um templo que visitamos e gostamos muito foi o Wat Ratchaburana, ao lado do Wat Phra Mahathat. Nesse templo, há uma estupa grandiosa, que ainda conservava alguns detalhes. No Viharn Phra Mongkhol Bophit, você vai conferir a maior estátua de Buda de bronze da Tailândia.

Ayutthaya: a antiga capital da Tailândia

Wat Ratchaburana

Há outros templos que podem ser incluídos na sua visita, como: Wat Phra Si Sanphet, o maior templo da cidade, e o Wat Chai Watthanaram, que se localiza fora da ilha, com belas estupas conservadas.

Como você pode perceber, em Ayutthaya, locais para visitar não vão faltar, mas o calor é tão intenso nessa cidade, que é possível faltar energia. Nós visitamos Ayutthaya no inverno tailandês, o calor era de passar mal, de tão forte.

Vale destacar que a maioria dos templos importantes é pago, mas o ticket não custa mais de 50 baht ou, aproximadamente, cinco reais por pessoa. Além disso, não tente conhecer todos esses templos a pé. Alugue uma bicicleta ou contrate um tuk tuk, no último caso, negocie bastante.

 

Como chegar a Ayutthaya?

Ayutthaya: a antiga capital da Tailândia

É muito simples chegar até Ayutthaya. Da estação de trem Hualamphong, em Bangkok, saem trens para essa cidade, pegue os próximos as 08h20minh e 08h40minh, mas que podem atrasar. A passagem custa 20 baht na terceira classe, demorando mais de 01h30minh até o destino final.

A estação de trem de Ayutthaya fica fora da ilha, então, utilize um barco, super baratinho, cinco baht por pessoa. Você também pode utilizar ônibus, basta ir até a estação de ônibus Moh Chit, que fica um pouco longe do centro de Bangkok.

 

Gostou das dicas? Então, curta o site e este post! Confira tudo sobre Bangkok no episódio do Papo Viagem Podcast sobre Bangkok!

Boa Viagem, Viajante!

[P.S: não se esqueça de reservar o seu hotel pelo nosso link do Booking. Você não paga nada a mais pela sua hospedagem e ainda ajuda o site. Obrigado!]

Posts que você deve ver também!

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Receber notificações de
avatar
wpDiscuz
error: Conteúdo protegido.