Os 7 Incríveis Patrimônios Naturais da UNESCO no Brasil!

Conheça os 7 incríveis Patrimônios Naturais da UNESCO no Brasil!

O Brasil é um país muito belo e com grande variedade em paisagens. São tantos lugares com valor excepcional em termos de natureza e biodiversidade, que há 7 Patrimônios Naturais da UNESCO no Brasil.

Mas o que é um Patrimônio Natural da UNESCO? É um lugar que pode possuir formações físicas, biológicas ou geológicas excepcionais, habitats de espécies animais ou vegetais ameaçadas ou áreas que tenham valor científico, de conservação ou estético excepcional e universal.

O Brasil possui vários lugares com esse valor excepcional e universal, que você vai conhecer no post de hoje. Confira!

 

1 Parque Nacional do Iguaçu

Os 7 Incríveis Patrimônios Naturais da UNESCO no Brasil!

Fonte: Wikimedia

O primeiro Patrimônio Natural do Brasil reconhecido pela UNESCO foi o Parque Nacional do Iguaçu, em Foz do Iguaçu, no Paraná em 1986. O Parque divide com o Parque Nacional Iguazú, na Argentina, uma das maiores e mais impressionantes quedas d’água do mundo.

Em 1916, o pai da aviação, Santos Dumont, conheceu a região e ficou encantado com a beleza das quedas d’água, tanto é que procurou as autoridades. Poucos meses depois, a região foi reconhecida como de utilidade pública. Esse foi o primeiro passo para a valorização de uma das mais belas cataratas do mundo.

A beleza das quedas d’água, a Mata Atlântica preservada e as espécies raras são os diferenciais do Parque Nacional do Iguaçu, que desempenha funções de preservação, assim como turismo. Vale lembrar que tanto o lado brasileiro quanto o argentino são incríveis e se complementam.

 

2 Reservas do Sudeste

Os 7 Incríveis Patrimônios Naturais da UNESCO no Brasil!

Parque Nacional do Superagui. Fonte: TripAdvisor

Outra região de Mata Atlântica que se tornou Patrimônio Natural são as Reservas do Sudeste, no ano de 1999. Essas reservas abrangem 470 mil hectares de Mata Atlântica no litoral de São Paulo e Paraná.

O valor das Reservas do Sudeste é imensurável, devido à quantidade de espécies raras, manguezais, restingas, matas e praias desertas. Nas Reservas do Sudeste, estão parques importantes, como o Parque Nacional do Superagui.

Saiba mais sobre a região no episódio do Papo Viagem Podcast sobre a Ilha do Mel.

 

3 Costa do Descobrimento

Os 7 Incríveis Patrimônios Naturais da UNESCO no Brasil!

Em 1999, a Costa do Descobrimento, entre a Bahia e o Espírito Santo, entrou para lista de Patrimônios Naturais da UNESCO no Brasil. Composta por oito diferentes áreas de preservação, a Costa do Descobrimento é simplesmente uma das regiões mais ricas em biodiversidade do mundo.

Um exemplo da riqueza biológica da região é a quantidade de espécies endêmicas na Reserva do Una e no Parque do Descobrimento. São mais de 800 espécies de fauna e flora que só existem na Costa do Descobrimento.

Além disso, a preservação dessa região significa a manutenção das belas praias do sul da Bahia, que são simplesmente incríveis!

 

4 Complexo de Áreas Protegidas da Amazônia Central

Os 7 Incríveis Patrimônios Naturais da UNESCO no Brasil!

Estação Ecológico de Anavilhanas. Fonte: Wikimedia

Em 2000, a importância da Floresta Amazônica foi enfatizada com o Complexo de Áreas Protegidas da Amazônia Central entrando para a lista de Patrimônios Naturais da UNESCO no Brasil.

O Complexo de Conservação da Amazônia Central compõe a maior área protegida da Bacia Amazônica, com mais de 6 milhões de hectares, sendo uma área muito rica em biodiversidade e espécies endêmicas.

Em 2000, o complexo era formado pelo Parque Nacional do Jaú, mas em 2003 foram incluídas a Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamairauá, a Reserva de Desenvolvimento Sustentável Amanã e a Estação Ecológica Anavilhanas.

A imagem acima é da Estação Ecológica Anavilhanas, uma das regiões mais incríveis do Brasil e o segundo maior arquipélago fluvial do mundo. É compreensível que essa região seja Patrimônio da Humanidade!

 

5 Complexo de Áreas Protegidas do Pantanal

Os 7 Incríveis Patrimônios Naturais da UNESCO no Brasil!

Fonte: Wikimedia

Em 2000, outro importante ecossistema sul-americano foi declarado Patrimônio Natural, o Complexo de Áreas Protegidas do Pantanal, em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. O Complexo de Preservação do Pantanal é composto por um conjunto de quatro unidades de conservação, com uma área de 188 mil hectares.

Essa imensa área se torna alagada na época das chuvas, propiciando muita riqueza biológica, principalmente aves, como a arara-azul-grande. Os países vizinhos, Bolívia e Paraguai, compartilham conosco esse patrimônio único que é o Pantanal.

 

6 Áreas Protegidas do Cerrado

Os 7 Incríveis Patrimônios Naturais da UNESCO no Brasil!

Chapada dos Veadeiros

Em 2001, o Cerrado foi reconhecido como Patrimônio Natural, especificamente nas Áreas Protegidas do Cerrado (Chapada dos Veadeiros e Parque Nacional das Emas) em Goiás.

A Chapada dos Veadeiros e Parque Nacional das Emas protegem um dos ecossistemas tropicais mais antigos da Terra, o Cerrado. Além disso, por possuírem altitudes variadas, são habitados tanto nas épocas de seca quanto de chuva, tendo em seu interior a maioria das plantas e animais do Cerrado.

 

7 Ilhas Atlânticas Brasileiras

Os 7 Incríveis Patrimônios Naturais da UNESCO no Brasil!

Fernando de Noronha

Em 2001, a natureza marítima do Brasil foi eleita como um dos Patrimônios Naturais da UNESCO no Brasil por meio das Ilhas Atlânticas Brasileiras, especificamente Fernando de Noronha e Atol das Rocas. Nessas áreas de preservação, golfinhos, tubarões, tartarugas, peixes e muitas aves encontram um porto seguro.

Além da riqueza biológica e do papel para a conservação das espécies do Atlântico Sul, há muita beleza paisagística em Fernando de Noronha e Atol das Rocas. Além disso, o Atol das Rocas é o único atol do Oceano Atlântico Sul.

 

Qual dos Patrimônios Naturais da UNESCO no Brasil mais te encantou? Deixe sua opinião!

Boa viagem, Viajante!

Posts que você deve ver também!

Deixe seu comentário!

comentários

error: Conteúdo protegido.