Seguro Bagagem: como funciona o seguro viagem no extravio de malas

Seguros viagem costumam incluir mais benefícios do que as famosas despesas médicas. Há proteção para o cancelamento, interrupção e extensão de viagem, para despesas farmacêuticas, para assistência odontológica e até para extravio e danos à mala. Vamos explicar nesse post como funciona o seguro bagagem que está embutido em um seguro viagem, suas vantagens e categorias.

 

Seguro Bagagem dentro de um Seguro Viagem

Um seguro viagem costuma incluir três aspectos de proteção aos clientes em relação a sua bagagem:

  • Danos à Mala: “indenização por prejuízos sofridos em caso de danos à mala, durante transporte aéreo”.
  • Seguro de Bagagem Extraviada: “consiste no pagamento de uma indenização complementar ou suplementar ao valor da indenização já paga ao Segurado pela Companhia Aérea responsável pelo transporte”. Explicaremos em mais detalhes essa diferença entre complementar e suplementar .
  • Atraso de Bagagem: “consiste no pagamento de despesas com compras de artigos de uso pessoal, em razão ao atraso ocasionado à(s) bagagem(ns) do Segurado, desde que sob responsabilidade da companhia transportadora, devidamente comprovado através da apresentação do relatório comprobatório de dano (PIR – Property Irregularity Report)”.

Essas três proteções do seguro bagagem são suficientes para a maioria dos viajantes.

Seguro bagagem

Foto: Flickr – shanghaidaddy.

 

Mas a companhia aérea não é responsável pela minha bagagem? Preciso mesmo de um seguro bagagem?

Primeiro ponto: as companhias aéreas não se responsabilizam pelas perdas de objetos de valor. Ou seja, nada de colocar eletrônicos, joias, dinheiro, cartões de crédito e coisas caras na bagagem despachada.

Isso porque o valor máximo de indenização que as cias aéreas pagam é de até 1.200 euros por mala.

Essa quantia, determinada por uma norma internacional, pode ser um valor baixo dependendo do que você carrega. Por isso, é ainda mais interessante ter um seguro viagem, porque além de te proteger de gastos com a sua saúde, o seguro te protege dos prejuízos ter a bagagem extraviada.

Mas atenção: quando você contrata um seguro viagem que inclui o serviço de seguro bagagem extraviada, você precisa estar atento sobre qual modalidade será utilizada pela seguradora. São duas categorias:

  • Complementar: no caso da proteção complementar, a lógica é que a seguradora complemente o valor da indenização que a empresa aérea já pagou. Por exemplo: o seguro é complementar de 1.200 dólares. Acontece o extravio da bagagem e a cia aérea paga 600 USD de indenização. A seguradora irá complementar com mais 600 dólares para totalizar 1.200 dólares.
  • Suplementar: no caso da proteção suplementar, a seguradora paga um valor de indenização independente de quanto à empresa aérea já tenha te pago. Por exemplo: o seguro é suplementar de 1.000 dólares. Acontece o extravio da bagagem e cia aérea paga 600 dólares de indenização. O seguro viagem terá que pagar 1.000 dólares, conforme contratado, totalizando 1.600 dólares de indenização.

 

Comparação do Seguro de Bagagem Extraviada entre Planos de Seguro Viagem

PlanoCOMPLEMENTARSUPLEMENTAR
AC 35 Inter1200 USD
Affinity 351200 USD
TA 40 Especial1200 USD
AC 60 com Franquia1200 USD
AC 2501200 USD
Intermac 60 Prata1000 USD
TA 250 Especial2000 USD
GTA 275 PLANET1200 USD
Affinity 3301500 USD
Affinity 5001500 USD
AC 1.000.0004500 USD

Obs: os valores pagos do seguro bagagem podem mudar. São apenas apresentados aqui para exemplificar a tendência utilizada pelos seguros viagem.

 

Como contratar um seguro viagem que inclua um seguro bagagem?

Para encontrar o melhor seguro bagagem possível, utilize esse comparador de seguros e encontre tarifas que caibam no seu bolso.

Você ganhará automaticamente 5% de desconto ao fazer a cotação e utilizar o cupom NOMADEDIGITAL5. Caso você pague no boleto bancário, você ganha mais 5% de desconto. É possível parcelar em até 12 vezes também.

 

Preciso despachar algo de muito valor, como faço?

Nesses casos, a melhor solução é declarar à empresa aérea os valores desses objetos, ainda no check-in, conforme aponta a ANAC. Em caso de roubo ou extravio, a empresa deverá indenizar o passageiro de acordo com o valor declarado.

 

O que fazer quando a minha bagagem é extraviada?

Segundo as determinações do Ministério de Transportes:

“Em caso de bagagem extraviada, comunique o fato imediatamente, assim que constatar o problema. Esta comunicação (chamada de protesto) deve ser realizada junto ao balcão da empresa aérea ou sua representante, preferencialmente na sala de desembarque ou em local indicado por ela”.

Caso você tenha comprado um seguro viagem que inclua um seguro bagagem, é fundamental avisar também a seguradora, para que ela possa te auxiliar.

 

Espero que você tenha percebido as vantagens de ter um seguro viagem que inclua o seguro bagagem.

Nós já apresentamos nossa opinião se um seguro viagem vale a pena ou não. Confere lá!

Boa viagem!

PLANEJAMENTO DE VIAGEM
Reserva de hotéis
RESERVA DE HOTÉIS

Utilize o nosso link do Booking para conseguir as melhores ofertas de hotéis, pousadas e albergues.

O Booking oferece muitas vantagens: preços baixos, cancelamento gratuito de reservas, não é cobrada taxa de reserva e geralmente o pagamento é realizado somente na hora do check-in ou do check-out, na acomodação.

CHECAR LOCALIZAÇÃO

Encontrou um hotel, mas não tem certeza se ele é bem localizado? Tire a dúvida com esta ferramenta gratuita. Ela analisará a localização, de acordo com uma metodologia específica, e atribuirá uma nota.

Vale dizer que a melhor área possível para se hospedar é aquela área agradável, segura, com acesso ao transporte público, restaurantes e próxima aos principais pontos turísticos.

SELETOR DE HOTÉIS

O Seletor de Hotéis é uma ferramenta online, totalmente gratuita, que seleciona os hotéis, hostels, apartamentos, pousadas e hotéis-fazenda mais adequados ao perfil do viajante. Por meio de um método matemático, o Seletor de Hotéis descobre os hotéis perfeitos para você em qualquer cidade do mundo.

A única coisa que o viajante deve fazer é elencar (de 1 a 5) suas prioridades em relação às características dos hotéis. Qual é a ordem de importância das características do hotel para o viajante? Por exemplo: melhor localização, menor preço, maior qualidade, mais reservado e tamanho do hotel.

ALUGUEL DE CARROS

O Rentcars é um comparador de preços para encontrar a melhor tarifa no aluguel de carros em mais de 140 países.

Há várias vantagens em utilizar o serviço: não há cobrança de IOF, você pode realizar parcelamento, são muitas locadoras comparadas e não há cobrança de taxa para emissão da sua reserva.

Além disso, por padrão estão inclusas nas diárias Rentcars: quilometragem livre, proteção básica e as taxas administrativas da locadora.

SEGURO VIAGEM

Tá em dúvida sobre qual seguro viagem comprar? O SegurosPromo é um comparador de seguros viagem que te ajuda a encontrar os melhores preços das principais seguradoras.

Utilize o nosso link para conseguir os preços mais baixos, bem como o cupom de desconto NOMADEDIGITAL5 para ganhar 5% de desconto.

GUIA DE VIAGEM

O Papo Viagem Podcast é um guia de viagem em áudio gratuito sobre vários destinos que conhecemos.

Nós contamos a nossa experiência nas cidades e passamos dicas sobre onde se hospedar, melhor época para viajar, atrações e muito mais.

Posts que você deve ver também!

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Receber notificações de
error: Conteúdo protegido.