Quais remédios levar na viagem?

No nosso blog sempre passamos muitas dicas para planejar uma viagem, sugestões de roteiros, atrações e restaurantes. Quando falamos sobre saúde, normalmente, os posts têm a ver com seguro viagem. Mesmo contratando um seguro, é bom saber quais remédios levar na viagem.

Algumas semanas antes de viajar, começamos a montar a lista de itens para comprar, como remédios de uso contínuo, doleiras, alguma roupa especial, entre outros.

Nessa lista sempre tem uma série de remédios que não precisam de receita médica e servem para emergências. Faz anos que levamos os mesmos remédios e sempre acabamos usando um ou outro durante a viagem.

Vale a pena tê-los em mãos para emergências, o que não substitui consultar um médico nos casos nos quais você iria a um médico no Brasil. Por isso, jamais viaje sem seguro viagem, porque é muito arriscado e o prejuízo pode ser grande.

Leia também nosso artigo especial “Seguro viagem vale a pena contratar?

Quais remédios levar na viagem?

Quais remédios levar na viagem?

Imagem adaptada a partir de Pixabay

A lista começa com os remédios de uso contínuo. A quantidade certa de cartelas do medicamento depende da duração da sua viagem.

Quando ficamos nove meses viajando pelo mundo, tive que fazer os cálculos corretos para comprar o anticoncepcional para todos esses meses.

Depois dos remédios de uso contínuo, analise quais medicamentos você costuma usar durante um mês normal. Muitas pessoas têm dores de cabeça frequentes. Eu sou uma delas e por isso não fico sem Neosaldina.

Por mais que eu evite tomar remédios, quando a dor de cabeça chega, é muito difícil não recorrer a Neosaldina.

Outro problema muito comum em viagens é ficar com dor de barriga. Já tivemos problemas gastrointestinais no Peru, México, Malásia e Tailândia.

Quando há apenas desconforto abdominal (gases), o carvão ativado pode ajudar a “limpar” a bagunça na barriga, normalmente causada por comidas pesadas ou temperos diferentes.

Infelizmente, muitos viajantes se intoxicam com comidas ou bebidas durante a viagem. A diarreia é algo sério e precisa de acompanhamento médico quando ocorre por dias seguidos.

Para a diarreia, vale muito a pena ter na mala o Floratil 200 mg. O Floratil auxilia na restauração da flora intestinal, porque tem probióticos e a versão 200 mg é a mais adequada combater a diarreia.

Além dos problemas gastrointestinais, é muito comum o viajante pegar gripe ou resfriado. Quando é gripe mesmo, daquela bem forte e que dá muita dor no corpo, é melhor ir ao médico. Mas é bom ter medicamentos para resfriados.

Nós sempre levamos pastilhas para dor de garganta, normalmente Ciflogex, e eu sentia que ela me ajudava a conseguir dormir melhor em épocas de resfriado ou gripe.

A pastilha para dor de garganta serve para os casos bem leves de resfriado. Quando a gripe é mais forte, é preciso apelar para um remédio à base de paracetamol. Nós usamos Cimegripe, mas há também Resfenol, Naldecon, Benegripe e tantos outros.

Resumindo, nossa lista de medicamentos para levar em uma viagem é:

  • Remédios de uso contínuo;
  • Neosaldina (dor de cabeça);
  • Carvão ativado (gases e desconforto abdominal);
  • Floratil 200 mg (diarreia);
  • Ciflogex (dor de garganta);
  • Cimegripe (resfriado e gripe).

Há viajantes que levam outros remédios na viagem, como medicamentos para dor muscular (o mais conhecido é o Dorflex), que são importantes quando se vai praticar esportes, caminhadas longas e até mesmo para um pós-voo longo.

Quem tem tendência a ficar enjoado andando de ônibus, de barco ou algo do tipo pode optar por ter na mala Plasil ou Dramin, que também auxiliam a controlar o vômito.

Os mais prevenidos podem levar medicamentos anti-histamínicos, conhecidos como antialérgicos.

Nós já tivemos que usar esse tipo de remédio na Austrália, um país onde ter alergias é muito comum.

No Brasil, o medicamento Allegra é um dos mais conhecidos contra alergias e faz parte da geração mais avançada de remédios antialérgicos que não dão sono.

Quem tem viajantes mirins, deve consultar o pediatra antes da viagem, para que ele indique os remédios adequados aos pequenos. É claro que os medicamentos já usados pela criança em questão devem estar na mala de viagem.

 

Outros itens para levar na viagem

Além das dicas de quais remédios levar na viagem mencionadas antes, nós costumamos levar outros itens na mala de viagem:

  • Band-aid;
  • Protetor solar de uso diário para o rosto;
  • Colírio e produto para lente de contato (e lente de contato extra);
  • Hidratante para o rosto e para o corpo;
  • Preservativo.

Por último, mas não menos importante, leve todos os medicamentos na bagagem de mão, para que eles não sejam confundidos com coisas ilegais na bagagem despachada. Assim, evite medicamentos líquidos ou em creme com mais de 100 ml por frasco.

 

Esperamos que nossas dicas de quais remédios levar na viagem tenham te ajudado! Leia também nosso artigo especial “Seguro viagem vale a pena contratar?”

Comparador de seguro viagem

Boa viagem, Viajante!

PLANEJAMENTO DE VIAGEM
Reserva de hotéis
RESERVA DE HOTÉIS

Utilize o nosso link do Booking para conseguir as melhores ofertas de hotéis, pousadas e albergues.

O Booking oferece muitas vantagens: preços baixos, cancelamento gratuito de reservas, não é cobrada taxa de reserva e geralmente o pagamento é realizado somente na hora do check-in ou do check-out, na acomodação.

CHECAR LOCALIZAÇÃO

Encontrou um hotel, mas não tem certeza se ele é bem localizado? Tire a dúvida com esta ferramenta gratuita. Ela analisará a localização, de acordo com uma metodologia específica, e atribuirá uma nota.

Vale dizer que a melhor área possível para se hospedar é aquela área agradável, segura, com acesso ao transporte público, restaurantes e próxima aos principais pontos turísticos.

SELETOR DE HOTÉIS

O Seletor de Hotéis é uma ferramenta online, totalmente gratuita, que seleciona os hotéis, hostels, apartamentos, pousadas e hotéis-fazenda mais adequados ao perfil do viajante. Por meio de um método matemático, o Seletor de Hotéis descobre os hotéis perfeitos para você em qualquer cidade do mundo.

A única coisa que o viajante deve fazer é elencar (de 1 a 5) suas prioridades em relação às características dos hotéis. Qual é a ordem de importância das características do hotel para o viajante? Por exemplo: melhor localização, menor preço, maior qualidade, mais reservado e tamanho do hotel.

ALUGUEL DE CARROS

O Rentcars é um comparador de preços para encontrar a melhor tarifa no aluguel de carros em mais de 140 países.

Há várias vantagens em utilizar o serviço: não há cobrança de IOF, você pode realizar parcelamento, são muitas locadoras comparadas e não há cobrança de taxa para emissão da sua reserva.

Além disso, por padrão estão inclusas nas diárias Rentcars: quilometragem livre, proteção básica e as taxas administrativas da locadora.

SEGURO VIAGEM

Tá em dúvida sobre qual seguro viagem comprar? O SegurosPromo é um comparador de seguros viagem que te ajuda a encontrar os melhores preços das principais seguradoras.

Utilize o nosso link para conseguir os preços mais baixos, bem como o cupom de desconto NOMADEDIGITAL5 para ganhar 5% de desconto.

GUIA DE VIAGEM

O Papo Viagem Podcast é um guia de viagem em áudio gratuito sobre vários destinos que conhecemos.

Nós contamos a nossa experiência nas cidades e passamos dicas sobre onde se hospedar, melhor época para viajar, atrações e muito mais.

Posts que você deve ver também!

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Receber notificações de
error: Conteúdo protegido.